Mestrado Profissional em História Ibérica

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    Contribuições para o ensino de História e Filosofia a partir de grandes mestres do islamismo medieval: Averróis e Ibn Arabi de Murcia
    (2024-10-10) Silva, Danilo; Silva, Luiz Eduardo da; Vidotte, Adriana; Oliveira, Iranilson Buriti de
    No presente trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em História Ibérica será apresentado, mediante o desenvolvimento de uma pesquisa e de um objeto de aprendizagem algumas contribuições que poderão auxiliar os professores do ensino médio que trabalham com a disciplina de História e também à aqueles que trabalham com a disciplina de Filosofia a oferecerem aos estudantes conhecimentos relativos a aspectos da filosofia islâmica, em especial, na Península Ibérica no final do século XII e primeiras décadas do século XIII. Para isso, serão tratados alguns aspectos referentes a filosofia de Averróis e de Ibn Arabi, dois dos maiores mestres do islamismo medieval, entretanto, sem a pretensão de mensurar a importância de cada pensador, o presente trabalho se deterá acerca das contribuições de Ibn Rushd, ocidentalmente conhecido como Averróis, em relação à obra de Ibn Arabi, considerando seus pensamentos espelhados nas teorias aristotélicas e neoplatônicas, apontando seus contrapontos e divergências, sobretudo, apresentando a Influência da filosofia europeia e do sufismo nestas figuras emblemáticas.
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    Histórias de terror: uma leitura portuguesa da guerra de libertação da Guiné-Bissau na narrativa gráfica os vampiros, de Filipe melo e Juan Cavia
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-01-28) Bentes, André Luiz Abreu; Santos, Elaine Ribeiro Da Silva Dos; Monteiro, Livia Nascimento; Gomes, Raquel Gryszczenko Alves
    As histórias em quadrinhos são recursos muito importantes para a produção de conhecimento, a potencialidade é construída a partir das narrativas gráficas, chamando a atenção aos diferentes mundos criados pelos autores. Em Os Vampiros (2018), de Filipe Melo e Juan Cavia, a história de terror sobre o grupo de reconhecimento que recebeu a missão de chegar até a fronteira de Senegal com a Guiné-Bissau, se tornou uma história de traumas das pessoas que vivenciaram aquela guerra. Os Vampiros (2018) não se trata de uma história sobre grandes personalidades, mas sobre as populações que sofreram com a guerra. Diversos materiais foram observados durante a produção da narrativa gráfica pelos autores. Por conta disso, os materiais podem ser reunidos para estruturar um repositório como objeto de aprendizagem do presente trabalho. O repositório Histórias de terror: uma leitura portuguesa da Guerra de libertação da Guiné Bissau, construído a partir do software Omeka, apresenta a trajetória da pesquisa realizada, além de demonstrar diversos materiais para o ensino de História do processo de libertação da região da Guiné-Bissau frente ao colonialismo português. O trabalho com o repositório, dependendo da subjetividade do professor, considerará a análise da narrativa gráfica conectada aos materiais do repositório, tais como uma série de exposições no Omeka.net produzida a partir da presente pesquisa.
    Los cómics son recursos muy importantes para la producción de conocimiento, y su potencialidad se construye a partir de las narrativas gráficas, llamando la atención sobre los diferentes mundos creados por los autores. En Los Vampiros (2018), de Filipe Melo y Juan Cavia, la historia de terror sobre el grupo de reconocimiento que recibió la misión de llegar a la frontera entre Senegal y Guinea-Bisáu se convirtió en una historia sobre los traumas de las personas que vivieron esa guerra. Los Vampiros (2018) no trata de grandes personalidades, sino de las poblaciones que sufrieron a causa de la guerra. Durante la producción de la narrativa gráfica, los autores observaron diversos materiales. Por ello, los materiales pueden reunirse para estructurar un repositorio como objeto de aprendizaje para este trabajo. El repositorio Historias de terror: una lectura portuguesa de la Guerra de Liberación de Guinea-Bisáu, construido a partir del software Omeka, presenta la trayectoria de la investigación realizada, además de mostrar diversos materiales para la enseñanza de la historia del proceso de liberación de la región de Guinea-Bisáu frente al colonialismo portugués. El trabajo con el repositorio, dependiendo de la subjetividad del profesor, considerará el análisis de la narrativa gráfica conectada a los materiales del repositorio, como una serie de exposiciones de Omeka.net producidas a partir de esta investigación
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    A representação da cavalaria ibérica: análise e desenvolvimento de sequência didática para o ensino de história a partir do livro da ordem de cavalaria de Ramón Llull (1232-1316)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-07-10) Souza, Benta Cristina; Nascimento, Denise Da Silva Menezes Do; Vidotte, Adriana; Mendonça Junior, Francisco De Paula Souza De
    A cavalaria Ibérica contribuiu no processo de formação de comportamentos éticos que permeou por boa parte da Idade Média, entrando para o imaginário coletivo e chegando até os dias de hoje. Um importante divulgador e entusiasta da cavalaria foi o filósofo e teólogo catalão Raimundo Lúlio (1232-1316), autor que, entre muitas obras, escreveu o Livro da Ordem de Cavalaria, código pedagógico no qual constam normas de como ser um bom cavaleiro. A partir do livro mencionado, desenvolveu-se a sequência didática que tem como objetivo desvelar e ensinar aspectos relativos a cavalaria para estudantes da Educação Básica – anos finais do Ensino Fundamental. Este é um tema não abordado nos livros didáticos, os quais costumam priorizar a abordagem francesa e inglesa sobre este momento histórico. Nesse contexto, a sequência didática mostra-se como uma ferramenta elucidadora de conhecimento para a temática. Sendo desenvolvida de forma lúdica, com jogos e vídeos, apresenta-se dividida em quatro segmentos que permitem ao professor (a) complementar o próprio conhecimento sobre essa temática pertencente a Idade Média, enriquecendo a relação ensinoaprendizagem.
