Mestrado em Educação
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Item Acesso aberto (Open Access) A “Cátedra por Nariño”: possibilidades para um currículo emancipatório(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-07) Fernandez Giron, Daisy Johana; Felício, Helena Maria Dos Santos; Passani, Lourdes De Fátima Paschoaletto; Groppo, Luís AntônioNesta dissertação, pretende-se, analisar o desenvolvimento da proposta curricular alternativa chamada “Cátedra por Nariño” implementada nos anos de 1980 em Nariño, Colômbia, para conhecer e analisar como este desenvolvimento curricular interferiu no currículo oficial como uma forma de contestação às políticas educativas do Estado colombiano. Objetiva-se também explicitar a constituição histórica da “Cátedra por Nariño” no contexto colombiano, a partir de seus participantes; comparar o currículo da “Cátedra por Nariño” com o currículo oficial proposto para o país naquela situação; e explorar a representação que os professores têm acerca do desenvolvimento curricular da “Cátedra por Nariño”. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Jürgen Habermas, Paulo Freire, Michael Apple, Peter McLaren, Henry Giroux, Miguel Arroyo, Gimeno Sacristán, Helena Felício, Fernando González Rey, Wanda Aguiar, Sergio Ozella, dentre outros. Para isso, nesta pesquisa qualitativa, fez-se um estudo bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como a realização de entrevistas com alguns envolvidos neste processo curricular. Para a análise dos dados, se fez uso da epistemologia qualitativa construtiva interpretativa. Como resultados deste trabalho, apresenta-se como foi o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com a lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño, os obstáculos que enfrentou, e a maneira como finalizou. Também se analisou o currículo oficial utilizado na Colômbia na década de 1980 e o projeto curricular alternativo à luz da teoria dos interesses constitutivos do conhecimento, sendo classificado o primeiro como um currículo informado principalmente por um interesse técnico e a proposta curricular alternativa chamada “Cátedra por Nariño” como um currículo como práxis. Conclui-se que, nos momentos atuais que se vivem na América Latina e onde o terreno curricular cada vez é mais protegido, é viável, necessário e possível fazer uso de maneira contra-hegemônica de currículos alternativos como instrumentos de mudanças sociais, mas é necessário que os mestres sejam críticos com o exercício de sua atividade educativa na sociedade atual e que, depois dessa reflexão, avancem para a apropriação no território curricular dos espaços que lhes permitam semear utopia e esperança de um mundo melhor para eles, para seus estudantes, para suas famílias e para a sociedade.Item Acesso aberto (Open Access) A (re)significação do ensino a partir da formação continuada de professores nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-15) Chaves, Ivanilda Cabral Da Costa; Felício, Helena Maria Dos Santos; Coimbra, Camila Lima; Oliveira, Maria Eliza NogueiraEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada dos professores. O texto fundamentou-se em referenciais teóricos, de acordo com os postulados de Pimenta (2012); Benachio (2011) e Lima (2010); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2004); Day (2001); Nóvoa (1999,2003, 2017); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Nazar (2016); Araújo (2009); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e as discussões. Ao abordar a formação continuada de professores, em sequência à formação inicial, acredita-se que seja uma necessidade que se apresenta pela própria atividade profissional, que vai além da participação em cursos, em capacitações, em treinamentos, em palestras e em seminários esporádicos. Foi possível identificar que, tanto no questionário quanto nas entrevistas, os programas e as atividades desenvolvidos de modo contínuo pelas escolas e pela SEME são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Por meio das entrevistas, percebemos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas no ensino fundamental II, mas também há a necessidade de buscar outras formações além das que são ofertadas pelas escolas, pela SEME ou por outros órgãos/instituições. Findado este objeto de estudo, esperamos que a realização desta pesquisa possa contribuir com o cotidiano dos espaços formais da educação brasileira, para que se tenha um novo olhar sobre a formação continuada de professores e que esta seja capaz de promover a melhoria do trabalho docente, de sua prática pedagógica, (re)significando-a e criando condições favoráveis para que a transformação aconteça.Item Acesso aberto (Open Access) A ampliação do letramento nos anos finais do ensino fundamental: práticas muito além da sala de aula em uma escola pública do sul de Minas(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-12) Santos, Andréa De Lourdes Cardoso Dos; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Jorge, Gláucia Maria Dos Santos; Ferrarezi Júnior, CelsoA presente dissertação tematiza o desenvolvimento de eventos e práticas de letramento no contexto da escola, como fatores decisivos que incidem diretamente no processo de ampliação do letramento. Ainda hoje, apesar dos avanços das pesquisas e dos investimentos em Educação, uma significativa parcela de alunos, oriundos das escolas públicas, tem apresentado baixo desempenho em leitura e escrita, nos diversos segmentos de ensino, mesmo após muitos anos de escolarização, o que tem gerado exclusão desses sujeitos da sociedade, cada vez mais letrada e grafocêntrica. Por outro lado, outra parcela de alunos, também oriunda de escolas públicas, tem apresentado melhor domínio da língua e dos diferentes letramentos, conseguindo melhor desempenho nas demandas acadêmicas e sociais. Tal realidade dicotômica suscita a reflexão acerca do que está acontecendo no processo de escolarização desses alunos, evidenciando a necessidade de se conhecer melhor as práticas de letramento nas quais se envolvem. Assim, esse estudo teve como objetivo geral conhecer os eventos e as práticas de letramento a que os alunos são expostos nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto de uma escola pública situada no Sul de Minas Gerais, com vistas a identificar quais dessas práticas e eventos possibilitam uma maior ampliação do(s) letramento(s) desses alunos, face às práticas de leitura e escrita demandadas pela sociedade contemporânea. A pesquisa buscou identificar e discutir os fatores que incidem na ampliação do letramento, de modo a compreender o processo de letramento no contexto da escola e sua relação com os usos da língua(gem) fora dela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e interpretativista,que focalizou os anos finais do Ensino