Mestrado em Enfermagem
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Navegando Mestrado em Enfermagem por Orientador(a) "Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu"
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Item Acesso aberto (Open Access) Assédio moral com os trabalhadores da atenção primária à saúde: revisão de escopo(Universidade Federal de Alfenas, 2020-11-19) Siqueira, Sarah Maria Souza; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Terra, Fábio De Souza; Podestá, Márcia Helena Miranda CardosoO ambiente de trabalho pode gerar diferentes manifestações de assédio moral. O objetivo foi rastrear artigos ao assédio moral na Atenção Primária à Saúde. Utilizou- se as bases/bancos de dados Lilacs, SciELO, Scopus, PubMed e Web os Science e também a literatura cinza, no período de 2010 a 2019. Analisou 19 artigos e verificou- se que os assediados eram na maioria enfermeiros, feminino e menores de 50 anos. O estudo vem preencher parte da lacuna existente de assédio moral no ambiente de trabalho na Atenção Primária à Saúde.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação de competências de estudantes universitários de enfermagem sobre administração de vacinas no vasto lateral da coxa em crianças, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2018-01-18) Costa, Lívia Cristina Scalon Da; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Ribeiro, Patrícia Mônica; Faria, Heloísa Turcatto GimenesA administração de vacinas por via intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa em crianças, éum conteúdo ministrado nagraduação em enfermagem no ensino presencial. Diante do avanço tecnológico aplicado à educação, o Ambiente Virtual de Aprendizagemtem sido cada vez mais utilizadona atualização dos futuros enfermeiros.Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento, habilidades e atitudes de graduandos em enfermagem sobre a administração de vacinas no vasto lateral da coxa em crianças, como proposta de intervenção, utilizando a Plataforma Moodle. Pesquisa quantitativa,quase-experimental, sem grupo controle, do tipo pré e pós-teste realizada com 39 graduandos de enfermagem dos 7º, 8º e 9º períodos. Umamatriz de competências foi elaboradaparase estabeleceros objetivos educacionais. Foram produzidos os recursos midiáticos: vídeos de cenário simulado, material de apoio didático e fórum de discussão a partir de um vídeo de caso clínico.Oteste de conhecimento cognitivo e o instrumento do tipo checklist, baseado no OSCE, após elaboração,foram submetidos à validação de conteúdoea análise de concordância por meio do teste Kappa Fleiss, com resultados bastante satisfatóriosdo teste cognitivo (0,733)e checklist do OSCE (0,826).Foramconstituídastrês estações em cenário simulado, correspondendoaos três módulos do curso: Estação 1 –Higienização das Mãos em Salas de Vacinação, Estação 2 –Preparo para administração de vacina no vasto lateral da coxa em crianças e Estação 3 –Administração da vacina no vasto lateral da coxa em crianças. O processo de validação do cenário simulado foi realizado por meio da visitados juízes, com o auxílio de um instrumento elaborado pela autoracom a estrutura física adequada e os itens utilizados emuma sala de vacinação. Houve boaconsistência interna desse instrumento conforme o Alfa de Cronbach(0,76).A coleta de dados foi realizada de abril a junho de 2017. Além dos instrumentos já citados, foram aplicadosainda um questionário de caracterização dos participantes, um deavaliação do curso, recursos e estratégias adotados e o Inquérito COLLES. Osdados quantitativos foramtabulados e analisados por meio do Software SPSS, versão 17.0. Após a realização do pré e do pós-OSCE, houve odebriefing, que consistiu na análise e reflexão sobre o que foi vivido pelo aluno durante a simulação. Houve predomínio do sexo feminino(87,2%), com média de idade de 24,9 anose de participantes que não trabalhavam na área da enfermagem. Foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p=0,0001). Encontrou-se média geral no pré-teste de 12,5, dp=2,56 e no pós-teste de 17,4, dp=2,38, considerando um total de 21 pontos. Foi encontrada também associação fortemente significativa entre o escore do OSCE realizado antes e após intervenção (p=0,0001), sendo no pré-OSCE, a média geral de 101,0, dp=30,46 e no pós-OSCE de 181,92, dp=12,04, considerando um total de 200 pontos. Todosos recursos midiáticos foram muito bem avaliados.Esses resultados evidenciam a eficácia da intervenção e a importância do AVA como estratégia de atualização de competências dos graduandos de enfermagem sobre a temática.