Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Assunto "Administração pública"
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Item Acesso aberto (Open Access) A gestão do conhecimento e sua relação com o planejamento estratégico institucional de uma IES pública: análise da Plataforma FORPDI(Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-17) Galvão, Edvando César; Souza, Wanderson Gomes De; Curi, Maria Aparecida; Silva, Marcelo Ribeiro; Sant'Ana, Tomás DiasO conhecimento desempenha um papel fundamental nas organizações, uma vez que se configura como um recurso estratégico importante. Por meio do conhecimento as organizações podem se adaptar, inovar e alcançar seus objetivos, o que depende, em grande parte, da eficaz aquisição, compartilhamento e aplicação do conhecimento, alinhados às estratégias organizacionais. No contexto da Administração Pública no Brasil, essa importância se reflete na necessidade de melhorar a prestação de serviços e atender às demandas da sociedade. Neste sentido, a plataforma FORPDI tem desempenhado um papel importante na realização do planejamento institucional em muitas instituições de ensino superior no país. Este trabalho acadêmico se propôs a esclarecer como a plataforma FORPDI é utilizada no planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior e como ela pode ser analisada segundo os conceitos do modelo de Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997, 2008). A Gestão do Conhecimento, segundo esse modelo, envolve quatro processos: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. A Socialização refere-se à transferência de conhecimento tácito entre indivíduos, a Externalização envolve a conversão de conhecimento tácito em conhecimento explícito, a Combinação trata da integração de conhecimento explícito e, finalmente, a Internalização aborda a absorção de conhecimento explícito pelos membros da organização. A metodologia empregada incluiu uma revisão descritiva e integrativa da literatura sobre a Administração Pública no Brasil e Gestão do Conhecimento, seguida pela técnica de pesquisa qualitativa através do método de análise de conteúdo. Além disso, foram analisados dois papéis relacionados à plataforma FORPDI: o papel de desenvolvedor e o papel de usuário. Os resultados deste estudo apontaram que os conceitos da Gestão do Conhecimento foram bem aplicados durante a etapa de desenvolvimento da plataforma FORPDI. No entanto, durante o seu uso, as práticas do modelo SECI não foram identificadas de maneira eficaz, sendo predominantes os aspectos de gestão, como monitoramento e controle. A utilização da plataforma FORPDI no planejamento estratégico em instituições de ensino superior representa um passo significativo, mas a aplicação dos conceitos da Gestão do Conhecimento nestas instituições ainda requer aprimoramentos. Isso indica uma lacuna na aplicação da Gestão do Conhecimento na instituição de ensino que poderia ser mais bem explorada e, portanto, tornou possível se propor melhorias em relação a estrutura e uso da Plataforma FORPDI que sugerem a adaptação das técnicas de Gestão do Conhecimento para promover uma melhor criação, disseminação e uso do conhecimento adquirido em cada planejamento institucional. Este trabalho buscou contribuir para a compreensão desses desafios. Assim, a abordagem da Gestão do Conhecimento pode beneficiar o processo de planejamento estratégico da instituição em questão, além de oferecer uma oportunidade para futuros trabalhos acadêmicos, representando um avanço no campo da Administração Pública e da Gestão do Conhecimento.Item Acesso aberto (Open Access) A percepção dos fiscais quanto ao acompanhamento e fiscalização dos contratos de terceirização de mão de obra na UNIFAL-MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-01-28) Terra, Eliane Araújo; Barbosa Neto, João Estevão; Curi, Maria Aparecida; Resende, Leandro Lima; Marques, Vagner AntonioA terceirização é uma técnica de gestão administrativa, em que as atividades não essenciais de uma organização são transferidas para uma empresa especializada na prestação do serviço. Na Administração Pública, surge como um instrumento estratégico para auxiliar o Estado a focar nas suas atividades próprias e essenciais, além de impedir o crescimento desmesurado da máquina pública com despesas de pessoal. Entretanto, ao terceirizar as atividades instrumentais, cumpre à Administração fiscalizar e acompanhar não apenas a execução material do serviço, mas também o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários dos terceirizados. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos fiscais quanto ao acompanhamento e fiscalização dos contratos terceirizados de mão de obra na Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. A natureza da pesquisa é aplicada, desenvolvida através de um estudo de caso, com procedimentos de levantamento e investigação documental, com abordagem quali-quantitativa e objetivos de cunho descritivo. Para o método de investigação adotou-se um questionário, aplicado aos fiscais de contratos de terceirização, contendo 4 blocos de perguntas e utilizou-se a estatística descritiva para a análise. Os resultados do bloco 1 traçam o perfil dos respondentes, onde constatou-se que 72,73% dos respondentes são do sexo masculino, 81,82% possuem especialização como o maior nível de escolaridade e 54,55% exerce a atividade de fiscal há mais de 6 anos. O nível de conhecimento da Lei n. 8.666/93 e IN n. 02/2008 é considerado médio por 81,82% e 72,73%, respectivamente. Já no bloco 2, constatou-se que os três principais desafios da atividade são: a falta de treinamento (63,64% afirmam que raramente participam de capacitação), dificuldade de compatibilizar o trabalho rotineiro com a atividade e desconhecimento acerca da legislação. No bloco 3, sobre o que a Instituição poderia fazer para melhorar o seu desempenho, dentre outros citaram: treinamento, mais vivência entre os fiscais, desenvolvimento de ferramentas, mais de um servidor para fiscalizar contratos grandes, participação na elaboração do termo de referência, definição mais clara de suas atribuições, função gratificada e evitar ingerências por parte das chefias. O quarto e último bloco, traz as relações entre o grau de execução e o grau de importância atribuídos à fiscalização. O resultado apontou pontos fortes, como a fiscalização antes do pagamento da fatura, e fragilidades, como a falta de conferência de alguns itens da IN n. 02/2008, que podem comprometer o processo. A partir da análise dos dados, conclui-se que a UNIFAL-MG deve capacitar mais os seus fiscais, inclusive os substitutos e fiscais de outros Campi e, assim, permitir que atualizem seus conhecimentos, bem como propicie meios para que possam executar com zelo e responsabilidade as suas atribuições. Portanto, sugere-se como proposta de intervenção, promover mais cursos de capacitação, a criação de um setor específico para a fiscalização de contratos terceirizados e a inserção de um módulo no sistema de informática que assegure o cumprimento de todos os itens do Guia de fiscalização da IN n. 02/2008, garantindo assim o melhor cumprimento da legislação vigente e o afastamento da responsabilidade subsidiária sobre a Instituição.Item Acesso aberto (Open Access) A percepção dos pregoeiros sobre o seu trabalho em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-20) Viana, Valter Fernando; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Nuintin, Adriano Antonio; Curi, Maria AparecidaA função de pregoeiro surgiu com a edição da Lei 10.520/00, com o advento da modalidade de pregão. Com a adesão cada vez maior a essa modalidade, buscou-se trazer maior eficiência e transparência às compras governamentais, o que culminou em uma maior responsabilidade atribuída ao pregoeiro, o principal agente de licitações no pregão. Com procedimentos rígidos previstos na legislação, a atividade exige que o pregoeiro seja diligente em relação a todos os atos que compõe o processo, bem como receba treinamento adequado e atualização constante em relação à legislação. Diante das atividades de compras públicas e das responsabilidades do pregoeiro, buscou-se investigar quais são as percepções do pregoeiro sobre o seu trabalho na condução dos processos licitatórios de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A metodologia aplicada na pesquisa consistiu de revisão bibliográfica, observação participante e aplicação de um questionário eletrônico junto a uma amostra dos pregoeiros daquela Instituição. A pesquisa constatou que a Instituição estudada possui 114 pregoeiros designados e que realizou em 2016 mais de 700 de pregões eletrônicos. Outro dado levantado pela pesquisa foi que os pregoeiros consideram não ter o suporte institucional necessário para o desempenho da função (treinamento, suporte operacional e jurídico e incentivo financeiro), que eles permanecem na função em média três anos, sugerindo assim, uma evasão da função pelos servidores mais antigos. Como proposta de intervenção, foi elaborado um perfil ideal para o servidor que desempenha a função de pregoeiro bem como a concentração da quantidade do número de pregões. Essas medidas possibilitam uma racionalização do número de pregões, gerando economia de escala, poder de negociação e competição dos fornecedores, e com um menor número de pregoeiros designados é possível direcionar a função para os servidores com maior afinidade com a área e aderência ao perfil desejado, e também liberar os outros servidores anteriormente designados para o desempenho de outras funções administrativas.Item Acesso aberto (Open Access) Comprometimento