Mestrado em Educação

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  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a pesquisa em educação no Brasil: entre a semiformação e a barbárie
    (2025-05-09) Almeida, Elenice Meneguitti; Faria, Marcos Roberto de; Pereira Filho, Gérson; Oliveira, Paulo César de
    Na obra Educação e Emancipação (1995), Theodor W. Adorno defendeu que a Filosofia e a Educação depois de Auschwitz precisavam ser repensadas para que as novas gerações não repetissem a barbárie do passado. Salientou que, numa sociedade em que a racionalidade produtivista se faz presente, os valores dos processos formativos e educacionais estão atrelados à economia por meio da indústria cultural e, como consequência, promovem a semiformação (Halbbildung), que é o contrário da formação (Bildung). Em contraposição, defendeu a urgência da organização do pensar e do agir, pautados na emancipação do indivíduo, pela aceitação do diferente, pela educação dirigida à autorreflexão e, contrária à massificação dos indivíduos, para que a barbárie não vigore na sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva conhecer os principais conceitos e aportes da Teoria Crítica da Sociedade utilizados por pesquisadores brasileiros para debater os conceitos adornianos de “barbárie” e “semiformação”, no campo da Educação. Para tal, investigamos artigos, dissertações e teses publicadas no período de 2016 a 2023, com o propósito de identificar as contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a Pesquisa em Educação no Brasil. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise documental de caráter qualitativo e de natureza básica. Os dados coletados demonstraram que a Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os conceitos “semiformação” e “barbárie”, vem contribuindo significativamente para a Pesquisa em Educação no Brasil, e apontam para a urgência da conversão do projeto educativo da contemporaneidade para a promoção da emancipação, pois, assim, a educação enfrentará as condições objetivas da barbárie.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Trabalho docente, educação e neoliberalismo: o estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024
    (2025-03-21) Fortes, Flávia Elisa de Carvalho; Tabac, Sara Esther Dias Zarucki; Santos, Adriano Pereira; Honorato, Gabriela de Souza
    As transformações sociais e educacionais contemporâneas têm imposto novos desafios ao campo da educação, especialmente, no que se refere ao trabalho e à identidade docente. Tais mudanças, impulsionadas pelas dinâmicas do neoliberalismo e pelas reconfigurações do mundo do trabalho, colocam risco as condições de exercício da docência e a maneira como os profissionais constroem e ressignificam sua identidade. A dissertação “Trabalho docente, educação e neoliberalismo: O estado da arte do GT 09 da ANPEd – 2019/2024” resulta de pesquisa sobre o trabalho e a identidade docente e se propôs a refletir como esses dois conceitos se configuram diante das transformações sociais e educacionais contemporâneas. Quanto ao procedimento metodológico adotado para a coleta de dados e posterior análise crítica, foi utilizado o “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, compondo o estudo de caráter bibliográfico e documental, com o intuito de refletir sobre a identidade docente atrelada às novas formas de organização do trabalho nos últimos anos. A pesquisa foi embasada em análises dos Anais publicados através das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – período 2019/2024, dialogando com produções acadêmicas que retratam o processo de precarização do trabalho docente e os desafios no neoliberalismo. A partir das contribuições do estado do conhecimento e do diálogo com os Anais da ANPEd, é possível destacar necessidade de repensar políticas educacionais e estratégias institucionais que promovam condições mais dignas e valorização do trabalho docente. Assim, compreender as ressignificações da identidade profissional em meio à precarização do trabalho não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também aponta caminhos para uma prática mais crítica e a compreensão dos impactos neoliberais sobre a educação acerca do papel docente em uma sociedade em constante mudança.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Corre gira e risca o ponto: processos educativos em terreiro de Umbanda no diálogo com Exu e Pombagira
    (2024-12-09) Galvão, Viviane Assis; Mariano, André Luiz Sena; Mota Neto, João Colares da; Tabac, Sara Esther Dias Zarucki