    La caballería ibérica contribuyó en el proceso de formación de comportamientos éticos que permeó gran parte de la Edad Media, entrando en el imaginario colectivo y llegando hasta nuestros días. Un importante divulgador y entusiasta de la caballería fue el filósofo y teólogo catalán Ramón Llull (1232-1316), autor que, entre muchas obras, escribió el Libro del Orden de Caballería, un código pedagógico en el que se establecen normas sobre cómo ser un buen caballero. A partir del libro mencionado, se desarrolló la secuencia didáctica que tiene como objetivo desvelar y enseñar aspectos relativos a la caballería para estudiantes de Educación Básica – últimos años de la Educación Primaria. Este es un tema que no se aborda en los libros de texto, los cuales suelen priorizar el enfoque francés e inglés sobre este momento histórico. En ese contexto, la secuencia didáctica se presenta como una herramienta esclarecedora de conocimiento sobre la temática. Desarrollada de forma lúdica, con juegos y vídeos, está dividida en cuatro segmentos que permiten al profesor complementar su propio conocimiento sobre esta temática perteneciente a la Edad Media, enriqueciendo la relación enseñanza-aprendizaje.
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    Representações da loucura em Dom Quixote: Uma Proposta Didática
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-28) Ribeiro, André Luiz; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Fiúza, Adriana Aparecida De Figueiredo; Vidotte, Adriana
    O presente trabalho é uma proposta didática para o ensino de História Ibérica a partir do estudo de um trecho de uma obra literária, o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A proposta consiste em três vídeos e um guia imprimível, elaborada para o Ensino Médio, com uma abordagem ativa e interdisciplinar, buscando a participação do aluno no seu próprio processo de aprendizagem e integrando os estudos literários com a História. A elaboração desse objeto de ensino se deu a partir dos resultados de uma pesquisa que trata das representações da loucura nos episódios que ocorrem entre o primeiro e o quinto capítulo da primeira parte do romance O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nossa análise foi feita pelo prisma da História Cultural, amparando-nos nas concepções de Roger Chartier (História Cultural, 2002). O objetivo de estabelecer a interpretação proposta é entender como Cervantes usou a loucura como recurso literário para criar uma representação crítica da sociedade em que vivia. Para isso, buscamos entender como o autor construiu sua obra, tomando como modelo as representações de loucura vigentes desde o final do Medievo. Também analisamos como Dom Quixote foi visto por seus contemporâneos como uma paródia que revelava as contradições de um império que se deteriorava por conta de decisões governamentais embasadas em convicções obsoletas. Com essa análise, pretendemos evidenciar como a loucura de Dom Quixote serviu como uma metáfora para esse período histórico. Através de nossa proposta didática, desejamos tornar o resultado dessa pesquisa acessível para os alunos do Ensino Médio.
    El presente trabajo es una propuesta didáctica para la enseñanza de la Historia Ibérica a partir del estudio de un fragmento de una obra literaria, Don Quijote, de Miguel de Cervantes. La propuesta consta de tres videos y una guía imprimible, diseñada para estudiantes de la educación secundaria, con un enfoque activo e interdisciplinario, buscando la participación de los estudiantes en su propio proceso de aprendizaje e integrando los estudios literarios con la Historia. La elaboración de este objeto didáctico se basó en los resultados de una investigación que trata de las representaciones de la locura en los episodios que ocurren entre el primer y quinto capítulo de la primera parte de la novela El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha (1605) de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nuestro análisis se realizó a través del prisma de la Historia Cultural, basado en los conceptos de Roger Chartier (História Cultural, 2002). El objetivo de establecer la interpretación propuesta es comprender cómo Cervantes utilizó la locura como recurso literario para crear una representación crítica de la sociedad en la que vivió. Para ello, buscamos comprender cómo el autor construyó su obra, tomando como modelo las representaciones de la locura vigentes desde finales de la época medieval. También analizamos cómo Don Quijote fue visto por sus contemporáneos como una parodia que revelaba las contradicciones de un imperio que se deterioraba por decisiones gubernamentales basadas en convicciones obsoletas. Con este análisis pretendemos resaltar cómo la locura de Don Quijote sirvió como metáfora de este periodo histórico. A través de nuestra propuesta didáctica deseamos hacer accesibles los resultados de esta investigación a estudiantes de la educación secundaria
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    Entre o mito e a realidade: as imagens da ação bandeirante para a expansão do império português veiculadas nos livros didáticos
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-22) Dias, Caíque De Paula; Eugênio, Alisson; Silva, Luiz Eduardo Da; Silva, Eliazar João Da
    Neste trabalho analisamos as formas de interiorização representadas nos livros didáticos do império português na América, já que o Brasil atualmente apresenta dados geográficos de suas dimensões sendo resultado das ações dos colonos portugueses, além do tratado de Tordesilhas, durante o período colonial. A busca e o diálogo com os livros didáticos são em um período de 20 anos, a partir do ano de 2002, com base nas edições distribuídas nas escolas públicas, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esses documentos são encontrados nas repartições públicas, como escolas e bibliotecas, estando de livre acesso para os leitores, especialmente alunos do ensino público. Focamos em utilizar livros didáticos que compactuam com a proposta de pesquisa; na matéria da expansão do império português, em especial nas terras americanas. Resultando de um levantamento de mais de 10 obras, focamos em analisar os trechos que trazem essa expansão, em especial a participação dos bandeirantes, cujo tema foi central na escrita. Houve um diálogo com as respectivas obras didáticas, dando foco no conteúdo que está relacionado diretamente com a expansão portuguesa na América. O trabalho vem presente com o Objeto de Aprendizado (OA), cujo objetivo é ensinar uma maneira variada de ensinar o conteúdo sobre a expansão do império português na América para professores do Ensino Fundamental II.