organizacional numa instituição universitária: um estudo a partir da percepção dos servidores públicos(Universidade Federal de Alfenas, 2019-10-18) Silva, Jacqueline Aparecida; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Nogueira, Leandro Rivelli Teixeira; Martinez, Maria ReginaA matéria Comprometimento Organizacional é um dos conceitos teóricos mais pesquisados por estudiosos e empregada por gestores de organizações, públicas e privadas, procurando assim, obter-se melhores resultados e engajamento da força de trabalho. Portanto, este estudo tem como objetivo analisar o Comprometimento Organizacional na percepção dos servidores da UNIFAL-MG, Campus Varginha. Especificamente, objetivou-se: a) descrever o perfil dos servidores; b) identificar o grau do Comprometimento Organizacional na percepção dos servidores, em suas três dimensões (afetiva, instrumental e normativa); c) identificar, descrever e analisar possíveis diferenças e semelhanças entre os sujeitos da pesquisa, no que tange ao Comprometimento Organizacional, em suas três dimensões, à luz da administração pública; d) verificar se há correlação entre as variáveis pessoais, funcionais, organizacionais e o Comprometimento Organizacional em suas três dimensões; e) elaborar uma proposta de intervenção considerando os estudos realizados na presente pesquisa. Para verificar as dimensões do Comprometimento Organizacional foi utilizado o modelo conceitual de três componentes (afetiva, instrumental e normativo) de Meyer e Allen (1991, 1997), já validado por diversos pesquisadores. A amostra da pesquisa foi composta por 79 servidores efetivos. A coleta de dados foi operacionalizada através da aplicação de questionário estruturado e eletrônico; posteriormente, trataram-se os dados utilizando: a) estatística descritiva para descrever o perfil dos servidores e o nível do Comprometimento Organizacional dos servidores; b) Coeficiente Alpha de Cronbach para validar o construto de mensuração do comprometimento, desenvolvido por Meyer e Allen (1991, 1997); c) teste de normalidade dos dados - Kolmogorov-Smirnov (K-S) para decidir sobre a aplicação de testes paramétricos ou não paramétricos na comparação das médias, sendo: nas dimensões normais, o teste t de amostras independentes e o teste ANOVA (Tukey); e, na dimensão não normal, o teste U de Mann-Whitney e o teste Kruskall-Wallis. Os resultados apontaram a predominância da base afetiva, seguida das bases normativa e instrumental. Na análise das médias, observou-se significância estatística em: dados funcionais; “cargo”, na dimensão afetiva; “trabalhou na iniciativa privada, nas dimensões instrumental e normativa; e, “o que atraiu para o serviço público”, na dimensão normativa. Nos dados organizacionais: “considerando as qualificações profissionais, recebe remuneração adequada”, nas dimensões afetiva e normativa; “a legislação vigente é um fator negativo no desempenho do meu trabalho/carreira”, nas dimensões afetiva e instrumental; e, por fim, “há grande pressão para obediência às normas (leis, portarias, regulamentos etc)”, na dimensão afetiva. Já na análise de correlação houve significância dos dados considerada fraca nas seguintes variáveis: “já trabalhou na iniciativa privada”, “o que atraiu para o serviço público”, “cargo” e, finalizando, “considerando as qualificações profissionais, recebe remuneração adequada”.Item Acesso aberto (Open Access) Modelo de perfil de gestor público: um estudo de caso na UFMG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-04-24) Teixeira, Letícia Magalhães Munaier; Rodrigues, Claudio Vilela; Souza, Paulo Roberto Rodrigues De; Ribeiro, Wesllay CarlosO objetivo deste trabalho é desenvolver, a partir de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um modelo de referência para o perfil profissional da função de Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG. Com base na análise da função de Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG, pretende-se desenvolver um modelo de referência para o perfil profissional da função, a partir da literatura específica, da pesquisa realizada por intermédio da aplicação de questionários on-line e anônimos com os ocupantes da função na UFMG, bem como com os seus chefes imediatos, os diretores de suas unidades acadêmicas, e de entrevistas pessoais semiestruturadas. A partir desta pesquisa de natureza qualitativa sobre um aspecto da gestão universitária na UFMG pretende-se ainda fazer o encaminhamento de propostas para melhorias na gestão, além de fornecer subsídios para políticas de recursos humanos da UFMG. Os resultados demonstraram quais são as características do modelo de referência para o perfil profissional que um gestor deve ter para atuar como Superintendente Administrativo das unidades acadêmicas da UFMG, discriminando as habilidades, conhecimentos