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação de Competências de estudantes universitários sobre visita domiciliar utilizando a ferramenta Curso Aberto Massivo Online(Universidade Federal de Alfenas, 2016-09-15) Borges, Fernanda Ribeiro; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Silva, Luiz Eduardo Da; Ribeiro, Patrícia MônicaO fenômeno MOOC pode ser considerado uma evolução da educação a distância, associado ao movimento dos recursos educacionais abertos e da expansão do conhecimento, podendo oferecer uma aprendizagem motivadora, atrativa e interativa. Tal fato explica a realização do estudo em questão, que teve como objetivo principal avaliar o grau de conhecimento dos estudantes universitários da área da saúde sobre visita domiciliar, na Estratégia Saúde da Família, utilizando um Curso Aberto Massivo Online, como proposta de intervenção, a partir do uso de uma interface multimídia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, quase-experimental, sem grupo controle, do tipo pré e pós-teste realizada durante o período de março a junho de 2016 junto a 135 graduandos do 1º e do 3º períodos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Realizou-se uma revisão integrativa sobre o ensino de visita domiciliar para elaboração do questionário pré e pós-teste , podendo assim verificar o conhecimento que os estudantes tinham sobre a temática. Esse questionário foi avaliado por seis juízes em um processo de refinamento e submetido à análise de consistência interna. Foi elaborada uma matriz de competências cognitivas, atitudinais e de habilidades que norteou a seleção e a construção dos recursos midiáticos. Os recursos midiáticos utilizados foram Material de apoio didático, Videoaulas, Vídeo de Dramatização, Jogo com Realidade Aumentada e Quiz. O curso foi dividido em três módulos: 1) Abordagem Familiar, 2) Conceito de Visita Domiciliar e 3) Fases da Visita Domiciliar. Foi aplicado o questionário pré e pós-teste, o questionário de caracterização dos participantes e um questionário de avaliação do curso. Esses dados foram tabulados e analisados por meio do Software SPSS, versão 17.0 para Windows. Houve predomínio do sexo feminino (74,8%) com média de idade de 20 anos, 91,9%possuem notebook, 95,6% acessam a internet em casa, 91,9% utilizam a internet para o estudo, apenas 11,9% já tinham realizado algum curso a distancia e 32,2% tinham realizado alguma disciplina pelo ambiente virtual de aprendizagem da Universidade. Apenas 2,2% conheciam a ferramenta MOOC. Após a aplicação do curso, os participantes avaliaram como muito adequados os recursos utilizados e as características do ambiente como formatação, acesso, navegação, imagens e hipertextos. Foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós teste (p=0,000000001), 83,0% dos participantes tiveram nota maior no pós-teste, o que mostra a eficácia da intervenção. Comparando a nota do pré e pós-teste por curso todos apresentaram associação significativa: 1º período de Enfermagem (p=0,0001), 1º período de Fisioterapia (p= 0,004), 1ºperíodo de Medicina (p=0,0001), 3º período de Enfermagem (p=0,002), 3º período de Fisioterapia (p= 0,013), 3º período de Medicina (p=0,0001). O recurso melhor avaliado foi o Material de Apoio Didático (74,1%) e o curso com maior média no pré e pós-teste foi o 3º período de Medicina. A utilização da ferramenta MOOC neste estudo mostrou-se eficaz, possibilitando uma aprendizagem expressiva para o ensino da visita domiciliar, podendo ser uma potencial ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação de competências de profissionais de enfermagem sobre a limpeza e a desinfecção do colchão da mesa ginecológica, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-08) Freitas, Lara Aparecida De; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Felipe, Adriana Olímpia Barbosa; Silva, Luiz EduardoO serviço de limpeza e desinfecção de superfícies tem por objetivo preparar o ambiente para suas atividades no cotidiano das práticas de saúde, organizar e manter em ordem os diferentes setores e promover a segurança de pacientes e trabalhadores. As falhas no processo de limpeza e desinfecção de superfícies podem ter como resultado a disseminação de micro-organismos, colocando em risco a saúde de pacientes e profissionais. Este estudo teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento, habilidades e atitudes de profissionais de enfermagem sobre a limpeza e a desinfecção do colchão da mesa ginecológica, como