Mestrado em Química
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Navegando Mestrado em Química por Orientador(a) "Cordeiro, Márcia Regina"
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Item Acesso aberto (Open Access) Diagrama V modificado como instrumento avaliativo da aprendizagem de alunos de um curso de licenciatura em química(Universidade Federal de Alfenas, 2014-02-05) Mendonça, Maria Fernanda Campos; Cordeiro, Márcia Regina; Correa, Paulo Rogério Miranda; Marinho, Maria VandaA avaliação é tida como peça-chave de todo o dispositivo pedagógico, pois permite reconhecer, em cada momento, quais são as dificuldades que os alunos encontram em seu processo de aprendizagem e quais as melhores estratégias para superá-las. Com base nesses pressupostos, buscou-se, neste estudo, propor o uso de diagrama V modificado em uma sequência, em conjunto com os mapas conceituais, como instrumentos para avaliar a aprendizagem dos sujeitos de pesquisa sobre o conteúdo ligações químicas. Por meio de tais instrumentos, procurou-se acompanhar a aprendizagem dos alunos sobre o referido conteúdo, mediante o estabelecimento de relações entre os diferentes conteúdos da área da ciência química, trabalhados ao longo da disciplina de Química Inorgânica I. O estudo foi realizado com alunos ingressantes no curso superior de Química-licenciatura da Universidade Federal de Alfenas-MG e se desenvolveu segundo uma metodologia de pesquisa qualitativa, cujo objetivo é investigar os significados atribuídos pelas pessoas aos eventos e objetos estudados. A coleta dos dados se deu a partir da observação participante, do tipo aberta e as observações foram registradas no decorre da investigação, em diário de campo. Os dados foram coletados em dois momentos; um, na disciplina de Química Geral e outro, na disciplina de Química Inorgânica I. No primeiro deles, fez-se um levantamento das concepções dos alunos quanto aos subsunçores, à estrutura da matéria e às propriedades periódicas, necessários ao entendimento do tema ligações químicas. Esse levantamento se deu a partir de questões avaliativas propostas em provas, na referida disciplina. As respostas dos sujeitos de pesquisa às questões foram analisadas segundo o estabelecimento de categorias de análise, por meio das quais se identificou que a maioria dos alunos não possuíam em suas estruturas cognitivas, de forma clara, diferenciada e estável, as concepções científicas para os referidos subsunçores. No primeiro momento, também foram ministradas algumas aulas para apresentar e instruir os alunos na elaboração dos mapas conceituais e “Vês” modificados. No segundo momento, foram construídos pelos sujeitos de pesquisa cinco diagramas V modificados e três mapas conceituais, a fim de avaliar a compreensão dos mesmos sobre o conteúdo de ligações químicas. A análise desses instrumentos se deu com base nos critérios de análise propostos na literatura e os resultados obtidos indicaram que, independentemente dos objetos e dos acontecimentos estudados, os alunos sempre se remetiam ao mesmo modelo, ainda que nas descrições fizessem referência a outros. Percebe-se, pois, que a estabilidade das ligações químicas ainda se explica pela regra do octeto. Assim, pode-se ressaltar que os instrumentos propostos para a avaliação da aprendizagem dos alunos, nesta pesquisa, forneceram dados relevantes sobre a aprendizagem dos alunos, referentes aos seus avanços e dificuldades.Item Acesso aberto (Open Access) Estudos das representações sobre ligações químicas nos livros didáticos e suas contribuições para o processo de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2014-02-12) Scalco, Karina Caixeta; Cordeiro, Márcia Regina; Ferreira, Luiz Henrinque; Hornink, Gabriel GerberO livro didático vem sendo amplamente estudado por diversos pesquisadores a fim de se compreender como esta ferramenta didática tem sido utilizada no ensino, bem como seu potencial para auxiliar a aprendizagem. Este instrumento didático é composto por textos escritos e imagens, os quais podem interferir como mediadores no processo de aprendizagem. Ressalta-se a importância do uso das imagens no ensino de química, considerando a função essencial das representações no processo de aprendizagem dos conteúdos dessa área em específico. As representações facilitam a compreensão dos sistemas simbólicos por parte dos alunos e, portanto, faz-se necessário que estas sejam bem compreendidas e interpretadas. Este trabalho teve como foco a análise das imagens presente nos livros didáticos de química aprovados pelo PNLEM/2012, referente aos capítulos sobre ligações químicas. As imagens foram identificadas e analisadas quanto às dimensões do conhecimento químico propostas por Johnstone, os elementos constituintes destas representações e também o grau de relações presentes entre as imagens e seus respectivos textos. Em seguida, analisou-se as imagens a partir da semiótica peirceana, de acordo com a Primeiridade, Secundidade e Terceiridade propostas em seus estudos. Os resultados