    En este trabajo analizamos las formas de interiorización representadas en los libros de texto del imperio portugués en América, ya que actualmente Brasil presenta datos geográficos sobre sus dimensiones como resultado del accionar de los colonos portugueses, además del Tratado de Tordesillas, durante el período colonial. La búsqueda y el diálogo con los libros de texto abarcó un período de 20 años, a partir de 2002, a partir de ediciones distribuidas en las escuelas públicas, siguiendo el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD). Estos documentos se encuentran en oficinas públicas, como escuelas y bibliotecas, y son de libre acceso para los lectores, especialmente los estudiantes de la educación pública. Nos enfocamos en utilizar libros de texto que concuerden con la propuesta de investigación; en materia de expansión del imperio portugués, especialmente en tierras americanas. Como resultado de un estudio de más de 10 obras, nos concentramos en analizar los fragmentos que traen esta expansión, en particular la participación de los bandeirantes, cuyo tema fue central en la escritura. Hubo un diálogo con las respectivas obras didácticas, centrándose en contenidos directamente relacionados con la expansión portuguesa en América. El trabajo viene acompañado del Objeto de Aprendizaje (OA), cuyo objetivo es enseñar una forma variada de enseñar contenidos sobre la expansión del imperio portugués en América a profesores de Educación Primaria II.
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    A crítica do Padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena: Maranhão – século XVII
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-29) Morgante, Muriel De Oliveira; Eugênio, Alisson; Oliveira, Hilton César De; Silva, Luiz Eduardo
    O trabalho que se segue consiste em um Objeto de Aprendizagem resultante da minha pesquisa intitulada “A crítica do padre Antônio Vieira ao cativeiro indígena na América Portuguesa do século XVII” cujo objeto de estudo foi compreender o pensamento de Vieira sobre a escravidão indígena inserido dentro dos debates intelectuais do período. A pesquisa aborda, sobretudo, os chamados “Anos 50” de sua produção, quando o referido autor esteve em uma missão no Maranhão a fim de mediar os conflitos entre os colonos locais e os membros da Companhia de Jesus na qual foi um grande expoente e pregador. Como fontes de pesquisa, utilizei o “Sermão de Santo Antônio aos Peixes”, pregado em São Luís do Maranhão em 1654 e o “Sermão da Primeira Dominga da Quaresma”, pregado também em São Luís do Maranhão no ano de 1653. O Objeto de Aprendizagem consistiu em uma sequência didática, disponibilizada no formato ebook, para ser utilizado por estudantes e professores da primeira série do Ensino Médio nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, conforme às demandas da BNCC e do Currículo Paulista. Acredito que semelhante material didático possui grande potencial de alcance nos estudantes, pois as sequências didáticas se fazem bastante presentes no cotidiano escolar e podem contribuir com o trabalho de docentes que desejem utilizá-las com as mais diferentes intenções pedagógicas.
    El trabajo que sigue consiste en un Objeto de Aprendizaje resultante de mi investigación titulada “La crítica del padre Antônio Vieira al cautiverio indígena en la América portuguesa en el siglo XVII” cuyo objeto de estudio fue comprender el pensamiento de Vieira sobre la esclavitud indígena insertado en los debates intelectuales del período. . La investigación aborda, sobre todo, los llamados “años 50” de su producción, cuando el citado autor se encontraba en misión en Maranhão con el fin de mediar en conflictos entre pobladores locales y miembros de la Compañía de Jesús de la que fue un gran exponente. y predicador. Como fuentes de investigación utilicé el “Sermón de San Antonio a los peces”, predicado en São Luís do Maranhão en 1654 y el “Sermón del primer domingo de Cuaresma”, también predicado en São Luís do Maranhão en 1653. El aprendizaje consistió en una secuencia didáctica, disponible en formato de libro electrónico, para ser utilizada por estudiantes y profesores del primer año de secundaria en las materias de Historia, Filosofía y Sociología, de acuerdo con las exigencias del BNCC y de la São Currículum Paulo. Creo que un material didáctico similar tiene un gran potencial para llegar a los estudiantes, ya que las secuencias didácticas están muy presentes en la vida escolar cotidiana y pueden contribuir al trabajo de los profesores que deseen utilizarlas con las más diversas intenciones pedagógicas.
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    Usos do passado e o ensino de história: uma análise da minissérie televisiva Mulheres de Abril (2014) e da obra literária Os Memoráveis (2014)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-30) Cunha, Laís Navarro Da; Rovai, Marta Gouveia De Oliveira; Steffens, Marcelo Hornos; Santhiago, Ricardo
    Este trabalho busca compreender os usos do passado da Revolução dos Cravos – ocorrida em Portugal, no ano de 1974 –, na minissérie Mulheres de Abril (2014) e no romance literário Os Memoráveis (2014), com a finalidade de apresentar uma proposta de ensino. A partir dos caminhos percorridos pela pesquisa, observou-se a influência dos debates políticos e econômicos presentes na sociedade portuguesa contemporânea. O objetivo principal da investigação foi, – a partir da análise das fontes históricas fílmica e literária – a criação de um Objeto de Aprendizagem voltado para o ensino de história nas unidades de educação básica. Dessa forma, elaborou-se um material didático em formato de livro paradidático que, ao discutir os usos do passado, estimula uma relação com o tempo pouco explorada nas aulas de história do ensino básico: a historicização do presente. Esse processo viabiliza a articulação do passado, do presente e do futuro. Sendo assim, há o propósito de auxiliar o (a) docente a construir - em conjunto com seus estudantes - habilidades investigativas que são essenciais para o desenvolvimento de análises da realidade a qual o sujeito está inserido. Muito além do objetivo de discutir os temas e processos históricos presentes nas narrativas ficcionais das fontes históricos, a proposta de Objeto de Aprendizagem aqui em questão pretende ser uma ferramenta para a edificação de habilidades essenciais no ensino de história.
    Este trabajo busca comprender los usos del pasado de la Revolución de los Claveles- que tuvo lugar en Portugal, en el año 1974-, en la miniserie Mulheres de Abril (2014) y en la novela literaria Os Memoráveis (2014). A partir de los caminos recorridos por la investigación, observó la influencia de los debates politicos y económicos presentes en la sociedad portuguesa contemporánea. El objetivo principal de la investigación fue- a partir del análisis de fuentes históricas - la creación de un Objeto de Aprendizaje dirigido a la enseñanza de historia en unidades de educación basica. De esta manera, se creó un material didactico en forma de libro que, al discutir los usos del pasado, estimula una relación con el tiempo poco explorada en las clases de historia de educación basica: la historización del presente. Este proceso permite la articulación del pasado, presente y futuro. Por lo tanto, el propósito es ayudar el docente a construir conjuntamente a sus estudiantes habilidades investigativas que son esenciales para desarrollar análisis de la realidad en la que el sujeto se inserta. Mucho más allá del objetivo de discutir los temas y procesos históricos presentes en las narrativas fictícias de fuentes historicas, la propuesta de Objeto de Aprendizaje en cuestión pretende ser una herramienta para construir habilidades esenciales en la enseñanza de historia.