proposta de intervenção, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Foi realizado um estudo quantitativo, quase-experimental, do tipo pré e pós-teste, com 30 enfermeiros e técnicos de enfermagem e utilizada a proposta de Filatro e Cairo (2015) para o desenvolvimento do design instrucional. Duas matrizes de competências foram elaboradas, visando direcionar a seleção dos recursos educacionais e conduzir a elaboração do design e do desenvolvimento do curso sobre “Limpeza e desinfecção do colchão da mesa ginecológica da sala de enfermagem”, na Plataforma Moodle. Foram produzidos dois módulos, sendo o primeiro “Higienização das mãos” e o segundo “Técnica de limpeza e desinfecção do colchão da mesa ginecológica”, com os recursos midiáticos: vídeo de cenário simulado, videoaula e material de apoio didático. O teste de conhecimento cognitivo, após elaboração, foi submetido à validação de conteúdo e análise de concordância por meio do teste Kappa Fleiss. A coleta de dados dos participantes da pesquisa foi realizada no período de março a junho de 2018. Foram aplicados três questionários: caracterização dos participantes, avaliação do ambiente virtual de aprendizagem e teste de conhecimento cognitivo como pré e pós-teste. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, sendo aprovado sob Parecer n. 2.487.634. Houve excelente concordância do teste de conhecimento cognitivo entre os juízes, resultando valor de Kappa Fleiss de 0,88. Houve predomínio do sexo feminino (93,3%), com média de idade de 36 anos, mínima de 24 e máxima de 58 anos. Foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p=0,0001). A média geral encontrada no pré-teste foi de 14,4 e no pós-teste de 17,6, considerando um total de 21 pontos. Todos os recursos midiáticos foram considerados adequados e muito adequados. Os resultados evidenciam a eficácia da intervenção e a importância da oferta de cursos de atualização em ambiente virtual de aprendizagem para profissionais de enfermagem, com vistas ao aperfeiçoamento das ações de prevenção das infecções de superfícies como o colchão da mesa ginecológica da sala de enfermagem, tanto para a paciente como para os profissionais de saúde.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação de estratégias e ensino-aprendizagem com apoio de tecnologias para a formação interdisciplinar e integral em saúde(Universidade Federal de Alfenas, 2014-01-22) Oliveira, Flávia De; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Oliveira, Celina Camilo DeMediados pela plataforma Moodle, foram desenvolvidas atividades presenciais e a distância em um curso de extensão da Universidade Federal de Alfenas, com o objetivo de produzir um objeto educacional, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso teve como temática o “Cuidado Integral à pessoa com hipertensão arterial sistêmica”, a fim de avaliar as estratégias de ensino e de aprendizagem para a formação interdisciplinar e integral em saúde com o apoio de tecnologias. Trata-se de uma pesquisa de abordagem avaliativa por meio da triangulação de métodos que foi realizada com encontros presenciais na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas e também pela Plataforma Moodle a distância. A amostra foi constituída por 20 participantes, sendo 14 graduandos do PET-Saúde e seis profissionais residentes, utilizando-se da amostragem probabilística aleatória simples. O curso foi elaborado utilizando-se os seguintes recursos do Moodle: Vídeo motivacional, Fórum intitulado “Café com Prosa”, Biblioteca Virtual, Questionário e Wiki. Em relação à amostra, a totalidade dos participantes são do sexo feminino, a maioria possui notebook e acesso à internet na sua residência. Foram realizados dois estudos de casos clínicos e um fórum fundamentados nas metodologias ativas do processo ensino-aprendizagem por meio de um diálogo-problematizador. O trabalho em grupo mediado pelo recurso Wiki do Moodle possibilitou a construção de um texto colaborativo a partir do estudo de caso, fundamentado na realidade social do sujeito e dos participantes. Os resultados indicam que a as ferramentas utilizadas da Plataforma Moodle potencializam a mediação tecnológico-educacional, no âmbito da formação interdisciplinar em saúde, na modalidade a distância. Podem, ainda, se constituir em importantes ferramentas tecnológicas para propiciar mudanças na formação interdisciplinar e integral em saúde.Item Acesso aberto (Open Access) Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem de ansiedade e de medo em estudantes de uma