Mestrado Profissional em História Ibérica
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Carlan, Claudio Umpierre"
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Item Acesso aberto (Open Access) A conquista romana na Península Ibérica no alto Império 27 a.c. – 284 d.c. e os reflexos da Lei das XII Tábuas(Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-22) Oliveira, João Lucas Reis; Carlan, Claudio Umpierre; Silva , Roberta Alexandrina Da; Silva, Filipe Noé DaO presente trabalho visa o estudo da conquista romana na Península Ibérica no Alto Império e os reflexos da Lei Das XII Tábuas tanto em seu aspecto histórico quanto jurídico, tendo como fundamentação o Direito Romano da época, utilizados na Península Ibérica e em Roma durante o período de 27 A.C. –284 d.C.Esse, teve como escopo de estudo o contexto da conquista romana na Península Ibérica no Alto Império com as possíveis leis advindas dessa situação no aspecto histórico. O texto procura demonstrar a pertinência e a relevância do objeto de estudo a partir de uma discussão historiográfica, utilizando-se de incursão em fontes bibliográficas de autores que se dedicaram a esta análise. Foram levantados os estados da arte existentes sobre o assunto, encontrando-se artigos, revistas e livros acadêmicos, destacando-se o recorte da conquista romana na Península Ibérica.Item Acesso aberto (Open Access) A construção identitária de Córdoba e o patrimônio histórico: reflexões à antiguidade romana(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-14) Lucio, Cristina Santos; Carlan, Claudio Umpierre; Silva, Roberta Alexandrina Da; Sanches, Guadalupe RomeroEsta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar documentos oficiais modernos referentes ao tombamento da cidade Córdoba, situada na comunidade autônoma da Andaluzia, enquanto Patrimônio da Humanidade (1994). Nesses documentos, buscaremos investigar qual visão é perpetuada acerca da Antiguidade Romana. As fontes escolhidas para tanto são os documentos de tombamento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Guia de Arquitectura de Córdoba, produzida pelo Colegio Oficial de Arquitectos de Córdoba, via Junta de Andalucía (2003). A primeira fonte, seguindo a perspectiva de uma instituição internacional e a segunda uma ótica regional. Uma das características da cidade são as marcas remetentes a diversidade de povos que a habitaram. Em linhas gerais, Córdoba recebeu influências de turdetanos, romanos, visigodos, muçulmanos, cristãos e judeus ao longo de sua história milenar. Portanto, contém características de uma cidade multicultural. Através desse recorte, pretende-se analisar tais documentos a fim de compreender como Córdoba é pensada na atualidade e como essas fontes remetem-se ao período em que esta possuía a conotação de colônia patrícia, ou seja, pretende-se investigar como a Antiguidade romana é pensada através de discursos proferidos em documentos oficiais neste contexto. A análise documental será feita à luz do paradigma indiciário e do conceito da estética persuasiva. O Objeto de Aprendizagem caminha de encontro a um dos pilares da dissertação: o patrimônio, tendo como base teórica a educação patrimonial aplicada ao 6ºAno do Ensino Fundamental II.Item Acesso aberto (Open Access) A Inquisição Portuguesa e seus reflexos no Brasil colonial no século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2017-04-27) Cornélio, Priscilla Guimarães; Carlan, Claudio Umpierre; Hernandes, Paulo Romualdo; Cerveira, Sandro AmadeuA relevância do tema provém do fato de que a Inquisição Portuguesa trouxe uma nova estrutura, com formas de poder e organização distintas, como o direito consuetudinário, pelos códigos escritos, permitindo uma centralização do poder, bem como construiu uma sociedade persecutória tanto em Portugal, quanto no Brasil, salientando que possuem resquícios desse sistema até nos dias atuais. Faz-se necessário a reflexão crítica dos acontecimentos ocorridos durante esse período, no sentido de os tornar relevantes dentro do ambiente escolar, levando aos alunos maiores