    O que as entidades Exu e Pombagira de um terreiro de umbanda, localizado na zona rural de Alfenas (MG), tem a contribuir no processo identitário de seus cavalos e consulentes, é o tema dessa dissertação. A partir da incursão etnográfica nas práticas cotidianas de um terreiro de umbanda, o estudo buscou compreender e interpretar as significações e/ou ressignificações de Exu e Pombagira no processo identitário de vir a ser e/ou de se construir de seus cavalos e consulentes, à luz da pedagogia decolonial. Processo que pode ser compreendido com auxílio teórico em relação ao: terreiro como espaço educativo (Landes, 1938), (Caputo, 2005), (Mota Neto, 2008); umbanda (Birman, 1985); processo histórico da umbanda (Prandi, 1998), (Sá Júnior, 2012), (Negrão, 1993); Exu (Cumino, 2022), (Birman,1985), (Rufino, 2019) (Prandi, 2001), (Gilles Deleuze; Félix Guattari, 1997); Pombagira (Oyewùmí, 2021), (Cumino, 2019), (Prandi,1996), (Lagos, 2007). Portanto, a pesquisa se trata sobre a relação das entidades Exu e Pombagira com seus cavalos e consulentes no processo do indivíduo como movimento, ou seja, o ser vivo como variação contínua e múltipla, ou seja, que contrapõe a ideia de ser algo fixo, coerente e de identidade única. Portanto, o terreiro é um espaço potente que ocorre a aprendizagem por meio das vivências cotidianas e, principalmente no que se trata no enfretamento a cosmofobia
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Unidades Temáticas: investigando o processo de produção de materiais didáticos na formação de licenciandos em biologia
    (Universidade Federal de Alfenas, 2022-12-16) Souza, Marcos Vinícius De; Colagrande, Elaine Angelina; Silva, Fábio Augusto Rodrigues; Hornink, Gabriel Gerber
    Diferentes pesquisas na área da educação têm demonstrado que a participação de licenciandos na produção de materiais didáticos pode auxiliá-los na construção de uma nova visão ou uma visão mais abrangente sobre a docência. Levando em consideração esses estudos, a presente pesquisa objetivou-se em compreender o processo de autoria e produção de Unidades Temáticas (UT) na formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Os licenciandos, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), foram convidados a participar de um conjunto de aulas no formato de minicurso para entender o processo de produção de UT. O minicurso ocorreu no formato virtual, ao longo de cinco encontros, via plataforma Google Meet, no qual os licenciandos estudaram a temática e desenvolveram atividades. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário individual, a gravação das aulas do minicurso, mapas mentais (MM) produzidos pelos grupos de licenciandos participantes, a gravação de entrevista semi-estruturada e as UT produzidas. O tratamento dos dados ocorreu por meio de referências utilizadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam o envolvimento dos participantes no processo de construção do material e suas concepções na concretização das UT, bem como as consequências dessa produção em práticas mais reflexivas dos participantes. Os dados analisados sugerem que as UT foram entendidas como materiais complementares, que possibilitam a contextualização e favorecem novas abordagens para o ensino de conceitos, dentre outros apontamentos. Os resultados da pesquisa possibilitam um debate sobre o uso de temáticas na abordagem de conteúdos e estímulo de práticas reflexivas na formação de professores, não apenas do campo da biologia, mas também de outras áreas do conhecimento.
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    Educação inclusiva e decolonialidade : relações possíveis
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-05) Santos, Ivan Vilaça Dos; Mariano, André Luiz Sena; Severino, Antônio Joaquim; Faria, Marcos Roberto De
    Descolonizar a educação inclusiva é um convite crítico para revisar as ideias europeias dominantes sobre justiça social, equidade, direitos humanos e igualdade de oportunidades, moldadas pela razão colonial. Essa perspectiva desafia a hegemonia do pensamento colonial, buscando ressignificar estruturas educacionais que perpetuam desigualdades e exclusões. Ao reconhecer e valorizar as diversas vozes e experiências de todos os estudantes, especialmente dos historicamente marginalizados, essa abordagem propõe um modelo de justiça social que reflete a diversidade e complexidade das sociedades contemporâneas. Esta pesquisa investiga a relação entre Inclusão e Decolonialidade, analisando de que forma as discussões da inflexão decolonial colaboram para pensar a Educação Inclusiva. Especificamente, investiga como as categorias conceituais da inflexão decolonial, tais como colonialidade do ser, do saber e do poder, e pedagogia decolonial, podem ajudar a construir outro olhar para a discussão da educação inclusiva. Além disso, analisa as relações existentes entre as categorias da educação inclusiva e suas potencialidades para pensar a ideia de pensamento fronteiriço, ou seja, de que forma a decolonialidade ajuda a reconhecer as práticas de resistência e insurgência com foco na educação especial. A pesquisa realiza uma revisão bibliográfica integrativa, permitindo a inclusão de estudos teóricos e empíricos, bem como diversas abordagens metodológicas, para oferecer uma compreensão abrangente do tema. Essa abordagem é adequada para integrar conceitos de diferentes áreas, como educação, estudos sobre a deficiência, sociologia e filosofia.
