Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
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Navegando Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Orientador(a) "Toti, Frederico Augusto"
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Item Acesso aberto (Open Access) Construção e aplicação de uma coleção de jogos didáticos para ensino de física no ensino médio(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-07) Uyeda, Fabiana Aparecida Santos; Toti, Frederico Augusto; Soltau, Samuel Bueno; Yamazaki, Regiani MagalhãesA literatura especializada indica como um dos obstáculos ao ensino de Física no Ensino Médio as abordagens excessivamente centradas em aulas expositivas com pouca capacidade de engajar os alunos no processo de aprendizagem. Por outro lado, a literatura indica que é importante que os professores de Física procurem abordagens em que os alunos tenham a oportunidade de maior interação, engajamento em atividades, sendo protagonistas da aula e da aprendizagem. Dentro desta perspectiva tem sido destacado, por exemplo, as chamadas abordagens de aprendizagem ativa, o ensino por investigação, além de atividades que possam ser lúdicas e que garantam o protagonismo do aluno. Partindo do conceito da atividade lúdica com propósitos didáticos, nosso objetivo principal neste trabalho foi investigar a partir de um estudo de caso, os principais elementos (parâmetros) para a organização de processos que envolvam grupos de alunos na criação de jogos, com conteúdo relevante, como uma estratégia de aprendizagem de Física. Para isso, foram criadas oportunidades para que os alunos construíssem jogos, envolvendo conteúdo do CBC (Conteúdos Básicos Comuns) de Física. A partir de sucessivas rodadas esses jogos foram aperfeiçoados e disponibilizados como recurso para ensino e avaliação em Física. Como produto principal, conseguimos obter um conjunto de parâmetros ou elementos essenciais necessários para favorecer o alcance de finalidades didáticas em jogos no ensino de Física e uma coleção de sugestões testadas para que professores possam adaptar essa experiência as suas condições e necessidades em atividades didáticas.Item Acesso aberto (Open Access) Experimentos projetados para construção e mudança de modelo mentais no ensino de eletromagnetismo(Universidade Federal de Alfenas, 2018-07-30) Dias, Silvio Lima; Toti, Frederico Augusto; Soltau, Samuel Bueno; Mauro, Eduardo DiDevido ao seu conteúdo extenso que envolve conceitos abstratos de difícil compreensão, o estudo do Eletromagnetismo revela um elevado grau de desinteresse por parte da maioria dos alunos dentro da disciplina de Física. Além da natureza abstrata dos conceitos envolvidos, soma-se a essa dificuldade a estratégia utilizada no ensino desse tema, que privilegia, quase que exclusivamente, aulas expositivas no quadro, as quais se limitam a uma breve explicação teórica dos fenômenos e leis do Eletromagnetismo, seguida de resolução de exercícios. No entanto, a adoção de atividades experimentais em sala de aula pode amenizar de forma significativa os problemas acima citados, uma vez que elas possibilitam a aplicação do conteúdo em situações práticas. Dessa forma, este trabalho propõe a utilização de um material didático-pedagógico em sala de aula, que permite aos alunos investigarem os conteúdos do Eletromagnetismo de maneira interativa, dando-lhes subsídios para que tenham condições de compreender, questionar e, por fim, adquirir o conhecimento científico. Este trabalho contribui fornecendo uma sequência de experimentos confeccionados com materiais de baixo custo e fácil acesso, obedecendo a ordem com que os tópicos sobre Eletromagnetismo aparecem na história da Física além e também na sequência de algumas obras didáticas. Além disso, foi utilizado como fundamentação teórica os “Modelos Mentais de Johnson-Laird”, em função da versatilidade teórica apresentada nesta teoria para que possamos compreender uma forma de construção individual do conhecimento científico, por parte dos alunos, sujeitos do processo.Item Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de tecnologias relacionadas à física baseada na motivação intrínseca entre alunos do Ensino Médio(Universidade Federal de Alfenas, 2019-11-01) Oliveira, Lídia Rodrigues Dionísio; Toti, Frederico Augusto; Bezerra, Aníbal Thiago; Marineli, FábioAs teorias de aprendizagem têm destacado cada vez mais a importância da motivação nos processos de ensino e aprendizagem. O ensino de Física caracteriza-se por conteúdos considerados de difícil assimilação e muitas vezes não atraente às escolhas dos jovens. Nesse contexto, surge a necessidade de investigar as motivações dos alunos, que podem estar associadas às Ciências e suas tecnologias e, consequentemente, ressignificar o seu conhecimento no ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática sobre tecnologias identificadas como muito motivadoras ou pouco motivadoras. tais tecnologias, associadas à motivação na aprendizagem de física, foram identificadas por meio de um questionário adaptado e validado no presente trabalho. O questionário aplicado foi o domínio 01 do instrumento Percepção da Motivação para Aprendizagem de Física por Aplicação de Conhecimento (PMAFAC). O domínio 01 foi aplicado aos alunos do Ensino Médio de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais. O questionário abrange tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, podendo trazer aos professores o reconhecimento das conexões estabelecidas entre tecnologias e conceitos físicos. Para validação do instrumento, foram aplicados testes de consistência interna, correlação e correspondência. As análises de confiabilidade, correspondência e correlações mostraram resultados satisfatórios, indicando validade do questionário. As tecnologias que se associaram a uma maior motivação no aprendizado da Física foram: WhatsApp, celular, internet, vídeo game, bomba atômica, avião, dentre outras. Posteriormente, aplicou-se uma sequência didática aos alunos do Ensino Médio da rede púbica de ensino da cidade de Alfenas, MG, utilizando algumas tecnologias (internet e celular) muito motivadoras e uma tecnologia (transistor) pouco motivadora ao ensino de Física. Os resultados obtidos mostraram satisfação dos respondentes às escolhas dos conteúdos motivadores e interesse à tecnologia pouco motivadora. Com este trabalho, sugere-se que conhecer e aplicar uma sequência didática com base no conhecimento nas motivações intrínsecas dos alunos sobre o Ensino de Física por meio de tecnologias próximas aos mesmos que pode melhorar a aprendizagem, considerando-se o nível de motivação dos alunos.
