Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Júlio, Rejane Siqueira"
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Item Acesso aberto (Open Access) As formações dos pedagogos e suas contribuições para a docência em Matemática(Universidade Federal de Alfenas, 2020-08-14) Zanetti, Monise; Júlio, Rejane Siqueira; Linardi, Patricia Rosana; Felício, Helena Maria Dos SantosA formação do pedagogo, no âmbito da Matemática, é uma questão amplamente discutida no contexto educacional, aliada as novas demandas da atual sociedade e a necessidade do educador adequar-se a essa nova realidade. Na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental os professores são polivalentes, trabalhando com todas as disciplinas, dentre elas a Matemática, que o educador precisa dominar os conteúdos e possuir metodologias que o possibilite ir até onde as crianças estão para a partir daí pensar nas estratégias de ensino. Com isso, a presente pesquisa pretendeu realizar uma leitura das falas das pedagogas sobre as experiências com a Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior, sobre a docência de Matemática e o modo como as experiências formativas contribuem para a prática profissional delas. Para isso utilizamos da pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos, que foi proposto pelo educador matemático Romulo Campos Lins. A pesquisa foi realizada com as professoras que se formaram nos últimos cinco anos e que estão atuando na rede municipal de São José do Rio Pardo, ou seja, foram entrevistadas as professoras concursadas que atuam na Educação Básica do município. Sendo possível perceber que as professoras não receberam uma formação matemática no curso de Pedagogia e as metodologias foram trabalhadas do ponto de vista teórico. Além disso, as influências da Educação Básica são marcantes na prática profissional das professoras que também se utilizam de pesquisas e outras colegas para aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.Item Acesso aberto (Open Access) Uma leitura de falas de licenciandos em Matemática sobre “ser professor de Matemática”(Universidade Federal de Alfenas, 2020-11-30) Silva, Walter Luís Moura; Júlio, Rejane Siqueira; Santos, João Ricardo Viola Dos; Mariano, André Luiz SenNesta pesquisa, de abordagem qualitativa, tivemos como propósito analisar, com base no Modelo dos Campos Semânticos, as produções de significados de licenciandos em Matemática a partir da noção “ser professor de Matemática”. De modo específico, buscamos constituir uma análise em torno das seguintes perguntas: (1) O que os licenciandos em Matemática falam sobre “ser professor de Matemática”?; (2) Os licenciandos, pelo que vivenciaram no processo de formação inicial, alteraram seus modos de produção de significados a partir da noção “ser professor de Matemática”?; (3) Os licenciandos consideram que a formação inicial os prepara para a prática profissional do professor de Matemática?. Como disparadoras das produções de significados, realizamos entrevistas semiestruturadas junto a discentes regularmente matriculados no último semestre do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. A partir de uma leitura plausível de falas dos futuros professores de Matemática, observamos diferentes constituições de interlocutores, o que nos permitiu identificar distintas maneiras de “ser professor de Matemática” instituídas por eles. Foi possível concluir que os licenciandos, pelo que vivenciaram no processo de formação inicial, alteraram seus modos de produção de significados a partir da noção “ser professor de Matemática”. Além disso, observamos a existência de uma conformidade entre eles de que o curso não prepara o futuro professor para a prática docente em Matemática, embora forme profissionais preparados para seguir carreira acadêmica e que dominam muito bem os conteúdos matemáticos. De modo geral, com este trabalho, nossa contribuição está em mostrar uma possibilidade de leitura de modos de produzir significados a partir da noção “ser professor de Matemática”, no âmbito de um curso de Licenciatura em Matemática, o que pode refletir em maneiras de repensar a formação inicial de professores de Matemática e a futura prática docente deles.