Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Hornink, Gabriel Gerber"
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Item Acesso aberto (Open Access) As contribuições do Programa de Residência Pedagógica na construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas(Universidade Federal de Alfenas, 2024-05-28) Portela, Ellen Maria Santos; Hornink, Gabriel Gerber; Coswosk, Édila Dalmaso; Dior, Grégory AlvesEsta pesquisa teve como foco avaliar como o Programa de Residência Pedagógica da UNIFALMG contribuiu para a construção da identidade docente dos residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto da pandemia da COVID-19, durante o período de 2020 a 2022. O Programa de Residência Pedagógica (PRP), objetivo deste estudo, tem como um de seus objetivos a imersão do licenciando nas Instituições de Educação Básica (IEB), a fim de promover uma relação mais direta das Instituições de Ensino Superior (IES) com as IEB, proporcionando um aperfeiçoamento na formação, na qual o residente tem a oportunidade de se inserir dentro da realidade escolar brasileira, para além das experiências proporcionadas pelo estágio supervisionado curricular. O estudo caracteriza-se como qualitativo, com dados coletados por meio de uma análise documental dos relatos finais produzidos pelos residentes, sendo 18 relatos analisados. Os relatos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Assim, esse estudo nos evidencia que a identidade do docente é construída no percurso e na vivência do docente formador e docente formando. Portanto, as políticas públicas precisam direcionar cada vez mais o olhar para a formação inicial nos cursos de licenciatura, uma vez que essa aproximação do licenciando com o ambiente escolar favorece a construção da formação de educadores reflexivos, capazes de acompanhar as mudanças no contexto educacional com mais experiência. Deste modo, foram identificadas três temáticas e oito categorias de acordo com o embasamento teórico e emergente das unidades de registro. A análise dos dados evidenciou o papel do residente em cena durante a pandemia, um professor em formação que atravessou o momento peculiar na educação, evidenciando muitas surpresas e incertezas; o processo colaborativo entre residentes, preceptores e orientadores durante o ensino remoto; e as diretrizes utilizadas para transitar do ensino presencial para o remoto, por meio de suas mediações pedagógicas estabelecidas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação da percepção ambiental de monitores de um projeto de educação ambiental em um empreendimento para turismo rural pedagógico(Universidade Federal de Alfenas, 2024-06-05) Guilherme, Daniel Henrique; Hornink, Gabriel Gerber; Colagrande, Elaine Angelina; Matheus, Carlos EduardoA sociedade contemporânea, marcada pelo consumo desenfreado e pelo foco no lucro, enfrenta graves problemas socioambientais. Para se construir um futuro mais sustentável e justo, é necessário desenvolver uma consciência crítica que integre a dimensão ambiental com as demais esferas da vida social, reconhecendo a interdependência entre os fatores sociais, econômicos e políticos que influenciam a questão ambiental. Para tanto,uma das possibilidades envolve o desenvolvimento de práticas de educação ambiental a partir do turismo rural pedagógico, caracterizada por utilizar um espaço não-formal de educação. O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção ambiental dos monitores sobre a prática de educação ambiental no turismo rural pedagógico, um espaço não formal de aprendizagem. Neste projeto participaram os monitores de um empreendimento rural que desenvolvem um projeto de educação ambiental. Previamente às atividades, os monitores participam de uma capacitação conduzida pelo coordenador do projeto. A capacitação visou instruí-los sobre as normas e condutas necessárias para as excursões, apresentar o roteiro do projeto e discutir práticas de educação ambiental crítica. Para compreender a percepção ambiental dos monitores, realizaram-se a coleta de dados, antes da capacitação, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas e, após a capacitação, um questionário final e observação participante em excursões de escolas. Analisaram-se os dados por análise de conteúdo a partir do olhar da educação ambiental crítica. Os instrumentos de avaliação pré-capacitação, como questionários e entrevistas semiestruturadas, revelaram que a percepção ambiental dos monitores se concentrava em práticas conservacionistas, com ênfase na transmissão de conteúdos e sensibilização ambiental. Após a capacitação e atividade didática com os alunos, a avaliação da observação participante e dos questionários permitiu verificar que alguns monitores mudaram a percepção em relação a práticas que podiam ser realizadas no projeto de educação ambiental, para uma possível prática voltada à educação ambiental crítica. A partir desta pesquisa, entende-se que o turismo rural pedagógico pode ser uma importante ferramenta para práticas de educação ambiental e que a capacitação dos monitores é importante para que eles possam desenvolver suas atividades de monitoria com influência nas práticas de educação ambiental crítica.Item Acesso aberto (Open Access) Avaliação de ferramentas de monitoramento de interações online no Moodle(Universidade Federal de Alfenas, 2018-04-23) Rodrigues, Eduardo De Almeida; Hornink, Gabriel Gerber; Silva, Luiz Eduardo Da; Galembeck, EduardoO foco desta pesquisa é a compreensão do potencial educacional de ferramentas de monitoramento de interações para auxiliar na moderação dos fóruns de discussão em cursos online do Moodle. InMapMoodle© e indeXMoodle© foram disponibilizadas como blocos que geram e exibem, respectivamente, grafos direcionais das interações ocorridas nos fóruns de discussão e índices de participação e colaboração em ferramentas interativas do Moodle. