Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
Navegar
Navegando Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Orientador(a) "Roberto Júnior, Artur Justiniano"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Caçador de exoplanetas: um chatbot para o ensino de astronomia nas aulas de Física.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-05-11) Silva, José Carlos Da; Roberto Júnior, Artur Justiniano; Silva, Agenor Pina Da; Bressan, Paulo AlexandreA busca pelo conhecimento sobre a natureza, seja ela terrestre ou celeste, impulsiona as descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico. O smartphone é um bom exemplo de recurso tecnológico, produto das descobertas científicas do século XX, que atualmente faz parte do cotidiano da vida de boa parte das pessoas, principalmente dos mais jovens. Pelo fato de possuir recursos que facilitam a comunicação, a busca por informação e a interatividade, o smartphone pode ser utilizado dentro de uma estratégia de ensino conhecida como mobile learning. Diante disso, nosso trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar o potencial pedagógico do chatbot Caçador de Exoplanetas. Este chatbot interage com o usuário por meio de perguntas e respostas a respeito de parâmetros físicos dos exoplanetas. O chatbot foi utilizado como parte da unidade de ensino, desenvolvida a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Essa unidade de ensino foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. O resultado da aplicação da unidade de ensino nos mostrou que o chatbot pode ser utilizado como um recurso tecnológico no ensino de física, porque ele desperta o interesse e a motivação para o estudo de conteúdos de física e astronomia. Apesar da avaliação da aprendizagem com o chatbot ter sido prejudicada, devido ao baixo número de alunos que participaram de todos ostrês momentos pedagógicos, observamos que a maioria teve dificuldades para realizar alguns cálculos matemáticos e interpretar os resultados. Esse resultado nos motivou a começar a desenvolver uma nova versão do chatbot, agora com fases que possuem níveis diferentes de aprofundamento das perguntas.Item Acesso aberto (Open Access) Uma proposta de sequência didática para o ensino de Astronomia na educação básica com o uso do software Astro 3D(Universidade Federal de Alfenas, 2016-11-25) Moraes, Leandro Donizete; Roberto Júnior, Artur Justiniano; Silva, Agenor Pina Da; Bressan, Paulo AlexandreA observação dos corpos e fenômenos celestes desperta a atenção dos seres humanos desde os primórdios da humanidade. Da curiosidade sobre os seus movimentos e comportamentos na esfera celeste surgiram as teorias científicas que buscam as explicações sobre as ocorrências dos fenômenos astronômicos, sobre a existência de outros corpos celestes e sobre a origem do universo. Deste modo, o estudo dos fenômenos celestes contribui para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento. Entretanto, o ensino de Astronomia ainda é incipiente, e deveras ausente na maioria das escolas do país. Dentre as diversas explicações para essa situação está a falta de material didático adequado. Diante dessa realidade, nessa dissertação apresentamos uma sequência didática para o ensino de Astronomia que foi desenvolvida tendo como referência a utilização do software Astro 3D. Esse software, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educacional da UNIFAL-MG, é um simulador dos movimentos dos astros nos referenciais topocêntrico e heliocêntrico. Com ele é possível simular fenômenos astronômicos em escalas de tempo curtas e longas. Para desenvolver esse trabalho o referencial teórico escolhido foi os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Eles foram utilizados durante a aplicação de uma sequência didática, com cinco temas astronômicos, escolhidos de acordo com o catálogo de concepções alternativas de Langhi. Para aplicar a sequência didática o Astro 3D foi utilizado como o principal recurso pedagógico. Esse trabalho foi desenvolvido com 25 alunos de uma turma do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. Após aplicar a sequência didática os alunos desenvolveram uma atividade na sala de informática e responderam um questionário diagnóstico. A partir da análise qualitativa das respostas dos alunos no questionário e das respostas da atividade na sala de informática, observamos que o Astro 3D, junto com a metodologia acima descrita, é um recurso didático que contribui para a aprendizagem de conceitos astronômicos e também na desconstrução de concepções alternativas a respeito de diversos fenômenos astronômicos.The observation of the bodies and celestial phenomena arouses the attention of humans since the prime of humanity. From the curiosity about their movements and behaviors in the celestial sphere scientific theories has emerged that seek the explanations for the occurrences of the astronomical phenomena about the existence of other celestial bodies and the origin of the universe. Thus, the study of celestial phenomena contributes to the development of various areas of knowledge. However, the astronomy’s teaching is still incipient, and indeed absent in most schools in the country. Among the various explanations for this situation is the lack of adequate didactic materials. Before this reality, in this thesis we present a didactic sequence for astronomy’s teaching which has been developed with reference to the use of Astro 3D software. This software, developed in partnership with the Educational Technology Laboratory of UNIFAL-MG, is a simulator of the movements of the stars in the topocentric and heliocentric references. It is possible to simulate astronomical phenomena with short and long time scales. To develop this work the chosen theoretical referentials was the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti. They were used during the application of a didactic sequence with five astronomical themes, chosen according to Langhi’s catalog of alternative conceptions. To apply the teaching sequence 3D Astro it was used as the main teaching resource. This study was conducted with 25 students in a 1st year of high school class of a public school in Minas Gerais. After applying the teaching sequence, the students developed an activity in the computer laboratory and answered a diagnosis questionnaire. From the qualitative analysis of the students' answers in the questionnaire and in the activity in the computer laboratory, we noticed that the Astro 3D, along with the methodology described above, is a teaching resource that contributes for astronomical concepts’ learning and also the deconstruction of alternative conceptions about various astronomical phenomena.
