Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Autor "Araújo, Ana Carolina"
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Item Acesso aberto (Open Access) Comunicação organizacional e participação: análise do engajamento interno em políticas estratégicas de uma universidade pública federal(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-30) Araújo, Ana Carolina; Toledo, Dimitri Augusto Da Cunha; Campos, Carla Leila Oliveira; Valadares, Josiel LopesEsta pesquisa teve o propósito de investigar como a comunicação organizacional de uma universidade pública pode contribuir para o engajamento do público interno (discentes, servidores docentes e técnico-administrativos), com vistas a estimular seu envolvimento no processo de construção de estratégias institucionais. Tendo como referência as abordagens sobre temas como Comunicação; Comunicação Organizacional; Comunicação Pública; e Participação, entre outros, desenvolveu-se um arcabouço teórico capaz de apontar caminhos para entender a importância da comunicação organizacional no envolvimento da comunidade interna em políticas que definam o futuro da instituição, tais como a Autoavaliação Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional. O trabalho baseou-se em um estudo de caso, cujo percurso metodológico envolveu duas técnicas de coleta de dados como a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas junto aos discentes e servidores que integram a Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, campus sede. As entrevistas foram estruturadas de modo a permitir a análise dos canais de comunicação utilizados pela universidade e verificar o conhecimento do público interno, quanto à necessidade de sua participação. Esse método possibilitou ainda, identificar em que condições o público interno tem interesse para contribuir com sugestões na construção de estratégias institucionais. A técnica de tratamento de dados foi a análise de conteúdo, cuja aplicabilidade é marcada por uma grande disparidade de formas e adaptável ao campo vasto das comunicações. Acredita-se que essa investigação contribuirá para abrir novos caminhos na construção das políticas institucionais, tendo a comunicação como instrumento que possibilite ampliar a participação do público interno no planejamento de ações estratégicas. Espera-se que a partir de um envolvimento efetivo da comunidade acadêmica, seja possível desenvolver ações pautadas nas necessidades do grupo e, consequentemente, promover melhores resultados na gestão.