Educação midiática e o combate à desinformação: um levantamento da produção bibliográfica brasileira (2020–2025)

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2025-12-01

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Resumo

A desinformação tornou-se um dos maiores desafios da era moderna, impactando o comportamento social e a própria democracia. Nesse contexto, a Educação Midiática surge como uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico sobre as produções acadêmicas brasileiras publicadas entre 2020 e 28 de julho de 2025, que discutem a relação entre educação midiática e combate à desinformação. O estudo busca identificar tendências, abordagens e contribuições teóricas que fundamentam a importância da educação midiática no desenvolvimento do pensamento crítico e na promoção da cidadania digital. A pesquisa abrange quatro bases de dados: Periódicos Capes, SciELO, Oasisbr e Web of Science. Para a pesquisa foram utilizados termos como educação midiática, letramento midiático, alfabetização midiática, literacia midiática, analfabetismo digital e cultura digital, combinados com fake news, desinformação, pós-verdades, cultura de desinformação e manipulação midiática. Foram localizados 63 artigos cujos autores são acadêmicos vinculados a instituições de ensino e pesquisa, entre elas: Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Fundação Getúlio Vargas, bem como instituições internacionais como University of Cambridge, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Barcelona, entre outras. Atuando nas áreas de Educação, Comunicação, Ciências da Informação, Psicologia e Tecnologias Digitais. Os resultados indicam que 54% dos trabalhos são de caráter bibliográfico, enquanto estudos empíricos e experimentais são menos frequentes. Os assuntos mais abordados pelos estudos incluem: Educação midiática e escolar; desinformação; pós-verdade e cultura digital


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