universidade pública(Universidade Federal de Alfenas, 2014-09-11) Barbosa, Lilian Bitencourt Alves; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Terra, Fábio De Souza; Monteiro, Cristiane Aparecida SilveiraO ambiente acadêmico vem sendo apontado na literatura como responsável pelos fenômenos que causam ansiedade e medo em estudantes universitários, particularmente dos cursos da área da saúde. Situações como morar longe de casa, proximidade das provas, prazo de entrega de trabalho e até mesmo relacionamento entre o professor e o aluno, podem ser geradores de ansiedade e de medo na graduação. Nesta pesquisa do tipo qualitativa, adotou-se a estratégia de estudo de uma série de casos, com o objetivo de elaborar os enunciados de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem de ansiedade e de medo em estudantes de uma universidade pública. A seleção dos participantes da pesquisa foi realizada por meio da amostragem por conveniência. Participaram deste estudo 41 alunos regularmente matriculados no 3º período, do 1º semestre letivo de 2014, dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia. Os diagnósticos, as intervenções e os resultados de enfermagem foram enunciados de acordo com a Classificação Internacional das Práticas em Enfermagem – CIPE® versão 2.0. Como resultado encontrou-se que o diagnóstico de ansiedade foi identificado para 70,7% (n=29) dos estudantes. Quanto à classificação da severidade, 44,9% (n=13) dos estudantes apresentaram ansiedade branda, 48,2% (n=14) ansiedade moderada e 6,9% (n=2) ansiedade severa. O diagnóstico de medo foi identificado em 65,9% (n=27) dos estudantes universitários. Foram estabelecidas 31 intervenções e um resultado de enfermagem para a ansiedade e outro para o medo. O estabelecimento de intervenções de enfermagem representa as propostas de condução da vida acadêmica saudável no contexto da universidade, que pressupõe a atuação interdisciplinar. É necessário que a universidade repense o seu papel educacional e social, na formação de futuros profissionais, em particular os da área da saúde, atentando para a ocorrência de transtornos mentais e prevenindo desfechos indesejáveis, como o suicídio e a adoção de hábitos nocivos à saúde.Item Acesso aberto (Open Access) Eficácia da intervenção educativa sobre o exame citopatológico para enfermeiros em ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2020-02-20) Costa, Alice Silva; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Silva, Luiz Eduardo Da; Ribeiro, Patrícia MônicaO câncer cervicouterino (CCU) é uma neoplasia maligna de evolução lenta que tem como principal causa a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). O CCU pode ser prevenido e curável quando diagnosticado precocemente. Para oferecer um serviço de qualidade para a prevenção do CCU e para o seu rastreamento é necessário capacitar o profissional enfermeiro, com o objetivo de atualizar seus conhecimentos baseados nas melhores evidências disponíveis para a coleta segura do exame citopatológico e de seu seguimento. Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da intervenção educativa sobre a coleta do exame citopatológico para enfermeiros da atenção básica e pós-graduandos enfermeiros em ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Foi realizado um estudo quantitativo, quase-experimental, do tipo pré e pós-teste, com 33 profissionais enfermeiros que atuam na Atenção Básica de Saúde do município de Alfenas-MG e pós-graduandos enfermeiros (mestrandos e residentes) da UNIFAL-MG. Uma matriz de competências foi elaborada para se estabelecer os objetivos educacionais. Foram produzidos os recursos midiáticos: vídeo de cenário simulado, material de apoio didático e videoaula, disponibilizados no módulo do curso “Exame citopatológico: rastreamento do câncer do colo do útero”. O processo de validação do cenário simulado foi realizado por meio da visita dos juízes, com o auxílio de um instrumento elaborado pela autora com a estrutura física e os itens utilizados em uma sala de coleta do exame citopatológico. Houve boa consistência interna desse instrumento conforme o Alfa de Cronbach (0,85). A coleta de dados foi realizada de maio a julho de 2019. Foram aplicados três questionários: caracterização dos participantes, avaliação do ambiente virtual de aprendizagem e teste de conhecimento cognitivo como pré e pós-teste. O estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, sendo aprovado sob parecer n. 3.014.393. Houve excelente concordância do teste de conhecimento cognitivo entre os