Mestrado em Gestão Pública e Sociedade
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2661
Navegar
Navegando Mestrado em Gestão Pública e Sociedade por Orientador(a) "Cunha, Gustavo Ximenes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A mercantilização do ensino superior: análise crítica do discurso das missões institucionais de universidades federais brasileiras(Universidade Federal de Alfenas, 2017-08-07) Avelar, Bruna Carvalho Moura; Cunha, Gustavo Ximenes; Cunha, Gustavo Ximenes; Tomazi, Micheline Mattedi; Onuma, Fernanda Mitsue Soares; Dias, Vanessa Tavares De JesusAdota-se como premissa deste trabalho abordar o fenômeno da mercantilização do ensino superior público no Brasil, a partir da concepção de universidade pública que tem sido inserida na sociedade pelo prisma do mercado, como prestadora de serviço. Assim, apresentamos como objetivo principal realizar a Análise Crítica do Discurso presente nas missões das universidades federais do Sudeste, a fim de retratar como nelas se materializa a ideologia da mercantilização do ensino público. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos de Fairclough no que tange ACD e sua concepção tridimensional do discurso: análise das práticas sociais, análise da prática discursiva e análise da prática textual. Para análise da prática social, procuramos demonstrar como se tem tornado hegemônica a ideia de modernização racionalizadora pela privatização da atividade universitária, no mundo ocidental, através de organismos internacionais, como a OCDE, a UNESCO, o BM e o Processo de Bolonha, bem como as crises que essas investidas capitalistas têm provocado nas universidades públicas. Em seguida, tratamos dos desafios e dilemas da universidade pública no Brasil, realizando um breve histórico sobre a sua expansão, nos âmbitos político e jurídico, apresentando uma visão crítica de sua institucionalização. Ainda, discorremos sobre as políticas públicas destinadas ao ensino superior fazendo uma alusão ao FIES, ao PROUNI, ao REUNI e à Lei de Cotas, explicando como funcionam, demonstrando sua expansão e apresentando um ponto de vista crítico sobre a efetividade deles. Ademais, analisamos como a legislação referente a parcerias entre entidades de apoio e universidades públicas, em prol da privatização destas, vem, gradualmente, sendo influenciada por uma ideologia mercantilista, o que reflete na categorização do regime jurídico dessas universidades. Na análise da prática discursiva remetemo-nos ao conceito de missão institucional, fazendo uma concisa referência ao papel fundamental do gênero missões, articulando-o com as mudanças da prática social e como elas refletem-se na linguagem. Por fim, na análise da prática textual utilizamos algumas categorias de análise dos modos gerais de ideologia fornecidas por Thompson (1995). Diante desse panorama, concluímos confirmando a hipótese incialmente levantada de que a universidade pública no Brasil tem sido influenciada por uma ideologia gerencial/mercantilista, de forma que conseguimos materializar a influência do discurso neoliberal, que vê a educação como um vasto mercado em ascensão, sendo apontado como objetivo no discurso das próprias universidades. A universidade, como instituição social que é, exprime o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Talvez seja essa a razão para haver no discurso da instituição universitária a presença de discursos conflitantes que evidenciam divisões e contradições, como as apontadas durante a análise textual.Item Acesso aberto (Open Access) Da participação à voz: um estudo polifônico das atas do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC) à luz do Modelo de Análise Modular do Discurso(Universidade Federal de Alfenas, 2016-07-29) Fernandes, Wagner Adriano; Cunha, Gustavo Ximenes; Cunha, Gustavo Ximenes; Rufino, Janaína De Assis; Miranda, Adílio Renê AlmeidaEste estudo parte da hipótese de que, mesmo em setores de gestão pública, é possível haver privilégios de alguns segmentos em detrimento de outros, comprometendo o direito igualitário e democrático da participação. Com base nessa hipótese, nosso objetivo é compreender como se dá a dinâmica da participação dos conselheiros que representam diferentes segmentos sociais dentro do conselho de política cultural de Minas Gerais (CONSEC) e o processo de efetivação de suas vozes por meio de registros oficiais. Para alcançar esse objetivo, será apresentada, de forma sistemática, a análise de seis atas de reuniões do conselho de política cultural de Minas Gerais (CONSEC), com base em contribuições teóricas e metodológicas de um modelo de análise discursiva, o Modelo de Análise Modular do Discurso. Nesta pesquisa, esse modelo permitiu uma análise sob o ponto de vista dos módulos interacional, sintático, referencial e hierárquico, bem como da forma de organização elementar enunciativa e da forma de organização complexa polifônica. Como resultados, verificamos que, de acordo com os registros nas atas, não há igualdade participativa entre os segmentos do CONSEC, fato que compromete a função democrática desse conselho.Item Acesso aberto (Open Access) O ethos discursivo do governo Antonio Anastasia na interlocução com a sociedade: um estudo da propaganda institucional governamental(Universidade Federal de Alfenas, 2015-07-13) Salgado, Ivanei; Cunha, Gustavo Ximenes; Cunha, Gustavo Ximenes; Ribeiro, Fernanda Aparecida; Dias, Vanessa Tavares De JesusA propaganda institucional é utilizada pelos governos para estabelecer uma interlocução com a Sociedade. Essa modalidade de comunicação governamental é amparada pela Constituição Federal e utilizada pela presidência da República, governos estaduais e prefeituras municipais. Porém, diferentemente das empresas que anunciam seus produtos visando mercados consumidores, dos candidatos a cargos eletivos que visam serem eleitos e das campanhas de orientação para mudanças de comportamento, a propaganda institucional atua como forma de dar publicidade às ações governamentais. Por essa forma de comunicação, o Poder Executivo procura apresentar suas ações de governo utilizando estratégias de convencimento visando reforçar sua imagem institucional para o cidadão. Nessa interlocução com a Sociedade, os governos constroem e projetam imagens de si ao se apresentar ao interlocutor com intuito de obter sua conivência em relação ao comunicado. Essa auto-representação construída, chamada de ethos, é utilizada para imbuir credibilidade e identificação à gestão governamental. Esta pesquisa procura identificar o ethos construído e projetado pela gestão do governador Antonio Anastasia, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), frente ao estado de Minas Gerais. O arcabouço teórico da pesquisa foi construído com base na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick Charaudeau. O corpus de análise é composto por quatro propagandas institucionais televisivas, de campanhas publicitárias diferentes, veiculadas nos anos de 2012 e 2013, focadas aos campos da Saúde, Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico. Para atingir o objetivo de identificação do ethos discursivo por essa modalidade de comunicação governamental, analisamos as condições situacionais de identificação, finalidade, domínio do saber e dispositivo constituído e as condições discursivas de legitimidade, credibilidade e captação do contrato de comunicação estabelecido tacitamente entre o governo e a Sociedade. Os resultados identificaram que o governo do PSDB em Minas Gerais utiliza a propaganda institucional para se mostrar, principalmente, como gestão competente à sociedade.