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Item Acesso aberto (Open Access) A “arte de navegar” (edição de 1712) do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel e a importância da ciência náutica na expansão marítima portuguesa(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-09) Fraga, Luiz Antonio; Nascimento, Denise Da Silva Menezes Do; Lima, Douglas Mota Xavier De; Rui, Adaílson JoséPara a historiografia tradicional, a conquista de Ceuta caracterizou o início da expansão marítima portuguesa no Atlântico e a consequente exploração de ilhas, arquipélagos e de toda a costa africana. O fato é que, após a conquista dessa cidade fortificada, os portugueses prosseguiram com sua política expansionista de caráter internacional que culminaria com a circum-navegação do continente africano e com a chegada de Vasco da Gama à Calicute, cerca de 80 anos mais tarde. Neste contexto, ganham destaque os elementos que permitiram ultrapassar a navegação de cabotagem. Assim, o presente trabalho dissertativo apresenta uma análise de “Arte de Navegar” (2ª. Edição, 1712), do cosmógrafo-mor Manoel Pimentel. A intenção é, por intermédio do exame mais minucioso de cada capítulo que compõe a obra, buscar compreender melhor como os mareantes portugueses aprenderam a velejar longe da costa e passaram a navegar em alto-mar. Para atingir esse feito, era necessário navegar longe da costa e, para realizar essa façanha, foi preciso recorrer à astronomia e a instrumentos de navegação que adaptados, aperfeiçoados ou até mesmo inventados, permitiram aos navegantes calcular (mesmo com limitações e imprecisões) a sua posição global. Desse modo, por intermédio da análise de “Arte de Navegar”, correlacionando-a com outros saberes vinculados à náutica, intenciona-se demonstrar como se deu a evolução das técnicas, instrumental e embarcações que possibilitaram as conquistas de ultramar ao tempo das Grandes Navegações. No que se refere ao Objeto de Aprendizagem (OA) proposto, deliberamos disponibilizar o conhecimento sobre a navegação de longa distância para os estudantes do Ensino Fundamental (7º ano) com o propósito de auxiliar esse público-alvo na assimilação dos conteúdos abordados pelo tema dissertativo e atender também aos objetivos programáticos previstos no Currículo Básico Comum (CBC) para o nível fundamental. Trata-se de uma animação de caravelas conjugada com textos, vídeos, animações e atividades.Para la historiografía tradicional, la conquista de Ceuta caracterizó el inicio de la expansión marítima portuguesa en el Atlántico y la consecuente exploración de islas, archipélago y de toda la costa africana. Lo cierto es que, tras la conquista de esta ciudad fortificada, los portugueses continuaron con su política expansiva de carácter internacional que culminaría con la circum-navegación del continente africano y la llegada de Vasco da Gama a Calicute, unos 80 años después. La intención es, a través de un examen más detallado de cada capítulo que compone la obra, buscar comprender mejor cómo los navegantes portugueses aprendieron a navegar lejos de la costa y comenzaron a navegar en alta mar. Para lograr esta hazaña fue necesario navegar lejos de la costa y para lograrlo, recurrieron a la astronomía y los instrumentos de navegación que - adaptados, perfeccionados e incluso inventados - permitió a los navegantes calcular (incluso con limitaciones e inexactitudes) su posición global. Así, a través del análisis del “Arte de la Navegación”, correlacionándolo con otros conocimientos relacionados con la náutica, se pretende demostrar cómo la evolución de técnicas, instrumentos y embarcaciones que posibilitaron las conquistas de ultramar durante la época de las grandes navegaciones. Con respecto al Objeto de Aprendizaje propuesto (OA), delibermos poner a disposición de conocimientos historiográficos para Estudiantes de Educación Fundamental (7º AÑO). Esta es una animación de caravelas conjugadas con textos, videos animaciones y actividades. Cada carabela describe la trayectoria marítima de un importante navegante de la "Era de los Descubrimientos". La "animación" interactúa con el usuario estudiante, demostrando el "camino marítimo" de cada navegante del globo. En la segItem Acesso aberto (Open Access) A “Cátedra por Nariño”: possibilidades para um currículo emancipatório(Universidade Federal de Alfenas, 2020-12-07) Fernandez Giron, Daisy Johana; Felício, Helena Maria Dos Santos; Passani, Lourdes De Fátima Paschoaletto; Groppo, Luís AntônioNesta dissertação, pretende-se, analisar o desenvolvimento da proposta curricular alternativa chamada “Cátedra por Nariño” implementada nos anos de 1980 em Nariño, Colômbia, para conhecer e analisar como este desenvolvimento curricular interferiu no currículo oficial como uma forma de contestação às políticas educativas do Estado colombiano. Objetiva-se também explicitar a constituição histórica da “Cátedra por Nariño” no contexto colombiano, a partir de seus participantes; comparar o currículo da “Cátedra por Nariño” com o currículo oficial proposto para o país naquela situação; e explorar a representação que os professores têm acerca do desenvolvimento curricular da “Cátedra por Nariño”. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Shirley Grundy, Jürgen Habermas, Paulo Freire, Michael Apple, Peter McLaren, Henry Giroux, Miguel Arroyo, Gimeno Sacristán, Helena Felício, Fernando González Rey, Wanda Aguiar, Sergio Ozella, dentre outros. Para isso, nesta pesquisa qualitativa, fez-se um estudo bibliográfico acerca do objeto de estudo, bem como a realização de entrevistas com alguns envolvidos neste processo curricular. Para a análise dos dados, se fez uso da epistemologia qualitativa construtiva interpretativa. Como resultados deste trabalho, apresenta-se como foi o surgimento da “Cátedra por Nariño”, seu desenvolvimento, a conexão da proposta curricular alternativa com a lutas sociais da época, a expansão do projeto dentro de Nariño, os obstáculos que enfrentou, e a maneira como finalizou. Também se analisou o currículo oficial utilizado na Colômbia na década de 1980 e o projeto curricular alternativo à luz da teoria dos interesses constitutivos do conhecimento, sendo classificado o primeiro como um currículo informado principalmente por um interesse técnico e a proposta curricular alternativa chamada “Cátedra por Nariño” como um currículo como práxis. Conclui-se que, nos momentos atuais que se vivem na América Latina e onde o terreno curricular cada vez é mais protegido, é viável, necessário e possível fazer uso de maneira contra-hegemônica de currículos alternativos como instrumentos de mudanças sociais, mas é necessário que os mestres sejam críticos com o exercício de sua atividade educativa na sociedade atual e que, depois dessa reflexão, avancem para a apropriação no território curricular dos espaços que lhes permitam semear utopia e esperança de um mundo melhor para eles, para seus estudantes, para suas famílias e para a sociedade.Item Acesso aberto (Open Access) A (re)significação do ensino a partir da formação continuada de professores nos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal de Alfenas, 2022-07-15) Chaves, Ivanilda Cabral Da Costa; Felício, Helena