Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Assunto "Academic performance"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Acesso aberto (Open Access) Análise dos fatores influenciadores do desempenho acadêmico nos cursos de bacharelado da UNIFAL-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2024-11-21) Guides, Dennys Roberto; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Baêta, Odemir Vieira; Rezende, Marcelo LacerdaA compreensão de variáveis que afetam o desempenho acadêmico é essencial para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Essa temática constitui uma preocupação global que transcende disciplinas e níveis de ensino, uma vez que os resultados acadêmicos têm implicações significativas para estudantes, educadores, instituições de ensino e a sociedade. A motivação para este estudo partiu do princípio de que o rendimento estudantil exerce um papel relevante na trajetória educacional e na criação de oportunidades, tanto individuais quanto institucionais. Diversas investigações têm analisado elementos associados ao desempenho dos alunos no ambiente externo das Instituições de Ensino Superior (IES); contudo, há necessidade de aprofundar essa abordagem no ambiente interno das IES, dada a escassez de trabalhos dessa natureza em cursos de graduação no Brasil. Com o objetivo de analisar os fatores influenciadores do desempenho acadêmico nos cursos de bacharelado da UNIFAL-MG, foram utilizados dados socioeconômicos secundários, coletados entre 2013 e 2023. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizada com 4925 egressos, em que foram utilizadas técnicas de estatística inferencial paramétricas e não paramétricas. Os dados iniciais indicaram que a população do estudo tem idade média próxima a 25 anos, sendo majoritariamente branca ou parda, com predominância feminina. As famílias são compostas por três a cinco integrantes. A maioria dos alunos não exercia atividade remunerada antes de ingressar na instituição. O nível de instrução dos pais se concentra entre ensino fundamental, médio e superior. Observou-se um equilíbrio entre estudantes oriundos das redes privada e pública de ensino médio, com a maioria residindo nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Além disso, utilizando-se modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que o coeficiente de desempenho acadêmico se relaciona positiva ou negativamente com as variáveis socioeconômicas e sociodemográficas.Item Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o desempenho de alunos cotistas e não cotistas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Salto(Universidade Federal de Alfenas, 2016-09-14) Pieroni, Aline Rosa; Miranda, Adílio Renê Almeida; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Mafra, Luiz Antonio StaubA lei n° 12.711 foi sancionada em 29 de agosto de 2012 e regula o ingresso de estudantes oriundos de escolas públicas nas instituições federais de ensino. A lei de cotas, como é chamada, permitiu que as oportunidades de acesso à educação se ampliassem. Com o objetivo de analisar o desempenho acadêmico dos estudantes cotistas e não cotistas ingressos após a referida lei, esta pesquisa verificou a situação acadêmica de 424 alunos de dez turmas, já finalizadas, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnicos concomitante/subsequentes e superiores de tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Salto. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e o instrumento de coleta de dados foi a pesquisa documental. Foi realizada uma análise exploratória dos dados comparando os índices de evasão, conclusão, reprovação e o rendimento acadêmico e o desempenho no processo seletivo. Os resultados mostraram que, apesar das diferenças encontradas entre os alunos ingressantes pela reserva de vagas e os de ampla concorrência, em todas as comparações há turmas com melhores desempenhos dos dois grupos. Destaca-se um índice menor de evasão no grupo dos cotistas, maior índice de conclusão entre os não cotistas e diferenças significativas entre as médias dos dois grupos em apenas três turmas. As maiores diferenças entre cotistas e não cotistas foram encontradas no desempenho do processo seletivo, no qual em nove das dez turmas os cotistas tiveram médias significativamente superiores. Este estudo evidencia, com dados empíricos, a importância da política de cotas para ampliar o acesso à educação e mostra que, apesar das dificuldades socioeconômicas, os cotistas evadiram em menores proporções. Porém, destaca-se a necessidade da implementação de ações que visem contribuir para diminuir a evasão e melhorar o rendimento acadêmico, tanto dos cotistas quanto dos não cotistas.