Mestrado em Química
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Navegando Mestrado em Química por Orientador(a) "Barro, Mario Roberto"
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Item Acesso aberto (Open Access) Análises de videoaulas de química do Programa Se Liga na Educação exibidas em 2021 durante a Pandemia de Covid-19(Universidade Federal de Alfenas, 2023-02-27) Souza, Taynara De; Barro, Mario Roberto; Nery, Vanessa Cristina Girotto; Silva, WesleyAs videoaulas vêm ganhando espaço na educação e o acesso a elas tem sido facilitado por plataformas de repositórios de vídeos disponíveis na internet. Durante a Pandemia de Covid- 19, houve a suspensão das atividades escolares presenciais em todo o Brasil para promover o distanciamento social e tentar conter a disseminação da doença. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais lançou o Regime de Estudo não Presencial, direcionado para o Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual. Dentre as ferramentas disponibilizadas estava o programa Se Liga na Educação, que exibe videoaulas. Neste trabalho, chamamos a atenção para essas videoaulas, que tiveram sua relevância enquanto material de acesso aos conteúdos escolares para estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar videoaulas de Química do Programa Se Liga na Educação exibidas no ano de 2021 durante a Pandemia de Covid-19. Para isso, caracterizamos as videoaulas de Química do programa Se Liga na Educação, exibidas no ano de 2021 em relação aos critérios para análise de videoaulas baseados nos trabalhos de Gomes (2008) e de Barrére (2014) e analisamos um conjunto representativo dessas videoaulas, tendo como base os princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, os aspectos pedagógicos e os conteúdos de Química. A partir da caracterização, constatamos que, de modo geral, as videoaulas do programa possuem um tempo de duração classificado como longo ou muito longo. A maioria é indicada para a preparação para o Enem e para o 3o ano do Ensino Médio. São apresentadas por quatro professores diferentes, seguindo um mesmo modelo, que corresponde à exibição do professor discursando em frente à câmera, em um cenário físico intercalando com momentos de captura de tela com narração do professor. A divisão do conteúdo é realizada em sequência de videoaulas ou videoaulas individuais. Todas as videoaulas possuem janela de interpretação de Libras e utilizam como recurso um monitor interativo. As videoaulas apresentam vários segmentos que se aproximam dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e alguns segmentos que se distanciam, principalmente, dos princípios da coerência, redundância, segmentação e pré-treinamento. Além disso, restringem-se à exposição de conteúdos, sendo que alguns conteúdos químicos apresentam inadequações.Item Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre as disciplinas relacionadas ao uso das TICS presentes nos cursos de química licenciatura das instituições de ensino superior públicas brasileiras(Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-29) Rezende, Jully De Paula; Barro, Mario Roberto; Girotto, Vanessa Cristina; Torres, ClaudiaAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) desempenham um papel importante na sociedade atual. Em relação à educação, em face das novas relações pedagógicas que são estabelecidas no processo de escolarização formal, em que os estudantes têm cada vez mais acesso a informações em meios digitais e mais interações também por esses canais, há uma crescente necessidade de adaptação didática dos professores, de modo a disporem de habilidade e instrumentos que permitam que a tecnologia se faça presente de modo produtivo no cotidiano educacional. Tendo em vista esse cenário, este trabalho tem como objetivo investigar o uso pedagógico das TICs, quando de sua inserção em disciplinas presentes nas dinâmicas curriculares dos cursos de formação inicial de professores de Química das IES públicas brasileiras. Para tanto, realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa, utilizando abordagem de pesquisa documental, na qual as fontes de coleta de dados foram os sites das IES públicas estaduais e federais, dentre universidades e institutos federais do Brasil. A partir da busca nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), foram analisadas as dinâmicas curriculares e as ementas das disciplinas relacionadas às TICs, no intuito de se alcançar o objetivo traçado, ou seja, identifcar o uso pedagógico das tecnologias no campo da formação inicial de professores de Química. Os dados foram analisados com base no referencial teórico do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Encontramos 184 disciplinas em 249 cursos, sendo que 172 ementas dessas disciplinas foram categorizadas em relação ao referencial teórico TPACK: Conhecimento Tecnológico (TK), Conhecimento Tecnológico de Conteúdo (TCK), Conhecimento Tecnológico Pedagógico (TPK) e Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK). Nessa perspectiva, inferimos que 10,46% dessas disciplinas permitem aos futuros professores possuírem na sua formação inicial uma base conceitual e uma instrumentalização didático-pedagógica que os auxilie com o uso das TICs nas suas práticas futuras. Assim, esse trabalho chama atenção para a necessidade de serem revistos os currículos da formação inicial de professores da área de Química, como uma alternativa para a atualização da abordagem pedagógica da aula, de modo a incorporar o uso de tecnologias como oportunidade que possibilita uma melhor formação dos futuros professores desse campo.