Navegando por Autor "Garcia, Eduardo Soares"
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Item Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos de Física presentes na cafeicultura : elementos para uma aproximação cultural entre a aprendizagem de Física Escolar e a produção do café(Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-20) Garcia, Eduardo Soares; Toti, Frederico Augusto; Julio, Rejane Siqueira; Neves, Jefferson AdrianoNesta pesquisa, utilizamos as noções de Etnofísica, derivadas da Etnomatemática proposta por Ubiratan D’Ambrósio. Essa abordagem é pouco explorada nas pesquisas sobre o Ensino de Física. Nosso estudo apresenta um potencial inovador na área, ao abordar a relação entre o Ensino de Física e a cafeicultura. A escolha desse setor se justifica pela importância cultural, social e econômica que ele possui para milhares de famílias em Alfenas-MG e nas cidades vizinhas, onde a pesquisa foi conduzida. O problema de pesquisa pode ser descrito da seguinte forma: Como o mundo do trabalho (setor cafeeiro) pode impactar o Ensino de Física, visando superar os desafios e tornar o ensino mais contextualizado? Para responder a essa questão, o objetivo geral deste trabalho é identificar a presença dos conceitos e conteúdos de Física da Educação Básica no setor cafeeiro, buscando elementos educacionais que valorizem a cultura local e contribuam para um Ensino de Física mais contextualizado. Adotamos uma abordagem qualitativa, básica e documental, realizando uma revisão de literatura narrativa com base em palavras-chave relevantes. Além disso, coletamos dados por meio de observações nas atividades das lavouras de café e seus entornos, bem como por entrevistas semiabertas com produtores, trabalhadores e pesquisadores do setor cafeeiro. Durante a análise, identificamos os conceitos e conteúdos de Física aplicados pelos produtores no setor cafeeiro, os quais, em muitos casos, não reconhecem a relação entre essas práticas e os fundamentos da Física. Posteriormente, adaptamos esses conceitos ao contexto do Ensino de Física, demonstrando que os conteúdos observados no campo podem ser interpretados e explicados com base nos fundamentos dessa disciplina. Essa abordagem promove um processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e significativo. O tema é relevante porque, ao oferecer uma Educação mais problematizadora, fomenta-se o desenvolvimento do pensamento crítico e a tomada de decisões em situações que também ocorrem fora do ambiente escolar. Concluímos que é possível estabelecer uma relação mais específica entre os conhecimentos culturais (Etnofísica) e a Física Escolar nas instituições de ensino, gerando impactos educacionais significativos e valorizando a cultura de uma comunidade.