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    Nas contas do rosário: espaços de memória, fé e (re) existência negra na cidade de Cabo Verde, Minas Gerais, séculos XVIII e XIX
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-09-17) Oliveira, Luís Eduardo De; Santos, Elaine Ribeiro Da Silva Dos; Monteiro, Lívia Nascimento; Ribeiro, Fábia Barbosa
    O propósito deste trabalho é apresentar os espaços de memória associados à devoção a Nossa Senhora do Rosário e analisar as relações pertinentes ao contexto da escravidão na cidade de Cabo Verde, situada no sul de Minas Gerais, entre o século XVIII e XIX. O foco recai na identificação de tensões, permanências e apagamentos presentes nesses espaços, resultantesdo reflexo do processo de colonização e das lutas pela preservação da memória africana no seio da sociedade cabo-verdense. Ademais, busca-se compreender a relevância da preservação e compreensão da história da cidade de Cabo Verde, considerando diferentes perspectivas do processo de dominação política. O objetivo é apresentar à população do município, a dinâmica do sistema estrutural e a efetiva elaboraçãodo discurso de poder promulgado pelos primeiros colonizadores. Os espaços analisados são apresentados como Objeto de Aprendizagem atravéz de um documentário, que visita espaços nos quais eventos relacionados à resistência e à luta pela sobrevivência estão ligados à Irmandade do Rosário e a antiga localização da Capela do Rosário. Além de ressignificar espaços alvos de deliberado apagamento, identifica a construção política fundada no sistema europeu de controle por meio da escravização e da imposição do poder sobre a memória coletiva que representam a resistência cultural e religiosa durante o período colonial ibérico. Cujo desaparecimento provocam lacunas que interferem na compreensão integral do passado e suas implicações. Uma prática dos colonizadores ibéricos de impor seu poder através do controle não apenas físico, mas discurssivo, incluindo o apagamento de aspectos culturais africanos.
    El objetivo de este trabajo es presentar los espacios de memoria asociados a la devoción a Nossa Senhora do Rosario y analizar las relaciones pertinentes al contexto de esclavitud en la ciudad de Cabo Verde, ubicada en el sur de Minas Gerais, entre los siglos XVIII y XIX. Siglos XIX. La atención se centra en identificar tensiones, permanencias y borrados presentes en estos espacios, resultantes del reflejo del proceso de colonización y de las luchas por la preservación de la memoria africana dentro de la sociedad caboverdiana. Además, buscamos comprender la relevancia de preservar y comprender la historia de la ciudad de Cabo Verde, considerando diferentes perspectivas del proceso de dominación política. El objetivo es presentar a la población del municipio la dinámica del sistema estructural y la elaboración efectiva del discurso de poder promulgado por los primeros colonizadores. Los espacios analizados se presentan como Objetos de Aprendizaje a través de un documental, que visita espacios en los que eventos relacionados con la resistencia y la lucha por la supervivencia se vinculan con la Irmandade do Rosário y la antigua ubicación de la Capela do Rosário. Además de dar un nuevo significado a los espacios destinados a ser borrados deliberadamente, identifica la construcción política basada en el sistema europeo de control a través de la esclavitud y la imposición del poder sobre la memoria colectiva que representan la resistencia cultural y religiosa durante el período colonial ibérico. Cuya desaparición provoca lagunas que interfieren en la comprensión plena del pasado y sus implicaciones. Una práctica de los colonizadores ibéricos de imponer su poder a través del control no sólo físico sino también discursivo, incluida la eliminación de aspectos culturales africanos.
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    Unidade didática A Espanha na Segunda Guerra Mundial (1939-1945): as charges de Belmonte sobre a política internacional espanhola
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-09-12) Moraes, Levi Augusto De; Steffens, Marcelo Hornos; Carvalho, Haroldo Loguercio; Rovai, Marta Gouveia De Oliveira
    Essa dissertação tem como Objeto de Aprendizagem uma unidade didática digital intitulada "A Espanha na Segunda Guerra Mundial," disponibilizada gratuitamente no repositório da Universidade Federal de Alfenas. A unidade didática está em formato PDF e pode ser acessada em computadores, celulares e tablets por docentes e discentes e é destinada ao 9º ano do ensino fundamental II - anos finais. Ela inclui textos, imagens, vídeos, atividades e sugestões de filmes. Buscando articular as charges ao ensino de História, o objeto de aprendizagem foi elaborado a partir da pesquisa sobre as charges de Belmonte, que representam a política internacional espanhola durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). As charges faziam parte dos jornais Folha da Manhã e Folha da Noite, pertencentes ao grupo Folha. Esta pesquisa, por meio das análises das charges de Belmonte, busca demonstrar como o artista representou e veiculou, por meio dos jornais paulistanos do grupo Folha, a política internacional do regime franquista no conflito mundial. As análises mostram que Belmonte criticou a política de Francisco Franco no período, ridicularizando suas decisões, especialmente a colaboração com a Alemanha nazista, bem como a falsa neutralidade e o duplo jogo político.
    Esta tesis tiene como Objeto de Aprendizaje una unidad didáctica digital titulada "España en la Segunda Guerra Mundial", puesta a disposición de forma gratuita en el repositorio de la Universidad Federal de Alfenas. La unidad didáctica está en formato PDF y puede ser accedida en computadoras, celulares y tabletas por docentes y estudiantes y está dirigida al noveno año de primaria II - últimos años. Incluye textos, imágenes, vídeos, actividades y sugerencias de películas. Buscando vincular la caricatura con la enseñanza de la Historia, el objeto de aprendizaje se creó a partir de una investigación sobre las caricaturas de Belmonte, que representan la política internacional española durante la Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Las caricaturas formaban parte de los diarios Folha da Manhã y Folha da Noite, del grupo Folha. Esta investigación, a través del análisis de las caricaturas de Belmonte, busca demostrar cómo el artista representó y transmitió, a través de los periódicos paulistas del grupo Folha, la política internacional del régimen franquista en el conflicto mundial. El análisis muestra que Belmonte criticó las políticas de Francisco Franco durante el período, ridiculizando sus decisiones, especialmente su colaboración con la Alemania nazi, así como su falsa neutralidad y doble juego político.
