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    “A rua é nossa”: formação política da militância negra nas jornadas de 2013 do Rio de Janeiro
    (2025-06-11) Silva, Gislene da; Groppo, Luís Antonio; Correa, Licínia Maria; Felizardo Junior, Luiz Carlos
    A presente dissertação de mestrado faz parte da pesquisa nacional “Dimensões Educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto”. Esta dissertação possui o objetivo de compreender, interpretar e descrever a formação política ofertada pelas Jornadas de 2013 para a militância negra que participou deste movimento social. São analisadas sete entrevistas realizadas no Rio de Janeiro. Esta pesquisa segue uma abordagem de pesquisa qualitativa, a fim de compreender profundamente as dinâmicas e ações desenvolvidas nas Jornadas de 2013. Entre os resultados, destacam-se divergências entre as pautas que mobilizaram pessoas negras e brancas para as Jornadas de 2013, apontando o privilégio branco como causador destas diferenças, o que também explica as diferenças na repressão policial durante as manifestações, mais violenta contra pessoas negras, fato não destacado pela militância branca. As Jornadas de 2013, além de publicizar as pautas já defendidas pelo movimento negro, formaram uma nova geração de militantes negras e negros que, através da participação nas Jornadas de 2013, tiveram um despertar para a política institucional. Em relação à formação política, encontramos que a militância negra viveu uma formação marcada pelo sofrimento carnal, enquanto a militância branca destaca uma formação academicista. A formação política propiciada pela participação nas Jornadas de 2013 é perpassada pela indignação, seja ela por ser uma pessoa negra em nossa sociedade e por esse motivo ter seus direitos sociais e civis negados, seja pela indignação que o racismo desperta em pessoas brancas privilegiadas que, com o pensamento crítico aflorado, anseiam por justiça social e a resolução de problemas sociais que não as afetam diretamente.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Catequização e resistência indígena em terras brasílicas: um estudo a partir das cartas de Manuel da Nóbrega (1549-1560)
    (2025-04-28) Jarduli, Francine Satil Ferreira; Faria, Marcos Roberto de; Almeida Filho, Orlando José de; Monteiro, Lívia Nascimento
    O presente estudo busca explorar e analisar o processo de catequização dos povos nativos e suas formas de resistência às imposições dos colonizadores. Ao utilizar as fontes históricas, como as cartas jesuíticas do século XVI, especialmente as do Padre Manuel da Nóbrega, é possível identificar as estratégias de resistência adotadas pelos indígenas durante o período colonial brasileiro. Essa análise não apenas revela as táticas empregadas pelos nativos contra a doutrinação europeia, mas também permite entender como esses processos eram interpretados pelos próprios missionários e colonizadores. É essencial investigar como as manifestações de resistência indígena eram retratadas e narradas pelos agentes colonizadores, bem como compreender as diferentes perspectivas envolvidas nesse contexto histórico. Dessa forma, a pesquisa que se apresenta procura buscar uma reparação histórica e social para aqueles que foram silenciados, direta ou indiretamente, e privados de contar suas próprias histórias, como aqui mencionado respeitosamente, os povos nativos do Brasil do século XVI.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a pesquisa em educação no Brasil: entre a semiformação e a barbárie
    (2025-05-09) Almeida, Elenice Meneguitti; Faria, Marcos Roberto de; Pereira Filho, Gérson; Oliveira, Paulo César de
    Na obra Educação e Emancipação (1995), Theodor W. Adorno defendeu que a Filosofia e a Educação depois de Auschwitz precisavam ser repensadas para que as novas gerações não repetissem a barbárie do passado. Salientou que, numa sociedade em que a racionalidade produtivista se faz presente, os valores dos processos formativos e educacionais estão atrelados à economia por meio da indústria cultural e, como consequência, promovem a semiformação (Halbbildung), que é o contrário da formação (Bildung). Em contraposição, defendeu a urgência da organização do pensar e do agir, pautados na emancipação do indivíduo, pela aceitação do diferente, pela educação dirigida à autorreflexão e, contrária à massificação dos indivíduos, para que a barbárie