Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Conceição, Marcelo Rodrigues"
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Item Acesso aberto (Open Access) Na vanguarda do conservadorismo: o papel da educação na emergência bolsonarista.(Universidade Federal de Alfenas, 2024-05-16) Paula, Guilherme Oliveira De; Conceição, Marcelo Rodrigues; Severo, Ricardo Gonçalves; Groppo, Luís AntonioEsta pesquisa tem como problema geral o modo como o bolsonarismo surgia na arena pública em conexão a disputas sobre o domínio educacional. Tendo em vista um conjunto de terminologias e expressões que circulavam em ressonância ao universo educacional, como a malfadada ideologia de gênero, pretende-se compreender o papel da educação na direita bolsonarista no país, em conexão ao domínio moral da educação e às disputas simbólicas daí oriundas. Como objetivos específicos, buscouse mapear e interpretar as categorias nativas de Projetos de Lei do Escola Sem Partido (ESP), assim como investigar o domínio educacional em bibliografia específica deste universo e das Ciências Sociais. Para tanto, trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com o objetivo descritivo e compreensivo, em que se analisou os Projetos de Lei do ESP, em nível federal, entre os anos de 2014 e 2016, acompanhados de fontes secundárias relacionadas a esta temática. Com efeito, observou-se que disputas sobre o domínio educacional contribuíram para a própria configuração do bolsonarismo como uma comunidade moral, em um conjunto de oposições binárias que deslocavam eixos de entendimento progressistas e transmitiam uma mensagem de corrupção moral no país. Por meio de elementos do domínio educacional, como a construção de professores enquanto exploradores e dominantes, o discurso do ESP se aproxima do populismo autoritário, perspectiva que permite compreender o paradoxo de um movimento conservador e insurgente. Portanto, sobre a relação entre adultos e crianças e a transmissão de arbítrios culturais estruturantes na educação, o bolsonarismo surgia como grupo legítimo na política brasileira, para além de uma direita envergonhada.Item Acesso aberto (Open Access) Reprodução social, ideologia e educação : um estudo comparado entre Louis Althusser e Pierre Bourdieu(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-14) Goularte, Letícia Baquião; Conceição, Marcelo Rodrigues; Bueno, José Geraldo Silveira; Faria, Marcos Roberto DeO presente trabalho buscou estudar as diferenças conceituais e metodológicas entre Louis Althusser e Pierre Bourdieu em relação à maneira que analisaram o papel do sistema de ensino e do sistema escolar na legitimação da hierarquia social e, conse- quentemente, na manutenção das desigualdades entre classes, em processo que possibilitaria a reprodução social. Além disso, foram analisadas a trajetória de vida de cada um dos autores, bem como a recepção de suas obras no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, por meio da análise comparativa de conteúdo, utilizando-se principalmente as obras “Sobre a reprodução” (ALTHUSSER, 1999)”, e “A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino” (BOUR- DIEU; PASSERON, 2014), bem como “Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de estado” (1991) e “A distinção: crítica social do julgamento” (BOURDIEU, 2011). Os resultados trouxeram as diferenças encontradas entre as ca- tegorias “reprodução social”, “ideologia”, “habitus, ethos e doxa”, “indivíduo” e “sistema de ensino” / “sistema escolar”. A conclusão demonstrou que, atualmente, a avaliação de que Bourdieu e Althusser são autores que cabem na mesma classificação não mais é possível como anteriormente aconteceu no período de recepção em que as obras chegaram ao Brasil de forma parcial e morosa. Além disso, apesar dos autores iden- tificarem que o sistema de ensino, da forma que funciona, colabora para manter as desigualdades sociais, a metodologia utilizada nas análises e os resultados a que chegaram possuem diferenças relevantes e que não podem ser desconsideradas.