Maria Dos Santos; Coimbra, Camila Lima; Oliveira, Maria Eliza NogueiraEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar os mecanismos de (re)significação da prática pedagógica dos professores do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino de Alfenas (MG), que participam de processos de formação continuada dos professores. O texto fundamentou-se em referenciais teóricos, de acordo com os postulados de Pimenta (2012); Benachio (2011) e Lima (2010); Tardif (2014); Formosinho e Araújo (2011); Libâneo (2004); Day (2001); Nóvoa (1999,2003, 2017); Garcia (1999); Imbernón (2009, 2010 e 2011); Nazar (2016); Araújo (2009); Freire (1996) e Demo (2009). A metodologia é de caráter construtivo-interpretativo, de cunho qualitativo-descritivo. A coleta das informações foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na aplicação de um questionário estruturado, com 22 professores. Desse grupo, foram validadas três entrevistas semiestruturadas para as inferências e as discussões. Ao abordar a formação continuada de professores, em sequência à formação inicial, acredita-se que seja uma necessidade que se apresenta pela própria atividade profissional, que vai além da participação em cursos, em capacitações, em treinamentos, em palestras e em seminários esporádicos. Foi possível identificar que, tanto no questionário quanto nas entrevistas, os programas e as atividades desenvolvidos de modo contínuo pelas escolas e pela SEME são módulos, além das atividades proporcionadas pelas instituições parceiras. Por meio das entrevistas, percebemos que é possível (re)significar as práticas pedagógicas no ensino fundamental II, mas também há a necessidade de buscar outras formações além das que são ofertadas pelas escolas, pela SEME ou por outros órgãos/instituições. Findado este objeto de estudo, esperamos que a realização desta pesquisa possa contribuir com o cotidiano dos espaços formais da educação brasileira, para que se tenha um novo olhar sobre a formação continuada de professores e que esta seja capaz de promover a melhoria do trabalho docente, de sua prática pedagógica, (re)significando-a e criando condições favoráveis para que a transformação aconteça.Item Acesso aberto (Open Access) A abertura econômica e os multiplicadores fiscais da economia brasileira(Universidade Federal de Alfenas, 2020-09-11) Rezende, Ezequiel Henrique; Lima, Débora Juliene Pereira; Franchini, Alinne Alvim; Romero, João PratesEste trabalho buscou mensurar o impacto da abertura econômica sobre os multiplicadores de gastos do governo brasileiro. Para isso, considerou-se com referencial, a teoria do multiplicador fiscal keynesiano e o Princípio da Demanda Efetiva, segundo o qual o nível de renda e emprego da economia é determinado pela demanda agregada. Desse modo, o os gastos agregados, em especial, os gastos públicos, desencadeiam efeitos multiplicadores na atividade econômica. No entanto, a literatura mostra que a magnitude do multiplicador depende de determinadas condições. Assim, economias mais abertas tendem a exibir multiplicadores de gastos menores do que aquelas economias mais fechadas. Diante disso, procurou-se investigar se a abertura da economia brasileira ao longo da década de 1990 e, posteriormente, com a apreciação cambial, reduziu o multiplicador de gastos públicos. Para isso, foram estimados dois multiplicadores de gastos, sendo um para o período anterior e outro para o período posterior à liberalização da economia. O primeiro período é compreendido pelo intervalo entre 1947 e 1989, onde a economia brasileira pode ser caracterizada pela predominância do modelo de substituição de importações. O segundo período foi compreendido pelo intervalo entre 1990 e 2019, onde o arcabouço protecionista foi gradualmente desmontado. Para calcular os multiplicadores em cada período adotou-se o método de regressão de séries temporais baseada na técnica de estimação por mínimos quadrados ordinários. As evidências mostraram que o multiplicador efetivamente caiu no segundo período. No entanto, sua queda foi minimizada pelo aumento da propensão marginal a consumir da economia brasileira. Como hipótese explicativa, assumiu-se que a propensão marginal a consumir aumentou por causa das políticas sociais baseadas em transferências de renda e valorização do salário mínimo.Item Acesso aberto (Open Access) A ação Jesuítica na Contrarreforma: um estudo a partir de Vieira(Universidade Federal de Alfenas, 2018-06-29) Lacerda, Jônatas De; Faria, Marcos Roberto De; Hernandes, Paulo Romualdo; Ribeiro, Fernanda AparecidaO presente estudo concentra-se no empreendimento da Companhia de Jesus no Brasil, no período que compreende 1626 – 1697, descritos pelos documentos históricos, cartas e sermões do Padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697). Fundamentado nas cartas e sermões do jesuíta, o trabalho demonstra como os princípios teológicos da salvação católica, firmados no Concílio de Trento, estabeleceram a atividade missionária e, de igual maneira, como o processo amplo de evangelização nos domínios ultramarinos refletiam o período em processo denominado Contrarreforma. Estudado a partir desse processo maior, buscamos fontes no século XVI, que processam o início da atuação jesuítica, como a formação da Companhia de Jesus tendo como principal fundador Inácio de Loyola. Importantes alianças entre reinos e a Igreja seriam estabelecidas para contribuir nesse processo de evangelização universal na Contrarreforma. Sendo assim, os jesuítas trabalharam na criação de um ambiente favorável à salvação da alma ameríndia, tida como pagã, e construíram estratégias de conversão a partir da relação política-religiosa que Portugal havia estabelecido com seu domínio na América.El presente estudio se centra el emprendimiento de la Compañía de Jesús en Brasil, en el período que comprende 1626 - 1697, descritos por los documentos históricos, cartas y sermones del Padre jesuita Antonio Vieira (1608-1697). Fundado en las cartas y sermones del jesuita, el trabajo demuestra cómo los principios teológicos de la salvación católica, firmados en el Concilio de Trento, establecieron la actividad misionera y, de igual manera, cómo el proceso amplio de evangelización en los dominios de ultramar reflejaba el período en proceso denominado Contrarreforma. Estudiado a partir de ese proceso mayor, buscamos fuentes en el siglo XVI, que procesan el inicio de la actuación jesuítica, como la formación de la Compañía de Jesús y su principal fundador Ignacio de Loyola. Importantes alianzas entre reinos y la Iglesia se establecen para contribuir en ese proceso de evangelización universal en la Contrarreforma. Por lo tanto, los jesuitas trabajaron en la creación de un entorno favorable para la salvación del alma amerindia, considerado como pagano, y construyeron las estrategias de conversión de la relación política-religiosa que Portugal había establecido con su dominio en América.Item Acesso aberto (Open Access) A Agricultura Digital como Territorialidade do Agronegócio na Região Geográfica Imediata de Alfenas-Mg (2011-2023)(Universidade Federal de Alfenas, 2024-01-30) Silva, Rodrigo De Paulo Souza E; Coca, Estevan Leopoldo De Freitas; D’Alexandria, Marcel