informações no que tange ao país em que vivem e o ocorrido durante a época inquisitorial. Vale ressaltar que o enfoque central gira em torno da precariedade em que o tema é retratado durante as aulas, sendo que a Inquisição é considerada uma época importante para a modificação do sistema político, histórico e jurídico da sociedade brasileira, sendo o principal responsável por inúmeras mudanças em relação às penalidades, motivações, criação e manutenção de poderes políticos e religiosos, dentre outros. Ressalta-se que a pesquisa visa, por fim, a criação de ferramentas diversas, no que tange à criação do objeto de aprendizagem, para que possam auxiliar e levar aos alunos do ensino médio o entendimento do conteúdo histórico pesquisado, haja vista a impossibilidade, ainda que temporária, em esmiuçar tal tema dentro da sala de aula de maneira profunda.Item Acesso aberto (Open Access) As cunhagens de GALBA (68-69 d.C): propaganda do poder nas moedas romanas(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-27) Almeida, João Paulo Pereira De; Carlan, Claudio Umpierre; Porto, Vagner; Siepierski, Carlos TadeuA presente dissertação tem como tema a construção e legitimação do poder imperial através da propaganda utilizada pela numária romana. Baseada em uma análise das moedas cunhadas no principado de Galba, buscamos analisar aquelas que obtinham mensagens relativas às virtudes, à Hispania e Roma Renasc e o vínculo destas escritas com a construção da imagem pública do princeps. Pois acreditamos que Galba introduziu um novo meio de sua legitimação ao poder, criando uma propaganda que o torna apto a governar. Assim, levando-nos a concluir que Galba utilizava de uma estratégia distinta de consolidação do seu poder comparada à dinastia que governava anteriormente. Logo, compreendido o processo de montagem da representação de Galba, podemos então conhecer as expectativas que ele tinha sobre ser o imperador romano, pós Nero, em seu imaginário.Item Acesso aberto (Open Access) As migrações Gregas: um estudo sobre a chegada dos gregos na Península Ibérica(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-29) Gomes, Crosley Rodrigues; Carlan, Claudio Umpierre; Porto, Vagner Cavalheiro; Rui, Adaílson JoséA península Ibérica foi uma região muito cobiçada durante todo o período da Antiguidade. Por contar com grandes minas de prata, cobre e estanho e também possuir um solo rico para o desenvolvimento agrícola, muitos povos buscaram seu controle, como os fenícios, os gregos e por último os romanos. Nesta pesquisa procuraremos analisar e entender o processo de conquista dos gregos que se fixaram na região nordeste da península. Sua chegada e conquista do território e a formação da Poli de Emporion. Muitos cronistas fizeram relatos sobre as colônias gregas na Ibéria. Dentre eles optamos por uma analisar a obra de Estrabão que traz com grande riqueza de detalhes as relações entre os povos foceus-massaliotas com os nativos da região e por meio dos seus relatos podemos buscar elementos que auxiliam-nos a entender que mesmo após a conquista não podemos afirmar que houve uma hegemonia da cultura helena sobre a cultura nativa. Se a princípio o autor nos apresenta um cenário de separação e até mesmo de conflitos com o passar do tempo está relação passa por transformações devido as constantes invasões que o local sofria e mesmo a necessidade do uso da experiência dos nativos no conhecimento da região. Conhecimento que era utilizado não somente para o uso agrícola, como também para se encontrar rotas comerciais mais seguras. Neste sentido vamos procurar analisar a formação desta Poli grega, desde sua fundação até as relações entre os que ali chegaram com os povos que já estavam presentes no local. Na elaboração deste trabalho também procuramos desenvolver um capítulo específico para o auxílio de professores do ensino básico. Onde também elaboramos um jogo de vídeo game que o docente poderá se utilizar como ferramenta para levar ao conhecimento dos alunos o período da Antiguidade Clássica da Península Ibérica.Item Acesso aberto (Open