Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Colagrande, Elaine Angelina"
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Item Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e conhecimento pedagógico do Conteúdo: estudo das bases do conhecimento Profissional de professoras dos anos iniciais do ensino Fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2024-10-17) Santos, Ana Lúcia Dos; Colagrande, Elaine Angelina; Locatelli, Solange Wagner; Nery, Vanessa Cristina GirottoA necessidade de considerações críticas quanto à crise ambiental e aos fatores sociais, históricos, econômicos e políticos que a impulsionam, favorece maior inserção de questões relativas à Educação Ambiental (EA) em pesquisas acadêmicas. A educação têm sido um caminho na sensibilização humana voltada a uma cidadania ambiental. Levando-se em consideração todo o exposto, torna-se relevante um trabalho de pesquisa que discuta as bases do conhecimento profissional sobre temáticas ambientais de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Nese contexto, o presente estudo apresentou como objetivo caracterizar as bases de conhecimento profissional sobre educação ambiental de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como referencial teórico o modelo de PCK de Pamella Grossmam e o campo da educação ambiental. A justificativa por tecer um estudo, no que tange ao conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, em relação a temáticas ambientais, foi que, além dos estudos sobre o PCK e Educação Ambiental nos anos iniciais serem escassos, a caracterização de tal base pode favorecer reflexões sobre a atuação docente nesse nível de ensino. O desenho metodológico desta pesquisa foi planejado em três etapas, considerando os seguintes instrumentos de coleta: a construção do CoRe (Representação de Conteúdo), a produção de uma proposta pedagógica com temática ambiental e a etapa de entrevistas com as professoras participantes; e o tratamento dos dados foi feito por meio da metodologia de análise de conteúdo. A análise do PCK das professoras em suas práticas de Educação Ambiental (EA) revelou um entendimento que abrange os diversos componentes do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), com destaque para o conhecimento pedagógico e o conhecimento do contexto. O primeiro é fundamental para adaptar o ensino às necessidades dos alunos, criando um ambiente colaborativo. Já o segundo, permite que as professoras compreendam as realidades sociais, culturais e econômicas dos alunos, tornando o ensino mais significativo e conectado às vivências locais. As concepções de EA das professoras refletiram tendências conservacionistas e pragmáticas, enfatizando a necessidade de uma formação diversificada para atender aos variados contextos de EA. Porém, a falta de formação específica pode influenciar a profundidade das práticas pedagógicas. As professoras enfrentam desafios adicionais, incluindo a resistência cultural e a falta de apoio da comunidade escolar e das famílias. Embora as professoras relatem a prática interdisciplinar da EA, na realidade, ela é abordada principalmente nas aulas de Ciências, com raras exceções, como em Artes. Infere-se que, embora haja variações na profundidade do conhecimento pedagógico do conteúdo das professoras participantes, todas reconhecem a importância da Educação Ambiental. Este consenso enfatiza a necessidade de garantir uma formação contínua e abrangente de forma a promover uma prática pedagógica transformadora. Nesse sentido, a formação continuada é vital para promover uma educação ambiental crítica e engajada, visto que a formação ajuda a garantir que a EA não apenas informe, mas também sensibilize e envolva os estudantes nas questões socioambientais, promovendo práticas significativas e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania ambiental.Item Acesso aberto (Open Access) Relações entre a educação ambiental e sustentabilidade: um estudo envolvendo escolas estaduais do município de Varginha-MG.