Azevedo Basta; Toledo, Eli Fernando TavanoO estudo analisa os impactos predominantes do emprego de tecnologias digitais na agricultura, com foco específico na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, dos anos de 2011 a 2023. Estruturado em três capítulos, o primeiro aborda conceitos fundamentais relacionados à Geografia, destacando a reestruturação produtiva, a modernização agrícola, a territorialidade e a definição do agronegócio no contexto brasileiro. O segundo capítulo lança luz sobre o conceito de Agricultura Digital e suas discussões na esfera acadêmica. O terceiro capítulo apresenta os resultados da pesquisa, contribuindo com uma caracterização econômica detalhada das atividades do agronegócio na região, além de analisar como as empresas desse setor estão incorporando tecnologias digitais e os impactos causados por essa incorporação no uso do território. Este trabalho integra um projeto mais abrangente financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), intitulado "Agronegócio, campesinato e tecnologias digitais no campo: um estudo sobre a região geográfica intermediária de Varginha". Foram conduzidas 17 entrevistas semiestruturadas, sendo 11 durante a Agrishow em Ribeirão Preto-SP e 6 na Região Geográfica Imediata de Alfenas-MG, com representantes do agronegócio. Esses dados primários contribuem diretamente para a construção da base qualitativa da pesquisa, complementada por levantamentos de dados secundários que sustentam a base quantitativa, especialmente nos aspectos econômicos do agronegócio. O enfoque na digitalização agrícola compreende um processo sociotécnico que almeja integrar inovações digitais no setor, englobando uma variedade de elementos, como big data, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, robótica, sensores, impressão 3D, sistemas integrados, conectividade, inteligência artificial, aprendizado de máquina, gêmeos digitais e blockchain. Essa complexa abordagem reorganiza a estrutura produtiva e a perspectiva de modernização agrícola, introduzindo uma nova forma de territorialidade do agronegócio, com impactos econômicos influenciados por relações de trabalho controversas que permeiam a produção social do espaço geográfico. Esses impactos, evidenciados em diversas escalas, desde o global até o local, indicam que o uso de tecnologias digitais por empresas do agronegócio não supera, mas sim reforça sua posição hegemônica na região.Item Acesso aberto (Open Access) A ampliação do letramento nos anos finais do ensino fundamental: práticas muito além da sala de aula em uma escola pública do sul de Minas(Universidade Federal de Alfenas, 2019-07-12) Santos, Andréa De Lourdes Cardoso Dos; Torres, Maria Emília Almeida Da Cruz; Jorge, Gláucia Maria Dos Santos; Ferrarezi Júnior, CelsoA presente dissertação tematiza o desenvolvimento de eventos e práticas de letramento no contexto da escola, como fatores decisivos que incidem diretamente no processo de ampliação do letramento. Ainda hoje, apesar dos avanços das pesquisas e dos investimentos em Educação, uma significativa parcela de alunos, oriundos das escolas públicas, tem apresentado baixo desempenho em leitura e escrita, nos diversos segmentos de ensino, mesmo após muitos anos de escolarização, o que tem gerado exclusão desses sujeitos da sociedade, cada vez mais letrada e grafocêntrica. Por outro lado, outra parcela de alunos, também oriunda de escolas públicas, tem apresentado melhor domínio da língua e dos diferentes letramentos, conseguindo melhor desempenho nas demandas acadêmicas e sociais. Tal realidade dicotômica suscita a reflexão acerca do que está acontecendo no processo de escolarização desses alunos, evidenciando a necessidade de se conhecer melhor as práticas de letramento nas quais se envolvem. Assim, esse estudo teve como objetivo geral conhecer os eventos e as práticas de letramento a que os alunos são expostos nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto de uma escola pública situada no Sul de Minas Gerais, com vistas a identificar quais dessas práticas e eventos possibilitam uma maior ampliação do(s) letramento(s) desses alunos, face às práticas de leitura e escrita demandadas pela sociedade contemporânea. A pesquisa buscou identificar e discutir os fatores que incidem na ampliação do letramento, de modo a compreender o processo de letramento no contexto da escola e sua relação com os usos da língua(gem) fora dela. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e interpretativista,que focalizou os anos finais do Ensino Fundamental, segmento que ainda demanda muitos investimentos e investigação. Para coleta e geração de dados, em consonância com o referencial da pesquisa em educação, foram utilizados diferentes instrumentos, com destaque para a observação participante, as entrevistas semiestruturadas, a aplicação de questionários, a análise documental e o uso da fotografia, como recurso imagético que registra e documenta os eventos de letramento. A pesquisa, a partir da observação dos eventos e das práticas de letramento no contexto dessa escola, sinaliza para a relevância de se desenvolverem práticas que possibilitem o uso social da leitura e da escrita, e para a importância do papel da escola como agência de múltiplos letramentos, sobretudo para os alunos das camadas populares. Os dados da pesquisa evidenciam a relevância da escola como ambiente letrador para potencializar a relação dos sujeitos com as práticas sociais da leitura e da escrita, de modo a incidir na ampliação do letramento. Espera-se que este estudo possa ser uma contribuição para se compreender o que vem acontecendo no processo de letramento dos alunos ao final do Ensino Fundamental, a partir da compreensão da escola pública como agência primaz de letramento(s), considerando que a leitura e a escrita são ferramentas poderosas para possibilitar maior inserção dos sujeitos na sociedade letrada e, consequentemente, alcançar maior cidadania e desenvolvimento humano.Item Acesso aberto (Open Access) A assistência estudantil e a permanência das estudantes-mães na UNIFAL- MG(Universidade Federal de Alfenas, 2019-04-30) Figueiredo, Raquel Ferreira De; Oliveira, Aline Lourenço De; Onuma, Fernanda Mitsue Soares; Gomes, ClaudiaEste trabalho versa sobre a política de assistência estudantil e as condições de permanência das estudantes-mães na universidade, no contexto de expansão da educação superior. A partir do ano 2003 as universidades federais brasileiras passaram por um processo de reestruturação e expansão, o que possibilitou que perfis estudantis antes excluídos tivessem acesso à universidade, fato que tornou a população estudantil mais heterogênea. Este cenário ampliou as possibilidades de acesso para as mulheres, inclusive para aquelas que são mães e que conciliam o ofício de estudante com o exercício da maternidade. Contudo, o ingresso na educação superior não é garantia de permanência e de finalização do curso. Assim, a assistência estudantil se institucionalizou nas universidades federais, através do Decreto nº 7234/2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), como política pública que visa apoiar as condições de permanência dos estudantes na educação superior, bem como contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais. Estudos sobre a permanência estudantil apontam que existem dois tipos de permanência, a material e a simbólica. Contudo, a permanência da estudante-mãe também envolve outras necessidades que estão relacionadas ao cuidado com os filhos e à vida familiar. Nesse sentido, este estudo apresenta como unidade de análise as condições de permanência das estudantes-mães beneficiárias do auxílio-creche na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), por compreender que a permanência dessas mulheres no ambiente universitário é peculiar, uma vez que elas se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e possuem filhos que ainda estão na primeira infância, fase que requer mais cuidados e assistência da mãe. Compreender de que modo as atuais condições de permanência das estudantes-mães, beneficiárias do auxílio-creche na UNIFAL-MG, impactam no percurso acadêmico delas é o objetivo desse estudo. A pesquisa documental e empírica, de abordagem quantitativa e descritiva, foi realizada por meio de dados institucionais e questionário aplicado às 51 estudantes-mães que constituem a população estudada. Os dados sobre o perfil socioeconômico e acadêmico das estudantes pesquisadas revelaram que a maioria delas é oriunda de escolas públicas, ingressaram pelo sistema de cotas, estão matriculadas nos cursos noturnos e pertencem a famílias de baixa renda. Apesar de toda a dificuldade em conciliar a maternidade, a vida familiar, o trabalho doméstico e os estudos, a maioria delas apresentam Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) satisfatório. Verificou-se também que o suporte institucional da Universidade se resume a poucas ações de assistência estudantil, que estão voltadas muito mais à permanência material do que à simbólica. Contudo, a assistência estudantil exerce um papel fundamental na permanência material das estudantes-mães, mas não é suficiente. Os dados sobre a permanência simbólica sugerem que esse tipo de permanência é ponto mais vulnerável e o menos desenvolvido quando se considera as condições de permanência das estudantes-mães na UNIFAL-MG. O suporte familiar é o mais acessado pelas pesquisadas para conseguirem frequentar o espaço universitário e principalmente para participarem das aulas. Os resultados da pesquisa indicam que há desafios para a política de assistência estudantil e também para a própria universidade quando se pensam as condições de permanência das estudantes-mães na Instituição e aponta para a necessidade do desenvolvimento de ações de natureza pedagógica e de infraestrutura com o objetivo de tornar o espaço universitário mais acolhedor à presença das estudantes com filhos.This paper deals with the student assistance policy and the conditions to the mother students in the university remain in the undergraduate study, in the context of the expansion of higher education. Starting in 2003, Brazilian federal universities underwent a process of restructuring and expansion, which allowed previously excluded student to have access to higher education, a fact that made the student population more heterogeneous. This context has expanded the possibilities of access for women, including those who are mothers and who reconcile student life with the exercise of motherhood. However, entry into higher education doesn't guarantee a student to remain and complete the undergraduate course. Thus, student assistance was institutionalized in federal universities, through Federal Decree No. 7234 in 2010 that provides for the National Program of Student Assistance (PNAES), as a public policy that aims to support the conditions for students to remain and complete higher education, as well as contributing to the reduction of social and regional inequalities. Studies on student permanence indicate that there are two types of permanence, both material and symbolic (ZAGO, 2006 and SANTOS 2009). However, the permanence of the mother student also involves other necessities that are related to the care of the children and the family life (URPIA, 2009; ÁVILA, 2010 and SANTOS, 2014). Thus, this study presents as a unit of analysis the conditions for the students who are beneficiaries of day care assistance at the Federal University of Alfenas (UNIFAL-MG) to complete their undergraduate program, since we understand that the permanence of these women in the university is peculiar once that they are in situations of socioeconomic vulnerability and have children who are still in early childhood, a phase that requires more care and assistance from the mother. Understanding how the current conditions of permanence i of the beneficiary students of childcare assistance in UNIFAL-MG interfere in their academic course is the purpose of this study. The documentary and empirical research, with a quantitative and descriptive approach, was performed through institutional data and a questionnaire applied to the 51 mothers students who constitute the study population. The data on the socioeconomic and academic profile of the students surveyed revealed that most of them come from public schools, entered the quota system (for public schools, economic profile or ethnicity), are enrolled in night classes and belong to low income families. Despite all the difficulty in reconciling motherhood, family life, domestic work and studies, most of them have a satisfactory Academic Performance Coefficient (CDA). We also verified that the institutional support of the University is reduced to a few actions of student assistance, which are geared much more towards the material permanence than the symbolic one. However, student assistance plays a key role in the material permanence of the student mothers, but it is not enough. Data on the symbolic permanence suggest that this type of permanence is a more vulnerable point and the least developed when considering the conditions of permanence of the mother students in UNIFAL-MG. Family support is the most accessed by those surveyed to be able to attend university space and especially to attend classes. The research results indicate that there are challenges to the student assistance policy and also to the university when thinking about the conditions of permanence of the mother students in the institution and points to the need for the development of pedagogical and infrastructure actions with the objective to make university space more welcoming to the presence of students with children.Item Desconhecido A atividade de estudo nas aulas de História: do interesse ao desenvolvimento do pensamento teórico.