Fundamental, segmento que ainda demanda muitos investimentos e investigação. Para coleta e geração de dados, em consonância com o referencial da pesquisa em educação, foram utilizados diferentes instrumentos, com destaque para a observação participante, as entrevistas semiestruturadas, a aplicação de questionários, a análise documental e o uso da fotografia, como recurso imagético que registra e documenta os eventos de letramento. A pesquisa, a partir da observação dos eventos e das práticas de letramento no contexto dessa escola, sinaliza para a relevância de se desenvolverem práticas que possibilitem o uso social da leitura e da escrita, e para a importância do papel da escola como agência de múltiplos letramentos, sobretudo para os alunos das camadas populares. Os dados da pesquisa evidenciam a relevância da escola como ambiente letrador para potencializar a relação dos sujeitos com as práticas sociais da leitura e da escrita, de modo a incidir na ampliação do letramento. Espera-se que este estudo possa ser uma contribuição para se compreender o que vem acontecendo no processo de letramento dos alunos ao final do Ensino Fundamental, a partir da compreensão da escola pública como agência primaz de letramento(s), considerando que a leitura e a escrita são ferramentas poderosas para possibilitar maior inserção dos sujeitos na sociedade letrada e, consequentemente, alcançar maior cidadania e desenvolvimento humano.Item Acesso aberto (Open Access) A atividade de estudo nas aulas de História: do interesse ao desenvolvimento do pensamento teórico.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-16) Ruella, Priscila Milena De Paulo; Soares, Olavo Pereira; Marino Filho, Armando; Hernandez, Paulo RomualdoA presente pesquisa elabora e desenvolve a análise da Teoria da Atividade de Estudo (TAE), propondo-se a identificar e analisar os seus vínculos com a Teoria Histórico Cultural (THC) e com a Didática Desenvolvimental. O objetivo é a proposição de metodologias de ensino e aprendizagem da História escolar que considere os princípios da TAE, da THC e da Didática Desenvolvimental. A pesquisa é de cunho teórico, e metodologicamente se desenvolveu a partir dos seguintes momentos: análises de textos seminais da THC – notadamente das obras de L. S. Vigotsky e A. Leontiev; sistematização das principais contribuições de V.V. Davydov, D. B. Elkonin, V. V. Repkin; análises de produções contemporâneas sobre a TAE, a Didática Desenvolvimental e sobre processos de ensino e aprendizagem de História em instituições escolares. A análise do referencial teórico e dos debates contemporâneos acerca da História escolar permitiu a elaboração de uma síntese sobre as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes nos processos de produção do conhecimento histórico escolar, bem como a identificação da necessária modificação nos currículos da disciplina. Os referenciais teóricos da THC, da TAE e da Didática Desenvolvimental possibilitaram a proposição de uma metodologia de ensino e aprendizagem da História escolar baseada na aprendizagem conceitual, no desenvolvimento do pensamento teórico e do interesse dos estudantes pelos conhecimentos proporcionados pela história enquanto campo do conhecimento.Item Acesso aberto (Open Access) A autonomia docente na (re)construção do currículo no cotidiano escolar(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-22) Schiabel, Daniela; Felício, Helena Maria Dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro Da; Gomes, ClaudiaEste trabalho analisa como se configura a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo escolar, no Ensino Fundamental I, de uma Escola do município de Paraguaçu-MG, que vai desde a esfera legislativa até à prática docente e sala de aula. Para tanto, torna-se necessário identificar como os documentos legais apontam a responsabilidade e a autonomia do professor no que diz respeito ao desenvolvimento curricular; bem como compreender de que forma esta autonomia se configura nas orientações da/na instituição educacional; e em que medida os professores se apresentam enquanto sujeitos autônomos neste processo curricular. Este estudo fundamenta-se na concepção de currículo enquanto projeto e na compreensão do papel ativo do professor que se configura na possibilidade e/ou autonomia, que ele tem de, em sua sala de aula, transformar o currículo prescrito em momentos de construção de conhecimentos e de aprendizagens mais significativas para si mesmo e para seus alunos. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Gimenio Sacristán; Tomaz Tadeu da Silva; Maria do Céu Roldão; José Augusto Pacheco; Michael Young; dentre outros. Este trabalho está respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa com o enfoque na interpretação construtiva. Sendo assim, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental dos dispositivos legais que legitimam a autonomia docente; a observação participante de reuniões pedagógicas da instituição educacional pelo período de seis meses e entrevistas semiestruturadas com sete professores do Ensino Fundamental I. A partir da construção dos núcleos de significação foi possível realizar a análise e interpretação dos dados, no qual constatamos que a legislação brasileira assegura a participação e a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo no cotidiano escolar, tanto no aspecto global da instituição como na ação pedagógica desenvolvida em sala de aula. Entretanto, é possível constatar tentativas de cerceamento dessa autonomia do professor, principalmente quando o currículo oficial é assumido sem a devida contextualização; da mesma forma, verifica-se que os professores, em suas salas de aula, exercem a autonomia no momento do currículo em ação, tendo em vista o processo de aprendizagem de seus alunos. Assim, conclui-se que o exercício da autonomia na (re)construção do currículo no cotidiano escolar constitui-se em um jogo de força e de poder entre as esferas legais, administrativas e pedagógicas, no qual os professores projetam suas possibilidades de autonomia profissional e modelam o projeto originário por meio do planejamento e da execução das atividades.Item Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular no Brasil contemporâneo: uma análise documental à luz da teoria crítica de Adorno(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-11) Dias, Luciano Teixeira; Faria, Marcos Roberto De; Silveira, Carlos Roberto Da; Nery, Vanessa Cristina GirottoNos últimos anos, um expressivo fenômeno político de extrema-direita emerge na sociedade brasileira, em particular, na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos, particularmente, que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e particularmente educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realizamos uma