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    Formação inicial de professores de Matemática rumo a uma perspectiva crítica : possibilidades por meio do trabalho pedagógico com cenários para investigação
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-01-28) Santiago, Maria Flávia Maciel; Silva, Guilherme Henrique Gomes Da; Milani, Raquel; Malheiros, Ana Paula Dos Santos
    A Educação Matemática Crítica (EMC) pode ser entendida como uma expressão de preocupações acerca da Educação Matemática, abrangendo, dentre outros aspectos, conceitos intrinsecamente ligados ao ensino, como cenários para investigação e diálogo. O trabalho com cenários para investigação tem sido um dos caminhos para o desenvolvimento de preocupações da EMC em sala de aula. Os cenários para investigação são ambientes de aprendizagem que possibilitam aos estudantes envolver-se em processos investigativos, estabelecer interações dialógicas e refletir sobre questões sociopolíticas nas aulas de matemática. Esta pesquisa buscou compreender de que modo futuros professores de Matemática se engajam no estudo, na elaboração e no desenvolvimento de cenários para investigação com estudantes do Ensino Médio. Para isso, adotou-se a abordagem qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com cinco estudantes do curso de licenciatura em matemática de uma universidade federal do sul de Minas Gerais, participantes do Programa Residência Pedagógica. Nesse contexto, utilizou-se a proposta formativa denominada Ciclos de Formação Docente para a Educação Matemática Crítica. Para a produção dos dados, empregou-se o método da observação participante, utilizando instrumentos como gravações em áudio das interações dos futuros professores durante o processo formativo e registros escritos acerca das observações das reuniões e das intervenções pedagógicas realizadas por eles. Para a organização e análise dos dados, utilizou-se uma proposta de construção temática. Os resultados da pesquisa evidenciam mudanças na postura dos futuros professores e no seu entendimento sobre cenários para investigação. A apropriação do referencial teórico, aliada às experiências em sala de aula, mostrou-se importante para o engajamento dos futuros professores, pois influenciou a maneira como elaboraram e desenvolveram suas práticas, permitindo-lhes confrontar o que as discussões teóricas com suas experiências. Além disso, observou-se um importante engajamento dos futuros professores na proposta formativa, uma vez que se identificaram com ela, demonstraram interesse e se comprometeram com as ações propostas no contexto formativo. Esse engajamento oportunizou colocar em ação novas ideias, crenças e práticas desenvolvidas por meio de um processo de reflexão aliado às vivências com cenários para investigação. Os resultados também destacam fatores que podem interferir na forma como os futuros professores se engajam na proposta formativa, tais como carga horária excessiva de seu curso de licenciatura e de suas atividades, a falta de recursos das escolas e as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio com os conteúdos matemáticos. Além disso, os resultados evidenciam elementos que favoreceram o engajamento de futuros professores com cenários para investigação, como a dinâmica do Programa Residência Pedagógica e a postura adotada pela professora formadora, que se alinhava às preocupações da EMC. Por fim, os resultados deste estudo apontam possibilidades para o aprimoramento da própria proposta formativa, destacando a importância de momentos dedicados à discussão dos conteúdos matemáticos e à vivência com cenários para investigação.
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    Cerceamento Curricular Nos Anos Iniciais: As Configurações Familiares, A Ascensão Dos Movimentos Ultraconservadores E As Possíveis Interferências Nos Livros Didáticos.
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-10-22) Silva, Gabrielle Camargo Teixeira Da; Vitiello, Márcio Abondanza; Felício, Helena Maria Dos Santos; Nascimento, Flávio Borges Do
    Em meio a um cenário político dividido por confrontos ideológicos extremos, as diretrizes educacionais passaram a ser alvo de disputas, levantando dúvidas sobre a disponibilização de determinados conteúdos e abordagens nos livros didáticos utilizados nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Neste estudo, buscou-se investigar a existência de eventuais censuras por parte de autores e editores em relação ao conteúdo de suas obras, além de analisar possíveis interferências do governo durante a gestão Bolsonaro (2019-2022) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Questionou-se a real influência de um governo sobre o Currículo e o PNLD no que diz respeito aos conteúdos, em especial a temas voltados às diferentes configurações familiares. Para isso, a pesquisa examinou os conteúdos de alguns livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Ciências, História e Geografia, relacionando possíveis cerceamentos a conteúdos e metodologias voltadas para a diversidade, tais como as famílias homoafetivas. A análise documental dos livros aprovados pelo PNLD dos anos de 2019 e 2023, com enfoque na contextualização, foi realizada através da coleta de dados que foram posteriormente analisados usando métodos quantitativos, por meio de gráficos. Com isto, pode-se aferir que, embora ainda exista o predomínio de família tradicionais heterossexuais, constatou-se a abordagem plural de família, incluindo às homossexuais, tanto em coleções aprovadas no PNLD de 2019, como no de 2023, este último avaliado durante o Governo Bolsonaro.
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    Educação ambiental e conhecimento pedagógico do Conteúdo: estudo das bases do conhecimento Profissional de professoras dos anos iniciais do ensino Fundamental
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-10-17) Santos, Ana Lúcia Dos; Colagrande, Elaine Angelina; Locatelli, Solange Wagner; Nery, Vanessa Cristina Girotto
    A necessidade de considerações críticas quanto à crise ambiental e aos fatores sociais, históricos, econômicos e políticos que a impulsionam, favorece maior inserção de questões relativas à Educação Ambiental (EA) em pesquisas acadêmicas. A educação têm sido um caminho na sensibilização humana voltada a uma cidadania ambiental. Levando-se em consideração todo o exposto, torna-se relevante um trabalho de pesquisa que discuta as bases do conhecimento profissional sobre temáticas ambientais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Nese contexto, o presente estudo apresentou como objetivo caracterizar as bases de conhecimento profissional sobre educação ambiental de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como referencial teórico o modelo de PCK de Pamella Grossmam e o campo da educação ambiental. A justificativa por tecer um estudo, no que tange ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação a temáticas ambientais, foi que, além dos estudos sobre o PCK e Educação Ambiental nos anos iniciais serem escassos, a caracterização de tal base pode favorecer reflexões sobre a atuação docente nesse nível de ensino. O desenho metodológico desta pesquisa foi planejado em três etapas, considerando os seguintes instrumentos de coleta: a construção do CoRe (Representação de Conteúdo), a produção de uma proposta pedagógica com temática ambiental e a etapa de entrevistas com as professoras participantes; e o tratamento dos dados foi feito por meio da metodologia de análise de conteúdo. A análise do PCK das professoras em suas práticas de Educação Ambiental (EA) revelou um entendimento que abrange os diversos componentes do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), com destaque para o conhecimento pedagógico e o conhecimento do contexto. O primeiro é fundamental para adaptar o ensino às necessidades dos alunos, criando um ambiente colaborativo. Já o segundo, permite que as professoras compreendam as realidades sociais, culturais e econômicas dos alunos, tornando o ensino mais significativo e conectado às vivências locais. As concepções de EA das professoras refletiram tendências conservacionistas e pragmáticas, enfatizando a necessidade de uma formação diversificada para atender aos variados contextos de EA. Porém, a falta de formação específica pode influenciar a profundidade das práticas pedagógicas. As professoras enfrentam desafios adicionais, incluindo a resistência cultural e a falta de apoio da comunidade escolar e das famílias. Embora as professoras relatem a prática interdisciplinar da EA, na realidade, ela é abordada principalmente nas aulas de Ciências, com raras exceções, como em Artes. Infere-se que, embora haja variações na profundidade do conhecimento pedagógico do conteúdo das professoras participantes, todas reconhecem a importância da Educação Ambiental. Este consenso enfatiza a necessidade de garantir uma formação contínua e abrangente de forma a promover uma prática pedagógica transformadora. Nesse sentido, a formação continuada é vital para promover uma educação ambiental crítica e engajada, visto que a formação ajuda a garantir que a EA não apenas informe, mas também sensibilize e envolva os estudantes nas questões socioambientais, promovendo práticas significativas e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental.
