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Navegando por Autor "Souza, Jhuliano Silva Ramos De"

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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Competências de enfermagem forense: avaliação do conhecimento de enfermeiros
    (Universidade Federal de Alfenas, 2025-02-28) Souza, Jhuliano Silva Ramos De; Vilela, Sueli De Carvalho; Lima, Rogério Silva; Silva, Thiago Augusto Soares Monteiro Da; Terra, Fábio De Souza; Passos, Taciana Silveira
    A Enfermagem Forense é uma especialidade que integra a prática clínica forense, oferecendo suporte às vítimas, agressores(as) e seus familiares em situações de violência. Reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem, essa área abrange competências que vão desde a identificação e manejo de casos de violência até a colaboração em perícias judiciais. Suas áreas de atuação incluem violência sexual, sistema prisional, saúde mental, coleta e preservação de vestígios, assistência técnica, desastres em massa, catástrofes e maus-tratos ao longo do ciclo vital. Contudo, a Enfermagem Forense ainda é pouco explorada nos currículos de formação, resultando em lacunas de conhecimento que afetam a prática dos profissionais. Este estudo objetivou avaliar o conhecimento de Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde sobre Enfermagem Forense, antes e após uma capacitação on-line baseada na Matriz de Competências do Conselho Federal de Enfermagem. Estudo quase-experimental com avaliação pré e pósteste, envolvendo 12 Enfermeiros da Atenção Primaria a Saúde do Sul de Minas Gerais. Ocorrido entre maio e agosto de 2023, fundamentado na Metodologia da Problematização, online, com 60 horas sendo 20 assíncrona e 40 síncronas. O curso foi estruturado em cinco módulos segundo as oitos áreas de atuação da Enfermagem Forense. Utilizou- se um questionário, desenvolvido e validado pelos autores, o qual contemplou dados sociodemográficos e as competências da especialidade. A pesquisa foi conduzida em três etapas: 1) avaliação diagnóstica do conhecimento como um pré-teste; 2) curso de extensão de capacitação e 3) avaliação pós-intervenção. Realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial e o Teste Exato de Fisher para associações das variáveis independentes dos dados sociodemográficos e laboral e dependentes das categorias de conhecimento. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas sob o Parecer: 5.880.372/2023, CAAE: 65613222.9.0000.5142. Identificou-se por meio dos resultados melhora do conhecimento sobre as sete categorias da especialidade. Na Competência A observou-se maior familiaridade com a violência física, psicológica e/ou emocional, sexual e doméstica; na Competência B identificou-se limitações de conhecimento sobre procedimentos médico-legais e criminais; na Competência C evidenciou-se um fortalecimento na compreensão das leis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Maria da Penha; nas Competências D e E, revelaram aprimoramento na identificação de práticas éticas e transtornos mentais relacionados à violência no sistema prisional; nas competências F e G verificou-se melhora de conhecimento sobre desastres de massa e relacionamento interpessoal, com impacto no atendimento humanizado e o suporte emocional a vítimas e familiares. Os participantes avaliaram o curso como excelente quanto a estrutura, organização, metodologia, programa de ensino, material técnico e facilitadores. A capacitação foi apontada como eficaz para aprimorar o conhecimento sobre violência e manejo de vítimas, agressores(as) e familiares, fortalecendo a interface entre saúde e justiça. Apesar de não ter atingido significância para todas as correlações, o curso agregou conhecimento para a prática profissional. A baixa adesão ao curso online indica a necessidade de estratégias para aumentar a participação e validar resultados com amostras maiores.
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    ItemAcesso aberto (Open Access)
    Enfermagem forense em cursos de graduação em enfermagem
    (Universidade Federal de Alfenas, 2020-02-20) Souza, Jhuliano Silva Ramos De; Vilela, Sueli De Carvalho; Andrade, Cláudia Umbelida Baptista; Resck, Zélia Marilda Rodrigues
    Os cursos de graduação em Enfermagem são regidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, as quais trazem o perfil do enfermeiro, conteúdos curriculares, competências e habilidades, dentre outras. A enfermagem forense é uma ciência que relaciona os cuidados de enfermagem com aspectos forenses, em que o profissional irá prestar assistência às vítimas, agressores, familiares e a comunidade envolvida em casos de violência. Este estudo objetivou analisar os conteúdos programáticos de enfermagem forense nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, do qual participaram coordenadores dos cursos de enfermagem de 88 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, por meio de um questionário dicotômico e de perguntas abertas denominado “Questionário de Rastreamento de Disciplinas e Conteúdos de Enfermagem Forense nos Cursos de Graduação em Enfermagem”, elaborado pelos pesquisadores e passado por validação empírica e de conteúdo por juízes, segundo o referencial metodológico de Pasquali. A coleta de dados foi realizada no período entre abril a agosto de 2019, por meio da plataforma do Google Forms. Para a análise de dados, utilizou-se o Software Package for the Social Science para a estatística descritiva e inferencial, e o Software R, para o teste Exato de Fisher para as variáveis independentes (respostas positivas e negativas) e dependentes (região, duração e tipo de curso). O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas sob o Parecer: 2.893.206, CAAE: 97046718.0.0000.5142. Das Instituições de Ensino Superior pesquisadas, as disciplinas de enfermagem forense e violência são pouco ofertadas na grade curricular, houve predomínio das Instituições Ensino Superior privadas localizadas nas regiões Sudeste e Sul. Em relação aos conteúdos de enfermagem forense, destacou-se avaliação e intervenção em violência física, sexual e psicológica e os que menos apareceram foram os protocolos forenses, assistência aos agressores, coleta de material biológico de DNA, preservação de coleta de vestígios forenses e evidências forenses nos serviços hospitalares. As disciplinas que mais apresentaram conteúdos de enfermagem forense foram na saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, urgência e emergência e saúde mental. Foi possível identificar que os conteúdos programáticos de enfermagem forense foram predominantemente ofertados nas Instituições de Ensino Superior privadas e na região Sudeste. As lacunas de conhecimentos consideradas foram cuidados de enfermagem aos perpetradores, atuação de enfermagem em Instituto Médico Legal, coleta, preservação de vestígios forenses, protocolos forenses, laudos periciais. Considera-se a possibilidade de haver uma disciplina específica sobre Enfermagem Forense nos currículos, pela amplitude de áreas de atuação, por envolver o ciclo vital e pela diversidade de conteúdos relacionados à violência e consequências da violência nas pessoas envolvidas.

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