Logo do repositório
  • Navegar por
    • Comunidades e Coleções
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Orientador(a)
    • Cursos
    • Tipo de Documento
  • Instruções
    • Para autores (submissão)
    • Tutoriais
    • Orientações para normalização
  • Sobre
    • Apresentação
    • Documentos
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Abandono da sala de aula e violência escola"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho e mal-estar docente: uma análise de dissertações e teses da área da educação da última década
    (Universidade Federal de Alfenas, 2022-12-12) Almeida, Júlia Brazil De; Mariano, André Luiz Sena; Hobold, Márcia De Souza; Faria, Marcos Roberto De
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar dissertações e teses da área da educação, publicadas na última década na região sudeste, a fim de compreender como as pesquisas entendem/percebem o fenômeno do mal-estar docente, se este ocorre na realidade pesquisada, como se manifesta e quais são as medidas elencadas como possibilidades de superação deste mal. Orientada pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e estado do conhecimento, tivemos como referencial teórico José Manuel Esteve adotando uma abordagem sociológica. Os trabalhos analisados sinalizam que existem maneiras de minimizar tais situações, acreditamos na mescla de possibilidades: políticas públicas atreladas a espaços de debate/saúde dentro da escola, da promoção da autoestima do corpo docente, porém, sem colocá-lo com o único ser capaz de se curar. Para detalhar as questões acima, esta dissertação foi construída em duas sessões. A primeira seção aborda social e historicamente a história da docência, indo desde o seu surgimento atrelado à igreja até aos substanciais ataques que sofre na sociedade capitalista, bem como as definições de trabalho e trabalho docente, sua relação com o feminino e seus medidores de qualidade. A segunda seção aborda as categorias de análise e os aspectos convergentes e divergentes (aproximações e diferenças) dos estudos analisados à luz de nosso referencial teórico, buscamos elucidar que mesmo que existam diferentes abordagens de análise, sendo sociológica ou psicológica, defendemos e corroboramos com a abordagem de cunho sociológico. Como resultados pudemos perceber que os/as professores/as estão lecionando mediante sofrimento, condições lastimas estruturais, alta sobrecarga laboral, etc, tal como a literatura da área indica. Percebemos que a educação acaba cada vez mais em diálogo com a lógica da eficiência/eficácia se distanciando de sua real função.

Nossas redes

Logo do repositório

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sistema de Bibliotecas

E-mail: repositorio@unifal-mg.edu.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Desenvolvido por

Logo acervos digitais