Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
Navegar
Navegando Mestrado em Educação por Autor "Andrade, Letícia Alves De"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A relação campo, cidade e escola na percepção das crianças moradoras da zona rural(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-15) Andrade, Letícia Alves De; Oliveira, Fabiana De; Santos, Adriano Pereira; Almeida, Fernanda De LourdesEsta pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos que as crianças de quatro a cinco anos moradoras de zona rural atribuem à cidade e à escola. Tivemos como base teórica e metodológica os Estudos Sociais da Infância que defendem a visibilidade e proporcionam às crianças um papel de destaque, ressaltando que elas são sujeitos ativos, atores sociais e produtoras de cultura. Os dados foram coletados por meio de observação participante com anotações no diário de campo, conversas individuais com as crianças, rodas de conversas e desenhos e fotografias realizadas por elas. Foi feita a análise de dados a partir de análise qualitativa de conteúdo. De acordo com os dados da pesquisa, ficou evidente que o maior significado atribuído por elas, na escola e na cidade, está no mundo do brincar e das relações sociais, sendo possível verificar também as questões de gênero nessas atividades. Além disso, os dados expressam a ideia do continuum urbano-rural, revelando a conexão com os elementos da natureza e a relevância do brincar no cotidiano de cada uma das crianças, seja na cidade ou no campo. Nesse sentido, percebe-se que cada vez mais a ideia de continuum, em que o rural é totalmente absorvido pelo urbano é refutada, pois, através do estudo ficou demonstrado que, o que de fato existe, é a interligação entre esses espaços.