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    Educação e neoliberalismo: uma análise documental sobre a “Escola da Escolha” em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-11) Santos, Natalia Oliveira; Hernandes, Paulo Romualdo; Martins, Marcos Francisco; Santos, Adriano Pereira
    A presente dissertação busca analisar o modelo de ensino médio em tempo integral das escolas estaduais de Minas Gerais, a Escola da Escolha, que foi elaborado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para a Secretaria de Estado de Educação. Construído a partir da reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017) e da BNCC 2018 (Base Nacional Comum Curricular), o referido modelo de ensino denota e exemplifica alguns pontos das complexas relações entre capital e educação. Partindo do pressuposto de que a Escola da Escolha se fundamenta em premissas neoliberais para a educação, o foco da pesquisa é compreender o contexto histórico e social no qual ela está inserida, investigando como o projeto político pedagógico neoliberal está sendo proposto nos documentos oficiais para ser implementado no modelo de Ensino Médio em Tempo Integral do Estado de Minas Gerais; quais interesses e motivações determinaram a construção da Escola da Escolha; assim como de seus dois conceitos estruturantes, o projeto de vida e o protagonismo juvenil. Para fazer a análise sobre o teor das propostas dos documentos para o ensino médio em Minas Gerais, o presente estudo contará, com os pressupostos da concepção teórica da Pedagogia Histórico-Crítica que fundamenta a função social do ensino médio, podendo assim agregar ainda mais com o debate. Tendo esses pressupostos como ferramenta de análise, o estudo pretende verificar os impactos e influências da reforma na formação dos jovens e na construção do currículo escolar. A metodologia da pesquisa baseia-se em um estudo documental e pesquisa bibliográfica. Os principais documentos a serem analisados serão a Lei nº 13.415/2017, e a versão final de 2018 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Lei nº13.005/2014 que institui o PNE (Plano Nacional de Educação) 2014-2024, o Decreto Estadual nº 47.227/2017, que estabelece a implantação de ensino em tempo integral na rede estadual de ensino de MG, contando também com a análise dos Cadernos de Formação da Escola da Escolha (2019) e de algumas normativas, orientações e cartilhas de formação para profissionais da educação que atuam no modelo de ensino da Escola da Escolha. O referencial teórico se constitui a partir de autores da Pedagogia Histórico-Crítica e de pensadores que contextualizaram historicamente o surgimento e a definição do conceito de neoliberalismo.
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    Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Nível Ensino Médio, em Escola do Sul de Minas Gerais
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-09-24) Lourenço, Leidilaine Aparecida; Xavier, Cristiane Fernanda; Campos, Juliane Aparecida De Paula Perez; Nery, Vanessa Cristina Girotto
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a inclusão das pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no nível de ensino médio, em uma escola pública estadual, situada no sul do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, com coleta de dados por meio de observação do cotidiano escolar e entrevistas com os alunos com deficiência da EJA e seus familiares. Orientado pelo referencial teórico referente aos pressupostos da EJA, reflexões sobre a inclusão das pessoas com deficiência e pelo conceito de suporte, a hipótese levantada considerou que a experiência das pessoas com deficiência na EJA na escola pesquisada iria revelar mais uma faceta da exclusão na vida destes estudantes, pois o contexto escolar não iria promover a inclusão necessária para permanência e conclusão do ensino básico para esse público através da EJA. Como resultado, foi constatado que a escola promove a inclusão através do acolhimento ao alunado com deficiência e da interação entre professores (as) e alunos (as) com e sem deficiência, porém precisa adequar/eliminar algumas barreiras atitudinais, físicas e pedagógicas que não condizem com a proposta da educação inclusiva para garantir, na prática cotidiana, a efetividade da inclusão ao alunado com deficiência na EJA. Além disso, a pesquisa evidenciou que embora os discentes com deficiência na EJA participem de outras redes de sociabilidade fora da escola, a família se apresentou como principal suporte nas suas trajetórias de escolarização. Desde o incentivo ao retorno até a permanência nos estudos.