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    Vindicacion Feminista na sala de aula : as lutas feministas no processo de redemocratização espanhola (1976-1977)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-29) Silva, Andressa Da; Rovai, Marta Gouveia De Oliveira; Steffens, Marcelo Hornos; Maia, Claudia De Jesus
    Esta pesquisa busca refletir sobre a produção feminista, escrita, de segunda onda, expressa na imprensa espanhola e para tal selecionamos o periódico Vindicacion Feminista, que circulou de 1976 a 1979, e se constitui uma importante fonte histórica, pois esteve entre os primeiros jornais dirigidos às mulheres e feito por mulheres na Espanha no processo de redemocratização que colocou fim ao regime franquista. A partir da análise das propostas feministas, numa fonte impressa dirigida ao público de mulheres no momento de transição para a democracia, produzimos um e-book em um modelo de livro paradidático com a finalidade de promover reflexões quanto ao franquismo e ao feminismo no ensino de história, sob a perspectiva feminina/feminista. A intenção não foi analisar toda a produção da Revista, mas suas primeiras publicações, de forma a compreender seu posicionamento diante de um mundo profundamente machista e autoritário, na década de 1970. Dessa forma, procuramos contribuir para a construção de um debate ausente até então e que rompe com a visão universal masculina dos fatos históricos, trazendo para a sala de aula a perspectiva de que as mulheres tiveram papel fundamental na luta contra autoritarismos, no caso o espanhol.
    Esta investigación busca reflexionar sobre la producción escrita feminista de la segunda ola, expresada en la prensa española y para ello seleccionamos el periódico Vindicación Feminista, que circuló de 1976 a 1979, y constituye una fuente histórica importante, ya que estuvo entre los primeros. Periódicos dirigidos a mujeres y elaborados por mujeres en la España del proceso de redemocratización que puso fin al franquismo. A partir del análisis de propuestas feministas, en un soporte impreso dirigido a las mujeres en el momento de la transición a la democracia, elaboramos un libro electrónico en modelo de libro paradidáctico con el propósito de promover reflexiones sobre el franquismo y el feminismo en la enseñanza de la historia, desde una Perspectiva femenina/feminista. La intención no fue analizar toda la producción de la Revista, sino sus primeras publicaciones, con el fin de comprender su posicionamiento frente a un mundo profundamente sexista y autoritario, en la década de 1970. De esta manera, buscamos contribuir a la construcción. de un debate hasta entonces ausente y que rompe con la visión masculina universal de los hechos históricos, trasladando a las aulas la perspectiva de que las mujeres jugaron un papel fundamental en la lucha contra el autoritarismo, en este caso el español.
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    A história de Pedro: o cruel e Inês de Castro contada em cordel: proposta didática
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-22) Brito, Rosiane Aparecida Domingues; Oliveira, Katia Aparecida Da Silva; Pereira, Cilene Margarete; Rui, Adailson José
    Considerando a importância da historiografia inesiana para o povo português e para a literatura, objetivou-se, neste trabalho, reconhecer como a história de Inês de Castro é recontada pelo cordel e como os elementos históricos são abordados na obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Além disso, e como objetivo principal, propõe-se um roteiro didático que oriente professores de História do Ensino Médio através de atividades que poderão desenvolver com os estudantes em sala de aula e que seja um veículo para abordagem dos conteúdos de História e Literatura. Inicialmente, faz-se um estudo a respeito do cordel, seu surgimento, características e trajetória até os dias atuais e, posteriormente, compara-se a historiografia de Inês de Castro e Pedro – o Cruel, nas crônicas de Fernão Lopes e de Rui de Pina, verificando como são representados nas crônicas portuguesas nas quais são citados e, enfim, discute-se como sua história é recuperada pelo cordel de Maciel. O roteiro é relevante por propiciar aos professores a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, buscando aprofundar os conhecimentos de cada um dos conteúdos envolvidos e, assim, tornar a aprendizagem eficaz e dinâmica para os estudantes, pois são levados a perceber que o conhecimento não é construído de forma isolada, que passado e presente se completam, compondo a sociedade de hoje.
    Considerando la importancia de la historiografía inesiana para el pueblo portugués y para la literatura, el objetivo de este trabajo fue reconocer cómo la historia de Inés de Castro es recontada por el cordel y cómo se abordan elementos históricos en la obra de Francisco Maciel da Silveira, O caso de Pedro e Inês – Ines(quecível) até o fim do mundo (2015). Además, y como objetivo principal, se propone una guía didáctica que oriente a los docentes de Historia de secundaria con actividades que para desarrollar con los estudiantes en el aula y pueden ayudarlos a abordar contenidos de Historia y Literatura. Inicialmente, fue realizado un estudio sobre el cordel, su surgimiento, características y trayectoria hasta la actualidad y, posteriormente, se comproba la historiografía de Inês de Castro y Pedro – el Cruel, tal como está representada en las crónicas portuguesas y, posteriormente, se observa cómo su historia es recuperada por el cordel de Maciel. La guía didáctica es relevante por ofrecer a los docentes la posibilidad de trabajar de manera interdisciplinaria, buscando profundizar su conocimiento de cada uno de los contenidos involucrados y, así, convertir el aprendizaje em algo efectivo y dinámico para los estudiantes, ya que les permite percibir que el conocimiento no es construido de forma aislada, el pasado y el presente se complementan, formando la sociedad actual.
