Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Assunto "Alfabetização"
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Item Acesso aberto (Open Access) A utilização de poemas clássicos em Tertúlias Literárias Dialógicas com crianças no Ciclo da Alfabetização(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-22) Reis, Thais Aparecida Bento; Girotto, Vanessa Cristina; Marigo, Adriana Fernandes Coimbra; Nunes, Aparecida MariaEsta dissertação tem como tema a leitura de poemas clássicos da literatura universal no Ciclo da Alfabetização e fundamenta-se teoricamente nos princípios da Aprendizagem Dialógica. A justificativa que destaca a relevância desta pesquisa é o fato de que, em muitas falas – senso comum – de professores(as), está o discurso de que os(as) alunos(as) não gostam de poemas por serem de difícil compreensão e pelo fato de que, quando este gênero textual é trabalhado em sala de aula, tem, muitas vezes, a finalidade de identificar rimas, versos, períodos literários ou interpretações fechadas, ou seja, a ―interação‖ do(a) aluno(a) com o texto nesse tipo de atividade acontece de forma mecânica. Nesse sentido, abordamos a Tertúlia Literária Dialógica, como uma atividade de leitura de clássicos universais da literatura que objetiva uma educação literária mais participativa e dialógica, o que acontece desde a escolha do livro até as reflexões entre alunos(as) e professores(as), que acontecem a partir do diálogo igualitário e que propõe que todas as opiniões sejam respeitadas, não pela posição ou nível de conhecimento acadêmico do(a) participante, mas, por sua argumentação diante de determinado tema. O presente trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica e busca responder a questão: ―quais as características presentes nos clássicos literários que justificam seu uso na Tertúlia Literária Dialógica para a leitura de poemas?‖ Para responder à questão, partimos da hipótese de que estimular a leitura a partir dos clássicos literários contribui para a ampliação da linguagem oral e escrita, por se tratar de textos que utilizam a norma culta da língua, diferente de muitos fragmentos de textos presentes em livros didáticos e que apresentam uma linguagem, muitas vezes, infantilizada ou que não contribuem para desenvolver a criticidade e o vocabulário do(a) aluno(a). A partir de um estudo sistemático de autores(as) como Ana Maria Machado, Ezra Pound, Harold Bloom, Italo Calvino, Leyla Perrone-Moisés e T. S. Eliot, identificamos que, quando a leitura é desenvolvida em sala de aula, com finalidade estritamente interpretativa e obrigatória, dificulta uma melhor participação dos(as) alunos(as) no processo, assim como o desenvolvimento de atividades com textos que não possuem as características que permeiam as obras literárias clássicas como, por exemplo, a utilização de uma linguagem concisa, atemporalidade, universalidade e amplitude de sentidos. O objetivo geral desta pesquisa é identificar como a leitura realizada na Tertúlia Literária Dialógica contribui para desenvolver, em alunos(as) do Ciclo da Alfabetização, as habilidades de leitura propostas em documentos oficiais. Conclui-se, com base nos aportes teóricos elencados, que os textos a serem apresentados para alunos(as) no período da alfabetização não podem ser infantilizados ou textos ―pobres‖ gramatical e literariamente, haja vista as diversas possibilidades de aprendizagem instrumental dos conteúdos bem como a diversidade cultural advindas da leitura dos clássicos literários. Assim, a Tertúlia Literária Dialógica, por garantir a leitura dos clássicos universais e por possibilitar a expressão oral dos(as) alunos(as), consequentemente, contribui para a formação de alunos(as) que, criticamente, aprendem a realizar a leitura do mundo e, assim, criam sentido na aprendizagem da leitura da palavra.Item Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de jovens e adultos na agenda internacional: os princípios político-pedagógicos da UNESCO nos guias práticos para a educação extraescolar (1960-1966)(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-14) Souza, Luana Aparecida Lourenço De; Xavier, Cristiane Fernanda; Soares, Leôncio José Gomes; Nery, Vanessa Cristina GirattoTendo em consideração a relação entre história e identidade, interrogar o passado para ampliar o conhecimento sobre a história da EJA é uma maneira de (re)afirmar a identidade da modalidade como campo pedagógico e, por conseguinte, como campo de pesquisa. Nesses termos, este estudo analisou a perspectiva didático-metodológica contida nos Guias Práticos para Educação Extraescolar (GPEE) publicado pela UNESCO na década de 1960, a fim de compreender os princípios pedagógicos que definiram os objetivos e os meios veiculados por essa agência internacional para a alfabetização de jovens e adultos. A metodologia desta pesquisa está pautada na concepção de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, em que, por meio de pistas e minúcia de detalhes, consegue-se a decifração de um enigma, pela elucidação de um enredo e a revelação de um segredo. Isso com a contribuição de Dario Ragazzini sobre o uso das fontes documentais em estudos de história da educação. Para o autor, as fontes têm um importante papel na história e tem um processo de construção de três níveis: aquele que produziu a fonte, aquele que observa e a conserva e aquele que vai se aprofundar em seu conteúdo e realizará pesquisas sobre ela. Como um dos fundamentos