(Universidade Federal de Alfenas, 2023-03-16) Ruella, Priscila Milena De Paulo; Soares, Olavo Pereira; Marino Filho, Armando; Hernandez, Paulo RomualdoA presente pesquisa elabora e desenvolve a análise da Teoria da Atividade de Estudo (TAE), propondo-se a identificar e analisar os seus vínculos com a Teoria Histórico Cultural (THC) e com a Didática Desenvolvimental. O objetivo é a proposição de metodologias de ensino e aprendizagem da História escolar que considere os princípios da TAE, da THC e da Didática Desenvolvimental. A pesquisa é de cunho teórico, e metodologicamente se desenvolveu a partir dos seguintes momentos: análises de textos seminais da THC – notadamente das obras de L. S. Vigotsky e A. Leontiev; sistematização das principais contribuições de V.V. Davydov, D. B. Elkonin, V. V. Repkin; análises de produções contemporâneas sobre a TAE, a Didática Desenvolvimental e sobre processos de ensino e aprendizagem de História em instituições escolares. A análise do referencial teórico e dos debates contemporâneos acerca da História escolar permitiu a elaboração de uma síntese sobre as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes nos processos de produção do conhecimento histórico escolar, bem como a identificação da necessária modificação nos currículos da disciplina. Os referenciais teóricos da THC, da TAE e da Didática Desenvolvimental possibilitaram a proposição de uma metodologia de ensino e aprendizagem da História escolar baseada na aprendizagem conceitual, no desenvolvimento do pensamento teórico e do interesse dos estudantes pelos conhecimentos proporcionados pela história enquanto campo do conhecimento.Item Acesso aberto (Open Access) A atuação cristã perante o poder islâmico em córdoba de meados do Século IX: os mártires voluntários de córdoba(Universidade Federal de Alfenas, 2018-11-10) Silva, Fabrício De Lima Patu E; Rui, Adaílson José; Gimenez, José Carlos; Carlan, Cláudio UmpierrePor meio de pesquisa referente à resistência dos moçárabes perante o jugo islâmico em Al Andaluz, a presente dissertação visa a mostrar, em uma direção, aspectos da convivência entre duas culturas - cristã e islâmica - ocorrida na Península Ibérica, mais precisamente no Sul da Espanha, região que foi palco do encontro e convivência entre islâmicos e cristãos e, em outra, oferecer - por meio da criação de um objeto educacional que poderá ser utilizado nas Escolas de Ensino Médio - um material didático que auxiliará os professores, na apresentação e discussão de temáticas relacionadas religião em determinadas sociedades. O objeto de estudo da pesquisa realizada limita-se ao período que se estende do século VIII aos meados do IX, tendo como local específico a cidade de Córdoba, a capital do emirado. Visase à apresentação de alguns dos embates ocorridos entre as duas culturas, especificamente o movimento que ficou conhecido como Os Mártires de Córdoba, cujo idealizador e propagador foi Eulógio, o bispo de Córdoba. Inspirado nos mártires cristãos dos primeiros tempos do cristianismo, incentivou e difundiu em Córdoba um movimento de reação cristã frente à pressão imposta a eles pelo poderio islâmico. De 850 a 859, 48 fiéis alcançaram voluntariamente o martírio. Como fonte para o estudo proposto, utilizaram-se os escritos de Santo Eulógio de Córdoba presentes nas obras completas de Santo Eulógio de Córdoba publicadas por Pedro Herrera Roldán.Through the research concerning the resistance of the Mozarabs to the Islamic yoke in Al Andaluz, this dissertation aims to show aspects of the coexistence between two distinct cultures, Christian and Islamic, which occurred in the Iberian Peninsula, more precisely in the South of Spain, a region that was the scene of the encounter and coexistence between Islamists and Christians. The object of study is limited to the period extending from the 8th to the 9th century, having as specific place the city of Cordoba, the capital of the emirate at that time. It is intended to present and analyze some of the clashes between the two cultures, specifically the movement known as the martyrs of Cordoba, whose founder and propagator was Eulógio, the bishop of Cordoba, who inspired the Christian martyrs of the early Christian times, encouraged and disseminated in Córdoba a movement of Christian reaction against the pressure imposed on them by Islamic power. From 850 to 859, 48 faithful voluntarily reached martyrdom. As a source for the proposed study, we use the writings of Saint Eulogy of Córdoba present in the complete works of San Eulógio de Córdoba Pedro Herrera Roldán.Item Acesso aberto (Open Access) A atuação de Minas Gerais na agenda de mudança do clima(Universidade Federal de Alfenas, 2023-11-20) Campos, Letícia Capistrano; Silame, Thiago Rodrigues; Paula, Carlos Eduardo Artiaga; Melo, Marília Carvalho De; Araújo, Cristiano Cassiano DeO trabalho tem por objetivo analisar a atuação do governo de Minas Gerais na agenda de mudança do clima. A fundamentação teórica, primeiramente, correlaciona a Constituição de 1988 com as competências dos Estados, identificando que a execução das políticas públicas de mudanças climáticas pode ser executada tanto pelo Governo Federal quanto pelos entes subnacionais. Na sequência, o trabalho apresenta bibliografia relacionada ao ciclo do processo de políticas públicas e conceitos atinentes a mudanças climáticas. Apresenta ainda literatura sobre os conselhos de políticas públicas. A análise da atuação de Minas Gerais passou pelo ciclo do processo da política pública de mudanças climáticas no Brasil e, posteriormente, especificamente em Minas Gerais. O trabalho, a partir disso, realiza a análise dos instrumentos de Minas Gerais para a pauta climática. O primeiro instrumento são as instâncias participativas para o tema mudanças climáticas, o Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas - FEMC e a Câmara de Energia e Mudanças Climáticas - CEM do Conselho Estadual de Políticas Ambientais, que possuem similaridade de competências e não produziram resultados no período analisado. Os segundos instrumentos analisados são o Plano Mineiro de Energia e Mudanças Climáticas - PLAC e o Plano Estadual de Ação Climática - PEMC, que o substituiu, incluindo a apresentação dos Inventários de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa – 2014 e 2022. É feita comparação dos planos identificando similaridade 68% das ações e apresentando a falha no monitoramento. O último instrumento é a participação do Estado de Minas Gerais em eventos relacionados ao tema. Por fim, a dissertação apresenta propostas de trabalho que visam contribuir para o avanço da política climática em Minas Gerais, que incluem a alteração do FEMC e da CEM, a instituição de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas determinada por lei, alterações no PLAC e inclusão de ações para mitigação e adaptação aos efeitos da mudança do clima nos processos de licenciamento ambiental do Estado.Item Acesso aberto (Open Access) A autonomia docente na (re)construção do currículo no cotidiano escolar(Universidade Federal de Alfenas, 2017-02-22) Schiabel, Daniela; Felício, Helena Maria Dos Santos; Silva, Carlos Manuel Ribeiro Da; Gomes, ClaudiaEste trabalho analisa como se configura a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo escolar, no Ensino Fundamental I, de uma Escola do município de Paraguaçu-MG, que vai desde a esfera legislativa até à prática docente e sala de aula. Para tanto, torna-se necessário identificar como os documentos legais apontam a responsabilidade e a autonomia do professor no que diz respeito ao desenvolvimento curricular; bem como compreender de que forma esta autonomia se configura nas orientações da/na instituição educacional; e em que medida os professores se apresentam enquanto sujeitos autônomos neste processo curricular. Este estudo fundamenta-se na concepção