juízes, resultando valor de Kappa Fleiss de 0,88. Houve predomínio do sexo feminino (84,8%), com média de idade de 31 anos, mínima de 22 e máxima de 42 anos. Foi encontrada associação fortemente significativa entre as notas do pré e pós-teste (p=0,0001). A média geral encontrada no pré-teste foi de 10,8 e no pós-teste de 13,82, considerando um total de 17 pontos. Todos os recursos midiáticos foram considerados adequados e muito adequados. Os resultados evidenciam a eficácia da intervenção e a importância da oferta de cursos em ambiente virtual de aprendizagem para os profissionais enfermeiros, como estratégia de atualização de competência desses profissionais. Mais que isso, a intervenção educativa apresenta importante impacto social uma vez que possibilitou a transferência de tecnologia e de conhecimento e contribuiu para a implementação de políticas públicas da saúde integral da mulher.Item Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem sobre diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, de acordo com a CIPE®, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem(Universidade Federal de Alfenas, 2015-11-09) Avelino, Carolina Costa Valcanti; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Buchhorn, Soraia Matilde Marques; Silveira, Cristiane AparecidaA educação a distância é uma modalidade de ensino que se encontra em expansão no país a qual aliada aos avanços tecnológicos podem oportunizar uma aprendizagem mais motivadora, estimulante e atrativa. Isso justifica a realização do presente estudo, que teve como objetivo principal avaliar o processo de ensino-aprendizagem de graduandos, pós-graduandos e profissionais enfermeiros sobre diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, de acordo com a CIPE®, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa mista realizada durante o período de setembro a novembro de 2014 junto a 25 graduandos de enfermagem e 26 profissionais enfermeiros, totalizando uma amostra de 51 participantes divididos em dois grupos na Plataforma Moodle e nos encontros presenciais, cada um com uma tutoria a distância. Os recursos tecnológicos e as estratégias pedagógicas utilizadas foram: Wiki, Fórum, material de apoio didático em formato de livro virtual, vídeo de animação e Método do Arco de Maguerez. Para a avaliação quantitativa foram aplicados um questionário de caracterização dos participantes, um de avaliação do curso, recursos e estratégias adotados e o Inquérito COLLES. Esses dados foram tabulados e analisados por meio do Software SPSS, versão 17.0 para Windows. E para a avaliação qualitativa foram realizados quatro grupos focais com 8 a 12 participantes. Após a realização dos grupos focais, as entrevistas gravadas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Houve predomínio do sexo feminino (92,2%), com média de idade de 29 anos, 58,8% já realizaram curso de informática, 88,2% possuem notebook, 98% acessam a internet em casa, 92,2% utilizam a internet para estudo, 78,4% já realizaram algum curso ou disciplina no ambiente virtual, 90,2% conheciam a Plataforma Moodle e apenas 25,5% conheciam a CIPE®. Após a aplicação do curso, os participantes avaliaram como muito adequados a estrutura do ambiente virtual, os recursos tecnológicos e as estratégias pedagógicas utilizadas, com associação estatística significativa entre o wiki com o vídeo de animação (p=0,002) e o Método do Arco de Maguerez (p=0,044); entre o fórum com o tempo disponibilizado (p=0,009) e o material de apoio didático (P<0,001); entre o conhecimento adquirido sobre a CIPE® com o wiki (p=0,045), o material do apoio didático (p=0,016), o método do arco (p=0,014) e o vídeo de animação como estratégia mais motivadora (p=0,01); e entre a preferência em utilizar o ambiente virtual com o vídeo de animação (p=0,001) e as maiores idades (p=0,01). Na análise de conteúdo emergiram quatro categorias temáticas: inovação na aplicação de recursos tecnológicos, educação a distância na formação profissional e educação permanente, o processo de ensino-aprendizagem sobre a CIPE® de forma colaborativa e fatores relacionados ao sucesso do curso. Os resultados encontrados na realização desta pesquisa podem servir de estímulo para a qualificação de estudantes de enfermagem e profissionais enfermeiros no uso da CIPE®, na prática clínica, particularmente na atenção primária à saúde, uma vez que o curso mostrou-se ser uma potencial ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem dos enunciados diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, no ambiente