análise do documento que estabelece as aprendizagens essenciais dos estudantes no decurso do Ensino Básico em todo o país: a BNCC. Averiguamos justamente se o conjunto oficial de diretrizes para as práticas escolares exercidas pelo corpo docente, perante crianças e adolescentes, fundamenta-se em uma perspectiva considerada emancipatória, nos contornos do quadro conceitual oferecido pela teoria crítica de Theodor Adorno, em razão de sua preocupação com o tema da emancipação no âmbito educacional. Em conclusão, destacamos que as emergentes forças sociais do neoliberalismo e do fascismo à brasileira balizaram a produção – e não uma determinação – das diretrizes pedagógicas que atualmente prescrevem o que deve ser ensinado à juventude no ofício da docência nas escolas públicas e privadas do país.Item Acesso aberto (Open Access) A constituição da subjetividade de estudantes em práticas de promoção de saúde no contexto da educação superior(Universidade Federal de Alfenas, 2020-05-25) Araújo, Crislaine Luisa; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Bressan, Vânia ReginaCom base nos postulados da Psicologia Histórico Cultural, mais precisamente, os estudos de Gonzalez Rey, este estudo, parte da premissa de que a Educação Superior, não contempla efetivamente o desenvolvimento afetivo e relacional dos acadêmicos, ao desconsiderar que os contextos universitários, são atravessados por demandas não só objetivas, mas fundamentalmente subjetivas para a constituição do desenvolvimento humano na vida adulta. Para tanto, a pesquisa lança como objetivo analisar os elementos que compõem a subjetividade social e subjetividade individual de estudantes em práticas de promoção de saúde no contexto da Educação Superior. O estudo se baseia no desenvolvimento de uma pesquisaintervenção, desenvolvida a partir dos postulados da Epistemologia Qualitativa e desenvolvida no interior de uma Universidade Federal Sul Mineira. Para tanto, foram convidados para participação da pesquisa, doze discentes de graduação dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras, Biomedicina, Medicina, Odontologia, Bacharelado em História, Licenciatura em Ciências Biológicas, cursando entre o 1º e 8º períodos. A realização da pesquisa se deu por meio de grupos de discussão, onde foram realizados sete encontros semanais de discussões, ao longo do segundo semestre de 2018, com o objetivo de desvelamento das condições e constituições da vivência universitária. O recurso metodológico utilizado para a realização das intervenções foi o uso de diferentes materialidades mediadoras, dentre as quais se destacam, os poemas, fotos, figuras e pinturas que foram observadas, analisadas e debatidas de forma grupal e coletiva entre os acadêmicos. As intervenções objetivaram problematizar elementos de vivências acadêmicas que permeiam o desenvolvimento humano na vida adulta. Por meio da constituição de núcleos de significação foi possível a constituição de dois núcleos: 1) DO SOCIAL AO INDIVIDUAL: desafios da constituição da formação acadêmica, com os indicadores de mérito acadêmico científico baseado na ótica conteudista, competitividade e vinculação à vivência acadêmica, e novas demandas curriculares e formatos didáticos e metodológicos; 2) DO INDIVIDUAL AO SOCIAL: percalços vividos no processo de desenvolvimento humano, com indicadores como o sentimento de culpa, fracasso e busca por resistência; individualidade e sentimento de solidão; e interesses pessoais e projeto de vida. A presente pesquisa indica um campo importante de atuação da Psicologia Escolar no contexto da Educação Superior, na busca de construir esforços e estratégias adequadas para promoção de saúde e desenvolvimento discente. No entanto, evidenciamos que se faz necessária, a problematização de elementos institucionais, curriculares, e, sobretudo relacionais vivenciados pelos discentes e docentes para a realização de uma análise das questões que permeiam a Educação Superior, de forma a construir propostas de ações, por meio de novos formatos didáticos e metodológicos, atendendo a demanda um novo planejamento curricular, que considere as relações dentro da Universidade e as vivências acadêmicas enquanto promotoras de desenvolvimento humano na idade adulta.Item Acesso aberto (Open Access) A construção do habitus profissional e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2021-09-10) Freitas, Leonardo Lopes De.; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Emília Freitas De; Soares, Olavo PereiraEssa dissertação teve como referência o conceito de habitus desenvolvido por Pierre Bourdieu para analisar o trabalho docente relacionado ao ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do Sul de Minas Gerais. A atuação das docentes ganhou característica particular pelo fato de atuarem com especificidade no ensino de História mesmo possuindo uma formação inicial generalista em Pedagogia. Tal situação levou nossa pesquisa a identificar os condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento profissional docente, considerando que a condição de iniciação à docência surgiu como dado que engendrou novos aspectos à pesquisa. Dessa forma, o uso de entrevistas e dos planos de aula serviu como referência para a construção dos dados que permitiram compreender a constituição do saber e da prática docente acerca do ensino de História nos anos inicias. A formação do conhecimento e da prática docente foi compreendida através da relação com o capital cultural angariado, da valorização da troca de experiência com os pares, das vivências do período de pré formação e do diálogo com a produção midiática. Além disso, confirmou-se um olhar presente no levantamento bibliográfico de crítica à formação inicial considerada superficial no que tange ao ensino de História. Sendo assim, como resultado final surge indícios da presença de um habitus múltiplo que permeia o desenvolvimento profissional docente.Item Acesso aberto (Open Access) A cultura linguística popular e as práticas de letramento na escola: valorização ou silenciamento?