de currículo enquanto projeto e na compreensão do papel ativo do professor que se configura na possibilidade e/ou autonomia, que ele tem de, em sua sala de aula, transformar o currículo prescrito em momentos de construção de conhecimentos e de aprendizagens mais significativas para si mesmo e para seus alunos. Utilizaram-se como referenciais teóricos autores como: Gimenio Sacristán; Tomaz Tadeu da Silva; Maria do Céu Roldão; José Augusto Pacheco; Michael Young; dentre outros. Este trabalho está respaldado pelos pressupostos da pesquisa qualitativa com o enfoque na interpretação construtiva. Sendo assim, utilizamos como instrumentos de coleta de dados a análise documental dos dispositivos legais que legitimam a autonomia docente; a observação participante de reuniões pedagógicas da instituição educacional pelo período de seis meses e entrevistas semiestruturadas com sete professores do Ensino Fundamental I. A partir da construção dos núcleos de significação foi possível realizar a análise e interpretação dos dados, no qual constatamos que a legislação brasileira assegura a participação e a autonomia do professor no processo de (re)construção do currículo no cotidiano escolar, tanto no aspecto global da instituição como na ação pedagógica desenvolvida em sala de aula. Entretanto, é possível constatar tentativas de cerceamento dessa autonomia do professor, principalmente quando o currículo oficial é assumido sem a devida contextualização; da mesma forma, verifica-se que os professores, em suas salas de aula, exercem a autonomia no momento do currículo em ação, tendo em vista o processo de aprendizagem de seus alunos. Assim, conclui-se que o exercício da autonomia na (re)construção do currículo no cotidiano escolar constitui-se em um jogo de força e de poder entre as esferas legais, administrativas e pedagógicas, no qual os professores projetam suas possibilidades de autonomia profissional e modelam o projeto originário por meio do planejamento e da execução das atividades.Item Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular no Brasil contemporâneo: uma análise documental à luz da teoria crítica de Adorno(Universidade Federal de Alfenas, 2023-12-11) Dias, Luciano Teixeira; Faria, Marcos Roberto De; Silveira, Carlos Roberto Da; Nery, Vanessa Cristina GirottoNos últimos anos, um expressivo fenômeno político de extrema-direita emerge na sociedade brasileira, em particular, na esfera da Educação Básica, suscitando controvérsias em comunidades escolares e no campo das pesquisas em Educação. Notamos, particularmente, que o desfecho da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, ocorreu ainda no alvorecer da experiência política e particularmente educacional que então colocamos em tela. Diante dessa conjuntura, realizamos uma análise do documento que estabelece as aprendizagens essenciais dos estudantes no decurso do Ensino Básico em todo o país: a BNCC. Averiguamos justamente se o conjunto oficial de diretrizes para as práticas escolares exercidas pelo corpo docente, perante crianças e adolescentes, fundamenta-se em uma perspectiva considerada emancipatória, nos contornos do quadro conceitual oferecido pela teoria crítica de Theodor Adorno, em razão de sua preocupação com o tema da emancipação no âmbito educacional. Em conclusão, destacamos que as emergentes forças sociais do neoliberalismo e do fascismo à brasileira balizaram a produção – e não uma determinação – das diretrizes pedagógicas que atualmente prescrevem o que deve ser ensinado à juventude no ofício da docência nas escolas públicas e privadas do país.Item Acesso aberto (Open Access) A capitania de Minas Gerais no período colonial: um estudo a partir da formação socioespacial brasileira(Universidade Federal de Alfenas, 2022-02-17) Leal, Letícia; Porto, Gil Carlos Silveira; Costa, Everaldo Batista Da; Costa, AlfredoEntre os anos de 1720 e 1822, Minas Gerais foi estabelecida como uma capitania do Brasil colonial. Esse estabelecimento político territorial foi resultado da dinamização de fixos e fluxos que foram constituídos na região frente a intensificação da mineração. Dessa maneira, a formação socioespacial brasileira, além de ser reflexo e condição do que acontecia na metrópole portuguesa, foi sendo moldada e produzida, também a partir do que acontecia em Minas Gerais e nas outras províncias. Assim, o objetivo desta pesquisa é entender a lógica da configuração territorial de Minas Gerais a partir de seu arranjo espacial na transição do período pré-técnico para o meio técnico e na formação socioespacial brasileira. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas com a finalidade de construir discussões teóricas e empíricas sobre a geografia histórica, a formação socioespacial, a capitania de Minas Gerais e o Brasil colonial. Destaca-se a importância da cartografia histórica para a metodologia da pesquisa. Dessa maneira, foi possível compreender a relação de Minas Gerais com outras capitanias brasileiras, a criação de caminhos entre as capitanias e a formação de vilas em Minas Gerais. Por fim, apresenta-se as contribuições teóricas e empíricas deste estudo para o cenário atual da ciência geográfica brasileira.Item Acesso aberto (Open Access) A cartografia como representação e legitimação da conquista da América Portuguesa no século XVI(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-27) Oliveira, Altino Sérgio Dias De; Eugênio, Alisson; Silva, Eliazar João Da; Silva, Luis Eduardo DaOs mapas ainda são vistos comumente como meros objetos de representação espacial. Porém, nos últimos anos, a cartografia foi atingida por um intenso processo de renovação teórica e metodológica. A partir desse movimento, a neutralidade e objetividade das representações cartográficas foram questionadas, constituindo, assim, as bases para uma nova História da Cartografia, que tratam os mapas como construções sociais e culturais e, também, como meios de comunicação possuidores de uma linguagem visual própria. Desse modo, considerando essa perspectiva renovada, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel desempenhado pelos mapas no processo de conquista da América Portuguesa durante os primeiros anos do século XVI. Para tal intento, as práticas cartográficas elaboradas pelos portugueses serão analisadas, buscando explicitar a dimensão político-ideológica contida nos mapas. Assim, os aparatos cartográficos, as distorções geográficas, os mitos geográficos e o contexto histórico dos mapas que representavam os domínios territoriais de Portugal na América foram interpretados e discutidos, buscando evidenciar que as produções cartográficas se tornaram um importante instrumento de poder; uma arma de inteligência especializada em promover e legitimar a posse. Faz-se pertinente destacar que este trabalho vem acompanhado do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) que visa, de forma simples, questionar a “natureza dos mapas”, possibilitando aos usuários perceber que os mapas não representam apenas uma imagem física do espaço, mas são produtos que detêm um discurso tendencioso, sobretudo os que foram confeccionados pelos cartógrafos portugueses. Em suma, o projeto é um recurso facilitador que consegue traduzir os abstratos