Navegando por Assunto "Abandono da sala de aula e violência escola"
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Item Acesso aberto (Open Access) Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década(Universidade Federal de Alfenas, 2022-12-12) Almeida, Júlia Brazil De; Mariano, André Luiz Sena; Hobold, Márcia De Souza; Faria, Marcos Roberto DeEsta pesquisa teve como objetivo analisar dissertações e teses da área da educação, publicadas na última década na região sudeste, a fim de compreender como as pesquisas entendem/percebem o fenômeno do mal-estar docente, se este ocorre na realidade pesquisada, como se manifesta e quais são as medidas elencadas como possibilidades de superação deste mal. Orientada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estado do conhecimento, tivemos como referencial teórico José Manuel Esteve adotando uma abordagem sociológica. Os trabalhos analisados sinalizam que existem maneiras de minimizar tais situações, acreditamos na mescla de possibilidades: políticas públicas atreladas a espaços de debate/saúde dentro da escola, da promoção da autoestima do corpo docente, porém, sem colocá-lo com o único ser capaz de se curar. Para detalhar as questões acima, esta dissertação foi construída em duas sessões. A primeira seção aborda social e historicamente a história da docência, indo desde o seu surgimento atrelado à igreja até aos substanciais ataques que sofre na sociedade capitalista, bem como as definições de trabalho e trabalho docente, sua relação com o feminino e seus medidores de qualidade. A segunda seção aborda as categorias de análise e os aspectos convergentes e divergentes (aproximações e diferenças) dos estudos analisados à luz de nosso referencial teórico, buscamos elucidar que mesmo que existam diferentes abordagens de análise, sendo sociológica ou psicológica, defendemos e corroboramos com a abordagem de cunho sociológico. Como resultados pudemos perceber que os/as professores/as estão lecionando mediante sofrimento, condições lastimas estruturais, alta sobrecarga laboral, etc, tal como a literatura da área indica. Percebemos que a educação acaba cada vez mais em diálogo com a lógica da eficiência/eficácia se distanciando de sua real função.