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, cuja metodologia passou pela avaliação da usabilidade das ferramentas, além da sua aplicabilidade em um contexto de cursos online em duas ofertas distintas. Os dados quantitativos obtidos por meio de questionários foram tratados por meio de testes estatísticos e correlacionados por meio de triangulação sequencial com os dados qualitativos obtidos por meio de análise de conteúdo. Os resultados permitiram conhecer o potencial educacional dos blocos InMapMoodle© e indeXMoodle© e reconhecê-los como parâmetros confiáveis para a moderação de cursos online como uma ação dialógica mediada pelos fóruns e apoiada na abordagem sociointeracionista para a construção colaborativa do conhecimento.Item Acesso aberto (Open Access) Criatividade literária na autoria de narrativas digitais multidisciplinares no Scratch(Universidade Federal de Alfenas, 2019-03-21) Silva, Moisa Aparecida Da; Hornink, Gabriel Gerber; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Gomes, ClaudiaO uso de sistemas de autoria, como o Scratch, nos processos de ensino/aprendizagem tem se mostrado como um método eficiente para potencializar a construção de conhecimentos, incluso na área de linguagem, como na construção de narrativas digitais (NDs). Nesse contexto se deu o projeto de extensão “Pensando em Códigos” da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no qual desenvolvemos esta pesquisa, fundamentando-nos na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Segundo essa teoria, a constituição humana se dá na relação com o outro, sendo a escola um dos meios sociais que possibilita o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, processo cujo resultado pode potencializar a criação literária. Objetivamos compreender o uso do Scratch como inovação pedagógica/didática na construção de NDs com temáticas que aproximam à realidade dos alunos, sob um olhar no desenvolvimento da criatividade. Por meio de uma pesquisa participante, seguimos uma abordagem quali-quantitativa com questionário, observação semiestruturada, jornal de pesquisa e dados da versão inicial e final das NDs produzidas no Scratch. Realizamos ações de campo em dois momentos, estudo piloto (G-1) e projeto final (G-2), junto aos discentes das séries finais do ensino fundamental II de uma escola pública do sul de Minas Gerais. Para verificarmos as diferenças quantitativas entre as versões das NDs utilizamos o teste estatístico de Mann Whitney e para visualização dos dados dos questionários usamos o gráfico Box-Plot. Destacamos nos resultados diferença nas NDs, melhoria no pensamento computacional e um expressivo índice de criatividade da escrita entre a versão inicial e final. Evidenciamos a possibilidade do professor utilizar o Scratch de forma mediada e interativa em aulas de Língua Portuguesa, a fim de propiciar aos alunos domínio e apropriação de uma ferramenta cultural, construção de narrativas autorais e criatividade literária.Item Acesso aberto (Open Access) Microgênese do desenvolvimento sociocultural do raciocínio lógico-matemático mediado por tecnologias educacionais(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-26) Silva Júnior, Augusto Márcio Da; Hornink, Gabriel Gerber; Santos, Paulo César Dos; Silva, Guilherme Henrique Gomes DaAdota-se como premissa desta pesquisa aplicada obter indícios do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico-matemático pela aprendizagem em programação em blocos, mediada pela utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação. Para tal, realizaram-se capacitações online, com pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade, via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, configuradas de modo a fomentar as interações entre os participantes utilizando como base as teorias socioculturais. Outrossim, introduziram-se os princípios da computação e pensamento computacional com foco nas ferramentas Code.org e Scratch, consistindo em um ambiente de educação online com múltiplos desafios divididos em etapas e graus de dificuldade. Os resultados indicaram que a proposta teve o principal resultado esperado (melhoria no raciocínio lógico-matemático) fora alcançado. Além disso, houve a percepção positiva de melhora na resolução de problemas do cotidiano, indicando a proposta como promissora para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional e da programação em blocos.Item Acesso aberto (Open Access) Scratch como fator mobilizador para produção de narrativas digitais(Universidade Federal de Alfenas, 2018-04-12) Brochado, Eliana Alice; Hornink, Gabriel Gerber; Trazzi, Patrícia Silveira Da Silva; Tôrres, Maria Emilia Almeida Da CruzEsta pesquisa discutiu as possibilidades de trabalho com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em sala de aula e teve como propósito compreender o processo de apropriação de Narrativas Digitais durante o uso da linguagem de programação Scratch em aulas de Língua Portuguesa no trabalho com produção de texto. A pergunta que nos norteou interrogava como o Scratch pode levar a essa apropriação. Valemo-nos, para tanto, da metodologia de estudo de caso, aplicando um caso-piloto com o objetivo de conhecer melhor o percurso metodológico traçado e, em seguida, o estudo de caso com as técnicas de observação participante (com produção de jornal de pesquisa), análise documental (Narrativas Digitais – tanto dos aspectos relacionados ao Pensamento Computacional quanto aos do gênero) e aplicação de questionário (Teste dos Estados Emocionais) com questões fechadas e uma aberta para a produção dos dados, os quais foram organizados, categorizados e analisados com abordagem mista, à luz da Teoria da Ação Mediada. O processo de imersão no material coletado permitiu a divisão dos dados anotados no jornal de pesquisa em episódios, que tiveram assomados a si, as categorias criadas no processo de sistematização dos documentos (Narrativas Digitais) e do questionário. Os resultados deste trabalho indicam que a inserção de tecnologias digitais em sala de aula deve estar atrelada a uma abordagem teórica que favoreça a construção do conhecimento de maneira distribuída entre os pares, na relação com os demais agentes e também com as ferramentas (técnicas e psicológicas), especificamente as digitais de comunicação, considerando tanto o contexto de produção quanto o social, nos quais o trabalho foi desenvolvido. Ademais, esta pesquisa mostra indícios de que o Scratch - como ferramenta cultural de mediação - relacionado à realidade dos alunos, suas vivências e ao meio onde vivem, favorece a apropriação de Narrativas Digitais.