Access) Cultura material, iconografia e numismática: as representações femininas ibéricas e romanas(Universidade Federal de Alfenas, 2021-12-16) Augusto, Denise De Carvalho; Carlan, Claudio Umpierre; Fredel, Karla Maria; Silva, Filipe Noé DaDurante um vasto período a História das mulheres foi negligenciada. Após o avanço e atualização de vertentes historiográficas, houve um grande aumento na produção historiográfica relacionada às mulheres, sobretudo relacionada ao período da antiguidade. Contudo, mesmo após o avanço historiográfico e apogeu da história das mulheres, ainda é possível encontramos certa resistência a essa vertente histórica, sobretudo voltada aos estudos da antiguidade, que ainda possui um cunho extremamente conservador. Devido a esse fator, a pesquisa em questão se propõe analisar as representações femininas presentes na cultura material ibéricas e romanas. O objetivo principal da pesquisa é compreender como a cultura material - como fonte - nos possibilita uma pesquisa rica, capaz de fazer uma análise profunda das mulheres romanas e ibéricas entre os séculos III e IV d.C. Por meio das fontes, analisaremos as relações sociais ibéricas e romanas, destacando a influência romana sobre o território ibérico após o período de romanização. Através da análise numismática e iconográfica das fontes, será realizada a contextualização histórica de ambas as sociedades a fim problematizar e analisar a mulher, para assim compreender como as mulheres eram representadas e qual era seu papel social na Península Ibérica e em Roma. Por fim, por meio da pesquisa realizada, criaremos um objeto de estudo utilizando novas mídias e comunicações para alunos do ensino básico e médio com proposito de propagar a história das mulheres em ambas as sociedades e o estudo numismático.Item Acesso aberto (Open Access) Da arqueologia de gênero e sexualidade à arqueologia pública: sobre as representações das romanas(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-25) Silva, Camila Dos Reis; Carlan, Claudio Umpierre; Freddel, Karla; Siepierski, Carlos TadeuO presente trabalho é uma pesquisa historiográfica que tem por objetivo refletir como as mulheres eram representadas em culturas materiais romanas. Por isto, estabeleceremos um diálogo com a Arqueologia. Pretendemos, através da utilização das moedas spintriae, que possuem cunhagens de práticas sexuais, provenientes do principado romano, analisar as representações imagéticas das mulheres realizadas pelos romanos. Empregaremos uma abordagem multidisciplinar, na qual a iconografia e Arqueologia serão instrumentos analíticos das acunhações, e a Historiografia para contextualizar a temporalidade e os personagens estudados. Após os dados coletados, tentaremos compreender os sentidos das apresentações imagéticas femininas pelos homens romanos e seus possíveis indícios sociais. Embasados na Arqueologia Pública, como objeto de aprendizagem, através do programa RPG Maker, elaboraremos um jogo de escape ambientado em um museu virtual. O objetivo é fazer o personagem escapar do museu. Para passar de cada etapa/sala do jogo/museu, o jogador/estudante deverá resolver atividades pedagógicas que remetam ao tema da pesquisa.Item Acesso aberto (Open Access) Em busca do homem de prata: o Rei Argantônio e o caso Tartessos(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-25) Menari, André; Carlan, Claudio Umpierre; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Wellington FerreiraO papel da Península Ibérica na Antiguidade tem sido debatido constantemente na historiografia internacional e também pela brasileira. Este trabalho tem como norte analisar a presença nas fontes escritas da Antiguidade do reino de Tartessos e do rei Argantônio. Desta maneira, buscaremos, com base nas obras de Historias, de Heródoto, Geografia de Ibéria, de Estrabão e Orla Marítima, de Avieno investigar algumas questões pertinentes à natureza do reino de Tartessos e como estes pontos nos ajudam a compreender, também, as características da Península Ibérica no período pré-romano. O Objeto de Aprendizagem que acompanha