Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
Navegar
Navegando Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Orientador(a) "Magalhães, Cristiana Schmidt De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Laboratórios de óptica para alunos do ensino médio das escolas públicas: montagem e avaliação de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2016-11-03) Vilela, Jean Louis Landim; Magalhães, Cristiana Schmidt De; Studart Filho, Nelson; Sorpreso, Thirza PavanO presente trabalho versa sobre a importância das aulas práticas para que o conteúdo de óptica geométrica seja mais bem assimilado e compreendido pelos alunos do ensino médio das escolas públicas e, com este despertar que gradualmente ocorra, aumente-se o interesse pelas aulas citadas acima.Analisou-se, particularmente, a utilização do laboratório, o envolvimento dos alunos e o uso de kits para os experimentos sobre óptica geométrica.Verificou-se da mesma forma, a utilização de material de baixo custo de fácil acesso e ainda a abordagem de temas como a dispersão da luz, associação de espelhos planos, reflexão e refração da luz e lentes esféricas. Nota-se que para muitos estudantes é difícil fazer uma conexão entre a teoria e a prática. Neste ínterim, pode-se perceber que a física tem que ter sentido para os alunos e ser vista como algo prático e presente no seu cotidiano. Assim, as aulas práticas tornam-se um grande aliado do professor, garantindo uma maior aprendizagem sobre os temas abordados. Portanto, os objetivos deste trabalho visam propor mudanças, na metodologia tradicional do ensino atual da Física em Minas Gerais e desenvolver a curiosidade e o senso crítico do aluno para que compreenda e aprenda com mais facilidade o conteúdo ministrado. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos da segunda série do Ensino Médio regular da Escola Estadual São Sebastião da cidade de Cruzília - MG.Verifica-se com este que as atividades no laboratório alcançaram os objetivos propostos. Conclui-se, portanto que a utilização de laboratórios de física, é excelente recurso para que os alunos possam compreender melhor o assunto “óptica”, a partir de uma aprendizagem mais efetiva.