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    Avaliação da percepção ambiental de monitores de um projeto de educação ambiental em um empreendimento para turismo rural pedagógico
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-05) Guilherme, Daniel Henrique; Hornink, Gabriel Gerber; Colagrande, Elaine Angelina; Matheus, Carlos Eduardo
    A sociedade contemporânea, marcada pelo consumo desenfreado e pelo foco no lucro, enfrenta graves problemas socioambientais. Para se construir um futuro mais sustentável e justo, é necessário desenvolver uma consciência crítica que integre a dimensão ambiental com as demais esferas da vida social, reconhecendo a interdependência entre os fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam a questão ambiental. Para tanto,uma das possibilidades envolve o desenvolvimento de práticas de educação ambiental a partir do turismo rural pedagógico, caracterizada por utilizar um espaço não-formal de educação. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção ambiental dos monitores sobre a prática de educação ambiental no turismo rural pedagógico, um espaço não formal de aprendizagem. Neste projeto participaram os monitores de um empreendimento rural que desenvolvem um projeto de educação ambiental. Previamente às atividades, os monitores participam de uma capacitação conduzida pelo coordenador do projeto. A capacitação visou instruí-los sobre as normas e condutas necessárias para as excursões, apresentar o roteiro do projeto e discutir práticas de educação ambiental crítica. Para compreender a percepção ambiental dos monitores, realizaram-se a coleta de dados, antes da capacitação, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e, após a capacitação, um questionário final e observação participante em excursões de escolas. Analisaram-se os dados por análise de conteúdo a partir do olhar da educação ambiental crítica. Os instrumentos de avaliação pré-capacitação, como questionários e entrevistas semiestruturadas, revelaram que a percepção ambiental dos monitores se concentrava em práticas conservacionistas, com ênfase na transmissão de conteúdos e sensibilização ambiental. Após a capacitação e atividade didática com os alunos, a avaliação da observação participante e dos questionários permitiu verificar que alguns monitores mudaram a percepção em relação a práticas que podiam ser realizadas no projeto de educação ambiental, para uma possível prática voltada à educação ambiental crítica. A partir desta pesquisa, entende-se que o turismo rural pedagógico pode ser uma importante ferramenta para práticas de educação ambiental e que a capacitação dos monitores é importante para que eles possam desenvolver suas atividades de monitoria com influência nas práticas de educação ambiental crítica.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Uma caracterização emocional de licenciandos em física na sua primeira aula de preparação para a docência
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-20) Silva, Cesar Alves Da; Toti, Frederico Augusto; Colombo Júnior, Pedro Donizete; Hornink, Gabriel Gerber
    O objetivo deste estudo foi de avaliar as características emocionais de seis licenciandos do 5º período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) durante uma aula de preparação para a docência, sob a forma expositiva dialogada, conduzida pelos próprios alunos, com supervisão do professor responsável pela disciplina. Para isso, a pesquisa foi conduzida com a gravação de todos os eventos da aula e a captura de dados biométricos utilizando um oxímetro, a fim de identificar possíveis alterações na frequência cardíaca dos estudantes. O estudo envolveu a análise de seis casos, dos quais dois apresentaram resultados distintos, caracterizando diferentes conjuntos de reações emocionais. Foi adotada uma análise quali-quantitativa de natureza exploratória e de estudo de caso. O estudo permitiu uma interpretação mais detalhada das experiências didáticas e contribuiu para a compreensão das reações emocionais em sala de aula. A pesquisa revelou informações valiosas sobre o contexto emocional de licenciandos em Física durante sua primeira aula de preparação para a docência. Compreender as emoções é um processo abrangente, exigindo uma análise cuidadosa e consideração de diversos aspectos. A pesquisa destaca a importância de reconhecer as dimensões emocionais na formação de professores e oferece subsídios para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas e programas de apoio emocional. Investir na compreensão e no suporte emocional de licenciandos é fundamental para construir uma base sólida para o sucesso e bem-estar dos professores e alunos.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Na vanguarda do conservadorismo: o papel da educação na emergência bolsonarista.
