A representação da cavalaria ibérica: análise e desenvolvimento de sequência didática para o ensino de história a partir do livro da ordem de cavalaria de Ramón Llull (1232-1316)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-07-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal de Alfenas

Resumo

A cavalaria Ibérica contribuiu no processo de formação de comportamentos éticos que permeou por boa parte da Idade Média, entrando para o imaginário coletivo e chegando até os dias de hoje. Um importante divulgador e entusiasta da cavalaria foi o filósofo e teólogo catalão Raimundo Lúlio (1232-1316), autor que, entre muitas obras, escreveu o Livro da Ordem de Cavalaria, código pedagógico no qual constam normas de como ser um bom cavaleiro. A partir do livro mencionado, desenvolveu-se a sequência didática que tem como objetivo desvelar e ensinar aspectos relativos a cavalaria para estudantes da Educação Básica – anos finais do Ensino Fundamental. Este é um tema não abordado nos livros didáticos, os quais costumam priorizar a abordagem francesa e inglesa sobre este momento histórico. Nesse contexto, a sequência didática mostra-se como uma ferramenta elucidadora de conhecimento para a temática. Sendo desenvolvida de forma lúdica, com jogos e vídeos, apresenta-se dividida em quatro segmentos que permitem ao professor (a) complementar o próprio conhecimento sobre essa temática pertencente a Idade Média, enriquecendo a relação ensinoaprendizagem.


Resumo

La caballería ibérica contribuyó en el proceso de formación de comportamientos éticos que permeó gran parte de la Edad Media, entrando en el imaginario colectivo y llegando hasta nuestros días. Un importante divulgador y entusiasta de la caballería fue el filósofo y teólogo catalán Ramón Llull (1232-1316), autor que, entre muchas obras, escribió el Libro del Orden de Caballería, un código pedagógico en el que se establecen normas sobre cómo ser un buen caballero. A partir del libro mencionado, se desarrolló la secuencia didáctica que tiene como objetivo desvelar y enseñar aspectos relativos a la caballería para estudiantes de Educación Básica – últimos años de la Educación Primaria. Este es un tema que no se aborda en los libros de texto, los cuales suelen priorizar el enfoque francés e inglés sobre este momento histórico. En ese contexto, la secuencia didáctica se presenta como una herramienta esclarecedora de conocimiento sobre la temática. Desarrollada de forma lúdica, con juegos y vídeos, está dividida en cuatro segmentos que permiten al profesor complementar su propio conocimiento sobre esta temática perteneciente a la Edad Media, enriqueciendo la relación enseñanza-aprendizaje.


Palavras-chave

Cavalaria, Península Ibérica, História, Idade Média, Sequência Didática

Citação

SOUZA, Benta Cristina. A representação da cavalaria ibérica: análise e desenvolvimento de sequência didática para o ensino de história a partir do livro da ordem de cavalaria de Ramón Llull (1232-1316). 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2024.