(Universidade Federal de Alfenas, 2022-06-01) Correia, Breno Oliveira; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Magalhães, Marly Augusta Lopes De; Ferrarezi Junior, CelsoEsta pesquisa objetivou observar se no contexto escolar desenvolvem- se práticas de letramento que valorizam a cultura linguística popular, termo que se refere às variantes linguísticas locais, à literatura linguística oral, às tradições linguísticas orais e às expressões idiomáticas da língua materna, conceitos que se coadunam com as concepções de letramento preconizadas por pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento, como Barton (2004); Street (2003); Terzi (2003) e Tôrres (2009). Para esses estudiosos, o letramento é um fenômeno variável e socialmente dependente, pois consideram que as práticas de letramento são contextualizadas e permeadas pelas ideologias, crenças e valores dos falantes, além de refletirem as relações de poder que permeiam as esferas sociais. Nessa perspectiva, leitura e escrita só fazem sentido se estudadas dentro do contexto das práticas sociais, históricas, políticas e econômicas das quais fazem parte (STREET, 2003; GEE, 1998). Para se alcançar o objetivo da pesquisa, buscou-se conhecer e descrever, pelas práticas de letramento do professor, se essas expõem os alunos a temáticas sobre cultura linguística popular nas aulas de língua materna, de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola estadual mineira. Para o desenvolvimento do trabalho, lançou-se mão de uma pesquisa de natureza qualitativa, de perfil etnográfico, em que se utilizou o método da observação participante das aulas do professor, a fim de descrever seus modos particulares de abordar a escrita e a leitura, ao desenvolver práticas de letramento com seus alunos. Considerando que nossas práticas de leitura e escrita são, sobremaneira, influenciadas por nossas concepções de leitura e escrita constituídas no passado (BARTON, 2004), propôs-se uma entrevista semiestruturada para o professor, com a intenção de se conhecerem suas concepções sobre esse objeto. Alguns resultados nos revelaram que muitas das concepções de letramento do professor alinham-se ao modelo ideológico de letramento, como proposto por Street (1984, 2003, 2006, 2014), ao mesmo tempo em que outras se adequam às concepções propostas pelo modelo autônomo ou escolarizado, muito preconizado nas escolas brasileiras de educação básica.Item Acesso aberto (Open Access) A ditadura militar brasileira representada nos livros didáticos de história (1985-2014)(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-17) Neves, Rafael Martins; Filgueiras, Juliana Miranda; Munakata, Kazumi; Hernandes, Paulo RomuladoO presente trabalho tem como objetivo analisar as representações da ditadura militar brasileira nos livros didáticos de História, destinados ao Ensino Fundamental II, que circularam nas edições do Programa Nacional do Livro Didático entre 1985 e 2014. A partir dos referenciais teóricos de Alain Choppin, Roger Chartier, Ivor Goodson e André Chervel, buscamos compreender como os manuais construíram diferentes representações sobre o período, levando em consideração aspectos de seu processo de produção e distribuição. Nesse sentido, foram selecionados livros de diferentes fases do programa, de modo a constituir uma visão histórica das representações acerca do período. Nos primeiros anos, até a implementação da avaliação pedagógica pelo MEC, foram veiculadas obras com visões conflitantes acerca do regime militar. Algumas delas, que haviam sido editadas durante o final do regime, apontavam o golpe como reação a um contexto de potencial subversão da ordem, legitimavam a repressão e adotavam um tom laudatório quanto à política econômica dos militares, enfatizando seu impacto no crescimento. Outras, feitas por diferentes autores em um contexto de renovação da disciplina de História, representavam de forma bastante crítica a ditadura, sobretudo em questões políticas e econômicas. Compreendiam o golpe como uma articulação de setores das classes dominantes e dos Estados Unidos visando assegurar seus privilégios, denunciavam a brutalidade repressiva e questionavam o modelo econômico, marcado pela retirada de direitos dos trabalhadores e pela concentração de renda. Após a implementação do processo de avaliação pedagógica, os livros que de alguma forma legitimavam o autoritarismo saem do mercado. Além disso, ganham espaço nos manuais temáticas ligadas à cultura e ao cotidiano do período.Item Acesso aberto (Open Access) A educação na perspectiva da filosofia cética de Michel de Montaigne(Universidade Federal de Alfenas, 2016-12-02) Messias, Elvis Rezende; Faria, Marcos Roberto De; Theobaldo, Maria Cristina; Mariano, André Luiz SenaIdentificar as características fundamentais da Educação em Michel de Montaigne (França, 1533-1592), levantando e relacionando influências e contribuições marcantes do ceticismo em sua filosofia e reflexão pedagógica e educacional é a preocupação primeira do presente texto. Para tanto, o itinerário percorrido procura compreender, inicialmente, as condicionantes históricas às quais o pensamento montaigneano estava inserido, pensando separadamente as transformações paradigmáticas fundamentais ocorridas em diversas ambiências entre o final do Medievo e o Renascimento. O destaque se dá a dois pontos cruciais: às transformações filosófico-pedagógicas e às principais características do ceticismo antigo que são retomadas no cenário de crise renascentista, procurando criar espaço para refletirmos o quanto o contexto e o cenário pré-moderno de instabilidades e incertezas são cruciais para compreendermos o lugar e o papel da retomada da corrente cética, especialmente do ceticismo pirrônico, e suas influências no pensamento do filósofo francês. Em seguida, nos enveredamos pela aventura de ensaiar a exploração das ideias centrais de Montaigne sobre a Educação, inserindo-as sob o lume de suas condicionantes históricas e as prerrogativas ensaísticas do seu pensamento, levantando reflexões acerca de alguns sinais e presenças do ceticismo em seus ensaios educacionais. Por fim, em um terceiro momento, nos atentamos ao trato mais específico da relação entre ceticismo e educação em Montaigne, pensando o lugar da equipolência e da suspensão do juízo, elementos fundamentais do ceticismo pirrônico, na nova maneira pedagógica instaurada pelo autor dos Ensaios, fundamentando o cerne da crítica montaigneana ao papel antipedagógico do dogmatismo e revalidando o papel educacional da dúvida no constante processo de formação de sujeitos independentes/autônomos.Item Acesso aberto (Open Access) A expansão da pós-graduação na universidade federal de alfenas – UNIFAL-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-01) Pereira, Thiago Bueno; Mariano, André Luiz Sena; Catani, Afrânio Mendes; Groppo, Luis AntonioA Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, fundada em 1914, foi estruturada tendo como missão a formação de profissionais da área de saúde. Durante os diversos momentos de sua história, foi sendo constituída uma determinada cultura institucional calcada no ensino de cunho profissional, o que determinou a dinâmica interna da instituição e, consequentemente, suas práticas. A dinâmica interna estabelecida pela instituição respondia a posição que esta ocupava no campo universitário brasileiro, que, para além das diversas transformações que passou ao longo do século XX, principalmente com os processos de institucionalização da pesquisa e da pós-graduação no país, estabelecia uma hierarquia entre as instituições produtoras de conhecimento e as instituições reprodutoras de conhecimento. Eram as universidades de pesquisa versus as universidades de ensino. Porém, esse status quo que caracterizou o espaço universitário por tantos anos inicia um processo de reconfiguração, que teve grande impulso com a reforma de Estado na década de 1990 e com a implementação de determinadas políticas de pós-graduação, com destacado papel da Capes. Assim, abre-se a possibilidade de novas práticas universitárias serem engendradas e institucionalizadas na UNIFAL-MG, como as atividades de pesquisa e pós-graduação. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi analisar o processo de implementação e expansão da pós-graduação e seus impactos em uma Instituição do interior do estado de Minas Gerais com um forte histórico na prática do ensino de graduação. Para tanto, utilizamos como principal instrumento metodológico a análise documental e análise de dados estatísticos da Instituição. Os dados nos apontam que novas práticas efetivamente foram institucionalizadas, como a pesquisa e a pós-graduação. Uma nova dinâmica passa a caracterizar as relações de força na instituição. A UNIFAL-MG, esse microcosmo com suas próprias leis e regras, transforma-se em palco privilegiado dos embates pela hegemonia nesse espaço. Como arcabouço teórico, temos a formulação do conceito de campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu. Como afirma Catani (2013, p.60), não há como pensar esses conceitos de forma separada, uma vez que um é o complemento do outro. O campo um espaço social relativamente autônomo, parte integrante de um campo maior, o que chamamos campo do poder. O habitus como estruturas estruturadas e estruturantes, ou seja, como que os agentes inseridos nesse espaço apropriam de determinadas maneiras e formas de pensar, sendo estas uma mescla de sua formação acadêmica, história de vida e da identidade institucional a qual estão imersos. E o capital, como forma de entender os sentidos que os agentes do campo atribuem a determinadas questões quando de sua tomada de posição nesse universo.Item Acesso aberto (Open Access) A formação continuada de professores na perspectiva do desenvolvimento humano: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-13) Brazier, Fábio; Soares, Olavo Pereira; Fernandes, Maria José Silva; Felício, Helena Maria Dos SantosA presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação continuada de professores e suas implicações para o desenvolvimento humano de professores. Faz uma análise dos principais pressupostos teórico-metodológicos acerca da temática e se referencia na teoria histórico-cultural para a análise dos dados, bem como para a proposição de novos paradigmas para a análise dos processos de formação continuada de professores. Valoriza a análise dos processos que são desenvolvidos em ambiente escolar, com docentes vinculados ao ensino fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais. Busca-se compreender a apreensão dos sentidos e a atribuição de significados produzidos pelos professores acerca da formação continuada realizada na escola em suas implicações para o desenvolvimento humano do profissional docente. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, de tipo exploratório e, como procedimento técnico o estudo de caso, cujos instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Alguns dados foram coletados em reuniões pedagógicas de formação continuada previstas na carga horária dos professores, nas quais foi possível analisar as mediações pedagógicas no processo formativo de professores propostas nas reuniões e suas implicações no cotidiano escolar através da ação docente. Foi observado como o processo formativo continuado se estabelece e relaciona com a vivência cotidiana dos professores, bem como quais as concepções e expectativas dos professores em relação a sua formação. Os sujeitos entrevistados foram professoras que atuam no ensino fundamental que ingressaram no magistério em períodos distintos. Os dados coletados foram analisados através dos núcleos de significação e analisados à luz do referencial teórico da perspectiva histórico-cultural. A análise empreendida retratou as apropriações e subjetivações, por meio dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos participantes da formação continuada e permitiu observar que as professoras percebem o espaço de formação continuada, como espaço de atualização, troca de saberes e participação coletiva. Além de destacar que esse espaço possibilita um olhar mais específico às questões da escola. No entanto, ressaltam que a proposta formativa da escola deve levar em consideração seus anseios e necessidades. Esperase que a realização desta pesquisa possa contribuir com as demais pesquisas na área de formação de professores, promovendo análises e reflexões acerca da formação continuada no próprio espaço escolar, qualificando as reuniões pedagógicas como propulsoras de desenvolvimento humano.Item Acesso aberto (Open Access) A formação inicial de pedagogos em uma turma na modalidade a distância: um olhar a partir das disciplinas fundamentos e metodologia de matemática I E II(Universidade Federal de Alfenas, 2019-12-16) Silva, Sandra Maria Da; Silva, Guilherme Henrique Gomes Da; Ribeiro, Rogério Marques; Mariano, André Luiz SenaO tema deste estudo se relaciona com a formação inicial de pedagogos na modalidade a distância, na perspectiva da educação matemática, de um curso de Pedagogia nessa modalidade. Utilizando a metodologia do estudo de caso com uma abordagem qualitativa, seu objetivo foi compreender a forma como ocorreu o processo de formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das disciplinas Fundamentos e Metodologia de Matemática I e Fundamentos e Metodologia de Matemática II de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. O campo de pesquisa foi o curso de Pedagogia nessa modalidade da Universidade Federal de Alfenas. Para a produção dos dados, foram utilizados documentos oficiais do referido curso, as ementas das duas disciplinas relativas à matemática, coleta documental, questionário online e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados produzidos, utilizamos técnicas da análise de conteúdo. Os dados foram transcritos, agrupados por categorias de análise, descritos e discorridos à luz da teoria referenciada, documental e dos marcos legais da educação a distância. Os resultados deste estudo apontam que a formação matemática de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do curso analisado conta com uma carga horaria reduzida e que os conceitos fundamentais da matemática giram em torno dos aspectos metodológicos. Assim, constatamos, com base no estudo de Shulman (1986), que os conhecimentos necessários para o ensino de matemática são