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    Revolução Cubana, exílio e narrativa gráfica : uma leitura transnacional de Cuba: Minha Revolução
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-22) Mesquita, Alexandre Borges; Sebrian, Raphael Nunes Nicoletti; Santos, Elaine Ribeiro Da Silva Dos; Pereira, Priscila
    O Objeto de Aprendizagem comunica os resultados de uma investigação histórica em perspectiva transnacional a respeito da representação da Revolução Cubana construída a partir do exílio cubano nos Estados Unidos e veiculada no romance gráfico intitulado Cuba: Minha Revolução (Cuba: My Revolution), publicado em 2013 no Brasil pela editora Panini, originalmente divulgado em 2010 pela editora Vertigo (DC Comics). Buscou-se compreender como a publicação de uma das maiores editoras de HQs dos EUA abordou a Revolução Cubana e seus valores revolucionários para os estadunidenses e para o mundo. Para isso, partiu-se da bibliografia já consolidada e dos trabalhos mais recentes sobre a Revolução Cubana, de estudos sobre o exílio de cubanos/as nos EUA, de investigações que permitem compreender as particularidades da fonte e dos debates correntes na academia acerca das potencialidades do uso de histórias em quadrinhos no ensino de História. Com isso, objetiva-se construir, por meio de uma sequência didática, um conhecimento junto ao público da Educação básica sobre questões fundamentais acerca da Revolução Cubana, entendida como acontecimento incontornável na história da América Latina, assim como intenta-se contribuir para o desenvolvimento de capacidades de crítica, de leitura e de interpretação de textos e imagens de discentes do Ensino Médio.
    El Objeto de Aprendizaje comunica los resultados de una investigación histórica desde una perspectiva transnacional sobre la representación de la Revolución Cubana construida a partir del exilio cubano en Estados Unidos y transmitida en la novela gráfica titulada Cuba: Minha Revolução (Cuba: My Revolution), publicada en 2013 en Brasil por la editorial Panini y lanzada originalmente en 2010 por la editorial Vertigo (DC Comics). Buscamos comprender cómo la publicación de una de las editoriales de cómics más grandes de Estados Unidos se acercó a la Revolución Cubana y sus valores revolucionarios para los estadounidenses y el mundo. Para ello, partimos de la bibliografía ya consolidada y de los trabajos más recientes sobre la Revolución Cubana, estudios sobre el exilio de cubanos en EE.UU., investigaciones que permiten comprender las particularidades de la fuente y los debates actuales en la academia sobre el potencial uso del cómic en la enseñanza de la Historia. Con esto, el objetivo es construir, a través de una secuencia didáctica, conocimiento entre el público de la educación básica sobre cuestiones fundamentales en torno a la Revolución Cubana, entendida como un hecho ineludible en la historia de América Latina, así como hay la intención de contribuir al desarrollo de habilidades críticas de lectura e interpretación de textos e imágenes para estudiantes de secundaria.
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    Correio Braziliense e as independências ibero-americanas (1808-1822)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-15) Souza, Bruno Fernando De; Sebrian, Raphael Nunes Nicoletti; Danieli Neto, Mário; Olivato, Laís
    O Objeto de Aprendizagem derivado da pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo ofertar a docentes e a discentes da Educação Básica o contato com uma compreensão integrada e mais complexa das revoluções de independência ibero-americanas, levando-se em consideração as trocas, as circulações de ideias e de projetos políticos e as articulações que permearam tais processos revolucionários americanos no início do século XIX. O foco deste estudo não reside na discussão da Independência da colônia portuguesa, mas no debate do processo que ocorreu a partir das Independências da América espanhola, o qual impactou a discussão política na América portuguesa e, de alguma maneira, criou condições para a elaboração de projetos emancipacionistas luso-americanos. Elaboramos como OA uma sequência didática que apresenta, em linguagem didática, as problematizações da historiografia de referência para o estudo desta abordagem mais atualizada dos processos de independência na América ibérica. Além disso, utilizamos como fonte a imprensa periódica do início do século XIX, mais precisamente o jornal o Correio Braziliense (1808-1822), para embasar a pesquisa e a elaboração da sequência didática, e alguns fragmentos do periódico serão apresentados como proposta de análise de fonte em sala de aula.
    El Objeto de Aprendizaje derivado de la investigación presentada en este trabajo pretende acercar a los docentes y a los estudiantes de Educación Básica a una comprensión integrada y más compleja de las revoluciones independentistas iberoamericanas, teniendo en cuenta los intercambios, la circulación de ideas y proyectos políticos y las articulaciones que permearon tales procesos revolucionarios estadounidenses a principios del siglo XIX. El foco de este estudio no reside en la discusión de la Independencia de la colonia portuguesa, sino en el debate del proceso que se dio a partir de la Independencia de Hispanoamérica, lo que impactó la discusión política en la América portuguesa y, de alguna manera, creó condiciones para la elaboración de proyectos de emancipación luso-americanos. Como OA, elaboramos una secuencia didáctica que presenta, en lenguaje didáctico, las problematizaciones de la historiografía de referencia para el estudio de este enfoque más actual de los procesos de independencia en Iberoamérica. Además, utilizamos como fuente la prensa periódica de principios del siglo XIX, más precisamente el periódico Correio Braziliense (1808-1822), para apoyar la investigación y la elaboración de la secuencia didáctica, y algunos fragmentos del periódico serán presentados como propuesta de análisis de fuentes en el aula
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    Experiências críticas do patrimônio: inventários em sala de aula e a contestação de heranças coloniais
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-23) Feres, Lucas Fernandes; Lowande, Walter Francisco Figueiredo; Rubino, Silvana Barbosa; Santos, Elaine Ribeiro Da Silva Dos
    O presente Objeto de Aprendizagem (OA)tem por finalidade contribuir para o processo de aprendizagem dos estudantes do ensino básico, nos temas de patrimônio cultural, colonização, salazarismo e Antropoceno. O inventário patrimonial colaborativo promove a reflexão sobre as disputas, tensões e valores contidos nos bens culturais, assim como possibilita uma maior apropriação dos espaços e comunicação com a comunidade em que os bens culturais em questão estão inseridos. Por meio da elaboração do inventário, as(os) autoras(es) devem conhecer a história local, eventualmente realizar entrevistas, coletar histórias, entre outras atividades. Tais ações favorecem a reflexão da comunidade sobre os valores que defendem e as escolhas sobre o que devem ou não preservar. Desse modo, o OA produzido neste trabalho buscou contribuir com a reflexão sobre como nossa visão de mundo e nossas práticas de preservação do passado podem ser mais plurais, dialéticas e respeitosas em relação às formas de existência envolvidas. A pesquisa que originou a construção deste OA, está centrada em dois protestos que envolveram o Padrão dos Descobrimentos, monumento localizado na cidade de Lisboa, em Portugal.