esta pesquisa e que foi desenvolvido durante o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica trata-se de um jogo digital chamado Deuses do Tempo. Conta a história de três arqueólogos que são jogados em vários períodos do passado por enfurecer uma divindade. Para voltar ao seu tempo de origem, devem cumprir algumas tarefas.Item Acesso aberto (Open Access) Entre armas e razzias : a guerra como identidade cultural para os lusitanos da Antiga Hispania(Universidade Federal de Alfenas, 2022-04-28) Souza, Ricardo Luiz De; Carlan, Claudio Umpierre; Garraffoni, Renata Senna; Martín, Antonio José AguileraAs novas diretrizes tecnológicas dentro do campo da Educação têm trazido à tona uma profusão de novos desafios para o Ensino de História da Antiga Península Ibérica. Nisso, desenvolvemos um Objeto de Aprendizagem para o uso por parte dos professores do Ensino Fundamental utilizando a plataforma educacional Xerte. Este Objeto de Aprendizagem tem o objetivo de apresentar ao público alvo do objeto, no caso os discentes e professores, o contexto de surgimento das Guerras Lusitanas (155-139 a.C) e a estreita relação que os lusitanos possuíam com as atividades guerreiras, já que era um fator significativo para a construção das relações socioeconômicas no seio da sociedade lusitana. Assim, sob o comando do caudilho Viriato (? – 139 a.C), os guerreiros lusitanos utilizaram-se de diversas estratégias militares, tais como o ataque em guerrilhas, os ataques rápidos e fugas premeditadas, o que, frente a um inimigo mais armado, numeroso e preparado, tornaram-se bem-sucedidas do ponto de vista estratégico- militar. Desde a Antiguidade, a Península Ibérica sempre foi uma área muito almejada, pois contava com grandes recursos minerais e um grande potencial para a agricultura e pecuária. Nisso, muitos povos buscaram o seu controle ao longo da História, tais como os fenícios, os gregos, os cartagineses e, por último, os romanos. Todavia, desde os primeiros relatos sobre a região, o espírito belicoso de algumas povoações da região foi amplamente relatado nas antigas fontes clássicas. Desta forma, a guerra e contato com os romanos originou uma significativa produção literária sobre alguns aspectos culturais, econômicos, sociais e, sobretudo, do ponto de vista do vigor e afinidade dos lusitanos com as atividades bélicas. Por fim, a partir do emprego de fontes greco-latinas, tais como Apiano, Tito Lívio, Estrabão e Diodoro Sículo e, não obstante, com o uso de aportes teóricos como o Banditismo Social e o da Confraria de Guerreiros (männerbünde), objetivar-se-á relacionar como a atividade guerreira pode ser enviesada como um dos elos culturais mais importantes para o estudo deste povo.Las nuevas orientaciones tecnológicas en el ámbito de la Educación han supuesto una profusión de nuevos retos para la enseñanza de la Historia de la Antigua Península Ibérica. Por lo tanto, desarrollamos un Objeto de Aprendizaje para ser utilizado por los profesores de primaria utilizando la plataforma educativa Xerte. Este Objeto de Aprendizaje pretende presentar al público objetivo del objeto, en este caso los alumnos y profesores, el contexto del surgimiento de las Guerras Lusitanas (155-139 a.C.) y la estrecha relación que los lusitanos tuvieron con las actividades bélicas, ya que esse fue un factor importante para la construcción de las relaciones socioeconómicas dentro de la sociedad lusitana. Así, bajo el mando del caudillo Viriato (? - 139 a.C.), los guerreros lusitanos utilizaron varias estrategias militares, como el ataque de guerrilla, los ataques rápidos y las huidas premeditadas, que, frente a un enemigo más armado, numeroso y preparado, llegaron a tener éxito desde el punto de vista militar-estratégico. Desde la antigüedad, la Península Ibérica siempre ha sido una zona muy codiciada, ya que contaba con grandes recursos minerales y un gran potencial para la agricultura y la ganadería. Numerosos pueblos han tratado de controlarla a lo largo de la Historia, como los fenicios, los griegos, los cartagineses y, por último, los romanos. Sin