Navegando por Cursos "Mestrado em Educação"
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Item Acesso aberto (Open Access) “A rua é nossa”: formação política da militância negra nas jornadas de 2013 do Rio de Janeiro(2025-06-11) Silva, Gislene da; Groppo, Luís Antonio; Correa, Licínia Maria; Felizardo Junior, Luiz CarlosA presente dissertação de mestrado faz parte da pesquisa nacional “Dimensões Educacionais das Jornadas de 2013: Pautas educacionais, experiências escolares e formação política de jovens em protesto”. Esta dissertação possui o objetivo de compreender, interpretar e descrever a formação política ofertada pelas Jornadas de 2013 para a militância negra que participou deste movimento social. São analisadas sete entrevistas realizadas no Rio de Janeiro. Esta pesquisa segue uma abordagem de pesquisa qualitativa, a fim de compreender profundamente as dinâmicas e ações desenvolvidas nas Jornadas de 2013. Entre os resultados, destacam-se divergências entre as pautas que mobilizaram pessoas negras e brancas para as Jornadas de 2013, apontando o privilégio branco como causador destas diferenças, o que também explica as diferenças na repressão policial durante as manifestações, mais violenta contra pessoas negras, fato não destacado pela militância branca. As Jornadas de 2013, além de publicizar as pautas já defendidas pelo movimento negro, formaram uma nova geração de militantes negras e negros que, através da participação nas Jornadas de 2013, tiveram um despertar para a política institucional. Em relação à formação política, encontramos que a militância negra viveu uma formação marcada pelo sofrimento carnal, enquanto a militância branca destaca uma formação academicista. A formação política propiciada pela participação nas Jornadas de 2013 é perpassada pela indignação, seja ela por ser uma pessoa negra em nossa sociedade e por esse motivo ter seus direitos sociais e civis negados, seja pela indignação que o racismo desperta em pessoas brancas privilegiadas que, com o pensamento crítico aflorado, anseiam por justiça social e a resolução de problemas sociais que não as afetam diretamente.Item Acesso aberto (Open Access) Contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a pesquisa em educação no Brasil: entre a semiformação e a barbárie(2025-05-09) Almeida, Elenice Meneguitti; Faria, Marcos Roberto de; Pereira Filho, Gérson; Oliveira, Paulo César deNa obra Educação e Emancipação (1995), Theodor W. Adorno defendeu que a Filosofia e a Educação depois de Auschwitz precisavam ser repensadas para que as novas gerações não repetissem a barbárie do passado. Salientou que, numa sociedade em que a racionalidade produtivista se faz presente, os valores dos processos formativos e educacionais estão atrelados à economia por meio da indústria cultural e, como consequência, promovem a semiformação (Halbbildung), que é o contrário da formação (Bildung). Em contraposição, defendeu a urgência da organização do pensar e do agir, pautados na emancipação do indivíduo, pela aceitação do diferente, pela educação dirigida à autorreflexão e, contrária à massificação dos indivíduos, para que a barbárie não vigore na sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva conhecer os principais conceitos e aportes da Teoria Crítica da Sociedade utilizados por pesquisadores brasileiros para debater os conceitos adornianos de “barbárie” e “semiformação”, no campo da Educação. Para tal, investigamos artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2016 a 2023, com o propósito de identificar as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a Pesquisa em Educação no Brasil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise documental de caráter qualitativo e de natureza básica. Os dados coletados demonstraram que a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os conceitos “semiformação” e “barbárie”, vem contribuindo significativamente para a Pesquisa em Educação no Brasil, e apontam para a urgência da conversão do projeto educativo da contemporaneidade para a promoção da emancipação, pois, assim, a educação enfrentará as condições objetivas da barbárie.Item Acesso aberto (Open Access) Corre gira e risca o ponto: processos educativos em terreiro de Umbanda no diálogo com Exu e Pombagira(2024-12-09) Galvão, Viviane Assis; Mariano, André Luiz Sena; Mota Neto, João Colares da; Tabac, Sara Esther Dias ZaruckiO que as entidades Exu e Pombagira de um terreiro de umbanda, localizado na zona rural de Alfenas (MG), tem a contribuir no processo identitário de seus cavalos e consulentes, é o tema dessa dissertação. A partir da incursão etnográfica nas práticas cotidianas de um terreiro de umbanda, o estudo buscou compreender e interpretar as significações e/ou ressignificações de Exu e Pombagira no processo identitário de vir a ser e/ou de se construir de seus cavalos e consulentes, à luz da pedagogia decolonial. Processo