básicos da história cultural, todo o processo de pesquisa foi realizado considerando o contexto social, político e cultural do período, ou seja, o contexto sendo cruzado com os dados extraídos da fonte. Como resultado, o exame das fontes indicou a ver convergência entre as questões sobre alfabetização de adultos tratadas na II Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA) e as orientações didático- metodológicas contidas nos GPEE. A utilização de recursos audiovisuais, adoção de métodos ativos e participativos, consideração da influência dos meios de comunicação na formação cultural dos indivíduos, necessidade de professores qualificados, disponibilização de recursos financeiros para a formação docente, para a aquisição e elaboração de materiais didáticos e instalações para os encontros, necessidade de campanhas de alfabetização principalmente nos países em desenvolvimento, e a importância da contribuição dos países desenvolvidos para a realização dessas campanhas são exemplos de aproximações entre a II CONFINTEA e o conteúdo do GPEE. Além disso, a Educação Permanente, marcadamente voltada para a profissionalização, também esteve presente nas discussões e orientações de ambos. Em suma, a Educação de Adultos era tida como caminho para a organização do modo de produção capitalista e como via para assegurar a paz entre os povos. Essa pesquisa permitiu compreender também a UNESCO como uma instituição civilizadora, no sentido de que, ao publicar a coletânea, ela buscou ocupar um lugar de irradiadora de modelos de alfabetização de adultos a serem adotados pelos seus países-membros.Item Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de mulheres na EPJA: uma análise de artigos do SciELOà luz da abordagem dialógica(Universidade Federal de Alfenas, 2018-02-27) Gonçalves, Renata De Fátima; Girotto, Vanessa Cristina; Braga, Fabiana Marini; Mariano, André Luiz SenaEsta dissertação buscou fazer um estudo sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas, com foco na alfabetização de mulheres, tentando identificar teoricamente, nas produções científicas, em especial no site Scientific Electronic Library Online (SciELO), os obstáculos que historicamente vêm impedindo esse grupo de ter um êxito educativo, bem como evidenciar as possibilidades de uma aprendizagem da leitura e da escrita que permita uma inserção e permanência nos espaços educativos, de forma mais autônoma e democrática. No sentido de apresentar tais possibilidades encontramos na vertente dialógica grande contribuição, pois esse referencial potencializa a participação de todas as pessoas, maximiza as aprendizagens e fomenta a transformação social e educativa desse grupo. Realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica, selecionando artigos da última década que abordaram a questão da alfabetização de mulheres em âmbito nacional, bem como os desafios encontrados por esse público, as políticas públicas geradas e os movimentos que vêm apoiando as discussões em torno dessa temática. Como resultados encontramos evidências históricas que levaram e levam à exclusão das mulheres, em especial aquele relacionado ao aspecto da aprendizagem da leitura e escrita da palavra, como por exemplo o machismo, a religião, o trabalho, questões ligadas à raça, ao gênero e à classe social. O direito à educação escolar foi direcionado, ao longo dos séculos, para os cuidados do lar, em que a mulher era ensinada a ser mãe, esposa recatada e aprendendo a exercer atividades domésticas, e não era necessário nada além de cozinhar, costurar e realizar pequenas tarefas do lar, assim as possibilidades foram se ampliando e, no decorrer dos séculos, as mulheres e os movimentos sociais começaram a reivindicar alguns direitos como voto, maior acesso à escolarização, igualdade nos salários, mesmos direitos na política, entre outros. Apesar de estarmos ainda caminhando nesta direção e sabendo que muitos direitos estabelecidos pela Constituição não foram assegurados, vislumbramos teorias e ações que nos apoiam nessa busca. Por conta disso, os encaminhamentos para a sociedade se pautaram em uma vertente dialógica de educação que busca, de forma democrática, potencializar a participação de todas as pessoas, garantindo a máxima aprendizagem, ao mesmo tempo em que fomenta a transformação social e educativa desses gruposItem Acesso aberto (Open Access) Conceito de criticidade de Paulo Freire na matriz curricular do Programa Brasil Alfabetizado na perspectiva de teses e dissertações(Universidade Federal de Alfenas, 2020-01-20) Souza, Marcelo De; Nery, Vanessa Cristina Girotto; Marigo, Adriana Fernandes Coimbra; Xavier, Cristiane FernandaA discussão ao redor da alfabetização de jovens e adultos se dá de inúmeras maneiras. Nessa dissertação foi pesquisado como o conceito de criticidade do educador Paulo Freire se desenvolveu ao longo de algumas obras; a construção da proposta da matriz curricular do 1° segmento (alfabetização) do Programa Brasil Alfabetizado; bem como as discussões entre a criticidade freiriana e a proposta da matriz curricular presentes nas teses e dissertações do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A presente dissertação foi desenvolvida a partir da metodologia de uma pesquisa bibliográfica, buscando responder a seguinte questão: Em que situações o Programa Brasil Alfabetizado se aproxima e em que situações ele se distancia em relação à concepção de criticidade de Paulo Freire? Para responder essa questão partimos da hipótese de que o Programa Brasil Alfabetizado oscila em relação à concepção de criticidade de Paulo Freire. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi o de discutir a apropriação do conceito de criticidade presente na proposta da matriz do 1° segmento (alfabetização) do Programa Brasil Alfabetizado, a luz do referencial freiriano. Como objetivos específicos têm se investigar qual a concepção de criticidade presente na matriz curricular do Programa Brasil Alfabetizado e analisar e discutir as possíveis aproximações e distanciamentos dessa concepção com o referencial freiriano de criticidade. Conclui-se com base na proposta da matriz curricular do 1° segmento (alfabetização) do Programa Brasil Alfabetizado que apesar dos esforços dos agentes que participaram da sua construção, a influência neoliberal perpassa o currículo da alfabetização de jovens e adultos. Nesse ponto são comuns as práticas de uma educação “bancária”, com fortes influências individualistas, não reconhecendo a diversidade e o tempo de aprendizado de cada sujeito. Trazemos como ponto final a esperança de que as ações de uma alfabetização mais crítica possam, de fato, fazer parte da construção da consciência não só das pessoas em processo de alfabetização, mas também de todas aquelas que estão envolvidas nesse processo.Item Acesso aberto (Open Access) Impactos do material “consolidando a alfabetização – 60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-mg: conflitos e alinhamentos em relação à concepção de letramento como fenômeno social(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-22) Fonseca, Aline Ferreira; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Carneiro, Maria Angélica Lauretti; Oliveira, Fabiana DeA presente dissertação de mestrado visa descrever os impactos do material “Consolidando a alfabetização-60 lições” na apropriação da leitura e escrita nas escolas municipais de uma cidade de interior no sul de Minas Gerais. O material em questão foi utilizado por grande parte das escolas públicas mineiras numa intervenção pedagógica de crianças que não conseguiram ser alfabetizadas até os oito anos de idade. Partiu-se do referencial teórico dos Novos Estudos do Letramento (BARTON e HAMILTON, 1998; COOK-GUMPERZ, 1986; GEE, 1990, 1996, 2005; HEATH, 1983; LANKSHEAR, 1999; STREET, 1984, 1993, 1995, 2001, 2003; 2005; TERZI, 2000, 2006, 2007; TÔRRES, 2003, 2009), que enfatizam a aquisição da leitura escrita não apenas como mera habilidade técnica e neutra, mas essencialmente como uma prática social. Nesse sentido, um percurso metodológico baseado na pesquisa qualitativa do tipo etnográfico foi traçado. Uma análise documental foi realizada e procurou-se também ouvir os professores envolvidos na aplicação e os alunos participantes da pesquisa, a fim de se descreverem suas percepções em relação ao material estudado. Como recursos foram utilizados entrevistas semi-estruturadas e grupos focais para a coleta de dados tanto com os professores aplicadores como com os alunos participantes do projeto. Ao final do estudo, percebemos que o impacto gerado pelo material na apropriação da leitura e da escrita nas escolas municipais de Paraguaçu-MG, demonstram a lacuna entre a teoria contida no CBC- MG, subsídio teórico que norteia a Educação em Minas Gerais (proposta de letramento ideológicos) e a prática que se reflete no material utilizado na intervenção pedagógica (letramento autônomo), oscilações de Discursos (GEE, 2005) entre os professores e, consequentemente, uma apropriação da leitura e escrita que privilegia o letramento escolar em detrimento dos tantos outros letramentos existentes na sociedade, que se refletiu positivamente no resultado das avaliações externas, porém que pouco contribuiu para o uso que as crianças fazem da leitura e da escrita em sua vida cotidiana.Item Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento no contexto de ensino remoto(Universidade Federal de Alfenas, 2023-04-24) Bertozi, Flávia Cristina De Carvalho Sousa; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Ferrarezi Junior , Celso; Pereira, Sibélius CefasAncorado pelas concepções de letramento que se alinham aos estudos de pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento, este trabalho tematiza as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em modalidade remota, por uma alfabetizadora da rede pública municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais e objetiva observar se essas práticas se aproximam ou se distanciam dos modelos de letramento como preceituados por pesquisadores seminais como Street (1984, 2003a, 2003b, 2014), Barton (1994), Gee (1998, 2005), Freire (1974, 1983, 2004), Tôrres (2003, 2009, 2010), Ferrarezi Jr. (2014, 2022, 2023) e Soares (1998, 2011, 2015, 2018). A pesquisa é um estudo de caso, de natureza qualitativa-interpretativista e se propõe a analisar as aulas dadas pela professora, no período de maio a julho de 2021. Foram usados, como instrumentos de pesquisa, uma entrevista semiestruturada com a professora, um relato autobiográfico, em que se intenciona conhecer suas crenças e valores sobre a concepção de leitura e escrita e realizada uma análise dos materiais utilizados pela educadora. Esse conjunto de dados possibilitou-nos entender que as práticas de letramento desenvolvidas pela professora oscilam entre os modelos de letramento estando em aulas remotas, porém, na maioria das práticas analisadas, se privilegia o modelo autônomo.