e valores que ele deve possuir. Também foram levantadas as atribuições da função de Superintendente Administrativo na UFMG e identificados os aspectos facilitadores e as restrições a sua atuação, bem como o seu público-alvo ou os destinatários dos serviços do Superintendente Administrativo.The main goal of this work is to develop, from a case study that took place at the Federal University de Minas Gerais (UFMG), a reference model for the professional profile for the function of Administrative Superintendent of academic unities of UFMG. Analyzing the function of Administrative Superintendent of academic unities of UFMG, this work intends to develop a reference model for the professional profile for this function, from specific literature, from research made through the application of online and anonymous questionnaires with the occupants of this function at UFMG, such as their immediate bosses, the directors of their academic unities, and from personal semi-structured interviews. From this research of qualitative nature about one aspect of the academic management in UFMG, it intends, yet, to forward improvements proposals for the management, in addition to providing subsides for politics of human resources of UFMG. The results demonstrated which are the characteristics of the reference model for the professional profile that a manager must have to act as an Administrative Superintendent of academic unities of UFMG, discriminating abilities, knowledge and values that he must possess. The attributions of the function of Administrative Superintendent at UFMG were also raised and it was identified the facilitative aspects and restrictions of its acting, such as its target audience or the recipients of the services of the Administrative Superintendent.Item Acesso aberto (Open Access) O sentido do trabalho para servidores públicos e trabalhadores terceirizados(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-28) Alves, Cassiane Dos Santos; Toledo, Dimitri Augusto Da Cunha; Work; Guerra, Ana Carolina; Pereira, Rafael DiogoPara satisfazer as necessidades humanas que se multiplicaram e diversificaram ao longo do tempo, o homem passou a transformar a natureza para atende-las, dando ao trabalho um lugar de centralidade em sua vida, tornando o homem um ser social. Inicialmente o trabalho se prestou à manutenção da sobrevivência, mas ao passar do tempo se constituiu em objeto de exploração para acumulação de capital aos possuidores dos meios de produção, tornando-se estranhado ao homem e passando por mutações e reestruturações visando maior lucro com menores gastos. A partir do processamento dessas transformações, desenvolveram-se várias modalidades de trabalho precarizado como os terceirizados, temporários, informais e parciais, que se intensificaram com a expansão das reformas de cunho gerencial, que visavam a redução do aparelho estatal, mantendo as atividades não exclusivas do Estado sob os cuidados da inciativa privada. Considerando esse crescimento do trabalho terceirizado nos órgãos públicos dividindo espaço com os trabalhadores efetivos é possível avaliar se o sentido do trabalho seria o mesmo para cada uma das categorias. Tendo em vista as concepções e as mutações no mundo do trabalho, o caráter de centralidade do trabalho, o processo de alienação e estranhamento e o desenvolvimento de formas precarizadas de trabalho, este estudo buscou através de pesquisa documental, entrevistas e observação de campo comparar o sentido do trabalho para os servidores públicos e terceirizados da Reitoria do IF Sudeste MG. Sendo o discurso capaz de retratar a estrutura e a dinâmica social, este estudo utilizou a Análise Crítica do Discurso para verificar além do texto, a prática discursiva e social que envolve o sentido do trabalho para as duas categorias de trabalhadores, percebendo que a centralidade está presente para os dois tipos de trabalhadores, mas de formas diferentes, considerando as condições de trabalho precarizadas a que se submetem os trabalhadores terceirizados. Foi possível observar também em ambas as categorias uma orientação econômica do discurso ao se buscar o sentido do trabalho para cada uma delas.Item Acesso aberto (Open Access) Os impactos da flexibilização da jornada de trabalho nas emoções dos membros de uma organização(Universidade Federal de Alfenas, 2019-08-26) Furtado, Isabella Ladeira; Ribeiro, Antonio Carlos Andrade; Nunes, Sylvia Da Silveira; Melo, Daniela De CastroAs emoções são fenômenos complexos e têm sido objeto de análise por diferentes áreas do conhecimento, com aspectos, pressupostos e formas diversas de pensar o assunto. Procuramos analisar a regulação do trabalho na Escola de Enfermagem – EE, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e os impactos nas emoções dos Técnico-Administrativos