não vigore na sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva conhecer os principais conceitos e aportes da Teoria Crítica da Sociedade utilizados por pesquisadores brasileiros para debater os conceitos adornianos de “barbárie” e “semiformação”, no campo da Educação. Para tal, investigamos artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2016 a 2023, com o propósito de identificar as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a Pesquisa em Educação no Brasil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise documental de caráter qualitativo e de natureza básica. Os dados coletados demonstraram que a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os conceitos “semiformação” e “barbárie”, vem contribuindo significativamente para a Pesquisa em Educação no Brasil, e apontam para a urgência da conversão do projeto educativo da contemporaneidade para a promoção da emancipação, pois, assim, a educação enfrentará as condições objetivas da barbárie.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Corre gira e risca o ponto: processos educativos em terreiro de Umbanda no diálogo com Exu e Pombagira
    (2024-12-09) Galvão, Viviane Assis; Mariano, André Luiz Sena; Mota Neto, João Colares da; Tabac, Sara Esther Dias Zarucki
    O que as entidades Exu e Pombagira de um terreiro de umbanda, localizado na zona rural de Alfenas (MG), tem a contribuir no processo identitário de seus cavalos e consulentes, é o tema dessa dissertação. A partir da incursão etnográfica nas práticas cotidianas de um terreiro de umbanda, o estudo buscou compreender e interpretar as significações e/ou ressignificações de Exu e Pombagira no processo identitário de vir a ser e/ou de se construir de seus cavalos e consulentes, à luz da pedagogia decolonial. Processo que pode ser compreendido com auxílio teórico em relação ao: terreiro como espaço educativo (Landes, 1938), (Caputo, 2005), (Mota Neto, 2008); umbanda (Birman, 1985); processo histórico da umbanda (Prandi, 1998), (Sá Júnior, 2012), (Negrão, 1993); Exu (Cumino, 2022), (Birman,1985), (Rufino, 2019) (Prandi, 2001), (Gilles Deleuze; Félix Guattari, 1997); Pombagira (Oyewùmí, 2021), (Cumino, 2019), (Prandi,1996), (Lagos, 2007). Portanto, a pesquisa se trata sobre a relação das entidades Exu e Pombagira com seus cavalos e consulentes no processo do indivíduo como movimento, ou seja, o ser vivo como variação contínua e múltipla, ou seja, que contrapõe a ideia de ser algo fixo, coerente e de identidade única. Portanto, o terreiro é um espaço potente que ocorre a aprendizagem por meio das vivências cotidianas e, principalmente no que se trata no enfretamento a cosmofobia
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo bibliográfico à luz da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental
    (2024-12-02) Alvim, Elisa Fernanda Tardiole; Soares, Olavo Pereira; Lima, Elieuza Aparecida de; Felício, Helena Maria dos Santos
    O presente estudo tem como tema a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realçando a importância da Teoria Histórico Cultural (THC) e da Didática Desenvolvimental (DD) como base teórica para a ressignificação do ensino e aprendizagem. Partimos de dois pressupostos, o primeiro, de que os professores necessitam permanentemente aprimorar os conhecimentos profissionais necessários ao processo de ensino e de aprendizagem, especialmente os voltados a um ensino desenvolvimental; o segundo, de que o provimento das condições de realização desse aprimoramento cabe à gestão escolar, às instituições de ensino e ao professor. A questão básica posta à pesquisa foi perguntar como tais teorias nos ajudam a pensar na ressignificação das práticas docentes, a partir da perspectiva de uma educação para o desenvolvimento humano. Entende-se que os professores necessitam continuamente aprimorar seus entendimentos profissionais para promover um ensino mais significativo e transformador. Foi estabelecido como objetivo geral analisar como a THC e a DD podem contribuir para a ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, especialmente na formação continuada de professores e o conhecimento teórico científico necessário para seu trabalho. Já, como objetivos específicos, ficaram estabelecidos: a) identificar nas teses caminhos para a ressignificação das formações continuada de professores; b) analisar as implicações da THC e da DD nas práticas