da história referente à colonização portuguesa na América, proporcionando uma nova maneira de ensinar e aprender.Item Acesso aberto (Open Access) A celebração da guerra em Navas de Tolosa : história e espiritualidade entre séculos XIII e XIV(Universidade Federal de Alfenas, 2018-09-06) Costa, Lucas Magalhães; Oliveira, Paulo César De; Silva, Adelmo José Da; Rui, Adaílson JoséO objeto deste estudo é a guerra entre mouros e cristãos, presente nas celebrações e espiritualidades cristãs e nas manifestações dos jogos de origem bélica entre os séculos XIII e XIV. Entende-se por celebração bélica a memória e a ritualização de elementos próprios do campo de batalha na vida cotidiana, em períodos, se não de paz completa pelo menos, de ausência de combate, manifestações, portanto incruentas. Neste texto configura-se o fato histórico da guerra entre Mouros e Cristãos em sua maior representativadade Navas de Tolosa (1212), conhecida como a maior reunião de exércitos cristãos para um enfrentamento contra os muçulmanos. Trata-se de um dos episódios que constituem uma raridade na dinâmica dos enfrentamentos militares da Reconquista, por se dar em campo aberto, exército diante de exército. A abordagem é feita tendo como objeto de análise sobre a celebração litúrgica deste período em especial na Crônica Primeira Crónica General de España, cuja autoria se atribui a de Alfonso X, o sábio. Neste texto, pela primeira vez São Tiago é evocado pelo título de Matamouros. Na extensão deste objeto, é abordado a celebração da guerra nos relatos dos jogos bélicos presente nas regras contidas na Crônica de Alfonso XI, o Onceno, El Libro de la Orden de Landa e em cronistas que remontam ao século XIII e XIV. O imbróglio é: por que o homem transporta a guerra para um espaço de celebração? Para responder a essa questão, buscou-se na Teoria do Conhecimento desenvolvida por Immanuel Kant (1972 – 1804) uma chave para se inferir uma resposta. Atendendo às oportunas exigências deste Mestrado em História Ibérica, a pesquisa também foi base para a produção de um objeto de aprendizagem que através de textos e exercícios interativos quer levar o conhecimento e reflexão aqui produzidos a alunos do ensino fundamental e a todos que se interessarem pelo tema de forma acessível. Elaboramos quatro palataformas textuais e com exercícios interativos relativos aos textos informacionais. Também acrescentamos uma reportagem como material extra para mostrarmos a celebração da guerra em dois municípios sul mineiros. Por fim, um pequeno vídeo fala sobre a chave kantiana de leitura e um exercício estimula a produção de um texto para comprovar o envolvimento do aluno com o material disponibilizado.El objeto de este estudio es la celebración de la guerra, entre moros y cristianos, presente en las celebraciones y espiritualidad cristianas y en las manifestaciones de los juegos de origen bélico entre los siglos XIII y XIV. Se entiende por celebración bélica la memoria y la ritualización de elementos propios del campo de batalla en la vida cotidiana, en períodos, si no de paz completa por lo menos, de ausencia de combate, manifestaciones, por lo tanto incruentas. En este texto partimos del hecho histórico de la guerra entre moros y cristianos en su más representativa batalla, Navas de Tolosa (1212), conocida como la mayor reunión de ejércitos cristianos para un enfrentamiento contra los musulmanes. Se trata de uno de los episodios que constituyen una rareza en la dinámica de los enfrentamientos militares de la Reconquista, por darse en campo abierto, ejército delante de ejército. El abordaje es hecho teniendo como objeto de análisis la sobre la celebración litúrgica de este período en especial en la Crónica de Alfonso X, Primeira Crónica General de España, donde por primera vez San Tiago es evocado por el título de Matamouros. En la extensión de este objeto, abordamos la celebración de la guerra presente en los relatos de los juegos bélicos presentes en las reglas contenidas en la Crónica de Alfonso XI, el Onceno, El Libro de la Orden de Landa y en cronistas que se remontan al siglo XIII y XIV. La cuestión a ser respondida es: ¿por qué el hombre transporta la guerra a un espacio de celebración? Para responder a esta cuestión, se buscó en la Teoría del Conocimiento desarrollada por Immanuel Kant (1972 - 1804) una clave para inferir una respuesta. A la vista de las oportunas exigencias de esta Maestría en Historia Ibérica, la investigación también fue base para la producción de un objeto de aprendizaje que a través de textos y ejercicios interactivos quiere llevar el conocimiento y reflexión aquí producidos a alumnos de la enseñanza fundamental ya todos los que se interesen por tema de forma accesible. Elaboramos cuatro palataformas textuales y con ejercicios interactivos relativos a los textos informacionales. También añadimos un reportaje como material extra para mostrar la celebración de la guerra en dos municipios del sur de Minas Gerais. Por último, un pequeño vídeo habla sobre la llamada kantiana de lectura y un ejercicio estimula la producción de un texto para comprobar la implicación del alumno con el material disponible.Item Acesso aberto (Open Access) A cidadania de estudantes migrantes assistidos pela PRACE da UNIFAL-MG a partir de seu uso do território de Alfenas (MG)(2025-04-01) Freitas, João Vitor de; Porto, Gil Carlos Silveira; Contel, Fabio Betioli; Bomtempo, Denise CristinaA Geografia estuda os movimentos migratórios estudantis há décadas, embora ainda existam aspectos pouco explorados. A migração caracteriza-se pela mudança quase definitiva de território, enquanto a mobilidade estudantil refere-se ao deslocamento para acesso à educação. Em ambos os casos, destaca-se o uso do território pelos estudantes em atividades cotidianas, como ir ao banco, supermercado ou universidade, mostrando sua participação na dinâmica local. Este trabalho analisou o uso do território por estudantes migrantes da UNIFAL-MG assistidos pela PRACE, buscando entender se a limitação desse uso compromete sua cidadania. Foram utilizados dados secundários, como o Censo IBGE (2022), registros da PROEC e DRGCA da UNIFAL-MG, além de informações do REGIC (2018) e do PNAES. Também foram aplicados questionários remotos aos estudantes, ampliando a abrangência da pesquisa. Os resultados permitiram operacionalizar o conceito de "território usado", demonstrando como a relação dos discentes com o espaço influencia o exercício de seus direitos e sua integração no território de destino.Item Acesso aberto (Open Access) A Coenzima Q10 atenua o comportamento tipo-depressivo induzido por encefalopatia séptica e regula danos oxidativos e inflamatórios(Universidade Federal de Alfenas, 2022-10-18) Souza, Flávia Reis Ferreira De; Paiva, Alexandre Giusti; Batista, Tatiane Helena; Costa, Heloisa Helena VilelaPacientes sobreviventes à sepse possuem lesões cerebrais, as quais induzem ao desenvolvimento de sintomas depressivos de longo prazo, prejudicando sua longevidade. A Coenzima Q10 (CoQ10) possui propriedades nutricionais, ações antioxidante, anti-inflamatória e neuroprotetora. Frente a isso, avaliou-se o efeito da CoQ10 sobre os sintomas semelhantes à depressão em ratos Wistar machos