embargo, desde los primeros informes sobre la región, el espíritu belicoso de algunas aldeas de la zona estaba ampliamente recogido en las fuentes clásicas antiguas. De este modo, la guerra y el contacto con los romanos originaron una importante producción literaria sobre algunos aspectos culturales, económicos y sociales y, sobre todo, desde el punto de vista del vigor y la afinidad de los lusitanos con las actividades bélicas. Finalmente, a partir del uso de fuentes griegas y latinas, como Apiano, Tito Livio, Estrabón y Diodoro Sículo y, sin embargo, con el uso de aportaciones teóricas como el Bandolerismo Social y la Hermandad de Guerreros (männerbünde), se pretende relatar cómo la actividad bélica puede ser sesgada como uno de los eslabones culturales más importantes para el estudio de este pueblo.Item Acesso aberto (Open Access) Gladiadores na Península Ibérica e os conceitos de infâmia e morte na cidade de Córdoba(Universidade Federal de Alfenas, 2022-05-25) Pena, Bruno Santos Nogueira; Carlan, Claudio Umpierre; Funari, Raquel Dos Santos; Silva, Roberta Alexandrina DaO presente trabalho pretende olhar para os gladiadores e entender como os conceitos romanos de infâmia e morte estavam presentes em suas relações sociais. Primeiramente analisamos os conceitos de infâmia e morte. O olhar desta análise está em fontes da epigrafia, pois o objetivo é compreender a partir de vestígios deixados por gladiadores e espectadores das lutas como eles se viam. Para isso usamos lápides funerárias encontradas em escavações na Espanha durante o século XX, refletimos sobre a infâmia como conceito jurídico em Roma na antiguidade e a historiografia sobre a gladiatura. A historiografia dos séculos XIX e XX analisa o tema dos gladiadores olhando para os aspectos políticos de Roma na antiguidade, interpretados numa teoria funcionalista. Aqueles que lutavam e os que assistiam foram entendidos como massa de ociosos que precisavam ser controlados. Algumas atividades eram consideradas, a partir da legislação romana, como profissões infames, entre elas, a gladiatura. Parte da historiografia dos séculos XIX e XX considerava que a violência dos anfiteatros ensinava, tanto os lutadores como os espectadores, a forma de ser e pensar romana. Deste ponto de vista, as lutas dos gladiadores tinham função de servir à ideologia do Estado romano. A infâmia de sua profissão acabava separando os gladiadores dos cidadãos, até mesmo na morte.Item Acesso aberto (Open Access) Lei e história: o poder político, religioso e jurídico da sociedade visigoda no fuero julgo e sua regulamentação fundiária(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-27) Lopes, Tallyta Anny Reis Araújo; Carlan, Claudio Umpierre; Ferreira, Suzana Maria Da Glória; Almeida, Maria Aparecida DeTrata-se de uma pesquisa sobre a sociedade visigoda na Hispânia em 681, especialmente acerca de sua religião, leis e monarquia, fazendo-se uso do Direito e da História. No que tange o Poder régio e a religião católica visigoda, estes tinham uma íntima ligação. O estudo busca analisar não somente a lei visigoda do ano de 681 feita na Hispânia durante o reinado de Sisenando, mas também relacioná-la com a historiografia e com o poder jurídico e político dos visigodos. A escolha desta temática foi por afinidade e a metodologia usada foi a análise do Fuero Juzgo, uma lei elaborada em 681 durante o IV Concílio de Toledo, sendo que a diversidade marca o mundo ibérico e os bispos possuíam grande poderio e prestígio na sociedade hispanovisigoda, legitimando os reis. Ao final foi realizado um objeto virtual de aprendizagem, um arquivo do exe com os conteúdos estudados em uma linguagem mais simples e resumido para alunos do Ensino Médio, a fim de divulgar este trabalho.Item Acesso aberto (Open Access) Luz, câmera, representação! : um estudo das representações históricas no cinema através do documentário hispania un producto de Roma (2004)(Universidade Federal de Alfenas, 2022-10-07) Matthiesen, Lucas; Carlan, Claudio Umpierre; Junqueira, Nathalia Monseff; Silva, Glaydson José DaNa esteira dos