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-05-16) Paula, Guilherme Oliveira De; Conceição, Marcelo Rodrigues; Severo, Ricardo Gonçalves; Groppo, Luís Antonio
    Esta pesquisa tem como problema geral o modo como o bolsonarismo surgia na arena pública em conexão a disputas sobre o domínio educacional. Tendo em vista um conjunto de terminologias e expressões que circulavam em ressonância ao universo educacional, como a malfadada ideologia de gênero, pretende-se compreender o papel da educação na direita bolsonarista no país, em conexão ao domínio moral da educação e às disputas simbólicas daí oriundas. Como objetivos específicos, buscouse mapear e interpretar as categorias nativas de Projetos de Lei do Escola Sem Partido (ESP), assim como investigar o domínio educacional em bibliografia específica deste universo e das Ciências Sociais. Para tanto, trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com o objetivo descritivo e compreensivo, em que se analisou os Projetos de Lei do ESP, em nível federal, entre os anos de 2014 e 2016, acompanhados de fontes secundárias relacionadas a esta temática. Com efeito, observou-se que disputas sobre o domínio educacional contribuíram para a própria configuração do bolsonarismo como uma comunidade moral, em um conjunto de oposições binárias que deslocavam eixos de entendimento progressistas e transmitiam uma mensagem de corrupção moral no país. Por meio de elementos do domínio educacional, como a construção de professores enquanto exploradores e dominantes, o discurso do ESP se aproxima do populismo autoritário, perspectiva que permite compreender o paradoxo de um movimento conservador e insurgente. Portanto, sobre a relação entre adultos e crianças e a transmissão de arbítrios culturais estruturantes na educação, o bolsonarismo surgia como grupo legítimo na política brasileira, para além de uma direita envergonhada.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Natureza e comunidades tradicionais nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: distopias do capital e a precarização da educação no Brasil
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-07) Fernandes, Pedro Otávio Carvalho; Soares, Olavo Pereira; Lombardi, José Claudinei; Hernandes, Paulo Romualdo
    A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar os livros didáticos do “Novo” Ensino Médio, compreendendo-os como uma expressão material do sucateamento da educação pública no Brasil. Por meio dos referenciais teóricos marxistas, principalmente vinculados à pedagogia histórico-crítica, à teoria da atividade e à ecologia marxista, direcionamo-nos à contrarreforma do Ensino Médio, contextualizando os livros didáticos enquanto mercadoria a serviço do capital e de seus representantes. Nossas considerações partem das contribuições iniciais de Marx e Engels a respeito do papel ontológico do trabalho para o processo de desenvolvimento dos seres humanos e sua importância para o processo educacional, bem como, sobre a forma como sua apropriação pelo modo capitalista de produção subverte suas funções formativas, submetendo os indivíduos à expropriação e à exploração. Nesse contexto, consideramos os livros didáticos do “Novo” Ensino Médio como fontes de pesquisa, isto é, como portadores de historicidade inseridos no modo de produção capitalista e determinados por ele. Nosso recorte temático foi direcionado às representações que eles reproduzem a respeito da “natureza” e das “comunidades tradicionais”, assim como sua interação na contemporaneidade. Evidenciamos como os livros didáticos apresentam essas temáticas e, em seguida, as criticamos e potencializamos suas considerações por meio das categorias de análise “ideologia”, “realismo capitalista”, “trabalho” e “metabolismo”. Por meio do referencial teórico destacamos a forma como a educação tem sido subvertida pelos intelectuais e empresas orgânicas vinculados à burguesia para funcionar de acordo com seus próprios interesses, mas também indicamos as possibilidades pedagógicas para a superação dos limites impostos pelo capital, mediante a prática docente consciente e planejada, isto é, por meio da historicidade dos agentes educacionais e da educação. Durante a investigação foi possível perceber o caráter reacionário dos livros didáticos, tanto em relação à natureza, como em relação às comunidades tradicionais e sua interação na contemporaneidade, identificando sua finalidade de legitimação do capitalismo. Indicamos nossa contribuição para o debate público em torno do “Novo” Ensino Médio e da necessidade de sua revogação imediata, destacando a forma como ele tem anulado o futuro de gerações de estudantes. Defendemos uma educação pública crítica de qualidade, laica e que desenvolva os estudantes em todas suas potencialidades.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Educação do Campo, movimentos sociais e diversidade : A disputa de concepção de educação no contexto de hegemonia neoliberal
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-06) Costa, Henrique Geovanine Macêdo; Soares, Olavo Pereira; Mello, Paulo Eduardo Dias De; Santos, Adriano Pereira
    Esta pesquisa trata da concepção de Educação do Campo que surge a partir das demandas dos movimentos sociais do campo e, aos poucos, vai incorporando pressupostos teóricos que dão base a formulações neoliberais para a educação. O objetivo geral da pesquisa é analisar de que forma as perspectivas próximas ao multiculturalismo se utilizam do conceito de diversidade através de uma abordagem pedagógica que se centra nos conhecimentos relacionados ao cotidiano imediatamente vivido, contribuindo para o esvaziamento científico do conhecimento escolar. A hipótese trabalhada são as seguintes: 1- a Educação do Campo, ao se materializar através das legislações e políticas públicas incorpora os pressupostos teóricos pautados pelos organismos internacionais como UNICEF e UNESCO, que permearam boa parte das reformas curriculares de caráter neoliberal no Brasil desde a década de 1990. 2- Os movimentos sociais em luta por uma Educação do Campo têm encontrado dificuldade em organizar uma concepção que incorpore de forma sistematizada referenciais teóricos produzidos acerca da educação brasileira capazes de oferecer resistência às perspectivas hegemonizadas pelas propostas neoliberais. O trabalho se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-cultural para, através da análise dos documentos construídos pelos movimentos sociais, normatizações e propostas de políticas públicas das últimas décadas, compreender de que forma vem sendo construída a concepção de Educação do Campo atualmente. Além disso, o trabalho pretende contribuir na identificação de alguns dos principais desafios a serem superados para construção de uma proposta de Educação do Campo que esteja coerentemente alinhada aos princípios históricos de Luta pela Reforma Agrária, desenvolvimento das populações do campo e superação do capitalismo.