em Educação - TAEs. Esta pesquisa, quanto aos fins, é exploratória, explicativa e aplicada, e, quanto aos meios, é documental, de campo e estudo de caso. Utilizamos a triangulação para alcançar novas perspectivas sobre os impactos da regulamentação do trabalho nas emoções dos servidores na Escola e para aumentar a confiabilidade da pesquisa. Utilizamos, assim, análise dos documentos sobre a implantação da flexibilização da jornada de trabalho, inclusive resultados das pesquisas de satisfação realizadas pela UFMG, pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa com os TAEs, e, entrevista com a Diretoria da EE UFMG. Pela análise dos dados, verificamos que a regulamentação da jornada de trabalho na UFMG e, especificamente, na EE trouxe resultados positivos, dentro do esperado para Universidade. Contudo, percebemos a importância dos estudos das emoções dos indivíduos nas organizações, pois houve impactos positivos e negativos nas emoções dos TAEs com esta regulamentação na Universidade, que gerou expectativas e frustrações na maneira como foi regulamentada e como vem sendo conduzida a implantação das 30 horas. Isso demonstra que pensar as emoções nas organizações é importante. A implantação foi positiva, mas os impactos nas emoções foram mais negativos que positivos na EE. Assim, faz-se necessária intervenções no local de trabalho para minimizar os impactos destas emoções negativas.Item Acesso aberto (Open Access) Uso das redes sociais na publicidade dos atos administrativos da Prefeitura Municipal de Varginha(Universidade Federal de Alfenas, 2018-08-08) Rangel, Rosemberg Francisco; Pessanha, Gabriel Rodrigo Gomes; Costa Júnior, Hélio Lemes; Gonçalves, Luciene ResendeEste trabalho busca identificar como a Prefeitura Municipal de Varginha faz uso das redes sociais para dar publicidade aos seus atos administrativos. Atualmente com os avanços da internet e as ferramentas de comunicação tem se aberto várias possibilidades para os governos interagirem e conhecerem as reais necessidades dos cidadãos, neste contexto o uso das mídias sociais por parte da administração pública se mostra uma boa prática para a população ter conhecimento das ações da administração, tendo em vista que boa parte da população se fazem uso destas plataformas. Assim propõe-se a seguinte pergunta: Como a Prefeitura Municipal de Varginha utiliza as redes sociais para dar publicidade aos atos administrativos? Para atingir este objetivo utiliza-se de pesquisa documental com abordagem qualitativa descritiva. A publicidade dos atos administrativos praticados é exigida pela constituição federal, com base nisso levantase a discussão sobre o uso das redes sociais pela administração pública municipal. Para isso resgata-se os conceitos de atos administrativos, com a descrição das espécies existentes, após isso se apresenta o entendimento sobre transparência, accountability e publicidade. Em seguida são definidos os conceitos de redes sociais e comunicação governamental que alicerçam a proposta do uso das redes sociais pela administração para tornar público seus atos, estreitando assim a ponte entre a gestão e a população. A metodologia utilizada foi a investigação documental, com abordagem descritiva qualitativa e foi realizada primeiramente com a observação do site oficial da Prefeitura Municipal de Varginha, na sessão do Órgão oficial, onde são publicados todos os atos administrativos, foram levantadas todas as publicações de atos administrativos oficiais no período de janeiro de 2017 a março de 2018 em seguida pesquisouse na fan page oficial, todas as publicações no mesmo período em busca de publicações que remetessem aos atos administrativos publicados no órgão oficial. A pesquisa revelou que fan page oficial é utilizada basicamente como um serviço de utilidade pública, contendo, em sua maioria, publicações de manutenção em vias urbanas, divulgação de eventos entre outros. Entretanto pode-se observar a existência de uma pequena conexão entre a publicação oficial e as redes sociais. Foram encontradas 10 publicações que remetem aos atos administrativos oficiais, em um universo de 4.095 publicações. Objetivando a melhoria desses números foi proposto a criação de um sistema capaz de realizar esta conexão de forma mais ampla, o sistema deve ser responsável por realizar a leitura dos atos administrativos publicados no órgão oficial e levá-las para a fan, assim os seguidores da fan page teriam acesso a essas publicações. O presente trabalho não busca analisar a reação ou os comentários dos cidadãos sobre os atos administrativos, tendo esse aspecto como sua limitação. Desta forma a pesquisa direciona a necessidade da ampliação da comunicação dos atos da administração a fim de leva-los ao conhecimento da população e propõe um uso mais amplo das redes socais para este fim.