Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Orientador(a) "Kiill, Keila Bossolani"
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Item Acesso aberto (Open Access) Mapas conceituais no ensino de química: o que dizem os mapas dos estudantes de um curso de licenciatura em química?(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-10) Silva, Lize Lopes Silvério; Kiill, Keila Bossolani; Aguiar, Joana Guilares De; Toti, Frederico AugustoA presente pesquisa busca analisar os mapas produzidos por licenciandos do curso de Química de uma universidade mineira, em uma oficina de treinamento para a técnica de mapeamento conceitual. Os dados foram obtidos durante a oficina de treinamento que ocorreu no período da disciplina de Laboratório de Ensino de Química II e III. As atividades desenvolvidas durante a oficina foram planejadas considerando como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e os parâmetros de referência para se fazer bons mapas conceituais propostos por Aguiar e Correia. Identificamos por meio dos mapas conceituais iniciais (MCs 1) e mapas conceituais finais (MCs 2) dos participantes e do diário de campo da pesquisadora as relações conceituais que estes conseguiram estabelecer para responder a seguinte pergunta focal "Quais são os impactos dos agrotóxicos para a saúde humana e o meio ambiente?” como também os parâmetros de referência presentes ou ausentes nos mapas elaborados. Os dados foram analisados com base no referencial teórico-metodológico da análise de conteúdo proposta por Bardin. As pesquisadoras elaboraram cinco categorias e 16 subcategorias à priori para classificar os vinte mapas conceituais analisados, estas foram elaboradas seguindo os referencias teóricos já mencionados e foram validadas com professores pesquisadores na área de ensino de química e na técnica de mapeamento conceitual. Destacamos que, considerando todas as categorias de análise nenhum MC foi classificado na subcategoria apresenta de forma inadequada, logo, todos os mapas apresentaram requisitos adequados ou parcialmente adequados a respeito da presença dos parâmetros de referência no mapa. Outro ponto que merece destaque é que de dez MCs 2 analisados três responderam à pergunta focal proposta e apresentaram parâmetros de referência satisfatórios e sete responderam de forma parcial à pergunta focal, evidenciando que as atividades propostas durante a oficina contribuem para o desenvolvimento de resultados positivos frente a relação da aprendizagem de conceitos químicos com a técnica de mapeamento conceitual. Além disso, a participação dos licenciandos nas atividades de mapeamento conceitual, contribui para a formação docente, no sentido de pensar a utilização da técnica de mapeamento conceitual como recurso didático e meio de avaliação.