estudos sobre História Ibérica na Antiguidade, o mesmo local que fabricou acontecimentos históricos, personagens, identidades sociais, também é o local onde se emitiu muitos ecos (alguns desses que ressoam até os dias presentes) sociais, políticos, jurídicos e culturais, que alteraram de maneira significativa o panorama do território com um simples fato histórico: A Conquista Romana da Hispania (218 a 29 a.C). Indo de encontro a este momento histórico, busca-se com o presente trabalho, por meio do uso de uma fonte audiovisual, o documentário histórico espanhol intitulado Hispania, un producto de Roma (2004), realizar uma análise documental onde se procura compreender, através do documentário como estudo de caso, quais são suas possíveis representações históricas a respeito do fato histórico, bem como compreender seus significados quanto a um produto sociocultural de ampla divulgação e a partir desta análise, produzir um OA que, atendendo as especificações quanto TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) se constituirá como um guia que seja capaz de mobilizar conhecimentos escolares para a análise fílmica, bem como mobilizar conhecimentos relacionados à prática escolar para além do conteúdo proposto.En la estela de los estudios sobre la Historia Ibérica en la Antigüedad, el mismo lugar que produjo hechos históricos, personajes, identidades sociales, es también el lugar donde se emitieron muchos ecos sociales, políticos, jurídicos y culturales (algunos de los cuales resuenan hasta nuestros días). .que alteró significativamente el paisaje del territorio con un simple hecho histórico: La Conquista romana de Hispania (218 al 29 aC). Frente a este momento histórico, el presente trabajo busca, a través del uso de una fuente audiovisual, el documental histórico español titulado Hispania, un producto de Roma (2004), para realizar un análisis documental que busca comprender, a través del documental como caso de estudio, cuáles son sus posibles representaciones históricas respecto al hecho histórico, así como comprender sus significados como producto sociocultural de amplia difusión y a partir de este análisis, producir una OT que, cumpliendo con las especificaciones en cuanto a las TIC (Tecnologías de la Información y la Comunicación) será una guía capaz de movilizar saberes escolares para el análisis fílmico, así como movilizar saberes relacionados con la práctica escolar más allá del contenido propuesto.Item Acesso aberto (Open Access) Mater et filia: origem e batismo da língua portuguesa(Universidade Federal de Alfenas, 2016-05-11) Silva, Gentil Cândido Da; Carlan, Claudio Umpierre; Funari, Pedro Paulo Abreu; Moraes, Tobias Vilhena DeA história da língua portuguesa, é uma saga que tem início no ano 218 a.C. no âmbito da segunda guerra púnica, quando os romanos com intuito de manterem a hegemonia no Mediterrâneo, invadirem a Península Ibérica e trouxeram consigo a língua latina. Com a queda do Império Romano do Ocidente e a chegada dos bárbaros houve uma desestruturação administrativa, onde tivemos o fechamento das escolas. A partir de então a língua latina foi abandonada à própria sorte, passando por um longo processo de dialetação. Ao analisar a gênese e evolução da língua portuguesa, podemos perceber que o fato linguístico é um construto que vai elaborando-se condicionado, sobretudo pelas contingencias históricas. A língua portuguesa, em seus aspectos fonético, morfológicos, sintáticos e lexicais é essencialmente o resultado de uma evolução orgânica da língua latina, proporcionada pelas transformações ocorridas na Península Ibérica, decorrentes do contato entre culturas, línguas e religiões de diferentes povos. O português como fenômeno linguístico é bem mais antigo do que o reino de Portugal. Fenômeno linguístico que não possuía uma designação específica até que Dom Dinis, em 1290, ordenou que o vulgar fosse usado como língua oficial da chancelaria régia, passando a ser denominado, a partir de então, língua portuguesa.La historia de la lengua portuguesa, es una saga que comenzó en el año 218 antes