virtual de aprendizagem, a partir de uma linguagem padronizada, que confere cientificidade e legitimidade ao cuidado de enfermagem.Item Acesso aberto (Open Access) Influência do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e da Cobertura Assistencial da Estratégia Saúde da Família sobre a mortalidade pela COVID-19 na Macrorregião de Saúde Sul de Minas Gerais(Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-06) Giacomelli, Bruna; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Vieira, Liliana Batista; Nascimento, Murilo César DoA dinâmica dos casos confirmados e óbitos pela COVID-19 no Brasil é impactada pela própria propagação da pandemia e por fatores socioeconômicos. Nesse contexto, uma análise detalhada da mortalidade pela COVID-19 em municípios brasileiros se torna crucial, especialmente ao correlacionar esse desfecho com indicadores socioeconômicos, notadamente o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a taxa de cobertura assistencial da Estratégia Saúde da Família (ESF), cujo papel tem sido fundamental no enfrentamento de crises sanitárias. Esta pesquisa objetivou analisar a influência entre o IDHM, a cobertura assistencial da ESF e a mortalidade por COVID-19 na Macrorregião de Saúde Sul de Minas Gerais. Realizado como um estudo ecológico, exploratório e analítico, foram identificados os IDHM e as taxas de cobertura assistencial da ESF, calculando-se as Taxas de Mortalidade Específica (TME) e Taxas de Mortalidade Proporcional (TMP) pela COVID-19 em 149 municípios no ano de 2020, utilizando fontes secundárias e de domínio público governamental. A Macrorregião de Saúde Sul de Minas Gerais, subdividida em Macrorregião Sudoeste, Extremo Sul e Sul, totalizando 49, 51 e 49 municípios, respectivamente, revelou resultados significativos apenas na subdividida Macrorregião Sul, onde encontrou-se correlação significativa entre o IDHM de 2010 e a TME (0,002) e TMP (0,001). Quanto à taxa de cobertura assistencial da ESF, não foram observadas correlações significativas com a TME (0,105) e a TMP (0,067). A correlação entre IDHM elevado e maiores taxas de mortalidade pode ser atribuída à alta circulação populacional, manutenção das atividades econômicas, transporte em massa, aglomerações urbanas, e menor adesão da população às medidas não farmacológicas, especialmente no primeiro ano da pandemia. Esse cenário eleva a transmissibilidade do vírus, resultando em maior número de casos e, consequentemente, em taxas de mortalidade mais elevadas. Além disso, municípios com IDHM mais elevado tendem a realizar mais testagens, aumentando a detecção de casos e notificação eficaz de óbitos. Esses indicadores destacam a importância da compreensão do IDHM e seu impacto nas taxas de mortalidade pela COVID-19, fornecendo subsídios valiosos para a formulação de políticas públicas pelos gestores municipais da Macrorregião Sul de Minas Gerais no combate à pandemia. Diante da carência de estudos nesta temática e da notável heterogeneidade nos resultados obtidos no Brasil, propõe-se a realização de pesquisas adicionais para aprofundar esse entendimento e contribuir para a elaboração de estratégias mais eficazes no enfrentamento à pandemia. Propõe-se a realização de pesquisas adicionais relacionadas a esta temática, dada a escassez de estudos existentes, sobretudo considerando a notável heterogeneidade nos resultados obtidos em um país como o Brasil, de porte territorial continental, caracterizado por marcadas disparidades no desenvolvimento humano, socioeconômico e cultural em suas diversas regiões.Item Acesso aberto (Open Access) Revisão integrativa sobre o conceito de trabalho em equipe na perspectiva da integralidade na atenção primária à saúde(Universidade Federal de Alfenas, 2013-02-05) Martins, Marlene Das Graças; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Terra, Fábio De Souza; Monteiro, Cristiane Aparecida SilveiraA revisão integrativa tem sido uma ferramenta importante para as pesquisas na área de conhecimento da saúde uma vez que permite a síntese de pesquisas sobre determinado assunto. O trabalho em equipe, na perspectiva da integralidade, se encontra entre os temas mais importantes a serem debatidos no âmbito da organização, do funcionamento e da legislação da atual Política Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde. A integralidade é uma diretriz do SUS pouco abordada nas práticas de saúde, embora seja um dos pressupostos mais importantes para a reorganização do processo de trabalho. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o conceito e sobre as categorias de análise do trabalho em equipe na perspectiva da integralidade na Atenção Primária à Saúde. A pesquisa englobou a busca e a seleção de artigos nacionais e internacionais publicados no período de 2000 a 2011, nas bases de dados eletrônicas LILACS, PubMed, SCIELO, CINAHL e em publicações na versão impressa. Utilizou-se os descritores e as palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão. Foram identificados 2520 artigos, nos quais foram realizadas leituras de títulos e de resumos. Desses, foram selecionados 240 artigos para leitura na íntegra que respondiam à questão norteadora e, finalmente, foram incluídas 52 publicações. Evidenciou-se que não existe um consenso sobre o conceito do trabalho em equipe na saúde na perspectiva da integralidade, apesar de esse princípio ser um preceito legal assegurado constitucionalmente. Foram identificadas nove categorias analíticas das quais as mais citadas foram comunicação, interação e ações compartilhadas. Esta pesquisa evidenciou, ainda, a necessidade de um amplo debate acerca dessa temática, que possa fundamentar novos desafios do saber e do fazer interdisciplinares para a consolidação do princípio da integralidade no Sistema Único de Saúde.Item Acesso aberto (Open Access) Treinamento por Simulação de Estudantes de Enfermagem e Medicina no Tratamento de Queimaduras: Revisão Integrativa.(Universidade Federal de Alfenas, 2021-10-22) Gomes, Darlene Moreira; Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu; Terra, Fábio De Souza; Podestá, Márcia Helena Miranda CardosoIntrodução: As queimaduras são caracterizadas como um dos traumas mais graves que acomete a população, evidenciando um problema de saúde pública global. São lesões dos tecidos orgânicos causadas por trauma de origem térmica e exposição a chamas, frio extremo, substâncias químicas, radiações, atritos, fricção, líquidos e superfícies quentes. O treinamento por simulação pode ser uma valiosa ferramenta para uma melhor prática clínica uma vez que proporciona ao estudante a experiência de um evento próximo da realidade, aplicação de seus conhecimentos em plenitude e com a possibilidade de revisão dos erros, em um ambiente seguro e controlado, o que gera maior segurança ao aluno e minimiza erros quando esse aluno atender um paciente real no campo de estágio ou na vida profissional. Objetivo: Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da simulação como método de ensino sobre o tratamento de queimaduras junto a estudantes de enfermagem e medicina. Método: Trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura. Questão de pesquisa: Quais são as evidências científicas disponíveis na literartura sobre o uso do treinamento por simulação como estratégia de ensino de estudantes de graduação em Enfermagem e Medicina sobre o tratamento de pessoas com lesões por queimaduras? Os critérios de inclusão para a pré-seleção dos estudos foram: os artigos nos idiomas inglês, português e espanhol, sem recorte temporal. Os critérios de exclusão foram os artigos duplicados, revisões, cartas ao editor, editorial, comentários breves e aqueles que, após a leitura na íntegra, não responderam ao objetivo dessa revisão. Foi utilizado instrumento para avaliação crítica da qualidade metodológica. Resultados: A busca foi realizada nas bases/bancos de dados eletrênicos PubMed, LILACS, Web of Science e Embase, sem determinação de limite temporal. Inicialmente foram identificados 281 estudos potencialmente elegíveis, sendo 36 duplicados no gerenciador eletrônico de referências EndNote Web e, posteriormente, 9 no software Rayyan QCR. Foram incluídos nessa revisão três artigos científicos. Os estudantes reportaram satisfação com as ferramentas utilizadas na simulação; o treino por simulação por meio de imagens de casos clínicos de queimados em cenário simulado, possibilitou a identificação de temáticas como paciente-centrado, realismo e aprendizado e o uso de cenário baseado em simulação fornece um modelo estruturado e flexível na abordagem dos estudantes ao caso clínico de pessoa com lesões por queimaduras. Conclusão: As estratégias de ensino ativo, como a prática de simulação clínica é importante no cuidado aos traumas por lesões por queimadura uma vez que possibilita aos alunos compreender seu papel nos cuidados às pessoas acometidas por essas de lesões. A simulação realista prepara os futuros profissionais de enfermagem e medicina para a prática clínica e para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes em ambiente controlado e seguro.