Mestrado Profissional em História Ibérica
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Orientador(a) "Oliveira, Fabiana De"
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Item Acesso aberto (Open Access) As abordagens da história ibérica medieval nos livros didáticos da educação básica(Universidade Federal de Alfenas, 2017-05-03) Avelino, Maria Aparecida; Oliveira, Fabiana De; Oliveira, Flávia Preto De Godoy; Rui, Adaílson JoséO domínio muçulmano na Península Ibérica, durante a Idade Média, fez dessa região um lugar com um modo de vida singular, em virtude da coexistência de cristãos, muçulmanos e judeus. Nos oito séculos desse domínio, múltiplas influências e intercâmbios se processaram nesse âmbito geográfico e no tempo histórico entre as três religiões monoteístas, deixando marcas profundas de sua cultura no imaginário europeu. A América portuguesa não ficaria imune a essa influência. A discussão do espaço geográfico da Península Ibérica no Ensino de História do Brasil é pertinente, uma vez que Portugal e Espanha tiveram relevantes contribuições na História da América Latina. Crenças, valores, ética e religiosidade que imperam no país têm suas raízes na Península Ibérica Medieval. Estudos sobre a diversidade cultural, étnica e religiosa desse período poderão trazer uma contribuição de grande relevância para a compreensão da formação cultural do Brasil. Nessa perspectiva, considerou-se importante problematizar o livro didático com a finalidade de se analisar como a História da Península Ibérica Medieval foi abordada em seu conteúdo e indagar sobre a forma como essa temática está sendo tratada nas salas de aula. A pesquisa foi organizada em duas etapas que se complementaram: a primeira etapa se caracterizou por uma pesquisa documental, problematizando o livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de ensino de História Ibérica. Foram analisados ainda, nessa fase, os documentos referentes à política de adoção do livro didático, quando se buscou entender a relevância no processo de escolha desse recurso. A segunda etapa constituiu-se de um estudo de caso e foi desenvolvida a partir de entrevistas com os supervisores e professores da área de História, de escolas públicas em Minas Gerais, com a finalidade da compreensão do espaço que as minorias étnicas do medievo ibérico ocupam nas salas de aula. Os livros analisados denotam uma expressiva abertura no que se referem às discussões historiográficas contemporâneas quando dispõem de um espaço significativo ao período medieval, buscando desconstruir mitos e estereótipos. Entretanto, no que se referem aos conteúdos sobre a Península Ibérica notou-se uma abordagem simplificada e correlacionada com o processo histórico de outras regiões da Europa como: a França, a Inglaterra e a Alemanha. Especificamente, sobre a diversidade cultural e religiosa, fruto das relações entre cristãos, muçulmanos e judeus no medievo ibérico, a menção se deu de maneira pontual no contexto da expansão islâmica. As entrevistas possibilitaram evidenciar que, para os profissionais investigados, as formações acadêmica e profissional constituem fatores preponderantes para o desenvolvimento de uma prática docente comprometida com a diversidade. Ao adotarem o livro didático de História, nem sempre seguem integralmente os conteúdos propostos: quando há visões reducionistas, recorrem a outras fontes e outros recursos para problematizá-las; no que se refere às questões sobre intolerância racial e religiosa, são trabalhadas a partir dos conflitos que surgem no ambiente da sala de aula e da contextualização dos conteúdos dos manuais. As referências à Península Ibérica são ainda problemáticas, pois incluem vários estereótipos genéricos sobre o medievo, deixando de ressaltar essa região.Item Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de história ibérica medieval: a consciência histórica dos alunos acerca da influência cultural árabe no Brasil(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-12) Caixeta, Elenice Maria; Oliveira, Fabiana De; Sánchez, Guadalupe Romero; Matos, Júlia SilveiraOs árabes que adentraram a Península Ibérica em 711 permaneceram na região ao longo de oito séculos trazendo consigo sua cultura, que será incorporada pelos povos da região. Os povos árabes possuíam grande habilidade técnica e conhecimentos científicos e artísticos. Assim, introduziram no ocidente diversas práticas e produtos provenientes do oriente, originando uma síntese entre civilização cristã e islâmica. A formação da Península Ibérica deriva do contato com o mundo muçulmano, que não foi apenas sinônimo de lutas, conflitos e desejo de domínio sobre o ―outro‖. Além das histórias de guerras e movimentos expansionistas de muçulmanos e cristãos encontram-se testemunhos de um passado conjunto que envolve troca de saberes, alianças, influências e intercâmbios entre os dois mundos diferentes. Com relação à presença árabe no Brasil, há o registro de dois movimentos marcantes, o primeiro é através do colonizador português e espanhol e mais tarde, no final do século XIX, com a chegada de imigrantes sírios e libaneses. Nessa perspectiva, considerou-se importante refletir a respeito de uma influência cultural árabe no Brasil, desta forma, nossa pesquisa tem como objetivo analisar a consciência histórica dos alunos acerca da influência cultural árabe no Brasil. Para isto a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira etapa é uma revisão de literatura e a segunda é uma pesquisa de campo (estudo de caso) com a aplicação de questionários, História a Completar (H-C) e a realização de grupos focais. Posteriormente foi feita uma análise qualitativa dos dados obtidos por meio das atividades realizadas, observando o conhecimento que os alunos têm a respeito da História Ibérica medieval e da influência cultural árabe no Brasil e qual tipologia de consciência histórica (tradicional, exemplar, crítica ou genética), segundo perceptiva teórica-metodológica de Jörn Rüsen, os alunos apresentam. Foi possível notar que o ensino de História Ibérica tem avançado pouco nas escolas e que maior parte das narrativas dos alunos vai em direção a uma consciência histórica tradicional - o que não seria incomum entre alunos desta faixa etária, já que Rüsen aponta que os tipos tradicional e exemplar são os mais encontrados no ambiente escolar – no entanto, foi verificada uma percepção mais refinada por parte de alguns alunos ao atribuírem sentido para os conhecimentos históricos aprendidos para analisar o presente e construírem perceptivas para o futuro, e ao enfatizar a importância de se estudar mais sobre a História Ibérica e sobre a influência cultural árabe no Brasil. Nas narrativas dos alunos percebemos que a consciência histórica expressa também é produzida no meio social e não somente nas instituições escolares. Contudo, como demonstram as narrativas, ainda é preciso muito trabalho para que o conhecimento acerca da História Ibérica e da cultura árabe esteja presente de forma efetiva no livro didático e dentro das salas de aula. A partir dos resultados desta pesquisa foi criado o recurso pedagógico digital por meio do software exerlearning, para ser trabalhado por professores e alunos em sala de aula, a fim de contribuir para o processo de ensino-aprendizado de História Ibérica.