Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Orientador(a) "Miranda, Adílio Renê Almeida"
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Item Acesso aberto (Open Access) Percepções de pessoas com deficiência sobre seu trabalho e sua inserção em organizações públicas: um estudo em um município do Sul de Minas(Universidade Federal de Alfenas, 2017-05-29) Silveira, Cristiane Rodrigues Da Silva; Miranda, Adílio Renê Almeida; Oliveira, Aline Lourenço De; Onuma, Fernanda Mitsue SoaresNo Censo 2010 foram quase 46 milhões de brasileiros que declararam ter pelo menos um tipo de deficiência. Mesmo sendo uma população tão representativa suas oportunidades ainda são limitadas, sejam como funcionários, consumidores ou qualquer outro papel social. Para contribuir com o acesso dessas pessoas ao trabalho foram criadas leis e, com isso, houve um aumento no número de pessoas inseridas tanto no setor público quanto privado. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a percepção dos servidores com deficiência sobre a inserção no setor público de um município do Sul de Minas Gerais e propor ações que favoreçam a sua inclusão. Para atender ao objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, guiadas por um roteiro pré-estabelecido. Foram entrevistadas pessoas com deficiência que trabalham no setor público. A amostragem foi não probabilística, interrompida por saturação de dados e realizada a análise de conteúdo. Para a interpretação dos dados foram criadas quatro categorias, sendo elas: dificuldades de entrar em exercício após a aprovação no concurso; equipe de trabalho e socialização; sentido do trabalho e dificuldades no ambiente de trabalho. Essas categorias foram criadas a priori e adequadas ao que foi respondido pelos entrevistados, visando alcançar o objetivo proposto. Os resultados demonstraram os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, desde o ingresso até o exercício da função pública, além de ressaltar a importância que o trabalho tem para essas pessoas na possibilidade de promoção da liberdade, socialização e autonomia. Ao final foram propostas algumas ações que tem por objetivo contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no serviço público.Item Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o desempenho de alunos cotistas e não cotistas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Salto(Universidade Federal de Alfenas, 2016-09-14) Pieroni, Aline Rosa; Miranda, Adílio Renê Almeida; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Mafra, Luiz Antonio StaubA lei n° 12.711 foi sancionada em 29 de agosto de 2012 e regula o ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas nas instituições federais de ensino. A lei de cotas, como é chamada, permitiu que as oportunidades de acesso à educação se ampliassem. Com o objetivo de analisar o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não cotistas ingressos após a referida lei, esta pesquisa verificou a situação acadêmica de 424 alunos de dez turmas, já finalizadas, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitante/subsequentes e superiores de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Salto. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi a pesquisa documental. Foi realizada uma análise exploratória dos dados comparando os índices de evasão, conclusão, reprovação e o rendimento acadêmico e o desempenho no processo seletivo. Os resultados mostraram que, apesar das diferenças encontradas entre os alunos ingressantes pela reserva de vagas e os de ampla concorrência, em todas as comparações há turmas com melhores desempenhos dos dois grupos. Destaca-se um índice menor de evasão no grupo dos cotistas, maior índice de conclusão entre os não cotistas e diferenças significativas entre as médias dos dois grupos em apenas três turmas. As maiores diferenças entre cotistas e não cotistas foram encontradas no desempenho do processo seletivo, no qual em nove das dez turmas os cotistas tiveram médias significativamente superiores. Este estudo evidencia, com dados empíricos, a importância da política de cotas para ampliar o acesso à educação e mostra que, apesar das dificuldades socioeconômicas, os cotistas evadiram em menores proporções. Porém, destaca-se a necessidade da implementação de ações que visem contribuir para diminuir a evasão e melhorar o rendimento acadêmico, tanto dos cotistas quanto dos não cotistas.