Mestrado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.unifal-mg.edu.br/handle/123456789/2655
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Navegando Mestrado em Educação por Assunto "Aprendizagem"
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Item Acesso aberto (Open Access) A atividade de estudo nas aulas de História: do interesse ao desenvolvimento do pensamento teórico.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-16) Ruella, Priscila Milena De Paulo; Soares, Olavo Pereira; Marino Filho, Armando; Hernandez, Paulo RomualdoA presente pesquisa elabora e desenvolve a análise da Teoria da Atividade de Estudo (TAE), propondo-se a identificar e analisar os seus vínculos com a Teoria Histórico Cultural (THC) e com a Didática Desenvolvimental. O objetivo é a proposição de metodologias de ensino e aprendizagem da História escolar que considere os princípios da TAE, da THC e da Didática Desenvolvimental. A pesquisa é de cunho teórico, e metodologicamente se desenvolveu a partir dos seguintes momentos: análises de textos seminais da THC – notadamente das obras de L. S. Vigotsky e A. Leontiev; sistematização das principais contribuições de V.V. Davydov, D. B. Elkonin, V. V. Repkin; análises de produções contemporâneas sobre a TAE, a Didática Desenvolvimental e sobre processos de ensino e aprendizagem de História em instituições escolares. A análise do referencial teórico e dos debates contemporâneos acerca da História escolar permitiu a elaboração de uma síntese sobre as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes nos processos de produção do conhecimento histórico escolar, bem como a identificação da necessária modificação nos currículos da disciplina. Os referenciais teóricos da THC, da TAE e da Didática Desenvolvimental possibilitaram a proposição de uma metodologia de ensino e aprendizagem da História escolar baseada na aprendizagem conceitual, no desenvolvimento do pensamento teórico e do interesse dos estudantes pelos conhecimentos proporcionados pela história enquanto campo do conhecimento.Item Acesso aberto (Open Access) A metodologia de projetos por eixos de interesse: impactos nos processos de ensino na aprendizagem, na autonomia e na formação cidadã dos sujeitos-aprendizes(Universidade Federal de Alfenas, 2022-01-28) Costa, Luciana Ferreira Barcelona Oliveira Nastrini Da; Tôrres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Jorge , Gláucia Maria Dos Santos; Ferrarezi Júnior , CelsoElementos essenciais ao desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e democráticas em detrimento de outras tantas homogeneizadoras e excludentes na escola foi o que esta pesquisa se lançou a investigar; desconstruir a crença do aluno ideal, ou ainda, da homogeneidade, da (pseudo)necessidade de ‘normalização’ – como se fosse, de fato, possível: um modelo único e universal do ser humano. O objetivo dessa pesquisa foi observar e analisar os resultados escolares dos sujeitos- aprendizes da Escola Lumiar ao serem expostos à metodologia de projetos por eixos de interesse com vistas a uma possível proposta de encaminhamento à Escola Pública; relacionou os fundamentos que sustentam as ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Lumiar com as declarações da equipe pedagógica, as declarações dos sujeitos-aprendizes e as observações feitas em campo; observou se essas ações são atinentes aos pressupostos teórico-metodológicos em que se fundeia a metodologia por projetos, a partir da potencialidade dos eixos de interesse; analisou, pelos resultados observados, quais ações pedagógicas praticadas na escola podem vir a contribuir para a melhoria do ensino na Escola Pública. O aporte teórico fundeou- se nas obras de Makarenko (2012), Santos de Morais (1986), Freire (1967, 1998, 2013, 2014, 2015, 2017), Ferrarezi Júnior (2014), Singer (2010, 2016), Orrú (2016, 2019), e sustentou-se também em algumas concepções de Tôrres (2009, 2017, 2018) por entendermos que trazem contribuições primazes para esse trabalho. A metodologia se configurou por meio de uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo teórico e documental, bem como de uma pesquisa empírica na Escola Lumiar, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo, ou ainda, junto aos sujeitos-aprendizes de 7 a 14 anos, aos professores e à gestão pedagógica. Entrevistas: individuais e rodas de conversa; instrumento de autopreenchimento; questionário; observação; diário de campo; e pesquisa documental foram os instrumentos para a coleta dos dados. Com essa pesquisa, observamos e analisamos os resultados escolares dos sujeitos- aprendizes da escola ao serem expostos à metodologia de projetos por eixos de interesse com vistas a uma possível proposta de encaminhamento à Escola Pública; relacionamos os fundamentos que sustentam as ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Lumiar com: as declarações da equipe pedagógica, as declarações dos sujeitos-aprendizes e as observações feitas em campo; observamos que essas ações são atinentes aos pressupostos teórico-metodológicos em que se fundeia a metodologia por projetos, a partir da potencialidade dos eixos de interesse; e, por fim, analisamos, pelos resultados observados, quais ações pedagógicas praticadas na escola podem vir a contribuir para a melhoria do ensino na Escola Pública, para a formação e para o desenvolvimento dos sujeitos-aprendizes de forma holística, integral e não exclusivamente para o ranqueamento em benefício de futuros vestibulares.