provenientes da fase de escolarização básica, e que estes futuros professores carregam um sentimento de despreparo frente ao ensino da disciplina de matemática. Além disso, a análise revela indícios de que futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental podem trazer marcas, traumas e crenças negativas em relação à disciplina de matemática, uma vez que algumas futuras pedagogas não se consideram aptas para atuar na docência desta disciplina. Ademais, os resultados trazem evidências da necessidade e importância da utilização de um amplo repertório de ferramentas da plataforma online onde se realiza o curso, para que propiciem mais interação entre estudantes, tutores e professor da disciplina, uma vez que os participantes da pesquisa apontaram um sentimento de solidão e uma necessidade de uma presença mais acentuada do professor durante as atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem.Item Acesso aberto (Open Access) A implementação do Ensino Médio de tempo integral : estudo de caso(Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-09) Ribeiro, Marcos Bento; Hernandes, Paulo Romualdo; Sá, Thiago Antônio De Oliveira; Santana, ZionelO debate sobre a educação em tempo integral nas escolas públicas brasileiras tem sido intenso, levantando questionamentos sobre seus impactos. Este estudo analisa a implementação desse modelo na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, em Alfenas, Minas Gerais, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Buscou-se entender os desafios enfrentados, bem como examiná-los dentro do contexto das políticas educacionais vigentes. A escola se torna um caso exemplar para explorar as complexidades dessa integração, sendo que sua participação é compulsória. Foi feito um estudo do período de 2017 a 2022, destacando não apenas a aceitação, mas também a eficácia pedagógica e os resultados acadêmicos. Além disso, realizou-se uma análise textual da legislação que orienta a implementação do ensino integral, utilizando a pedagogia histórico-crítica como base teórica. Nosso objetivo é contribuir para uma compreensão mais profunda da interação entre a legislação educacional, sua aplicação prática e os princípios dessa abordagem pedagógica. A pesquisa revelou importantes insights sobre a dinâmica escolar.Item Acesso aberto (Open Access) A importância da dialogicidade para a efetiva participação da comunidade local e da comunidade escolar(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-21) Salles, Thays Alexandre; Girotto, Vanessa Cristina; Conti, Celso Luiz Aparecido; Groppo, Luis AntonioSabemos que a escola, em muitos momentos, pode apresentar uma gestão estruturada de forma hierárquica e autoritária. Dessa forma, esta dissertação visa contribuir apresentando elementos que possam ajudar a pensar a construção de uma concepção problematizadora e libertadora, no sentido freireano e, consequentemente, uma gestão mais democrática e participativa, de forma a construir mecanismos coletivos de participação, em prol da tomada coletiva de decisões, de maneira mais dialogada. Para isso, nos baseamos em uma concepção dialógica de Aprendizagem, que tem como premissa as Comunidades de Aprendizagem como modelo de gestão dialógica. Sendo assim, realizamos esta dissertação com o objetivo de analisar a participação das comunidades escolar e local, de uma escola do município de Alfenas, a fim de verificar se ela ocorre de forma dialógica e, para isso, buscamos compreender a participação das Comunidades Local e Escolar, levando em consideração alguns aspectos: escolha democrática dos dirigentes e gestão da diretora; os espaços coletivos para a participação – Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe, Associação de pais e mestres -; o envolvimento da Comunidade Local e da Comunidade Escolar e elaboração/consolidação de documentos escolares – Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar. A coleta de dados ocorreu por meio da vertente Metodológica Comunicativa de Investigação. Realizamos entrevistas comunicativas, relatos comunicativos de vida, grupos de discussão comunicativos e observações comunicativas com todos os segmentos representativos da escola, incluindo as famílias, as crianças, os docentes e demais funcionários. As análises também foram orientadas nesta vertente metodológica e tiveram como foco os elementos transformadores, referentes às maneiras de superar as barreiras para que ocorra uma gestão dialógica, no sentido freireano e os elementos exclusores, ou seja, aqueles que impediram a realização de uma gestão dialógica. Os resultados indicam, de maneira geral, que em todos os aspectos analisados essa forma de diálogo não é característica efetiva na participação das comunidades local e escolar, pois há pouca participação da Comunidade Escolar e não há participação da Comunidade Local e famílias na tomada de decisões da escola. Quanto aos espaços coletivos para participação e os documentos escolares, a maioria dos segmentos representativos não tinha a real compreensão sobre suas funções, sendo que a composição e a forma de escolha não foram realizadas de maneira democrática, mas, com o decorrer da pesquisa, alguns elementos exclusores foram transformados. Por outro lado, encontramos alguns elementos que contribuíram para a participação da comunidade local e escolar na gestão da escolar, como, por exemplo, o fato de que, apesar de a diretora da escola ter sido nomeada pelo governo municipal, ela apresentou elementos favoráveis para a construção da participação democrática, aproximando-se, assim, daquilo que entendemos como gestão dialógica.Item Acesso aberto (Open Access) A inclusão de estudantes com especificidades no ensino superior: sujeitos e significações(Universidade Federal de Alfenas, 2019-09-23) Govêa, Carla Pacheco; Gomes, Claudia; Bazon, Fernanda Vilhena Mafra; Mariano, André Luiz SenaPautada nos princípios de direitos humanos, a perspectiva da educação inclusiva configura um cenário que privilegia a diversidade humana e a igualdade de direitos. Nessa perspectiva, este estudo traz como tema central o processo formativo de estudantes com especificidades, dentre os quais a pesquisa destaca acadêmicos com deficiência e acadêmicos com grave sofrimento psíquico no ensino superior. Este nível de ensino tem sido gradativamente convocado a reinventar-se para a oferta de uma formação científica, cultural e profissional, com base nos pressupostos inclusivos. Para tanto, pautando-se no aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural fundado na obra de Vigotski, o estudo lança como objetivo geral analisar as significações da inclusão no ensino superior na perspectiva dos estudantes com deficiência e com sofrimento psíquico. Com base na abordagem metodológica da Epistemologia Qualitativa, a pesquisa realizou-se no âmbito