de Cristo en la Segunda Guerra Púnica, cuando los romanos con el fin de mantener la hegemonía en el Mediterráneo, invadieron la Península Ibérica y trajo consigo la lengua latina. Con la caída del Imperio Romano de Occidente y la llegada de los bárbaros hubo una desorganización administrativa, donde tuvimos el cierre de las escuelas. A partir de entonces la lengua latina fue abandonada a su suerte, empezando un largo proceso de creación de dialectos. En el análisis de la génesis y evolución de la lengua portuguesa, podemos ver que el hecho lingüístico es una construcción, cuya elaboración está condicionada principalmente por contingencias históricas. El idioma portugués en sus aspectos fonéticos, morfológicos, sintácticos y léxicos es esencialmente el resultado de una evolución orgánica de la lengua latina, proporcionada por las transformaciones que ocurren en la Península Ibérica, que resultan del contacto entre culturas, lenguas y religiones de los diferentes pueblos. El idioma portugués como un fenómeno es mucho más antiguo que el reino de Portugal. Fenómeno lingüístico que no tenia una denominación específica hasta que Dom Dinis, en 1290, ordenó que la lengua vernácula fuesse utilizada como el idioma oficial de la cancillería real. A partir de entonces el vernáculo empezó a llamarse lengua portuguesa.Item Acesso aberto (Open Access) O ideal de rei concebido em Recareto pela ótica Isidoriana e seu impacto na cunhagem visigótica do sec. VI(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-29) Sá, Júlio César Do Carmo De; Carlan, Claudio Umpierre; Carvalho, Margarida Maria De Carvalho; Papa, HelenaA Península Ibérica sempre foi berço de civilizações importantes durante toda a antiguidade, o processo de hibridismo ocorrido culturalmente nesta região é sem dúvida base para trabalhos importantíssimos, o que não seria diferente na Antiguidade Tardia. Figuras de suma importância histórica contribuíram para a formação de novas ideias e conceitos que buscamos compreender em nossos estudos. Dentre estas figuras destacamos Isidoro de Sevilha, bispo de suma importância para o estudo do sec.VI, pois, através da definição do termo “Rex”, busca em muitos momentos a fixação de preceitos de humildade, caridade, bondade. Sua visão, através da observação dos atos do Rei Recareto, e tendo este como modelo principal, nos leva a analisar o real papel do Rex Maximus neste panorama catequético, como este usa de sua influência social – como líder guerreiro – para trazer para um só lado, toda uma população que possui crenças próprias e diferenciadas em um espaço geográfico mais amplo. Para isto, buscaremos através da visão Isidoriana este ideal Real para o Reino Visigodo e os principais impactos na iconografia do período dentro das cunhagens visigodas, como facilitador do processo catequético e como símbolo de confiança do Rei Legitimado para com seu povo neste momento de mudanças e fixações de novos pensamentos religiosos e políticos. Junto a esta analise realizaremos a criação de um objeto de aprendizagem que vem como facilitador do entendimento dos alunos do ensino básico sobre este assunto, como um jogo de RPG digital, buscaremos apresentar a história dos godos neste recorte temporal e territorial.Item Acesso aberto (Open Access) Península Ibérica na antiguidade: o encontro entre romanos e os povos da Ibéria(Universidade Federal de Alfenas, 2020-11-30) Bonfá, Douglas Cerdeira; Carlan, Claudio Umpierre; Silva, Roberta Alexandrina Da; Porto, Vagner CarvalheiroNesta dissertação de mestrado investiga-se o encontro entre os romanos e os povos da Península Ibérica. Primeiramente, realiza-se uma análise do conceito de cultura e Romanização, analisando o contexto de sua criação, passando por sua revisão no processo pós descolonização até chegar em pesquisas mais recentes. Em um segundo momento, analisa-se a obra Geografia de Estrabão em busca de fragmentos sobre como o autor entende esse processo, a fim de dialogar com pesquisas de especialistas contemporâneos. Defendendo um caráter multiétnico, utiliza-se de fontes da cultura