encontrados permitem dizer que quando a imagem representa os três aspectos do conhecimento químico, juntamente com a presença de etiquetas e legendas podem auxiliar a compreensão do que está sendo representado, principalmente quando estas estão diretamente relacionadas ao texto. Quanto à análise semiótica, foi possível perceber que, para que o aluno compreenda o que está sendo representado na imagem e chegue a uma generalidade dos conceitos envolvidos (Terceiridade), este precisa ter um bom inventário químico, que são conhecimentos anteriores necessários para compreensão do novo conhecimento, onde este possibilitará uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos.Item Acesso aberto (Open Access) Jogo didático quiminvestigação: uma ferramenta para o ensino de quimica inorgânica em nível médio(Universidade Federal de Alfenas, 2013-02-26) Silva, Bruna Da; Cordeiro, Márcia Regina; Calefi, Paulo Sérgio; Lourenço, Eliana BernardesEstudos publicados na área de Ensino de Química destacam a importância da utilização de jogos didáticos como recursos auxiliares ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, tais recursos podem contribuir para a motivação, o interesse e a interação em sala de aula. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, avaliação e aplicação de um jogo didático para o ensino de Química Inorgânica em nível médio. Este material apresenta caráter investigativo por trabalhar os conteúdos químicos, tabela periódica e funções inorgânicas (ácidos, bases e sais) por meio de casos que requerem dos alunos uma solução. Inicialmente para a realização desta pesquisa, elaborou-se o jogo, suas regras e os casos, em seguida, este foi avaliado por três professores de Química Inorgânica do ensino superior. E posteriormente, o material didático foi aplicado com alunos do ensino médio de uma escola pública da cidade de Alfenas. É importante destacar que este recurso didático também foi avaliado pela professora responsável por ministrar a disciplina de Química para estes estudantes. Com base nos dados obtidos por meio da avaliação, verificou-se que o jogo apresenta características que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes como a abordagem contextualizada dos casos e a ludicidade. No que diz respeito à utilização do material didático, observou-se que este pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem por meio da interação em sala de aula.Item Acesso aberto (Open Access) Práticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem: limites e possibilidades apresentadas por educadores (as) de Química na Educação de Pessoas Jovens e Adultas(Universidade Federal de Alfenas, 2016-06-29) Braz, Natália Mariane; Cordeiro, Márcia Regina; Barro, Mario Roberto; Marigo, AdrianaA pesquisa aqui apresentada buscou investigar quais são os limites e possibilidades para a implementação de práticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem de Química para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA). As práticas dialógicas de ensino aqui desenvolvidas referem-se à experimentação investigativa dialógica tipo inclusion e aos grupos interativos, que têm como base teórica a concepção de aprendizagem dialógica. Tanto a experimentação investigativa tipo inclusion como os grupos interativos seguem os pressupostos teóricos de um tipo de organização inclusiva (inclusion) que contribui para melhorar o convívio social escolar e também acelerar suas aprendizagens por meio da organização heterogênea e da participação de pessoas voluntárias. Desenvolvida a partir da metodologia comunicativa de investigação, esta pesquisa contou com observações comunicativas, relatos comunicativos de vida e grupos de discussão como seus principais instrumentos de coleta de dados, e envolveu uma análise intersubjetiva das informações coletadas em parceria com dois educadores(as) do ensino de Química que lecionam no segundo ano do ensino médio na EPJA e seus/suas respectivos(as) educandos(as). As informações foram coletadas no decorrer do primeiro e do segundo semestre de 2014, entre os meses de fevereiro a novembro, e foram analisadas a partir de duas dimensões: transformadora e exclusora, próprias da metodologia adotada. A primeira refere-se aos elementos encontrados na realidade investigada que aproximam as pessoas de concretizarem os seus objetivos, e a segunda às barreiras que se colocam para que as pessoas atinjam os mesmos. No caso desta pesquisa, os elementos transformadores dizem respeito àqueles que favorecem o desenvolvimento de práticas dialógicas em sala de aula, e os elementos obstaculizadores àqueles que impedem o desenvolvimento das práticas dialógicas neste espaço. Os resultados alcançados revelam alguns obstáculos para o desenvolvimento e a implementação de práticas dialógicas em sala de aula, tais como a ausência de formação docente do(a) educador(a), as práticas e metodologias de ensino que vem sendo desenvolvidas no ambiente escolar, além dos aspectos relacionados ao sistema educacional. Também foram