que pode ser compreendido com auxílio teórico em relação ao: terreiro como espaço educativo (Landes, 1938), (Caputo, 2005), (Mota Neto, 2008); umbanda (Birman, 1985); processo histórico da umbanda (Prandi, 1998), (Sá Júnior, 2012), (Negrão, 1993); Exu (Cumino, 2022), (Birman,1985), (Rufino, 2019) (Prandi, 2001), (Gilles Deleuze; Félix Guattari, 1997); Pombagira (Oyewùmí, 2021), (Cumino, 2019), (Prandi,1996), (Lagos, 2007). Portanto, a pesquisa se trata sobre a relação das entidades Exu e Pombagira com seus cavalos e consulentes no processo do indivíduo como movimento, ou seja, o ser vivo como variação contínua e múltipla, ou seja, que contrapõe a ideia de ser algo fixo, coerente e de identidade única. Portanto, o terreiro é um espaço potente que ocorre a aprendizagem por meio das vivências cotidianas e, principalmente no que se trata no enfretamento a cosmofobiaItem Acesso aberto (Open Access) O Ensino técnico e profissionalizante integrado ao ensino médio dos Institutos Federais e a LEI 13.415/2017: um estudo de caso do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais(2025-05-29) Souza, Larisse Silva de; Hernandes, Paulo Romualdo; Brazier, Fabio; Silva, WesleyEste estudo tem como objetivo investigar a formação técnica e profissional integrada ao ensino médio ofertada pelos Institutos Federais, com foco no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em diálogo com as alterações propostas pela Lei 13.415/2017. A pesquisa analisa, sobretudo, a proposta do Itinerário Formativo V – Formação Técnica e Profissional –, estabelecido pela referida lei para o Ensino Médio das redes estaduais. A investigação compara a organização curricular, os processos de criação de cursos, os projetos pedagógicos, os critérios de contratação docente e a forma de ingresso dos estudantes, evidenciando as diferenças entre o modelo dos Institutos Federais e aquele implantado nas escolas estaduais. A pesquisa é documental e bibliográfica, e utiliza como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, que concebe a educação escolar como espaço de apropriação dos conhecimentos sistematizados das ciências, das artes e da filosofia, articulados ao mundo do trabalho. O estudo também considera as mudanças promovidas pela Lei 14.945/2024, aprovada no governo Lula, que revogou parte das alterações da Lei 13.415, restabelecendo, entre outros pontos, as 2.400 horas mínimas para a formação geral básica. Conclui-se que o modelo de formação técnica dos Institutos Federais, com base em projetos pedagógicos integrados e escolhas conscientes por parte dos estudantes, difere profundamente da lógica fragmentada e precária que marca os itinerários formativos do Novo Ensino Médio nas redes estaduais.Item Acesso aberto (Open Access) Trabalho docente, educação e neoliberalismo: o estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024(2025-03-21) Fortes, Flávia Elisa de Carvalho; Tabac, Sara Esther Dias Zarucki; Santos, Adriano Pereira; Honorato, Gabriela de SouzaAs transformações sociais e educacionais contemporâneas têm imposto novos desafios ao campo da educação, especialmente, no que se refere ao trabalho e à identidade docente. Tais mudanças, impulsionadas pelas dinâmicas do neoliberalismo e pelas reconfigurações do mundo do trabalho, colocam risco as condições de exercício da docência e a maneira como os profissionais constroem e ressignificam sua identidade. A dissertação “Trabalho docente, educação e neoliberalismo: O estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024” resulta de pesquisa sobre o trabalho e a identidade docente e se propôs a refletir como esses dois conceitos se configuram diante das transformações sociais e educacionais contemporâneas. Quanto ao procedimento metodológico adotado para a coleta de dados e posterior análise crítica, foi utilizado o “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, compondo o estudo de caráter bibliográfico e documental, com o intuito de refletir sobre a identidade docente atrelada às novas formas de organização do trabalho nos últimos anos. A pesquisa foi embasada em análises dos Anais publicados através das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – período 2019/2024, dialogando com produções acadêmicas que retratam o processo de precarização do trabalho docente e os desafios no neoliberalismo. A partir das contribuições do estado do conhecimento e do diálogo com os Anais da ANPEd, é possível destacar necessidade de repensar políticas educacionais e estratégias institucionais que promovam condições mais dignas e valorização do trabalho docente. Assim, compreender as ressignificações da identidade profissional em meio à precarização do trabalho não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também aponta caminhos para uma prática mais crítica e a compreensão dos impactos neoliberais sobre a educação acerca do papel docente em uma sociedade em constante mudança.