Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Nascimento, Denise Da Silva Menezes Do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A “arte de navegar” (edição de 1712) do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel e a importância da ciência náutica na expansão marítima portuguesa(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-09) Fraga, Luiz Antonio; Nascimento, Denise Da Silva Menezes Do; Lima, Douglas Mota Xavier De; Rui, Adaílson JoséPara a historiografia tradicional, a conquista de Ceuta caracterizou o início da expansão marítima portuguesa no Atlântico e a consequente exploração de ilhas, arquipélagos e de toda a costa africana. O fato é que, após a conquista dessa cidade fortificada, os portugueses prosseguiram com sua política expansionista de caráter internacional que culminaria com a circum-navegação do continente africano e com a chegada de Vasco da Gama à Calicute, cerca de 80 anos mais tarde. Neste contexto, ganham destaque os elementos que permitiram ultrapassar a navegação de cabotagem. Assim, o presente trabalho dissertativo apresenta uma análise de “Arte de Navegar” (2ª. Edição, 1712), do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel. A intenção é, por intermédio do exame mais minucioso de cada capítulo que compõe a obra, buscar compreender melhor como os mareantes portugueses aprenderam a velejar longe da costa e passaram a navegar em alto-mar. Para atingir esse feito, era necessário navegar longe da costa e, para realizar essa façanha, foi preciso recorrer à astronomia e a instrumentos de navegação que adaptados, aperfeiçoados ou até mesmo inventados, permitiram aos navegantes calcular (mesmo com limitações e imprecisões) a sua posição global. Desse modo, por intermédio da análise de “Arte de Navegar”, correlacionando-a com outros saberes vinculados à náutica, intenciona-se demonstrar como se deu a evolução das técnicas, instrumental e embarcações que possibilitaram as conquistas de ultramar ao tempo das Grandes Navegações. No que se refere ao Objeto de Aprendizagem (OA) proposto, deliberamos disponibilizar o conhecimento sobre a navegação de longa distância para os estudantes do Ensino Fundamental (7º ano) com o propósito de auxiliar esse público-alvo na assimilação dos conteúdos abordados pelo tema dissertativo e atender também aos objetivos programáticos previstos no Currículo Básico Comum (CBC) para o nível fundamental. Trata-se de uma animação de caravelas conjugada com textos, vídeos, animações e atividades.Para la historiografía tradicional, la conquista de Ceuta caracterizó el inicio de la expansión marítima portuguesa en el Atlántico y la consecuente exploración de islas, archipélago y de toda la costa africana. Lo cierto es que, tras la conquista de esta ciudad fortificada, los portugueses continuaron con su política expansiva de carácter internacional que culminaría con la circum-navegación del continente africano y la llegada de Vasco da Gama a Calicute, unos 80 años después. La intención es, a través de un examen más detallado de cada capítulo que compone la obra, buscar comprender mejor cómo los navegantes portugueses aprendieron a navegar lejos de la costa y comenzaron a navegar en alta mar. Para lograr esta hazaña fue necesario navegar lejos de la costa y para lograrlo, recurrieron a la astronomía y los instrumentos de navegación que - adaptados, perfeccionados e incluso inventados - permitió a los navegantes calcular (incluso con limitaciones e inexactitudes) su posición global. Así, a través del análisis del “Arte de la Navegación”, correlacionándolo con otros conocimientos relacionados con la náutica, se pretende demostrar cómo la evolución de técnicas, instrumentos y embarcaciones que posibilitaron las conquistas de ultramar durante la época de las grandes navegaciones. Con respecto al Objeto de Aprendizaje propuesto (OA), delibermos poner a disposición de conocimientos historiográficos para Estudiantes de Educación Fundamental (7º AÑO). Esta es una animación de caravelas conjugadas con textos, videos animaciones y actividades. Cada carabela describe la trayectoria marítima de un importante navegante de la "Era de los Descubrimientos". La "animación" interactúa con el usuario estudiante, demostrando el "camino marítimo" de cada navegante del globo. En la segItem Acesso aberto (Open Access) A representação da cavalaria ibérica: análise e desenvolvimento de sequência didática para o ensino de história a partir do livro da ordem de cavalaria de Ramón Llull (1232-1316)(Universidade Federal de Alfenas, 2024-07-10) Souza, Benta Cristina; Nascimento, Denise Da Silva Menezes Do; Vidotte, Adriana; Mendonça Junior, Francisco De Paula Souza DeA cavalaria Ibérica contribuiu no processo de formação de comportamentos éticos que permeou por boa parte da Idade Média, entrando para o imaginário coletivo e chegando até os dias de hoje. Um importante divulgador e entusiasta da cavalaria foi o filósofo e teólogo catalão Raimundo Lúlio (1232-1316), autor que, entre muitas obras, escreveu o Livro da Ordem de Cavalaria, código pedagógico no qual constam normas de como ser um bom cavaleiro. A partir do livro mencionado, desenvolveu-se a sequência didática que tem como objetivo desvelar e ensinar aspectos relativos a cavalaria para estudantes da Educação Básica – anos finais do Ensino Fundamental. Este é um tema não abordado nos livros didáticos, os quais costumam priorizar a abordagem francesa e inglesa sobre este momento histórico. Nesse contexto, a sequência didática mostra-se como uma ferramenta elucidadora de conhecimento para a temática. Sendo desenvolvida de forma lúdica, com jogos e vídeos, apresenta-se dividida em quatro segmentos que permitem ao professor (a) complementar o próprio conhecimento sobre essa temática pertencente a Idade Média, enriquecendo a relação ensinoaprendizagem.La caballería ibérica contribuyó en el proceso de formación de comportamientos éticos que permeó gran parte de la Edad Media, entrando en el imaginario colectivo y llegando hasta nuestros días. Un importante divulgador y entusiasta de la caballería fue el filósofo y teólogo catalán Ramón Llull (1232-1316), autor que, entre muchas obras, escribió el Libro del Orden de Caballería, un código pedagógico en el que se establecen normas sobre cómo ser un buen caballero. A partir del libro mencionado, se desarrolló la secuencia didáctica que tiene como objetivo desvelar y enseñar aspectos relativos a la caballería para estudiantes de Educación Básica – últimos años de la Educación Primaria. Este es un tema que no se aborda en los libros de texto, los cuales suelen priorizar el enfoque francés e inglés sobre este momento histórico. En ese contexto, la secuencia didáctica se presenta como una herramienta esclarecedora de conocimiento sobre la temática. Desarrollada de forma lúdica, con juegos y vídeos, está dividida en cuatro segmentos que permiten al profesor complementar su propio conocimiento sobre esta temática perteneciente a la Edad Media, enriqueciendo la relación enseñanza-aprendizaje.