Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Orientador(a) "Campos, Carla Leila Oliveira"
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Item Acesso aberto (Open Access) Comunicação pública nas plataformas de mídias sociais: apropriação, atuação e impacto da utilização do Facebook e Instagram pelas prefeituras da microrregião de Varginha-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2023-02-13) Montesso Júnior, José Agnaldo; Campos, Carla Leila Oliveira; Silame, Thiago Rodrigues; Moreira, Nathalia Carvalho; Silva, Diego Santos DaDiante de um cenário contemporâneo marcado pelo desenvolvimento e pela utilização cada vez maior das Tecnologias de Informação e Comunicação, o presente trabalho analisa a utilização das plataformas de mídias sociais por parte das 16 prefeituras que compõem a microrregião de Varginha, localizada no estado de Minas Gerais. O objetivo foi discutir como as prefeituras dispõem do Facebook e do Instagram como uma interface socioestatal e um instrumento de comunicação pública no contexto digital para prestação de contas, transparência e interação com a sociedade. A classificação deste trabalho quanto aos objetivos da pesquisa pode ser definida como exploratória, de natureza mista. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para agregar, analisar e contextualizar as informações obtidas, com modelo discutido por Sampaio e Lycarião (2021). A pesquisa empírica foi dividida em duas etapas, sendo que, na primeira delas, foram coletadas de forma manual as postagens feitas nas 16 fanpages no Facebook e nos 12 perfis do Instagram que estavam ativos no período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2021, totalizando 6.203 posts. Esta fase foi subdividida para análise da presença, da atuação e do impacto informacional da utilização das plataformas de mídias sociais pelas administrações municipais. A segunda etapa contou com um roteiro de 17 perguntas enviadas às prefeituras por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, previsto pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. O intuito desta fase foi entender a estrutura de comunicação responsável por elaborar as postagens. Houve resposta de 12 prefeituras nesta etapa. Dentre os achados da pesquisa, constatou-se que, de maneira geral, as plataformas de mídias sociais foram utilizadas para divulgação de ações das administrações, como via de mão única e, como classificou Lüchmann (2020a), como interface cognitiva de transparência, voltadas para a informação e propaganda governamental. Isso se deve à baixa presença de interação e de postagens com convite para engajamento público, enquanto a divulgação de serviços públicos-sociais e as de ações governamentais tiveram mais postagens. Verificou-se também que a maioria das plataformas de mídias foram criadas em gestões anteriores e continuam sendo mantidas na atual administração. Os conteúdos voltados à covid-19 ocuparam os primeiros lugares no número de postagens. Os posts que utilizaram vídeos foram os que tiveram mais engajamento. Em relação ao engajamento no Facebook e no Instagram, constatou-se que a maior média ficou com a Prefeitura de Campo do Meio com os posts no Facebook e com a Prefeitura de Três Pontas no Instagram. Tendo em vista a contribuição que a comunicação e as plataformas de mídias sociais podem trazer para a administração pública, constatou-se que, em número expressivo das prefeituras, a estrutura da área ainda é pequena para as demandas crescentes, sendo composta majoritariamente por servidores comissionados com formação em jornalismo. Apesar da estrutura pouco favorecida, verificou-se que as plataformas podem trazer contribuições à comunicação pública, principalmente no aspecto de garantir o acesso à informação, mas ainda são pouco usadas para fomentar o diálogo e estimular a participação nas decisões públicas. Há ainda o fato de que não há obrigatoriedade de conteúdos que devem ser postados nas plataformas, o que prejudica o accountability, pois as administrações tendem a postar assuntos que levem a uma imagem positiva da organização.Item Acesso aberto (Open Access) Implementação do BIM (Building Information Modelling) em obras públicas: análise de licitações nas universidades federais mineiras(2025-03-31) Lopes, Charles Guimarães; Campos, Carla Leila Oliveira; Reis, Anderson de Oliveira; Salgado, Eduardo GomesCom o avanço das tecnologias, os projetos para a construção civil se desenvolveram bastante e o sistema BIM (Building Information Modeling) contribui grandemente para a integração destes projetos, tornando-os compatíveis e precisos. O BIM permite a interação e o desenvolvimento dos projetos, desde a parte arquitetônica até os projetos complementares, pois estes se tornam confiáveis e mais assertivos. Desde 2021, o Brasil possui novas regras sobre como compras e contratações devem ser realizadas pelo Governo, trazendo junto com essas regras a utilização do BIM nas construções governamentais. Essa tecnologia economiza tempo e dinheiro, evitando erros e problemas que seriam vistos somente ao final da obra. A nova lei de licitação, somada ao BIM, faz com que o futuro das obras públicas no Brasil seja mais transparente e eficiente, permitindo um controle maior sobre o processo, desde o custo até a sustentabilidade das obras. Assim, os gestores públicos veem os detalhes, possibilitando um melhor planejamento, evitando despesas desagradáveis e garantindo que o planejado seja executado. Nesse sentido, esta pesquisa busca responder ao seguinte problema: Qual o estágio de implementação do BIM nas Universidades Federais mineiras, tendo em vista que ele tem ganhado cada vez mais relevância em licitações públicas? Sua aplicação no processo licitatório tornou-se um elemento crucial para melhorar a transparência, a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade das obras e projetos públicos. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar como o BIM vem sendo incorporado aos processos de licitação e ao planejamento estratégico das universidades federais de Minas Gerais. Para isso, objetivos específicos foram propostos, como mapear o nível de adoção do BIM nas licitações de obras públicas das Universidades Federais de Minas Gerais; explorar a influência das regulamentações vigentes sobre a adoção do BIM nas licitações públicas universitárias; verificar o alinhamento entre o planejamento estratégico institucional e as ações voltadas para a implementação do BIM; estudar casos de sucesso e fracasso na implementação do BIM em Universidades de Minas Gerais e propor recomendações para melhorar a integração do BIM nos processos licitatórios e no planejamento estratégico das universidades. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Demonstrando ainda incipiente o processo de implementação do BIM nas universidades estudadas. Para isso foi realizado um estudo utilizando os Planos de Desenvolvimento Institucionais das 19 universidades mineiras e o último edital de licitação de obra do ano de 2024 de cada instituição, para categorizar o nível implementação de cada instituição.