material para contrapor a ideia de homogeneidade cultural na Hispânia romana. Finalizando esta dissertação, apresenta-se um objeto de aprendizagem desenvolvido com mídias digitais com a temática Roma Antiga, para ser utilizado como material de apoio em aulas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental IIItem Acesso aberto (Open Access) Um olhar histórico sobre tartessos: povo explorador das riquezas mediterrâneas(Universidade Federal de Alfenas, 2020-05-20) Lima, Matheus Donizete; Carlan, Claudio Umpierre; Fredel, Karla Maria; Almeida, Maria Aparecida De AndradeO presente estudo busca analisar elementos da sociedade de Tartessos, da cultura material e sua relevância no desenvolvimento das rotas de comércio do Mar Mediterrâneo por meio de estudos dos documentos dos séculos I a VII a.C. Esta pesquisa objetiva-se a compreensão da importância econômica tartessa com seus parceiros greco-romanos e a existência de uma política estatal autônoma na Península Ibérica liderada pelo monarca, Argantonio que durante o Período Clássico foi idealizado como defensor das minas de prata e estanho. Buscaremos realizar um estudo sistemático em obras consideradas referências, a Geografia de Ibéria de Estrabão, Ora Marítima de Rufio de Avieno e História de Heródoto. De modo geral é necessário e de comum acordo que é emergente preencher as lacunas que permeiam o tema de pesquisa que aqui será devidamente explorado. Dessa maneira, visa-se contribuir para maiores avanços para a área da História Ibérica. Como objeto de aprendizagem apresentaremos um E-book, livro digital, ancorado na Plataforma Moodle/Xerte, denominado Tartessos: Um Reino Ibérico, o mesmo, trata-se de um aplicativo virtual, onde os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, por meio da interatividade e jogos de raciocínio lógico, entrarão em contato com o cotidiano do rei Argantonio e seu reinado por volta do século V a.C. O objeto atende as normas do Programa de Pós-graduação em História Ibérica-PPGHI da Universidade Federal de Alfenas/MG e estará disponibilizado ao programa no final da pesquisa.Item Acesso aberto (Open Access) Usos do passado: Gália, Hispânia e suas relações; Júlio César e Asterix, o gaulês(Universidade Federal de Alfenas, 2016-05-10) Simonaio, Arthur De Moraes; Carlan, Claudio Umpierre; Funari, Pedro Paulo Abreu; Moraes, Tobias Vilhena DePretende-se analisar como Júlio César constrói a imagem de gauleses e romanos nos Commentarii de Bello Gallico e suas apropriações nos quadrinhos de Asterix e Obelix. Buscar-se-á na pesquisa estabelecer uma análise entendendo a formação da figura dos líderes, Júlio César e Vercingetórix, nas fontes estudadas. A análise a ser empreendida contemplará a guerra na Hispânia e da Gália e suas consequências na política romana. Os gauleses posteriormente tiveram suas imagens apropriadas na França e um reflexo destas representações foram os quadrinhos de Asterix e Obelix, que integram esta dissertação propondo analisar as construções históricas que incorporam as Hq`s, particularmente na revista “Asterix na Hispânia”. A construção da imagem da Gália e dos gauleses e de sua relação com os romanos, ainda que pela ótica de César, integrará essa análise.We want to analyze how Julius Caesar builds the Gauls and Romans in the image Commentarii Bello Gallico and its appropriations in the comics of Asterix and Obelix. Search is will establish a research analysis understanding the formation of the figure of leaders, Julius Caesar and Vercingetorix, in the studied sources. The analysis to be undertaken will include the war in Hispania and Gaul and its consequences in Roman politics. The Gauls later had their appropriate images in France and a reflection of these representations were the comic book Asterix and Obelix, which are part of this thesis proposes to analyze the historical buildings that incorporate the Hq`s, particularly in the journal "Asterix in Hispania." The construction of the image of Gaul and the Gauls and its relationship with the Romans, even if through the eyes of Caesar, integrate this analysis.