pedagógicas, buscando entender como essas teorias podem influenciar a construção de entendimentos docentes; c) Investigar como a formação docente pode ser entendida na perspectiva do ensino como princípio do desenvolvimento humano, promovendo um diálogo crítico sobre a superação das práticas reprodutivistas do modelo tradicional de ensino e a busca pela integração entre teoria e prática na construção da práxis educacional. Para este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, tendo como referência o materialismo histórico-dialético, por percebê-lo como o método mais viável para a análise dos dados levantados. Na pesquisa desenvolvida foram utilizados estudos teóricos e empíricos sobre formação continuada e experimentos formativos que se baseavam em teorias para formação humana e desenvolvimental. As buscas foram feitas no portal de periódicos da CAPES e no banco de dados da BDTD. Concluído este estudo, é possível apontar nossas principais descobertas. Primeiro, a pesquisa bibliográfica indicou a importância entre as conceituações e características da formação continuada, aquela que a compreende como centrada nos aspectos pedagógico-didáticos do trabalho do professor, visando ao aperfeiçoamento de ações voltadas ao desenvolvimento do pensamento teórico nos professores. Segundo, embora estudos consultados coloquem em destaque a importância de uma formação docente com uma base teórica consolidada e organizada, há também a necessidade imperativa de oportunidades formativas para os professores atuarem no processo de ensino e aprendizagem de maneira a garantir que os alunos se apropriem da aprendizagem, uma vez que as pesquisas examinadas mostraram lacunas na formação inicial e continuada dos professores, atribuições desconexas aos profissionais educacionais, interesses mercadológicos e dificuldade para se contrapor a educação tradicional. Terceiro, as pesquisas mostraram que os professores formados, principalmente em pedagogia, precisam de ações formativas e formações continuadas específicas de conceitos e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. Quarto, em face a essas constatações, foram apresentadas as Teorias na perspectiva Histórico Cultural, da Atividade de Estudo e da Didática Desenvolvimental como caminhos e possibilidade de propiciar elementos teóricos e práticos para auxiliar os professores na promoção de um ensino desenvolvimental em sala de aula.
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    O Ensino técnico e profissionalizante integrado ao ensino médio dos Institutos Federais e a LEI 13.415/2017: um estudo de caso do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
    (2025-05-29) Souza, Larisse Silva de; Hernandes, Paulo Romualdo; Brazier, Fabio; Silva, Wesley
    Este estudo tem como objetivo investigar a formação técnica e profissional integrada ao ensino médio ofertada pelos Institutos Federais, com foco no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em diálogo com as alterações propostas pela Lei 13.415/2017. A pesquisa analisa, sobretudo, a proposta do Itinerário Formativo V – Formação Técnica e Profissional –, estabelecido pela referida lei para o Ensino Médio das redes estaduais. A investigação compara a organização curricular, os processos de criação de cursos, os projetos pedagógicos, os critérios de contratação docente e a forma de ingresso dos estudantes, evidenciando as diferenças entre o modelo dos Institutos Federais e aquele implantado nas escolas estaduais. A pesquisa é documental e bibliográfica, e utiliza como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que concebe a educação escolar como espaço de apropriação dos conhecimentos sistematizados das ciências, das artes e da filosofia, articulados ao mundo do trabalho. O estudo também considera as mudanças promovidas pela Lei 14.945/2024, aprovada no governo Lula, que revogou parte das alterações da Lei 13.415, restabelecendo, entre outros pontos, as 2.400 horas mínimas para a formação geral básica. Conclui-se que o modelo de formação técnica dos Institutos Federais, com base em projetos pedagógicos integrados e escolhas conscientes por parte dos estudantes, difere profundamente da lógica fragmentada e precária que marca os itinerários formativos do Novo Ensino Médio nas redes estaduais.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Semiformação e semicultura na juventude contemporânea: um estudo de caso a partir da Teoria Crítica de Adorno