  • ItemAcesso aberto (Open Access)
    Entre minas e manas: Experiência feminina e performatividade política nas ocupações secundaristas de 2016 em Minas Gerais
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-03-26) Ferreira, Karoline Rebecka Siqueira; Groppo, Luis Antônio; Mariano, André Sena; Silva, Josefa Alexandrina Da
    Esta dissertação tem como tema a atuação das meninas no movimento das ocupações secundaristas no Brasil, mais precisamente no Estado de Minas Gerais em 2016. Analisa entrevistas realizadas pela pesquisa nacional “Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: Formação e autoformação das e dos ocupas como sujeitos políticos”, mais propriamente a de nove meninas que ocuparam escolas mineiras, com o objetivo de compreender o processo de subjetivação política vivenciado por essas meninas, assim como os seus ideais, as suas motivações, as expectativas e seus processos, como sujeito políticos e sociais. Com a fundamentação teórica, faz uso dos estudos de Groppo, Butler, dentre outros, para produzir o entendimento acerca das categorias juventude, gênero, feminismo e performatividade de gênero e política. A metodologia desta é qualitativa, composta por pesquisa bibliográfica, que levantou produtos que analisaram aspectos relacionados a gênero e ao feminismo no movimento das ocupações, além da análise das entrevistas semiestruturadas acima descritas. Para análise das entrevistas, com o apoio do software MaxqDa, foram usadas as categorias: experiência feminina; feminismo; práticas políticas e relações de gênero. Entre os resultados, destacam-se o reconhecimento da relevância do feminismo no processo de subjetivação política vivenciado pelas jovens durante as ocupações secundaristas, sendo determinante para a sua constituição enquanto sujeitas dotadas de direitos, de poder e livres do assujeitamento. O feminismo interseccional teve uma forte presença no processo reflexivo e nas práticas implementadas pelas jovens durante a Primavera Secundarista. As experiências, juntamente das reflexões e críticas vivenciadas pelas/os jovens durante as ocupações secundaristas, permitiram a constituição de novos papéis de gênero, baseados nas vontades de cada indivíduo e afastados da imposição da masculinidade hegemônica o que contribuiu para a constituição de novas narrativas de si, na ampliação das possibilidades de ser, existir, pertencer e fazer, entre os indivíduos; como também do reconhecimento das inúmeras possibilidades de estabelecimentos de vínculos afetivos e sexuais, para além das permitidas pela inteligibilidade cultural; dentre outros aprendizados.
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    As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-05-28) Portela, Ellen Maria Santos; Hornink, Gabriel Gerber; Coswosk, Édila Dalmaso; Dior, Grégory Alves
    Esta pesquisa teve como foco avaliar como o Programa de Residência Pedagógica da UNIFALMG contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, durante o período de 2020 a 2022. O Programa de Residência Pedagógica (PRP), objetivo deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas Instituições de Educação Básica (IEB), a fim de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as IEB, proporcionando um aperfeiçoamento na formação, na qual o residente tem a oportunidade de se inserir dentro da realidade escolar brasileira, para além das experiências proporcionadas pelo estágio supervisionado curricular. O estudo caracteriza-se como qualitativo, com dados coletados por meio de uma análise documental dos relatos finais produzidos pelos residentes, sendo 18 relatos analisados. Os relatos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Assim, esse estudo nos evidencia que a identidade do docente é construída no percurso e na vivência do docente formador e docente formando. Portanto, as políticas públicas precisam direcionar cada vez mais o olhar para a formação inicial nos cursos de licenciatura, uma vez que essa aproximação do licenciando com o ambiente escolar favorece a construção da formação de educadores reflexivos, capazes de acompanhar as mudanças no contexto educacional com mais experiência. Deste modo, foram identificadas três temáticas e oito categorias de acordo com o embasamento teórico e emergente das unidades de registro. A análise dos dados evidenciou o papel do residente em cena durante a pandemia, um professor em formação que atravessou o momento peculiar na educação, evidenciando muitas surpresas e incertezas; o processo colaborativo entre residentes, preceptores e orientadores durante o ensino remoto; e as diretrizes utilizadas para transitar do ensino presencial para o remoto, por meio de suas mediações pedagógicas estabelecidas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
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    Percepções e interpretações de pesquisadores e pesquisadoras da educação sobre as Jornadas de 2013 no Brasil
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-23) Silva, Guilherme Abraão; Groppo, Luís Antonio; Mariano, André Luiz Sena; Silva, Josefa Alexandrina Da
    A pesquisa sobre as Percepções e Interpretações de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre as Jornadas de 2013 do Brasil buscou compreender e analisar inicialmente o movimento antiglobalização, descrevendo uma série de eventos. Ela ainda analisou os movimentos das “revoltas das praças” e o chamado cidadanismo. Neste contexto mundial percebemos várias conexões com as Jornadas de 2013 no Brasil dentro destas revoltas populares. Antes de entrar no tema central da pesquisa, foram analisados alguns movimentos envolvidos nas Jornadas, como os Comitês Populares da Copa do Mundo, o Bloco de Lutas pelo Transporte Público de Porto Alegre e o Movimento Passe Livre, destacando deste último a sua ascensão e liderança nacional em vários atos das jornadas em 2013, principalmente em São Paulo. Foram realizadas 18 entrevistas com pesquisadores e pesquisadoras de várias partes do país. Nas entrevistas foram utilizados roteiros semiestruturados criados pela equipe da pesquisa nacional intitulada “Dimensões Educacionais das Jornadas de 2013: pautas educacionais, experiências escolares e formação política dos jovens em protesto”. Fizemos um recorte e focamos em 7 pesquisadores/as que estão diretamente ligados à pauta educacional. Esta pesquisa centrou sua análise em quatro questões do roteiro, sendo elas: a presença de professores e jovens estudantes; a formação política dos militantes e ativistas; os impactos nas políticas públicas educacionais brasileiras; e os legados das Jornadas. Obtivemos alguns resultados no decorrer dessa pesquisa, sendo: havia pautas educacionais nas Jornadas de 2013; notamos o direito ao acesso à cidade como uma forma de educar e ampliar o capital cultural dos indivíduos; concluímos que para os pesquisadores havia uma forte presença de jovens e estudantes, em especial do ensino médio e superior, eles porém, reconhecem que não houve uma grande presença de profissionais da educação entre os participantes dos atos e tampouco de sindicatos da categoria educacional. Ademais, reconhecem que o ambiente das Jornadas foi fértil para formação política dos participantes e surgimento de novos formatos de organizações políticas. Os pesquisadores em sua grande maioria apontam como sendo pequeno o grau de importância de temas e pautas educacionais nas Jornadas de 2013. Todavia, eles acreditam que houve impacto das Jornadas nas políticas educacionais de forma direta. Por fim, eles não são claros e não apresentam uma unanimidade entre eles sobre os legados das Jornadas de 2013 no Brasil.
