Mestrado Profissional em História Ibérica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2666
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Navegando Mestrado Profissional em História Ibérica por Assunto "Antiguidades"
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Item Acesso aberto (Open Access) Em busca do homem de prata: o Rei Argantônio e o caso Tartessos(Universidade Federal de Alfenas, 2017-09-25) Menari, André; Carlan, Claudio Umpierre; Mariano, André Luiz Sena; Lima, Wellington FerreiraO papel da Península Ibérica na Antiguidade tem sido debatido constantemente na historiografia internacional e também pela brasileira. Este trabalho tem como norte analisar a presença nas fontes escritas da Antiguidade do reino de Tartessos e do rei Argantônio. Desta maneira, buscaremos, com base nas obras de Historias, de Heródoto, Geografia de Ibéria, de Estrabão e Orla Marítima, de Avieno investigar algumas questões pertinentes à natureza do reino de Tartessos e como estes pontos nos ajudam a compreender, também, as características da Península Ibérica no período pré-romano. O Objeto de Aprendizagem que acompanha esta pesquisa e que foi desenvolvido durante o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica trata-se de um jogo digital chamado Deuses do Tempo. Conta a história de três arqueólogos que são jogados em vários períodos do passado por enfurecer uma divindade. Para voltar ao seu tempo de origem, devem cumprir algumas tarefas.Item Acesso aberto (Open Access) Península Ibérica na antiguidade: o encontro entre romanos e os povos da Ibéria(Universidade Federal de Alfenas, 2020-11-30) Bonfá, Douglas Cerdeira; Carlan, Claudio Umpierre; Silva, Roberta Alexandrina Da; Porto, Vagner CarvalheiroNesta dissertação de mestrado investiga-se o encontro entre os romanos e os povos da Península Ibérica. Primeiramente, realiza-se uma análise do conceito de cultura e Romanização, analisando o contexto de sua criação, passando por sua revisão no processo pós descolonização até chegar em pesquisas mais recentes. Em um segundo momento, analisa-se a obra Geografia de Estrabão em busca de fragmentos sobre como o autor entende esse processo, a fim de dialogar com pesquisas de especialistas contemporâneos. Defendendo um caráter multiétnico, utiliza-se de fontes da cultura material para contrapor a ideia de homogeneidade cultural na Hispânia romana. Finalizando esta dissertação, apresenta-se um objeto de aprendizagem desenvolvido com mídias digitais com a temática Roma Antiga, para ser utilizado como material de apoio em aulas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II