Caramuru, segundo João : da epopeia à fanfic
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Resumo
Este trabalho estuda a relação entre a epopeia Caramuru, de Santa Rita Durão, e a construção da identidade nacional brasileira no Romantismo do século XIX. Ferdinand Denis (1978) enxergou na obra citada um exemplo para a literatura nacional apesar de Caramuru ter sido escrito no século XVIII para defender os ideais religiosos da colonização do Brasil. Objetiva-se estudar esse anacronismo e produzir o e-book: o Objeto de Aprendizagem Caramuru, segundo João para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Nesse e-book é apresentada uma fanfic que aproxima a obra épica e o século XXI buscando uma interação entre o aluno, a fanfic e a epopeia, oferecendo um caminho para o ensino interdisciplinar de História e Língua Portuguesa/Literatura. Amado (2000), Ribeiro (2007, 2009) e Barbosa (2016) são as principais referências que ancoram esta pesquisa. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento do olhar crítico, da leitura, da escrita e a interação ativa entre o aluno e o conhecimento histórico são caminhos oferecidos pelo OA para o desenvolvimento da competência narrativa e do repertório da consciência histórica sobre a identidade nacional.