    Este Objeto de Aprendizaje (OA) tiene como finalidad contribuir al proceso de aprendizaje de los estudiantes de educación básica, en las temáticas de patrimonio cultural, colonización, salazarismo y el Antropoceno. El inventario patrimonial colaborativo promueve la reflexión sobre disputas, tensiones y valores contenidos en los bienes culturales, además de posibilitar una mayor apropiación de los espacios y la comunicación con la comunidad en la que se insertan los bienes culturales en cuestión. A través de la elaboración del inventario, los autores deben conocer la historia local, eventualmente realizar entrevistas, recopilar relatos, entre otras actividades. Tales acciones favorecen la reflexión de la comunidad sobre los valores que defienden y las opciones sobre lo que deben o no deben preservar. De esta forma, el OA producido en este trabajo buscó contribuir a la reflexión sobre cómo nuestra cosmovisión y nuestras prácticas de preservación del pasado pueden ser más plurales, dialécticas y respetuosas en relación a las formas de existencia involucradas. La investigación que condujo a la construcción de este OA se centra en dos protestas que involucran el Padrão dos Descobrimentos, monumento ubicado en la ciudad de Lisboa, en Portugal.
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    Ser e Parecer : a moda feminina como símbolo de transgressão em Castela (séc. XV)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-23) Cardoso, Karoline Conceição Da Silva; Vidotte, Adriana; Tatsch, Flávia Galli; Deplagne, Luciana Eleonora De Freitas Calado
    Os Objetos de Aprendizagem (OA) são um recurso valioso para o ensino de História na Educação Básica. A partir dessa perspectiva, foi construída a Revista de Moda Medieval, um material didático que contém textos que contemplam os principais temas desenvolvidos na pesquisa realizada sobre a moda feminina durante a Baixa Idade Média no reino de Castela (séc. XV) e como a vestimenta era utilizada por algumas mulheres para desafiar as normas e promover seus interesses dentro daquela estrutura social. A Revista explora as principais tendências femininas do período, como os chapines, tranzados e verdugos, e como esses itens foram considerados fontes abundantes de pecado mortal por alguns moralistas, pois “deformavam” a aparência natural do corpo. É o caso do frei Hernando de Talavera (1428- 1507), que escreveu um tratado sobre o vestir e o calçar em 1477, justificando as razões pelas quais especificamente esses itens eram imorais e pecaminosos. Os poderes régio e religioso se empenharam em controlar as “aparências”, fosse por meio de leis suntuárias ou de tratados morais, na tentativa de manter um ordenamento social que se via ameaçado por mulheres da burguesia que manipulavam suas identidades ao assumir uma estética que antes era exclusiva da nobreza. A Revista de Moda Medieval conta também, nas suas páginas finais, com um caderno de atividades (quiz, jogo do labirinto, caça-palavras e paper doll) para que as alunas e os alunos consigam, de forma lúdica, refletir sobre o conteúdo apresentado nas páginas anteriores. Destinado às professoras e aos professores, o Manual do(a) Professor(a), que acompanha a Revista, oferece propostas de atividades para o uso desse material em sala de aula.
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    Democracia a duras penas: uma experiência de uso de periódicos no ensino de História a partir do jornal Portugal Democrático (1968-1974)
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-18) Nascimento, Gabriel Pereira; Steffens, Marcelo Hornos; Sebrian, Raphael Nunes Nicoletti; Travancas, Isabel Siqueira
    Portugal Democrático foi um periódico que circulou entre 1956 a 1975 no Brasil produzido por exilados portugueses que resistiam contra a estrutura do Estado Novo português. Apesar da diversidade ideológica e de funções, o periódico buscou produzir em seus textos uma resistência de dois modos, denunciando internacionalmente as práticas repressivas de António de Oliveira Salazar (1933 a 1968) e Marcelo Caetano (1968 a 1974) e fortalecendo as insurreições populares em Portugal. O tema democracia esteve presente em muitos dos debates produzidos no jornal e, portanto, esse estudo se concentrará nas reflexões que o jornal produziu sobre democracia nos anos de 1968 a 1974. A partir da análise de editoriais do jornal e uma bibliografia a respeito do tema foi desenvolvido o HISTOAR, um objeto de aprendizagem que visa levar para a sala de aula as fontes históricas do Portugal Democrático em um trabalho que resulta em um jornal colaborativo entre o professor e os estudantes. Repositório das fontes históricas e acervos, sequência didática, conteúdos próprios, dentre outras propostas estão presentes no HISTOAR, que tem o intuito principal de promover a análise de fontes históricas e o desenvolvimento de uma reflexão sobre democracia e que também seja em si mesmo democrática.
    Portugal Democrático fue un periódico que circuló entre 1956 y 1975 en Brasil, producido por exiliados portugueses que resistieron a la estructura del Estado Novo portugués. A pesar de la diversidad ideológica y funcional, el periódico buscó producir resistencia en sus textos de dos maneras: denunciando internacionalmente las prácticas represivas de António de Oliveira Salazar (1933 a 1968) y Marcelo Caetano (1968 a 1974) y fortaleciendo las insurrecciones populares en Portugal. El tema de la democracia estuvo presente en muchos de los debates producidos en el periódico y, por ello, este estudio se centrará en las reflexiones que el periódico produjo sobre la democracia en los años de de 1968 a 1974. A partir del análisis de los editoriales del periódico y de una bibliografía sobre el tema de la democracia, fue construído el HISTOAR, un objeto de aprendizaje que tiene como objetivo acercar las fuentes históricas del Portugal Democrático al aula en un trabajo que da como resultado un periódico colaborativo entre profesor y alumnos. Repositorio de fuentes y colecciones históricas, secuencia didáctica, contenidos propios, entre otras propuestas están presentes en HISTOAR, que tiene como principal intención promover el análisis de las fuentes históricas y el desarrollo de una reflexión sobre la democracia que también sea democrática en sí misma.