adultos sobreviventes à sepse, induzida por ligação e perfuração cecal (CLP). Inicialmente, avaliamos o comportamento tipo-depressivo no 7º, 14º e 21º dia após a simulação (grupo controle – Sham) ou indução da sepse, pelos testes comportamentais de campo aberto, nado forçado e preferência à sacarose. Essa avaliação temporal teve o intuito de definir o período mais conveniente para a realização do tratamento com a CoQ10. O grupo CLP apresentou comportamento tipo-depressivo no 7º e no 14º dia, caracterizados por redução do tempo de nado, e escalada, aumento do tempo de imoblididade, acompanhados da redução na preferência à sacarose quando comparado ao grupo controle. Em seguida, outro grupo de animais recebeu o seguinte tratamento: veículo (2 ml/Kg) ou CoQ10 (100 ou 300 mg/Kg, p.o), durante 7 dias consecutivos, entre o 7º e o 14º dia após a cirurgia. No 14º dia, os animais foram submetidos aos testes comportamentais mencionados e foram posteriormente sacrificados para dissecção do hipocampo, hipotálamo e córtex pré-frontal, para avaliação de danos oxidativos por NADPH oxidase, TBARS, TRAP, GSH e GSSH, expressão de mediadores inflamatórios (TNF-α, iNOS, COX-2 e NRF2). Os dados comportamentais sugerem que a CoQ10 melhora o comportamento tipo-depressivo em roedores, atenuando a anedonia no teste de preferência à sacarose, manifestando aumento entre os tempos de nado e de escalada, além da redução no tempo de imobilidade nos grupos CLP tratados com 100 e 300 mg/Kg de CoQ10 comparado ao grupo CLP + veículo. Em relação aos testes que avaliaram os parâmetros de estresse oxidativo foi encontrado aumento significativo nas expressões de NADPH oxidase e MDA entre os animais CLP veículo comparado ao grupo controle, os quais foram atenuados após o tratamento com a CoQ10. Além disso, este nutracêutico foi capaz de modular a expressão gênica de iNOS.Item Acesso aberto (Open Access) A colonização de áreas regeneradas sob a influência de fatores de múltiplas escalas(Universidade Federal de Alfenas, 2014-01-31) Dias, Davi Ferri De Carvalho; Hasui, Érica; Silva, Wesley Rodrigues; Ramos, Flavio NunesA regeneração natural é um processo que vem ocorrendo em campos abandonados independentemente da intervenção antrópica e os fatores que agem sobre este processo podem se manifestar em diferentes escalas espaciais. A trajetória a ser “seguida” pela regeneração depende do legado do uso anterior da terra, das condições regionais e locais, assim como do contexto da paisagem na qual o sítio em processo de regeneração está inserido. Aspectos relativos à paisagem vêm ganhando destaque nas estratégias de restauração e conservação de ambientes naturais em função de sua importância para o entendimento dos fluxos biológicos e manutenção de populações em paisagens altamente fragmentadas. Contudo, a maioria dos trabalhos relativos à regeneração florestal e sua fauna se concentram na escala local e limitam-se na comparação entre as comunidades do sítio em processo de regeneração e florestas clímax. Com a intenção de identificar os fatores relativos a diferentes escalas que interferem na colonização faunística de áreas regeneradas o presente trabalho procurou responder a seguinte questão: a diversidade e a abundância de grupos funcionais de aves nas áreas em processo de regeneração são influenciadas por fatores que atuam em múltiplas escalas (local, da paisagem e regional)? Modelos de regressão linear generalizados foram gerados para testar os efeitos das variáveis referentes a cada uma das escalas sobre a diversidade e abundância dos grupos funcionais de aves. Foram obtidos modelos válidos para 3 dos 11 grupos funcionais amostrados. Dentre os modelos plausíveis, os que melhor previram a variação na abundância dos grupos funcionais foram constituídos por variáveis relativas à paisagem. Desta forma, parece prudente considerar aspectos da paisagem como a proporção de cobertura florestal e a presença de remanescentes florestais nas proximidades de áreas regenerantes para que a colonização e permanência da fauna sejam facilitadas.Natural regeneration is a process that has been occurring in abandoned fields independently of human intervention and the factors that act on this process can manifest at different spatial scales. The trajectory to be "followed" by regeneration depends on the legacy of previous land use, regional and local conditions, as well as the landscape context in which the site in the regeneration process is inserted. Aspects of the landscape are gaining prominence in strategies for restoration and conservation of natural environments due to its importance for the understanding of biological flows and maintenance of populations in highly fragmented landscapes. However, most of the work about regrowth forest and fauna are focused on the local scale and are limited to the comparison between the communities of the site in regeneration process and climax forest. With the intention to identify factors related to different scales that interfere with faunal colonization of regenerated areas this study sought to answer the following question: diversity and abundance of functional groups of birds in areas of regeneration are influenced by factors that act on multiple scales (local, landscape and regional)? Generalized linear models were generated to test the effects of the variables related to each of the scales on the diversity and abundance of functional groups of birds. Good models were obtained for 3 of the 11 sampled functional groups. Among the plausible models, which best predicted the variation in abundance of functional groups were composed of variables related to landscape. Thus, it seems prudent to consider aspects of the landscape as the proportion of forest cover and the presence of forest remnants near regrowth areas for facilitate the colonization and persistence of fauna.Item Acesso aberto (Open Access) A Companhia de Jesus no Brasil durante o reinado de Filipe II: transformações e permanências(Universidade Federal de Alfenas, 2017-10-05) Oliveira, Pedro Hermes De; Nunes, Aparecida Maria; Alves, Hércules Alfredo Batista; Faria, Marcos Roberto DeEsta pesquisa examina os primórdios da colonização do Brasil, notadamente sobre a evangelização realizada pelos missionários da Companhia de Jesus, entre 1549 e 1598. Apresentarei a trajetória da missionação desses religiosos, no século XVI, concentrando informações sobre a chegada dos inacianos no Brasil com a missão entre os indígenas e as alterações no modo de proceder jesuítico, quando os membros da Companhia no Brasil foram então governados pelo rei espanhol Filipe II. A fim de contribuir para os estudos sobre a conquista no Novo Mundo, farei uma compilação da trajetória de Filipe, focalizando aspectos que o conduziram à disputa e conquista do trono português. Dois aspectos são importantes ressaltar aqui: os jesuítas eram os únicos missionários da Igreja Católica no Brasil Colonial até o início da União Ibérica e Filipe II não nutria simpatia pelos inacianos em seu reino. Embora os jesuítas fossem os escolhidos para o Projeto Ultramar, que preconizava a expansão territorial e defesa da América Espanhola, os missionários priorizaram esforços para a consolidação dos Colégios.