Perguntas Frequentes


É um ambiente digital dedicado ao armazenamento, preservação, acesso e disseminação da produção intelectual de uma instituição.

  • reunir em um único espaço na web a produção intelectual da Universidade de forma a maximizar a visibilidade e o acesso;
  • aumentar o impacto das pesquisas acadêmicas;
  • ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores;
  • preservar e conservar a produção intelectual da Universidade;
  • promover a democratização do conhecimento.

Trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos de periódicos e de eventos, livros, capítulos de livros, trabalhos publicados em eventos, relatório de gestão, materiais de ensino e aprendizagem (vídeos, tutoriais, imagens, entre outros).

O Repositório está organizado em comunidades, divididas em subcomunidades e coleções que contêm a produção intelectual resultante do ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade.

Para realizar o depósito do seu trabalho você deve acessar o Repositório utilizando o login e senha Institucional.

Para os discentes, o Login Institucional é o seu número de matrícula, inclusive com os pontos. Para os demais usuários, é composto pelo nome e sobrenome, separados por um ponto, no formato “nome.sobrenome”. É de uso pessoal, de responsabilidade exclusiva do usuário e, portanto, em hipótese alguma, a sua senha poderá ser fornecida para terceiros. Mais informações, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/nti/login-institucional/

Clique aqui e veja as instruções.

Publicações, como artigos de periódicos e de eventos, livros e capítulos de livros, são inseridas no Repositório pelo(s) autor(es). Para mais informações consulte o regulamento.

Não. O Repositório não publica nenhum conteúdo, apenas disponibiliza a produção intelectual da UNIFAL-MG.

São modalidades de acesso ao texto completo do documento.

Acesso aberto: conteúdo disponível no repositório sem restrições de acesso.

Acesso restrito: conteúdo com restrição de acesso pelo autor e/ou publicador. Após a finalização do prazo, o trabalho será disponibilizado para acesso público.

Para alguns documentos pode haver restrições de direitos autorais impostas pelos autores ou publicadores. Nestes casos, o arquivo só estará disponível após o término do prazo de restrição ou é disponibilizado o link que encaminha à página do publicador.

Toda pessoa com acesso à Internet pode consultar e realizar o download dos documentos disponibilizados no Repositório.

Caso você deseje restringir o acesso a seu trabalho, você deverá informar que se trata de trabalho com acesso restrito ao preencher o Termo de Autorização e submetê-lo no RI/UNIFAL-MG.

Os trabalhos acadêmicos com pedido de interdição temporária da disponibilização poderão ser mantidos sob restrição por até 24 meses a partir da data da defesa, para fins de publicação; e por até 36 meses a partir da data da defesa, no caso de análise de proteção intelectual via patenteamento em trâmite.

Os trabalhos acadêmicos com interdição temporária de disponibilização terão os dados referenciais (metadados) disponibilizados, ficando apenas o arquivo indisponível para consulta pública durante o período de restrição.

O arquivo poderá possuir até 100MB.

Entre em contato com a Biblioteca do seu Campus.

Entre em contato com a Biblioteca do seu Campus.

Para instruções sobre o processo de depósito acesse o link https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/autoarquivamento-no-repositorio-institucional. Você também pode solicitar orientações nas Bibliotecas.