Mestrado Profissional em História Ibérica
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Item Acesso aberto (Open Access) A feiticeira castelhana: a representação de Celestina na obra de Fernando de Rojas (1499)(2025-05-20) Melo, Jasmine Lemos; Sabeh, Luiz Antonio; Peçanha, Natália Batista; Danieli Neto, MárioUm objeto de aprendizagem (OA) é um recurso educacional desenvolvido para auxiliar e para enriquecer o processo de aprendizagem nas escolas baseado em pesquisas acadêmicas. O presente OA foi elaborado em formato de um capítulo de livro didático, projetado para ser utilizado tanto de forma impressa quanto digital, a fim de garantir flexibilidade de uso. Seu conteúdo é fundamentado na pesquisa intitulada “A feiticeira castelhana: a representação de Celestina na obra de Fernando de Rojas (1499)” que tem o objetivo de discutir a representação da feiticeira Celestina como uma personagem social importante, tendo um papel pedagógico para a conduta de mulheres na modernidade. Nesta pesquisa, foram analisados trechos da obra “A Celestina”, escrita por Fernando de Rojas e publicado em 1499. O trabalho justifica-se pela escassez de discussões sobre bruxaria dentro do ambiente escolar, um tema frequentemente marginalizado e um assunto pouco abordado. Assim, o OA tem a intenção de levar essa temática para a escola a partir da análise da personagem Celestina, com o intuito de promover reflexões sobre gênero, sobre representação, além de incentivar o pensamento crítico dos estudantes em relação a narrativas históricas e literáriasItem Acesso aberto (Open Access) As representações femininas em A catedral do mar, de Ildefonso Falcones(2025-07-16) Machado, Miguel Gambogi Silva; Vidotte, Adriana; Rui, Adaílson José; Silva, Maria da ConceiçãoO objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as representações das mulheres no século XIV a partir do romance A catedral do mar, de Ildefonso Falcones. O romance retrata a saga da família Estanyol, com foco inicialmente em Bernart e posteriormente Arnau. Estes personagens necessitam lutar pela sua sobrevivência em um mundo cuja liberdade está sempre em jogo. Situada na Catalunha medieval, Falcones escreve sobre uma cidade de Barcelona viva, como personagem mutável, e a construção da catedral de Santa Maria do Mar, criada pelo povo e para o povo. Entre as temáticas de disputas de poder entre a burguesia, a vida no campo e na cidade, os conflitos religiosos e a peste bubônica, o autor recria o ambiente do século XIV. Por meio dele, será proposta uma análise da construção de sua obra, com foco nas suas personagens femininas e como o autor as representa de maneira retrógrada. As constantes submissões e atos de violência contra elas geram no leitor a ideia de Idade Média como “Idade das Trevas”, conceito criado para caracterizar o período como algo a ser superado pelas “novas culturas” que foram desenvolvidas durante o Renascimento (séc. XIV a XVI) e Iluminismo (séc. XVIII). Como se trata de uma ficção histórica, com base no medievalismo, o autor constrói a cidade de Barcelona e seus cidadãos com a rigidez histórica presente nas fontes, porém deixa a desejar com a escrita das personagens. Este trabalho pretende contribuir, por meio da criação de um material didático curto e simples, denominado Além do lar: o trabalho feminino que moveu a Idade Média que possibilita ao professor tratar sobre alguns conceitos relacionados à Idade Média, com foco nos trabalhos que as mulheres realizavam durante o medievo, que demonstram como nem sempre as suas representações do entretenimento apresentam as características com a fidelidade necessária para considerar como acuradas.Item Acesso aberto (Open Access) Contribuições para o ensino de História e Filosofia a partir de grandes mestres do islamismo medieval: Averróis e Ibn Arabi de Murcia(2024-10-10) Silva, Danilo; Silva, Luiz Eduardo da; Vidotte, Adriana; Oliveira, Iranilson Buriti deNo presente trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em História Ibérica será apresentado, mediante o desenvolvimento de uma pesquisa e de um objeto de aprendizagem algumas contribuições que poderão auxiliar os professores do ensino médio que trabalham com a disciplina de História e também à aqueles que trabalham com a disciplina de Filosofia a oferecerem aos estudantes conhecimentos relativos a aspectos da filosofia islâmica, em especial, na Península Ibérica no final do século XII e primeiras décadas do século XIII. Para isso, serão tratados alguns aspectos referentes a filosofia de Averróis e de Ibn Arabi, dois dos maiores mestres do islamismo medieval, entretanto, sem a pretensão de mensurar a importância de cada pensador, o presente trabalho se deterá acerca das contribuições de Ibn Rushd, ocidentalmente conhecido como Averróis, em relação à obra de Ibn Arabi, considerando seus pensamentos espelhados nas teorias aristotélicas e neoplatônicas, apontando seus contrapontos e divergências, sobretudo, apresentando a Influência da filosofia europeia e do sufismo nestas figuras emblemáticas.Item Acesso aberto (Open Access) História seráfica dos menores portugueses: franciscanos e a formação de Portugal como reino independente no decorrer do século XIII(2025-08-13) Telles, Gian Carlo Camilo; Nascimento, Denise da Silva Menezes do; Nascimento, Renata Cristina de Souza; Rui, Adailson JoséEste trabalho tem por objetivo analisar o estabelecimento dos franciscanos em Portugal no século XIII, assim como identificar as relações desses para com o poder régio, enquanto narrativas para compreender o cenário português recém-independente e refletir a entrada do campo religioso no âmbito político. Além