    (2025-09-03) Silva, José Daniel Coutinho; Groppo, Luís Antonio; Faria, Marcos Roberto de; Corrochano, Maria Carla
    Esta dissertação tem como objetivo principal analisar os processos de semiformação e semicultura de jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Alfenas - MG. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica. As turmas que se submeteram à análise foram do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, no ano de 2024. Por meio disso, foi realizado um aprofundamento dos conceitos de semiformação e semicultura para identificá-los na vida cotidiana de estudantes por meio de entrevistas e observação da vivência escolar na sala de aula. A fundamentação teórica foi a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, na qual Theodor Adorno está inserido. Foi feita uma revisão bibliográfica que envolveu duas frentes: a primeira, a sociologia da juventude; a segunda abordou a Semiformação, Semicultura e Educação Contemporânea. Foi realizada uma observação participante com as três turmas do Ensino Médio investigadas e, a seguir, 45 entrevistas com tais estudantes. Como resultados, esta dissertação constatou a presença de diversos processos de semiformação e semicultura entre jovens do Ensino Médio. A vivência da semiformação perpassa as e os jovens, por meio da fragmentação do conhecimento, do consumo acrítico de conteúdos midiáticos, da ausência de reflexões críticas no ambiente escolar e da reprodução de discursos dominantes. No entanto, parte relevante de tais jovens procuram encontrar meios para constituir uma formação cultural mais sólida, que possibilite uma amplitude crítica em suas vivências. De tal maneira, conclui-se que os processos de semiformação e semicultura estão profundamente ligados às condições sociais, econômicas e educacionais, marcadas pela presença da Indústria Cultural, que molda a experiência desses estudantes. Mas os mesmos processos podem ser amenizados com uma educação emancipadora, que leve as e os estudantes a pensar sua própria história e a da sociedade de forma crítica.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho docente, educação e neoliberalismo: o estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024
    (2025-03-21) Fortes, Flávia Elisa de Carvalho; Tabac, Sara Esther Dias Zarucki; Santos, Adriano Pereira; Honorato, Gabriela de Souza
    As transformações sociais e educacionais contemporâneas têm imposto novos desafios ao campo da educação, especialmente, no que se refere ao trabalho e à identidade docente. Tais mudanças, impulsionadas pelas dinâmicas do neoliberalismo e pelas reconfigurações do mundo do trabalho, colocam risco as condições de exercício da docência e a maneira como os profissionais constroem e ressignificam sua identidade. A dissertação “Trabalho docente, educação e neoliberalismo: O estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024” resulta de pesquisa sobre o trabalho e a identidade docente e se propôs a refletir como esses dois conceitos se configuram diante das transformações sociais e educacionais contemporâneas. Quanto ao procedimento metodológico adotado para a coleta de dados e posterior análise crítica, foi utilizado o “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, compondo o estudo de caráter bibliográfico e documental, com o intuito de refletir sobre a identidade docente atrelada às novas formas de organização do trabalho nos últimos anos. A pesquisa foi embasada em análises dos Anais publicados através das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – período 2019/2024, dialogando com produções acadêmicas que retratam o processo de precarização do trabalho docente e os desafios no neoliberalismo. A partir das contribuições do estado do conhecimento e do diálogo com os Anais da ANPEd, é possível destacar necessidade de repensar políticas educacionais e estratégias institucionais que promovam condições mais dignas e valorização do trabalho docente. Assim, compreender as ressignificações da identidade profissional em meio à precarização do trabalho não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também aponta caminhos para uma prática mais crítica e a compreensão dos impactos neoliberais sobre a educação acerca do papel docente em uma sociedade em constante mudança.

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