Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2664
Navegar
Navegando Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Assunto "Física"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Sequência didática de tecnologias relacionadas à física baseada na motivação intrínseca entre alunos do Ensino Médio(Universidade Federal de Alfenas, 2019-11-01) Oliveira, Lídia Rodrigues Dionísio; Toti, Frederico Augusto; Bezerra, Aníbal Thiago; Marineli, FábioAs teorias de aprendizagem têm destacado cada vez mais a importância da motivação nos processos de ensino e aprendizagem. O ensino de Física caracteriza-se por conteúdos considerados de difícil assimilação e muitas vezes não atraente às escolhas dos jovens. Nesse contexto, surge a necessidade de investigar as motivações dos alunos, que podem estar associadas às Ciências e suas tecnologias e, consequentemente, ressignificar o seu conhecimento no ensino de Física. Este trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática sobre tecnologias identificadas como muito motivadoras ou pouco motivadoras. tais tecnologias, associadas à motivação na aprendizagem de física, foram identificadas por meio de um questionário adaptado e validado no presente trabalho. O questionário aplicado foi o domínio 01 do instrumento Percepção da Motivação para Aprendizagem de Física por Aplicação de Conhecimento (PMAFAC). O domínio 01 foi aplicado aos alunos do Ensino Médio de três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais. O questionário abrange tecnologias presentes no cotidiano dos alunos, podendo trazer aos professores o reconhecimento das conexões estabelecidas entre tecnologias e conceitos físicos. Para validação do instrumento, foram aplicados testes de consistência interna, correlação e correspondência. As análises de confiabilidade, correspondência e correlações mostraram resultados satisfatórios, indicando validade do questionário. As tecnologias que se associaram a uma maior motivação no aprendizado da Física foram: WhatsApp, celular, internet, vídeo game, bomba atômica, avião, dentre outras. Posteriormente, aplicou-se uma sequência didática aos alunos do Ensino Médio da rede púbica de ensino da cidade de Alfenas, MG, utilizando algumas tecnologias (internet e celular) muito motivadoras e uma tecnologia (transistor) pouco motivadora ao ensino de Física. Os resultados obtidos mostraram satisfação dos respondentes às escolhas dos conteúdos motivadores e interesse à tecnologia pouco motivadora. Com este trabalho, sugere-se que conhecer e aplicar uma sequência didática com base no conhecimento nas motivações intrínsecas dos alunos sobre o Ensino de Física por meio de tecnologias próximas aos mesmos que pode melhorar a aprendizagem, considerando-se o nível de motivação dos alunos.
