Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2658
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Navegando Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria por Assunto "Análise de correspondência"
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Item Acesso aberto (Open Access) Emoções e lembranças associadas ao consumo de café em ambientes evocados via internet(Universidade Federal de Alfenas, 2022-10-03) Mequelino, Daiana Barbosa; Ferreira, Eric Batista; Behrens, Jorge Herman; Gomes, Davi Butturi; Silva, Wanderson Roberto DaA crescente demanda por cafés qualificados, mostra a necessidade da utilização de técnicas que permitam obter uma caracterização robusta do produto e dos consumidores. As inovações metodológicas em ciências sensoriais são importantes para a melhoria da qualidade dos produtos. Desta forma, foi proposta uma nova metodologia de pesquisa via internet, em ambientes evocados, para analisar a aceitabilidade do café. Para otimizar a experiência do consumidor, desenvolveu-se um léxico especializado em lembranças eliciadas pelo consumo de café e refinou-se o léxico de emoções, por meio da metodologia CATA. Diante do disposto, este trabalho tem o principal objetivo de responder como que diferentes ambientes evocados via internet afetam a aceitação da bebida do café, e quais são as principais emoções e lembranças associados ao seu consumo nesses ambientes. Foi realizada uma pesquisa online e os dados obtidos foram avaliados utilizando análises exploratórias, através da estatística descritiva e análises sensométricas, como: análise de variância (ANOVA), teste de Scott-Knott, análise de correspondência e teste de qui-quadrado. A pesquisa, foi respondida por brasileiros, com idade entre 18 e 67 anos, com prevalência de participantes do sexo feminino. Os resultados apontam um maior índice de aceitabilidade do café quando consumido na cozinha e na cafeteria evocadas via internet, enquanto o laboratório e o supermercado foram os ambientes menos aceitos. O estudo possibilitou o desenvolvimento de um léxico de lembranças composto por 17 termos e selecionou 28 termos emocionais para o consumo de café. Observou-se que os consumidores tendem a associar o consumo do café em ambientes evocados via internet, a lembranças e emoções agradáveis. Indicando que as motivações para o seu consumo refletem um significado social satisfatório da bebida.