Fé cristã e resistência indígena no novo mundo: uma análise da santidade de Jaguaripe e sua relação com a práxis jesuíta

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-11-19

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

A presente pesquisa aborda os encontros e desencontros entre o movimento indígena tupinambá que ficou conhecido como “Santidade de Jaguaripe” no contexto colonial e indígena do século XVI, no que se entende por Brasil- Colônia. Eles revelam informações históricas e contextuais do imaginário religioso europeu da época e de sua cosmovisão em relação aos habitantes do novo mundo. Com base em relatos de clérigos católicos e protestantes impressos e também utilizando obras bibliográficas de autores expressivos e pertinentes para esta temática, esta pesquisa buscará contextualizar, analisar e compreender os fenômenos que surgiram a partir deste “encontro”, e as dinâmicas culturais que influenciaram na reformulação da prática e do pensamento tanto de os jesuítas como de os indígenas. Tal escolha justifica-se pela relevância histórica enquanto aos aspectos culturais, antropológicos e místicos do tema. Para a elaboração do projeto será feita a análise das fontes, entre elas estão as cartas jesuítas e, além um levantamento bibliográfico, buscando informações e publicações a respeito do tema em questão, valendo- se preferencialmente da história cultural, explorando obviamente as várias linhas historiográficas e suas contribuições.



Palavras-chave

Tupinambá, Jesuítas, Santidade de Jaguaripe.

Citação

CAMPANHOLO, João Ricardo dos Santos. Fé cristã e resistência indígena no novo mundo: uma análise da santidade de Jaguaripe e sua relação com a práxis jesuíta. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2021.