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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Percepções e embalagens de cafés produzidos por mulheres
    (2025-03-10) Pereira, Maria Izabelle; Ferreira, Eric Batista; Montes Villanueva, Nilda Doris; Barros, Renata Chrystina Bianchi de
    Com a análise das percepções é possível compreender o pensamento do consumidor, principalmente quando se trata de um produto novo no mercado. Além disso, a principal maneira de apresentação de um produto ocorre pela embalagem, que chama a atenção e expressa as percepções e expectativas de um produto. Desta forma, diante da escassez de informações sobre as percepções dos consumidores de Café Produzido por Mulheres (CPM), esta pesquisa torna-se necessária para o desenvolvimento da área. A fim de ampliar o conhecimento acerca das percepções de consumidores, este trabalho buscou elencar as percepções dos consumidores e eleger uma embalagem para o CPM condizente e com maior probabilidade de aceitação e identificação. Para tanto, analisou-se, por meio da ANOVA DBC e teste de Tukey, a feminilidade das bebidas usuais com o objetivo de verificar como o consumidor avalia cada bebida. Em seguida, identificou-se as percepções através da associação de palavras com 25 indivíduos do grupo especial e 157 participantes grupo tradicional. Com o uso da entrevista, elencou-se os elementos gráficos remetentes ao CPM, e assim, encontrou-se os atributos formato, cor, tipo de fonte e selo. A combinação dos níveis destes atributos formaram os perfis de embalagem analisados por 376 participantes para identificar a embalagem preferida e a que remetesse ao CPM. Para a análise dos dados usou-se a ANOVA fatorial mista e o teste de Tukey. Como resultado, encontrou-se que a bebida do café ´ e considerada uma bebida masculina, reforçando que as barreiras enfrentadas pelas mulheres est˜ ao arraigadas na cultura também dos consumido res. As percepções acerca do CPM refletiram as principais impressões dos consumidores sobre o Café Produzido Tradicionalmente (CPT). Por isso, o grupo 2 destacou percepções de “desconhecimento” e “desnecessário”, enquanto o grupo 1 elencou palavras voltadas ao contexto social, como “força” e “independência”. Por fim, a embalagem preferida é composta por saco, cor preta, fonte Rage Italic e com a presença de selo, expressando café de qualidade. Por outro lado, a embalagem mais fortemente associada ao CPM possui os mesmos elementos gráficos, exceto a cor verde (RGB 0,163,0). A cor (RGB 0,163,0) verde ´ e o elemento identificador deste café e pode estar, subjetivamente, associado à percepção incerta de que o CPM é “orgânico”. Tais resultados mostram que ainda há estereótipos e desconhecimento acerca do CPM e, por este fato, deve haver o investimento e divulgações, a fim de que aumente a sua valorização. Logo, espera-se que esta pesquisa norteie investimentos e ações de divulgação, uma vez que expressa as opiniões e percepções dos consumidores o que colabora para a valorização do CPM e, consequentemente, para a valorização do trabalho das mulheres no campo.

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