Mestrado em Enfermagem
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2656
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Navegando Mestrado em Enfermagem por Orientador(a) "Lima, Rogério Silva"
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Item Acesso aberto (Open Access) Percepções da equipe de saúde sobre o trabalho e a educação interprofissional na sala de emergência(Universidade Federal de Alfenas, 2024-02-28) Araújo, José César De; Lima, Rogério Silva; Souza, Geisa Colebrusco De; Fava, Silvana Maria Coelho LeiteA sociedade atual enfrenta desafios de saúde complexos, como doenças crônicas, envelhecimento da população e serviços de emergência sobrecarregados, o que dificulta a implementação de modelos de produção de serviços de saúde mais efetivos. A Educação e o trabalho Interprofissional são essenciais para melhorar a qualidade do atendimento e pode contribuir para avanços nos sistemas, mas sua implementação se defronta com obstáculos.Este estudo tem por objetivo compreender as percepções dos profissionais da equipe de saúde atuantes no pronto-socorro sobre o trabalho e a educação interprofissional.Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, analítica, pautado no referencial teórico da abordagem histórico-cultural, proposta por Vigotski.A pesquisa foi realizada no pronto socorro, em uma sala vermelha de um hospital de grande porte, de natureza pública. Integraram o estudo 28 participantes, entrevistados por meio de um roteirosemiestruturado, entre os meses de dezembro de 2022 a março de 2023. A entrevista foi gravada em áudio, transcrita na íntegra. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática Reflexiva. A pesquisa recebeu a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob parecer nº 5.759.746, (CAAE:63121722.4.0000.5142). Construiu-se dois temas: “Ninguém trabalha sozinho na emergência: uma interação obrigatória pela natureza do trabalho”, com dois subtemas, “O (des)conhecimento do papel do outro em um espaço de hierarquias” e “A comunicação: ferramenta indispensável para o trabalho interprofissional no Pronto-socorro”; “Aprendendo a trabalhar em equipe no dia a dia e superando as falhas na formação uniprofissional”, com os subtemas: “Trabalho interprofissional: processo de troca de conhecimento e aprendizado contínuo com o outro”, “Estratégias possíveis mas nem sempre realizadas na formação continuada”.As percepções dos participantes acerca do trabalho e da educação interprofissional são fortemente moldadas pelas condições materiais que possibilitam o próprio exercício laboral e matizam as possibilidades de interação na sala vermelha, cenário este em que ocorre a colaboração interprofissional, influenciando substancialmente a eficácia e a dinâmica desse espaço. Os profissionais reconhecem que o trabalho interprofissional é uma realidade necessária para atender às demandas do processo laboral na emergência. Atestam que as condições laborais, particularmente a sobrecarga e a hierarquia, influenciam as possibilidades de colaboração entre os profissionais. Ressalta-se a necessidade de reformular modelos educacionais para melhor preparar os profissionais para a atuação interprofissional, haja vista que, no cenário da formação inicial e continuada para o trabalho na emergência, a educação interprofisssional nem sempre é objeto de destaque.Item Embargo Trabalho interprofissional e sua relação com o alcance dos indicadores da atenção primária à saúde: estudo qualitativo(2024-12-03) Ribeiro, Nielly Andrade Carvalho; Lima, Rogério Silva; Silva, Simone Albino da; Chini, Lucélia TerraA Atenção Primária em saúde (APS) configura-se como ferramenta imprescindível para o gerenciamento do cuidado em saúde no contexto brasileiro. Considera-se que a íntima relação entre a natureza do trabalho interprofissional e o alcance dos objetivos da APS deva ser objeto de mais estudos que provoquem novas reflexões e direcionamentos para a formação inicial e continuada dos profissionais integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Assume-se como objetivo geral dessa investigação: Analisar a influência do trabalho interprofissional no alcance dos indicadores de desempenho para financiamento da APS na visão dos profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, analítica, realizada em duas ESF. Participaram 23 profissionais que atuavam diretamente na assistência, integrantes de duas equipes de ESF do município do Sul de Minas Gerais. Foram selecionadas por conveniência as equipes que atendessem aos seguintes critérios: a com melhor alcance das metas dos indicadores de desempenho e aquela com menor taxa de alcance dos mesmos indicadores. Adicionalmente, as equipes deveriam também atender uma população com características sociodemográficas semelhantes, cobrirem um território contíguo e possuírem a mesma composição de profissionais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado, gravadas em áudio. Para a organização e análise de dados foi utilizada a Análise Temática Reflexiva. Elaborou-se dois temas, intitulados: “O trabalho multiprofissional e sua lógica de linha de produção para o alcance dos indicadores e metas da Atenção Primária” e “O Paradoxo do bom relacionamento entre a equipe e o desconhecimento dos papéis de seus membros no alcance dos indicadores”. Pôde-se observar que os profissionais entendem que a adequada integração da equipe influencia o trabalho e, consequentemente, o alcance dos indicadores. No entanto, não se notou um alto nível de integração, esperado em um trabalho de cunho interprofissional. Da mesma forma, não foi possível assegurar que exista o reconhecimento mútuo de papéis entre os membros e objetivos claros e compartilhados entre a equipe no processo de obtenção dos resultados observados no SISAB. Sugere-se mais estudos para explorar como a formação básica e continuada dos profissionais de saúde podem ser direcionados com vistas à melhoria da integração da equipe para maior colaboração interprofissional, avançando para um modelo de trabalho em que os papéis e responsabilidades são claramente definidos e os objetivos compartilhados.