Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
Navegar
Navegando Mestrado em Educação por Autor "Almeida, Joyce Fernandes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Modelos 3D impressos como estratégia para a aprendizagem do conceito de interação enzima-substrato(Universidade Federal de Alfenas, 2019-03-29) Almeida, Joyce Fernandes; Kiill, Keila Bossolani; Ávila Junior, Paulo; Colagrande, Elaine AngelinaA presente pesquisa busca apresentar as contribuições da elaboração de modelos 3D impressos para a compreensão conceitual da interação enzima-substrato, pelos futuros professores de Química de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. Os dados foram gerados durante a disciplina Laboratório de Ensino de Química II, com base nas etapas da modelagem propostas por Justi. Identificamos por meio de questionários, desenhos, entrevistas e diário de campo da pesquisadora os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a interação enzima-substrato. Após a transcrição e análise das entrevistas, planejamos, juntamente com o professor da disciplina de Bioquímica, as atividades de intervenção para superar as dificuldades apresentadas por estes estudantes. Os dados foram analisados com base no referencial teórico-metodológico da análise de conteúdo. Fundamentamos este trabalho, bem como a análise das informações nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e no modelo de diferenciação progressiva de conceitos elaborado por Moreira. Apresentamos as contribuições da construção dos modelos 3D impressos para a elaboração e reelaboração conceitual, por meio da análise e interpretação das respostas dos estudantes obtidas nos questionários, desenhos, relatos pessoais e diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontam que o uso dos modelos 3D e da modelagem contribuiu para a aprendizagem significativa do conceito de interação enzima-substrato. Além disso, a participação dos estudantes nas atividades de modelagem 3D, contribuiu para a formação docente, no sentido de pensar a utilização de modelos 3D impressos como recurso didático.