Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Autor "Barboza, Jaqueline Santos"
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Item Desconhecido Integração das disciplinas de humanidades em currículos médicos a partir de uma análise documental e opinativa(Universidade Federal de Alfenas, 2018-07-12) Barboza, Jaqueline Santos; Felício, Helena Maria Dos Santos; Graciano, Miriam Monteiro De Castro; Gomes, CláudiaVisando ampliar nosso olhar sobre os processos curriculares da educação médica, nomeadamente sobre a integração dos elementos humanísticos, este trabalho buscou compreender como as disciplinas de humanidades médicas se integram aos currículos dos cursos de Medicina, a partir de um recorte documental e opinativo. Para tanto, empregamos a metodologia mista de coleta e análise de dados, a fim de obter informações quantitativas e qualitativas. A análise documental delimitou uma amostra de 20 (vinte) projetos curriculares e suas ementas, enquanto a pesquisa de opinião coletou as percepções de 234 (duzentos e trinta e quatro) sujeitos sobre a integração das humanidades nos currículos médicos. O exame das humanidades a partir dos princípios da integração curricular em quatro níveis de articulação revelou que, em sua maioria, há escassa articulação horizontal (transversalidade e interdisciplinaridade), verticalidade (continuidade das experiências e complexidade gradativa dos conhecimentos), lateralidade (integração com o meio) e equilíbrio (representação quanti e qualitativamente harmoniosa). Os dados da pesquisa de opinião corroboram com a análise documental, porém, trazem uma perspectiva menos crítica em relação às humanidades médicas nos currículos dos respondentes. Os resultados evidenciam que, de modo geral, as humanidades médicas se articulam ainda de forma superficial aos currículos dos cursos de medicina, aproximando-se mais do conceito de inserção do que de integração. Contudo, alguns currículos analisados apresentaram importantes avanços e aproximações, a partir da inserção longitudinal de disciplinas das humanidades, inclusão temática em vários ciclos de aprendizagem, vinculação destas em módulos multidisciplinares e, de certa forma, um número considerável de disciplinas do campo. Acreditamos que o estudo contribui para a discussão das humanidades médicas, suas referências e temáticas, sua importância na educação médica e sua integração ao contexto em que situa. Evidenciamos, na teoria curricular, elementos que contribuem para a proposição de projetos curriculares que integrem, de fato, as humanidades em uma representação harmoniosa e justa, dando ao campo o espaço e a articulação necessários à sua efetivação como categoria de compreensão da concepção de homem e seus processos.