do IFSULDEMINAS e contou com a participação de seis estudantes com deficiência e dois estudantes com sofrimento psíquico. Os recursos utilizados na construção das informações foram questionário e entrevista semiestruturada, realizada a partir da apresentação de materialidades mediadoras (fotos), por meio de encontros individuais. As informações produzidas foram analisadas a partir do levantamento de pré-indicadores e indicadores que constituíram três núcleos de significação, a saber: Do legal ao real, que traz significações sobre as condições referentes ao processo inclusivo; Vivências (ex)inclusivas, que problematizando processos excludentes desvela relações estabelecidas que favorecem processos compensatórios; e Do sentido da formação à formação de sentido, que sinaliza o impacto da formação no desenvolvimento da autonomia. Assim, as análises das significações permitem evidenciar as considerações finais de que os processos de desenvolvimento da autonomia relacionados à vivência acadêmica se mostram mais expressivos nos estudantes os quais suas especificidades demandam menor alteração das estruturas pedagógicas, arquitetônicas e atitudinais preestabelecidas no contexto acadêmico. Nesse sentido, é possível pensar que os processos compensatórios passíveis de mobilização se dão em contexto ainda fortemente marcado para um modelo idealizado de estudante, capaz de responder ao padrão de desempenho acadêmico esperado. Assim, frente à orientação educacional pela objetividade, que negligencia processos subjetivos, as significações de êxito nos processos acadêmicos referem-se à apropriação de conhecimento vinculada aos aspectos afetivo-volitivos, apontando rompimento com demanda social e acadêmica de performatividade. O estudo evidencia que a vivência acadêmica é configurada (por alguns participantes) como instância mediadora na ressignificação sobre si mesmos e sobre o contexto social do qual participam, porém deflagra a necessidade de concepções e práticas serem repensadas no âmbito do ensino superior, sob pena de promover desenvolvimento apenas aos que conseguem construir estratégias de adaptação aos processos formativos padronizados.Item Acesso aberto (Open Access) A inclusão dos sujeitos com deficiência: significados e sentidos da trajetória escolar na passagem do Ensino Médio à Universidade(Universidade Federal de Alfenas, 2020-04-30) Araujo, Juliana Oliveira Pessoa; Gomes, Claudia; Barbelli, Izabel Cristina; Mariano, André Luiz SenaOs avanços nos estudos sobre o tema inclusão evidenciam o quanto o assunto precisa ser discutido, pois, ainda, faltam ações que garantam os direitos dos sujeitos com deficiência nos diferentes contextos escolares, da educação básica ao ensino superior. Nesse sentido, uma das premissas que direciona este estudo é que, para compreendermos o processo de inclusão escolar ao longo da trajetória dos sujeitos com deficiência, é central ao debate situarmos esses sujeitos como protagonistas. Para tanto, este estudo lançou como objetivo analisar os significados atribuídos e os sentidos configurados por estudantes com deficiência no processo de escolarização do Ensino Médio à Educação Superior. Com base nos postulados da Epistemologia Qualitativa de González Rey, foram participantes da pesquisa dez sujeitos com deficiências, estudantes do ensino médio e ensino superior, com deficiências diferenciadas, como surdez, autismo e deficiência física, que foram entrevistados, por meio de roteiro semiestruturado e direcionada pela utilização de fotos como materialidade mediadora. O acesso às informações possibilitou a organização dos indicadores com o intuito de compreender a temática da pesquisa que expressam os significados e sentidos dos estudantes acerca da trajetória durante o período de escolarização, por meio de informações quanto a experiências, trajetórias, direitos educacionais, acessibilidade, permanência, trajetórias, entre outros. Como considerações finais pode-se evidenciar que os significados atribuídos ao percurso acadêmico demarcam o quanto os alunos vivenciam dificuldades, no que diz respeito às acessibilidades e adaptações estruturais e pedagógicas, como os desafios presentes para a efetiva inclusão. Assim como deflagram sentidos de decepção, insegurança e inferioridade, geradores de fragilidade perante um meio social que caracteriza o percurso formativo como um processo individual e solitário de enfrentamento. Como considerações finais, evidenciamos a necessária revisão das barreiras e dimensões estruturais, político-pedagógicos e ético-relacionais que amparam os postulados da inclusão escolar, para a configuração de novos e outros sentidos pessoais, acadêmicos e sociais, de jovens e adultos com deficiências.Los avances en los estudios sobre el tema de la inclusión muestran cuánto se debe debatir sobre el tema, ya que aún faltan acciones que garanticen los derechos de los sujetos con discapacidad en diferentes contextos escolares, desde la educación básica hasta la educación superior. En este sentido, una de las premisas que dirige este estudio es que, para comprender el proceso de inclusión escolar a lo largo de la trayectoria de los sujetos con discapacidad, es central en el debate ubicar a estos sujetos como protagonistas. Con este fin, este estudio tuvo como objetivo analizar los significados atribuidos y los significados configurados por los estudiantes con discapacidades en el proceso de escolarización desde la escuela secundaria hasta la educación superior. Con base en los postulados de Epistemología Cualitativa de González Rey, se entrevistó a diez sujetos con discapacidades, estudiantes de secundaria y educación superior, con diferentes discapacidades, como sordera, autismo y discapacidades físicas, a través de un guión semiestructurado y guiado por el uso de fotos como materialidad mediadora. El acceso a la información permitió organizar los indicadores para comprender el tema de investigación que expresa los significados y los sentidos de los estudiantes sobre la trayectoria durante el período escolar, a través de información sobre experiencias, trayectorias, derechos educativos, accesibilidad, permanencia, trayectorias, entre otros. Como consideraciones finales, se puede evidenciar que los significados atribuidos a la trayectoria académica marcan el grado en que los estudiantes experimentan dificultades con respecto a la accesibilidad y las adaptaciones estructurales y pedagógicas, como los desafíos actuales para una inclusión efectiva. Además de desencadenar sentimientos de desilusión, inseguridad e inferioridad, generan fragilidad frente a un entorno social que caracteriza el camino de capacitación como un proceso individual y solitario de confrontación. Como consideraciones finales, destacamos la revisión necesaria de las barreras y dimensiones