Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Bovo, Claudia Regina"
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Item Acesso aberto (Open Access) Do cantar de Mio Cid ao El Cid em quadrinhos: as representações do cavaleiro medieval em sala de aula(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-25) Albarral, Érica Viana; Bovo, Claudia Regina; Degan, Alex; Rust, Leandro DuarteAtualmente, é notável o interesse de um grande público pelas produções que evocam o passado medieval. Também em sala de aula, encontramos alunos que se deixam envolver pelos cenários, literaturas, histórias em quadrinhos, jogos, séries e filmes que tratam o período como algo fantástico, por isso, como um momento em que tudo é possível. O presente trabalho, objetiva analisar as representações do cavaleiro medieval, utilizando como elemento principal o Poema de Mio Cid. Por se tratar de uma pesquisa que visa a aplicabilidade do objeto estudado, utilizaremos em sala de aula as representações presentes no poema medieval e compararemos com os alunos o conceito de cavalaria incorporado por eles e pelas mídias de entretenimento. Como produto final, os alunos desenvolverão uma história em quadrinhos através da plataforma on-line Pixton. A criticidade dos alunos surge do confronto entre aquilo que se apresenta como ideal e provável, a partir da conceituação do professor. Esta interpretação dará aos alunos o desenvolvimento de sua autonomia em relação às visões dos autores de livros ou artigos, auxiliando-os a tornar a aprendizagem mais significativa.Item Acesso aberto (Open Access) Urraca I e a governança feminina: uma análise das representações sociais na Península Ibérica Medieval(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-25) Alves, Janaina Dos Reis; Bovo, Claudia Regina; Degan, Alex; Vidotte, AdrianaNesta dissertação, pretende-se analisar as representações sociais de Urraca I, rainha de Leão e Castela durante a primeira metade do século XII, a partir da crônica Historia Compostelana e de outros documentos coetâneos, como as Crônicas de Sahagún e os diplomários administrativos redigidos durante sua governança. Diante de uma vasta gama de representações produzidas em torno de Urraca I, ora valorizada por sua atuação governante, ora menosprezada por sua condição feminina, identificamos que sua representação está relacionada diretamente ao contexto de produção das obras que tratam dela. Assim propomos também uma viagem pela historiografia, na investida de compreender o papel feminino desta governante na corte leonesa do século XII, por meio da teoria da representação social explanada por Serge Moscovici. Nosso principal desafio é unir essas múltiplas representações num objeto de aprendizagem que sirva para orientar a formação continuada dos profissionais dedicados ao ensino de história na educação básica. No caso, optamos por desenvolver um curso na plataforma Moodle que trabalhe na análise e produção de narrativas históricas sobre a mulher Ibérica na Idade Média, afim de unir a reflexão documental e historiográfica no ensino de história na educação básica.