Análise do programa de preparação para aposentadoria da UNIFAL-MG pela percepção dos servidores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-04-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

A preparação, educação ou orientação para aposentadoria faz parte da Política Nacional do Idoso, sendo, portanto, considerada uma política pública, que também foi contemplada no Estatuto do Idoso e na Administração Pública Federal, na Política de Atenção à Saúde e Segurança do trabalho do Servidor Público Federal (PASS). A preparação para a aposentadoria visa orientar e preparar o servidor para a nova vida pós-aposentadoria, contribuindo de maneira psicológica, legal e financeira. Embora os programas de preparação para a aposentadoria tenham se iniciado na década de 1950 nos Estados Unidos, no Brasil ainda são pouco difundidos. Especificamente o programa da Universidade Federal de Alfenas se iniciou no ano de 2017 e, como toda política pública, além do estudo e implementação, deve ser acompanhado e analisado visando verificar se os objetivos propostos estão sendo alcançados ou, caso não estejam, se há possibilidades de melhorias. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar se o programa de preparação para aposentadoria da UNIFAL-MG atinge os seus objetivos, pela percepção dos servidores, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário estruturado aplicado aos servidores participantes e ministrantes dos módulos do programa. Após a análise dos resultados, verificou-se que o programa poderia ser aprimorado, principalmente no que tange à divulgação e sensibilização de servidores da UNIFAL-MG. Por fim, elaboramos uma proposta de intervenção visando auxiliar a Universidade na melhoria do programa e dar a ele maior visibilidade.



Palavras-chave

Aposentadoria, Servidor público, Preparação para aposentadoria, UNIFALMG, Retirement, Public employee, Preparation for retirement

Citação

PEREIRA, Daniela de Cássia. Análise do programa de preparação para aposentadoria da UNIFAL-MG pela percepção dos servidores. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2019.