estructurales, político-pedagógicas y ético-relacionales que apoyan los postulados de inclusión escolar, para la configuración de nuevos y otros significados personales, académicos y sociales, de jóvenes y adultos con discapacidadesItem Acesso aberto (Open Access) A Lei 5.692/71: o processo inicial de implantação da reforma em Minas Gerais (1971-1973)(Universidade Federal de Alfenas, 2020-09-10) Vieira, Juliana Silva; Filgueiras, Juliana Miranda; Toledo, Maria Rita De Almeida; Silva, Romeu Adriano DaO presente trabalho teve como objetivo investigar o processo de implantação e implementação da Reforma Educacional promovida pela lei n° 5.692/71 no estado de Minas Gerais, por meio dos primeiros documentos produzidos por órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Para analisar as fontes, utilizou-se como referencial o conceito de representação de Chartier (1990). Em 11 de agosto de 1971, o Congresso Nacional sancionou a lei n° 5.692 que criou o ensino de 1° e 2° graus, e alterou várias estruturas vigentes até então com a Lei de Diretrizes e Bases n° 4.024/61. A nova legislação ampliou o ensino obrigatório de quatro para oito anos e estabeleceu o fim dos exames de admissão, com isso expandindo consideravelmente o acesso à escola. A nova legislação também reformulou a estrutura curricular, reordenou as séries, unificou a escola de 1° grau e profissionalizou o ensino secundário. Muitas dessas mudanças para serem efetivadas precisavam de regulamentação suplementar dos estados. Essa regulamentação estava prevista no artigo 72º da lei n° 5.692/71, ao informava que a implantação da lei seria realizada progressivamente, segundo as peculiaridades, possibilidades e legislação de cada sistema de ensino, com observância do Plano Estadual de Implantação que deveria seguir-se de um planejamento prévio elaborado para fixar as linhas gerais da implantação. Em Minas Gerais, os primeiros documentos produzidos apresentavam as medidas para implantação do novo regime educacional, ao mesmo tempo que construíram uma série de representações sobre o novo sistema considerado mais dinâmico e adaptado a realidade dos jovens, enquanto o antigo sistema era mostrado como antiquado.Item Acesso aberto (Open Access) A Lei de Cotas na UNIFAL-MG : alcance no ingresso e implicações para a integração social e acadêmica de estudantes das Ciências Exatas(Universidade Federal de Alfenas, 2022-03-03) Lopes, Ronaldo André; Silva, Guilherme Henrique Gomes Da; Silva, Natalino Neves Da; Sousa, Maria Do Carmo DeEste trabalho busca ampliar as discussões relacionadas às ações afirmativas no Ensino Superior no âmbito da Educação Matemática. Seus objetivos foram compreender o alcance da Lei de Cotas no ingresso de estudantes na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) entre os anos de 2014 e 2019; e compreender o modo como ocorre a integração social e acadêmica de estudantes público-alvo da Lei de Cotas da área de Ciências Exatas nesta instituição. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira, utilizamos microdados fornecidos pela UNIFAL-MG relacionados a informações sobre estudantes de 28 cursos presenciais de graduação, ingressantes pelo SISU/ENEM entre 2014 e 2019. Foram analisados a taxa de ocupação das vagas com base na Lei de Cotas; o perfil racial dos ingressantes, com base na autodeclaração racial; e simulações sobre a porcentagem de estudantes que não teriam ingressado na UNIFAL-MG sem a Lei de Cotas. Na segunda etapa, utilizamos as respostas obtidas pela aplicação do instrumento Escala de Experiências Acadêmicas, Sociais e de Sobrevivência em cursos de Exatas (EASS-Exatas) em 17 desses cursos da UNIFAL-MG. Este instrumento possui 75 questões objetivas e foi aplicado on-line, com 534 estudantes, sendo 390 respondentes validados. Para análise dos dados coletados nesta etapa, utilizamos estatísticas descritivas, testes de significância de correlações, qui-quadrado e de correspondências. Posteriormente, também utilizamos a análise de componentes principais. Os resultados da primeira etapa do estudo destacam que, no período analisado e nas três áreas do conhecimento, houve subocupação das vagas nas categorias destinadas aos egressos da rede pública de ensino, autodeclarados pretos e pardos. Por outro lado, as categorias que não exigem autodeclaração racial apresentaram taxas de ocupação mais elevadas, tanto nas categorias de cotas quanto na categoria de ampla concorrência. Além disso, houve subocupação de vagas nas categorias destinadas a estudantes com deficiência. Embora em números relativos estes estudantes estejam ocupando poucas vagas, os resultados mostram uma tendência de aumento na ocupação das vagas nesta categoria. Os resultados também indicam que a Lei de Cotas influenciou positivamente a diversidade racial da universidade, uma vez que houve percentual de estudantes cotistas autodeclarados negros ligeiramente superior ao de autodeclarados brancos em todas as áreas do conhecimento. Além disso, em um cenário sem a Lei de Cotas, as simulações realizadas mostraram que estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos, nas mesmas condições socioeconômicas de estudantes cotistas brancos, teriam ingressado em menor número, mesmo quando realizamos agrupamentos nos dados considerando diferentes áreas de conhecimento. Os resultados da segunda etapa podem ser discutidos em quatros blocos: preparação, integração social, integração acadêmica e microagressões raciais. No primeiro, os resultados indicam que estudantes mais velhos se sentem menos preparados em relação à matemática do que seus pares; ainda, estudantes cotistas e não cotistas apresentam resultados similares em relação à sua preparação para cursar as disciplinas de matemática. No segundo bloco, os resultados indicam que estudantes mais velhos e estudantes do sexo masculino possuem scores totais mais elevados de integração social; além disso, estudantes autodeclarados brancos apresentaram scores totais mais elevados em relação a autodeclarados pretos e pardos. No terceiro, os resultados apontam que a participação em atividades extensionistas afeta positivamente a integração social dos estudantes. No último bloco, os resultados evidenciam que estudantes autodeclarados pretos apresentaram scores totais elevados relacionados a vivências com microagressões raciais no âmbito universitário. Estes estudantes, inclusive, estiveram mais engajados em atividades extraclasse, algo que a literatura aponta como importante para contrapor o racismo que vivenciam na universidade. Consideramos que os resultados deste estudo podem contribuir para o desenvolvimento de práticas e políticas públicas que possam favorecer o ingresso e a permanência de estudantes cotistas em cursos superiores da área de Exatas, principalmente aqueles autodeclarados pretos e pardos.