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    A implementação do Ensino Médio de tempo integral : estudo de caso
    (Universidade Federal de Alfenas, 2024-04-09) Ribeiro, Marcos Bento; Hernandes, Paulo Romualdo; Sá, Thiago Antônio De Oliveira; Santana, Zionel
    O debate sobre a educação em tempo integral nas escolas públicas brasileiras tem sido intenso, levantando questionamentos sobre seus impactos. Este estudo analisa a implementação desse modelo na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, em Alfenas, Minas Gerais, sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Buscou-se entender os desafios enfrentados, bem como examiná-los dentro do contexto das políticas educacionais vigentes. A escola se torna um caso exemplar para explorar as complexidades dessa integração, sendo que sua participação é compulsória. Foi feito um estudo do período de 2017 a 2022, destacando não apenas a aceitação, mas também a eficácia pedagógica e os resultados acadêmicos. Além disso, realizou-se uma análise textual da legislação que orienta a implementação do ensino integral, utilizando a pedagogia histórico-crítica como base teórica. Nosso objetivo é contribuir para uma compreensão mais profunda da interação entre a legislação educacional, sua aplicação prática e os princípios dessa abordagem pedagógica. A pesquisa revelou importantes insights sobre a dinâmica escolar.
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    Conhecimentos de Física presentes na cafeicultura : elementos para uma aproximação cultural entre a aprendizagem de Física Escolar e a produção do café
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-20) Garcia, Eduardo Soares; Toti, Frederico Augusto; Julio, Rejane Siqueira; Neves, Jefferson Adriano
    Nesta pesquisa, utilizamos as noções de Etnofísica, derivadas da Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio. Essa abordagem é pouco explorada nas pesquisas sobre o Ensino de Física. Nosso estudo apresenta um potencial inovador na área, ao abordar a relação entre o Ensino de Física e a cafeicultura. A escolha desse setor se justifica pela importância cultural, social e econômica que ele possui para milhares de famílias em Alfenas-MG e nas cidades vizinhas, onde a pesquisa foi conduzida. O problema de pesquisa pode ser descrito da seguinte forma: Como o mundo do trabalho (setor cafeeiro) pode impactar o Ensino de Física, visando superar os desafios e tornar o ensino mais contextualizado? Para responder a essa questão, o objetivo geral deste trabalho é identificar a presença dos conceitos e conteúdos de Física da Educação Básica no setor cafeeiro, buscando elementos educacionais que valorizem a cultura local e contribuam para um Ensino de Física mais contextualizado. Adotamos uma abordagem qualitativa, básica e documental, realizando uma revisão de literatura narrativa com base em palavras-chave relevantes. Além disso, coletamos dados por meio de observações nas atividades das lavouras de café e seus entornos, bem como por entrevistas semiabertas com produtores, trabalhadores e pesquisadores do setor cafeeiro. Durante a análise, identificamos os conceitos e conteúdos de Física aplicados pelos produtores no setor cafeeiro, os quais, em muitos casos, não reconhecem a relação entre essas práticas e os fundamentos da Física. Posteriormente, adaptamos esses conceitos ao contexto do Ensino de Física, demonstrando que os conteúdos observados no campo podem ser interpretados e explicados com base nos fundamentos dessa disciplina. Essa abordagem promove um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e significativo. O tema é relevante porque, ao oferecer uma Educação mais problematizadora, fomenta-se o desenvolvimento do pensamento crítico e a tomada de decisões em situações que também ocorrem fora do ambiente escolar. Concluímos que é possível estabelecer uma relação mais específica entre os conhecimentos culturais (Etnofísica) e a Física Escolar nas instituições de ensino, gerando impactos educacionais significativos e valorizando a cultura de uma comunidade.