disso, este estudo almeja desenvolver uma proposta de Objeto de Aprendizagem que discuta os temas tratados de forma mais didática e dinâmica. Para tanto, contaremos como fonte o primeiro volume da obra História Seráfica da ordem dos frades menores de S. Francisco na província de Portugal, escrita por Manoel da Esperança em 1656. Destaca-se que os franciscanos, após chegarem em Portugal por volta de 1216, fundaram diversos conventos com auxílio de variados monarcas e figuras influentes, convocando-os para ocuparem cargos de confiança, como o de confessores régios. Logo, Manoel da Esperança, com objetivo de legitimar a Ordem em Portugal no século XVII, descreve toda essa trajetória franciscana, sempre fazendo referência às articulações políticas, sociais e culturais do reino lusitano recém independente, contribuindo assim para um entendimento melhor acerca do contexto geral em que esses religiosos foram inseridos. Portanto, tendo como objetivo analisar essa produção cronística e a essa narrativa franciscana, esta dissertação se apresenta como uma contribuição aos estudos não somente do aspecto religioso medieval pós século XI, mas também da Península Ibérica e Portugal em formação.Item Acesso aberto (Open Access) Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Articulação de Mulheres Brasileiras: o feminismo digital em Brasil e Portugal no ensino de história(2025-09-11) Silva, Giselle Zouain da; Rovai, Marta Gouveia de Oliveira; Rosalen, Eloisa; Silva, Luiz Eduardo daAo longo dos últimos anos temos acompanhado a forma com que o movimento feminista vem se adaptando às transformações tecnológicas e novas formas digitais de comunicação. O feminismo digital tornou-se uma ferramenta essencial para o enfrentamento às desigualdades de gênero e às violências contra a mulher, sendo caracterizado estrategicamente pelo uso da internet para engajamento e mobilização. Nesse contexto, esta pesquisa analisa o feminismo digital no Brasil e em Portugal por meio da comparação entre duas grandes plataformas: a "Plataforma Portuguesa para o Direito das Mulheres" e a "Articulação de Mulheres Brasileiras". O objetivo principal é compreender como essas plataformas utilizam o ambiente virtual para divulgar e mobilizar ações contra a violência de gênero e promover debates sobre equidade. O estudo destaca a importância da internet na articulação dos movimentos feministas, destacando as transformações políticas e sociais do movimento. Além disso, a investigação propõe um Objeto de Aprendizagem para o ensino de História, abordando a temática do feminismo digital e sua relevância no enfrentamento às desigualdades e violência de gênero. Os resultados mostraram que, embora as plataformas desempenhem um papel de extrema importância para disseminação das informações e para o engajamento social, a participação e o alcance variam conforme a mídia utilizada, com destaque atual voltado para o Instagram como ferramenta estratégica de mobilização. Conclui-se que o uso das redes sociais potencializa a luta feminista, tornando o debate acessível a diferentes públicos e fortalecendo o ativismo transnacional. No entanto, ressalta-se a necessidade de desenvolvimento de novas estratégias de comunicação que se adaptem às dinâmicas das redes sociais e que possam se tornar instrumentos para o ensino de História, contribuindo para a reflexão na luta contra as violências de gênero numa sociedade.Item Acesso aberto (Open Access) Sob a luz do gótico: o fim dos tempos no imaginário e na iconografia medieval ibérica (séc. XIII)(2025-07-20) Siqueira, Carla Vieira; Rui, Adaílson José; Fernández, Marta Cendón; Funari, Pedro Paulo AbreuRefletir acerca da finitude refere-se a um exercício constante durante a experiência humana. Em razão disso, ao longo do tempo, tal questão tornou-se fonte profícua para a criação de respostas e tratamentos diversos, como modo de melhor compreender qual destino tomaria cada indivíduo em seu fim último, integrando universalmente distintas crenças religiosas e imaginários. O cristianismo, detendo como base de sua doutrina a busca do fiel pela salvação da alma, não foi exceção. Durante o medievo, período no qual o mundo secular entrelaçava se ao espiritual, a narrativa escatológica ganhou particular força, com ênfase às cenas do Juízo Final, momento em que se relaciona a justiça celeste e a terrena no julgamento dos mortos. A Catedral de Santa Maria de Burgos, localizada ao longo do Caminho de Santiago e introdutora do gótico em território ibérico, abriga em seu transepto norte, Coronería, produzido durante o século XIII, um programa iconográfico que retrata as percepções daquela sociedade acerca do drama escatológico, tornando-se uma valiosa fonte de estudo para o tema. Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva de modo amplo compreender os imaginários coletivos, sensibilidades e inquietações que constituíam a sociedade ibérica acerca da eminência de um julgamento final no Além-túmulo. A partir de tal premissa, desenvolver-se-á dois diferentes estudos específicos. O primeiro objetiva uma investigação acerca do tema escatológico na imagem religiosa medieval, partindo do modelo específico do Juízo Final em Burgos, bem como as correspondências de seus elementos iconográficos com o Reino de Castela naquele momento. O segundo estudo tenciona a criação de um recurso pedagógico direcionado para a educação básica, em formato de Role-playing game (RPG), de modo que problematize e articule os resultados obtidos na pesquisa acadêmica ao ensino e aprendizagem de História Medieval, buscando fazer ponte de diálogo entre os estudantes e as experiências religiosas de outro tempo.