observados elementos transformadores, ressaltando-se a melhoria tanto da aprendizagem acadêmica como do convívio social.The research presented here aimed to investigate what the limits and possibilities are for the implementation of dialogic practices in the teaching and learning of Chemistry for the Education of Young People and Adults (EYPA). The dialogic teaching practices developed here refer to the dialogic investigative experimentation of the inclusion type and to the interactive groups, which have as the theoretical basis the conception of dialogic learning. Both the investigative experimentation of the inclusion type and the interactive groups follow the theoretical assumptions of a type of inclusive organization (inclusion) which contributes to the improvement of the school social life and to accelerate learning through heterogeneous organization and the participation of volunteers. Based on the Communicative Methodology, the research herein had communicative observations, communicative accounts of life and discussion groups as its main data collection instruments and involved an intersubjective analysis of the collected information in partnership with two chemistry teachers who teach in the second year of EYPA high school and their respective students. The information was collected throughout the first and second semester of 2014, between February and November, and was analyzed based on two dimensions: the transforming one and the excluding one, which are characteristic of the adopted methodology. The first one refers to the elements found in the investigated reality that bring people closer to accomplishing their goals, whereas the second one refers to the obstacles that arise preventing them from achieving those goals. As far as this research is concerned, the transforming elements are those that favor the development of dialogic practices in the classroom, whereas the obstructing elements are those that prevent the development of dialogic practices in such a place. The achieved results reveal some obstacles to the development and implementation of dialogic practices in the classroom, such as teacher education, the practices and teaching methods that have been developed in the school environment, in addition to the aspects related to the educational system. Transforming elements were also observed, with highlights to the improvement in both the academic learning and social life.Item Acesso aberto (Open Access) Síntese e caracterização de uma cobaltoftalocianina disubstituída pelo ligante 1,3-bis(4-piridil)propano(Universidade Federal de Alfenas, 2015-06-03) Marcondes, Lia Mara Silva; Cordeiro, Márcia Regina; Serra, Osvaldo Antônio; Almeida, Eduardo Tonon DeDevido a questões ambientais, atualmente a procura por fontes de energia que sejam limpas e renováveis são temas de extrema relevância. Baseado nestes preceitos e em trabalhos relatados em literatura propõe-se a obtenção de um novo complexo formado por uma metaloftalocianina com potencial aplicação em dispositivos fotovoltáicos. Além disso, aborda a elaboração de uma nova sequência de solventes para a purificação de metaloftalocianinas. O estudo de um novo método de purificação foi inserido devido aos métodos descritos serem geralmente complexos e relacionados a uma determinada metaloftalocianina. Os solventes etanol, metanol, água destilada e acetona foram escolhidos para sequência de purificação, baseado em testes de solubilidade dos produtos e dos precursores, para as metaloftalocianinas (M = Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu e Zn). A caracterização de todos estes complexos foi feita por espectroscopia eletrônica e vibracional, análise térmica, e análise elementar. Os dados obtidos desta caracterização sugere a formação de complexos com elevada pureza e ausência de solventes nas estruturas. Em relação ao novo complexo, uma cobalto(II)ftalocianina (CoPc) dissubstituída axialmente pelo ligante 1,3-bis(4-piridil)propano (BPP) denominada [CoPc(BPP)2], foi descrita. Este complexo foi caracterizado por espectroscopia eletrônica, vibracional e de fluorescência, além de análise térmica, ressonância magnética nuclear e análise elementar. As análises sugerem a formação de um complexo formado por dois ligantes BPP coordenados a uma CoPc. As propriedades fotofísicas (coeficiente de absorção e rendimento quântico de fluorescência) e fotoquímicas (rendimento quântico de fotodegradação) deste composto foram obtidas visando a sua futura utilização em células solares. O aumento do valor do coeficiente de absorção e do rendimento quântico de fluorescência após a substituição axial foi observado. Já o rendimento quântico de fotodegradação diminuiu após a substituição, porém uma boa fotoestabilidade ainda foi encontrada quando comparada aos sistemas formados por metaloftalocianinas com outros ligantes axiais relatados na literatura. Estes resultados estimulam novas pesquisas utilizando este novo complexo bisaxial em camadas de filmes de dispositivos fotovoltaicos.