Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Autor "Assis, Mayara Romancini Rennó De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A herança portuguesa na formação do Brasil: discutindo raízes do Brasil e seu legado nos livros didáticos(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-30) Assis, Mayara Romancini Rennó De; Hernandes, Paulo Romualdo; Fernandes, João Bosco; Siepierski, Carlos TadeuEste estudo procurou analisar como o livro Raízes do Brasil construiu e constrói um discurso historiográfico sobre a contribuição da herança portuguesa na identidade brasileira, com influência, inclusive, sobre os livros didáticos que estão presentes nas salas de aulas em todo o país. O Brasil dos anos 1930 foi um período de uma vasta e rica produção historiográfica a respeito da constituição da nação brasileira e do povo brasileiro. Autores clássicos da nossa historiografia se consagraram com suas obras-primas lançadas nesta década e nos anos seguintes, e foi neste contexto que as obras de Sérgio Buarque de Holanda, aqui, em especial Raízes do Brasil, deram a legitimidade científica e acadêmica que contribuiu para perpetuar no cotidiano e no inconsciente do brasileiro a noção que ele tem de si e de seu país e que, por muitas vezes, atribuiu à herança ibérica o atraso do Brasil diante do mundo moderno ocidental. Esta pesquisa pretendeu levantar como determinados conceitos construídos por Sérgio Buarque de Holanda – que continuam defendidos por toda uma geração de estudiosos que o sucedeu, mas também são alvos de críticas por alguns pesquisadores – ainda se fazem presentes nos livros didáticos do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) do ano de 2018. A partir da pesquisa com os materiais didáticos adotados nas escolas públicas do Brasil, optamos por desenvolver um objeto de aprendizagem que, utilizando da ferramenta Xerte, fizesse uma reflexão sobre a presença das ideias de Sérgio Buarque de Holanda nos livros didáticos, valendo-se de atividades que levassem o aluno a perceber e questionar a chamada herança ibérica.