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    Arquitetura Barroca Paraibana: O caso da Igreja de São Francisco/Convento de Santo Antônio
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-19) Silva, Maria Fernanda Oliveira Da; Eugênio, Alisson; Fernández Paradas, Antônio Rafael; Silva, Luiz Eduardo Da
    Buscando contribuir com as aulas de História sobre o Barroco, mostrando as possibilidades da utilização da arquitetura para o ensino de História e as particularidades do Barroco Paraibano, essa pesquisa tem como objeto de aprendizagem um jogo de tabuleiro “O caminho para o belo e o sagrado”. Este conecta ludicidade, iconografia e educação patrimonial em sala de aula, através dos elementos da estética barroca presentes na obra arquitetônica: Igreja de São Francisco/Convento de Santo Antônio em João Pessoa-PB.
    Buscando contribuir a las clases de Historia sobre el Barroco, mostrando las posibilidades de utilizar la arquitectura para enseñar la Historia y las particularidades del Barroco Paraíba, esta investigación tiene como objeto de aprendizaje un juego de mesa “El camino hacia lo bello y lo sagrado”. Esto conecta lúdica, iconografía y educación patrimonial en el aula, a través de los elementos de estética barroca presentes en la obra arquitectónica: Iglesia de São Francisco/Convento de Santo Antonio en João Pessoa-PB.
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    Gladiadores na Península Ibérica e os conceitos de infâmia e morte na cidade de Córdoba
    (Universidade Federal de Alfenas, 2022-05-25) Pena, Bruno Santos Nogueira; Carlan, Claudio Umpierre; Funari, Raquel Dos Santos; Silva, Roberta Alexandrina Da
    O presente trabalho pretende olhar para os gladiadores e entender como os conceitos romanos de infâmia e morte estavam presentes em suas relações sociais. Primeiramente analisamos os conceitos de infâmia e morte. O olhar desta análise está em fontes da epigrafia, pois o objetivo é compreender a partir de vestígios deixados por gladiadores e espectadores das lutas como eles se viam. Para isso usamos lápides funerárias encontradas em escavações na Espanha durante o século XX, refletimos sobre a infâmia como conceito jurídico em Roma na antiguidade e a historiografia sobre a gladiatura. A historiografia dos séculos XIX e XX analisa o tema dos gladiadores olhando para os aspectos políticos de Roma na antiguidade, interpretados numa teoria funcionalista. Aqueles que lutavam e os que assistiam foram entendidos como massa de ociosos que precisavam ser controlados. Algumas atividades eram consideradas, a partir da legislação romana, como profissões infames, entre elas, a gladiatura. Parte da historiografia dos séculos XIX e XX considerava que a violência dos anfiteatros ensinava, tanto os lutadores como os espectadores, a forma de ser e pensar romana. Deste ponto de vista, as lutas dos gladiadores tinham função de servir à ideologia do Estado romano. A infâmia de sua profissão acabava separando os gladiadores dos cidadãos, até mesmo na morte.
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    Caramuru, segundo João : da epopeia à fanfic
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-15) Aparecido, Felipe Evangelista; Borges, Rosângela Rodrigues; Reis, Eloésio Paulo Dos; Vieira, Mauricéia Silva De Paula
    Este trabalho estuda a relação entre a epopeia Caramuru, de Santa Rita Durão, e a construção da identidade nacional brasileira no Romantismo do século XIX. Ferdinand Denis (1978) enxergou na obra citada um exemplo para a literatura nacional apesar de Caramuru ter sido escrito no século XVIII para defender os ideais religiosos da colonização do Brasil. Objetiva-se estudar esse anacronismo e produzir o e-book: o Objeto de Aprendizagem Caramuru, segundo João para os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Nesse e-book é apresentada uma fanfic que aproxima a obra épica e o século XXI buscando uma interação entre o aluno, a fanfic e a epopeia, oferecendo um caminho para o ensino interdisciplinar de História e Língua Portuguesa/Literatura. Amado (2000), Ribeiro (2007, 2009) e Barbosa (2016) são as principais referências que ancoram esta pesquisa. Por fim, conclui-se que o desenvolvimento do olhar crítico, da leitura, da escrita e a interação ativa entre o aluno e o conhecimento histórico são caminhos oferecidos pelo OA para o desenvolvimento da competência narrativa e do repertório da consciência histórica sobre a identidade nacional.
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    A legislação pós-conquista: a análise da imagem de Fernando III, o Santo (1201–1252) como instrumento de ensino e pesquisa.
    (Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-29) Siqueira, Saymon Da Silva; Rui, Adaílson José; Coelho, Maria Filomena; Vidotte, Adriana
    Neste trabalho objetivamos apresentar e discutir os aspectos procedimentais que compõem a construção do objeto de aprendizagem digital Conquista de Córdoba (disponível em: https://conquista-de-cordoba.netlify.app/), a partir do estudo de fontes medievais ibéricas, quais sejam: Chronica regum Castellae e o Fuero de Córdoba. Em relação a tais fontes, destaca-se que a Chronica se centra nos reinados de Alfonso VIII (1155–1214) Enrique I (1204–1217) e Fernando III (1201–1252), concluindo a narrativa após a conquista de Córdoba. O Fuero, por sua vez, é uma produção da chancelaria Fernandina, do ano de 1241, contendo 58 rubricas a fim de organizar a ocupação e manutenção do espaço conquistado. A partir desse corpus documental, desenvolvemos uma pesquisa de pós-graduação intitulada “A Legislação Pós- Conquista: A Análise da Imagem de Fernando III, o Santo (1201–1252) como Instrumento de Ensino e de Pesquisa”, a fim de compreender os dispositivos de poder e suas variadas articulações empregadas pela regência Fernandina a fim de conquistar e reorganizar o reino de Córdoba e, posteriormente, a Andaluzia. Subsidiados por essa pesquisa, desenvolvemos um OA digital com a finalidade de proporcionar ferramentas para o ensino de História para a educação básica, assim como promover a divulgação da história medieval para o público não escolar. Portanto, neste trabalho, refletiremos acerca dos desafios, pertinência e possíveis conexões de um OA dessa natureza, a partir do recorte proposto.