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-30) Costa, Bianca Gomes Da; Colagrande, Elaine Angelina; Hornink , Gabriel Gerber; Farias, Luciana AparecidaA conflituosa relação entre o desenvolvimento científico, econômico e tecnológico e os recursos naturais resultou em impactos socioambientais alarmantes ao planeta, ameaçando as formas de vida como hoje se encontram em função da superexploração do ambiente. Neste cenário, a educação no ambiente escolar representa um importante papel como local de promoção de ações e reflexões que visem integrar o indivíduo às questões referentes ao meio ambiente como sendo este um agente participante e atuante no meio em que vive. Contudo, as práticas pedagógicas, quando contempladas, sobretudo, no contexto das escolas públicas, demonstram um relevante déficit caracterizado por lacunas e incoerências entre teoria e prática, incidindo em resultadosinsignificantes e até negativos na formação discente. O presente estudo entende que a temática da sustentabilidade pode contribuir e trazer à educação ambiental (EA) elementos para sua abordagem nos espaços escolares, fomentando ações plurais e críticas a este tema de alta relevância. Entretanto, o que se observa é que ela ainda é compreendida de maneira equivocada e tem pouco ou nenhum espaço de atuação no campo pedagógico. Neste sentido, esta pesquisa pretende trazer reflexões e discussões sobre este tema no âmbito de escolas públicas estaduais do município de Varginha, tendo como finalidade identificar de que maneira a educação ambiental e a sustentabilidade se inter-relacionam e se materializam nestes espaços. A fim de detectar esta relação, o estudo realizou uma revisão referente a este assunto e coletou dados em escolas públicas estaduais varginhenses a partir da análise do Projeto Político- Pedagógico (PPP) pela busca de termos-chave, questionário aos gestores analisado mediante estatística descritiva e entrevistas com os professores tratadas por análise de conteúdo. Os dados apresentados neste texto indicam falta de informações a respeito das ações planejadase conduzidas em EA e Sustentabilidade, fator em desconformidade com os princípios estabelecidos nos documentos norteadores e refletido na estrutura do PPP que, em muitas das escolas pesquisadas, não fornece indicativos de práticas escolares nessastemáticas ou apresenta equívocos na compreensão desses temas, elementos reforçados nos questionários preenchidos pelos gestores. Também demonstraram, em alguns casos, haver desconexão entre o previsto no PPP e as ações realizadas nos espaços pesquisados, isto refletido nas respostas dos gestores ao questionário. Além de elementos como o uso insatisfatório do espaço físico escolar para a promoção de práticas pedagógicas em EA e ausência de inter-relação entreEducação Ambiental e Sustentabilidade, os dados já analisados demonstram, também, que as escolas pesquisadas não consideram práticas envolvendo a temática da sustentabilidade.Item Acesso aberto (Open Access) Unidades Temáticas: investigando o processo de produção de materiais didáticos na formação de licenciandos em biologia(Universidade Federal de Alfenas, 2022-12-16) Souza, Marcos Vinícius De; Colagrande, Elaine Angelina; Silva, Fábio Augusto Rodrigues; Hornink, Gabriel GerberDiferentes pesquisas na área da educação têm demonstrado que a participação de licenciandos na produção de materiais didáticos pode auxiliá-los na construção de uma nova visão ou uma visão mais abrangente sobre a docência. Levando em consideração esses estudos, a presente pesquisa objetivou-se em compreender o processo de autoria e produção de Unidades Temáticas (UT) na formação de licenciandos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Os licenciandos, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), foram convidados a participar de um conjunto de aulas no formato de minicurso para entender o processo de produção de UT. O minicurso ocorreu no formato virtual, ao longo de cinco encontros, via plataforma Google Meet, no qual os licenciandos estudaram a temática e desenvolveram atividades. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário individual, a gravação das aulas do minicurso, mapas mentais (MM) produzidos pelos grupos de licenciandos participantes, a gravação de entrevista semi-estruturada e as UT produzidas. O tratamento dos dados ocorreu por meio de referências utilizadas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciam o envolvimento dos participantes no processo de construção do material e suas concepções na concretização das UT, bem como as consequências dessa produção em práticas mais reflexivas dos participantes. Os dados analisados sugerem que as UT foram entendidas como materiais complementares, que possibilitam a contextualização e favorecem novas abordagens para o ensino de conceitos, dentre outros apontamentos. Os resultados da pesquisa possibilitam um debate sobre o uso de temáticas na abordagem de conteúdos e estímulo de práticas reflexivas na formação de professores, não apenas do campo da biologia, mas também de outras áreas do conhecimento.