Mestrado em Educação
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Navegando Mestrado em Educação por Assunto "América Portuguesa"
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Item Acesso aberto (Open Access) Formação pedagógica do jesuíta missionário na América Portuguesa no século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2019-08-23) Prado, Wilson Da Silva; Hernandes, Paulo Romualdo; Toledo, Cezar De Alencar Arnaut De; Faria, Marcos Roberto DeEste trabalho procura contribuir com a reflexão sobre a educação, ao analisar a formação jesuítica, de modo particular, a do jesuíta missionário na América Portuguesa no século XVI. Com base no referencial adotado, buscou-se uma leitura dos documentos iniciais da formação jesuítica, das cartas do período, teatro e outros documentos, além de um estudo do contexto, a fim de identificar a formação inicial do membro da Companhia de Jesus e suas transformações quando da ação missionária. O jesuíta, primeiramente, é formado nos Exercícios Espirituais. Obra singular do fundador da Companhia de Jesus, Inácio de Loyola, os Exercícios buscam direcionar a vontade do exercitante, de modo que ele mesmo procure seguir no caminho que lhe é apontado. Assim, há um movimento de persuasão interna que é proposto pelos Exercícios e que é tanto mais eficaz, quanto maior a adesão interior daquele que o pratica. A Autobiografia de Inácio de Loyola, por sua vez, também foi escrita pelo fundador com objetivo pedagógico, fazendo com que o membro da Companhia de Jesus tenha na idealização da pessoa de Loyola, um referencial para seu agir direcionado e uniforme. Outro documento importante na formação jesuítica, as Constituições da Companhia de Jesus, serve a essa uniformização do agir e à regulação do comportamento. O jesuíta formado nesse sentido e no contexto do Humanismo, da Reforma Protestante e da Reforma Católica, buscou agir em conformidade com essa formação e visão de mundo, por meio de uma pedagogia do convencimento de uma vontade livre, a qual procurou conquistar pela persuasão e também pelo uso da força. Para isso, tornou-se missionário na América Portuguesa, onde, na educação formal e informal, nos colégios e no contexto das aldeias, vivenciou desencontros e divergências. Esse fato não anulou sua formação, mas a complementou, ainda que de forma não previsível, fazendo com que se possa identificar nos encontros e desencontros da atividade missionária jesuítica na América Portuguesa, nos embates culturais, na educação formal e informal, uma ação pedagógica originada desse agir relacional.