Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2665
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Navegando Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional por Assunto "Administrative technical education"
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Item Acesso aberto (Open Access) A gestão do conhecimento na Universidade Federal de Alfenas: um estudo voltado para a solução de problemas nos cargos de técnicos administrativos em educação(Universidade Federal de Alfenas, 2024-09-05) Carvalho, Eliane Cristina De; Souza, Wanderson Gomes De; Arenas, Marlene Valério Dos Santos; Sant'Ana, Tomás DiasA presente pesquisa tem como tema a Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Alfenas: um estudo voltado para os cargos de Técnicos Administrativos em Educação. O objetivo geral da presente pesquisa foi propor a implementação de ações de Gestão do Conhecimento para melhorar a transmissão do conhecimento dos servidores Técnicos Administrativo em Educação de cargo ou área únicos na Universidade Federal de Alfenas. O tipo de abordagem foi misto, havendo a combinação de técnicas qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, na medida em que houve a utilização de materiais já elaborados, como livros, artigos científicos e leis, bem como exploratória, vez que o seu objetivo foi o de proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de instrumento de coleta com perguntas abertas e fechadas, por meio do Google Forms, para a população alvo da pesquisa. Com isso descobriu-se que mais de ¼ da população estudada irá se aposentar nos próximos 10 anos e que a Universidade Federal de Alfenas possui um dos menores índices de Técnico Administrativo em Educação em relação à Docente, o que, aliado à falta de Gestão de Competências pode dificultar a implementação da Gestão do Conhecimento na Universidade. Por outro lado, houve descobertas que podem ajudar a Universidade Federal de Alfenas a criar a sua memória organizacional, pois a Universidade conta com ações de Gestão do Conhecimento, mesmo que não sejam dessa forma. Assim, com a utilização da ferramenta Base de Conhecimento do Sistema Eletrônico de Informações, o “como fazer” de todas as atividades da Universidade podem ser armazenados no mesmo local, evitando prejuízos com a saída dos servidores, e durante seus períodos de férias e afastamentos, sendo sugerido que as capacitações realizadas pelos servidores sirvam para atualização desses registros. Por fim, foi sugerido que a Universidade Federal de Alfenas solicite ao Ministério da Educação a disponibilização de vagas para não haver servidores de cargo ou área única na Instituição.