Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
Navegar
Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Ferrarezi Júnior, Celso"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) A relevância da cultura linguística local nos livros didáticos: uma análise comparada : uma análise comparada(Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-21) Honório, Larissa De Cássia Hélen; Ferrarezi Júnior, Celso; Borges, Rosângela Rodrigues; Jesus, Sérgio Nunes DeA língua é um sistema complexo que reflete as experiências culturais de um povo. Assim, a cultura influencia a forma como as pessoas percebem o mundo. No processo de ensino-aprendizagem não é diferente. No Brasil, os livros didáticos desempenham um papel importante no ensino, porém é necessário questionar se esses livros estão adequadamente adaptados às necessidades culturais regionais e locais, considerando a vasta diversidade sociocultural do país. Este trabalho se propôs a investigar a influência da cultura linguística local no processo de ensino- aprendizagem, utilizando livros didáticos escolhidos por professores de escolas públicas como instrumento de pesquisa. Para tanto, foi realizada uma análise comparada entre livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e materiais alternativos, buscando identificar se as influências linguísticas e culturais são refletidas neles. A importância dessa investigação reside na compreensão de como a cultura afeta o processo de ensino-aprendizagem, influenciando as abordagens pedagógicas dos professores e a receptividade dos alunos ao conteúdo ministrado. A pesquisa foi embasada nos conceitos da Semântica de Contextos e Cenários (SCC), que está pautada na relação entre língua, cultura e identidade. A pesquisa destaca a importância de considerar a cultura local nos materiais didáticos e sugere a necessidade de avaliar como os livros didáticos refletem essa cultura.